Novidades

[Report] Amesterdão no Inverno

jpt3

Membro Novo
Boa noite Alda

Onde está a continuação desta maravilhosa descrição da sua viagem a Amesterdão é que brevemente vou lá e gostaria de saber como acabou a sua viagem.

Sou novo no portal

JPT3
 

ladym

Membro Conhecido
Olá, obrigada pelo comment
Ando a tratar da nossa proxima viagem e isso tem-me absorvido td o tempo:s
A ver se adianto mais qq coisa dte o fds :D
bjs!
 

ladym

Membro Conhecido
Noviciado, Heineken Experience e Leidseplein

Para o almoço fomos a “La Place”…O Mike estreou-se com a sopa típica de ervilhas holandesa, Erwtensoep…Qualquer coisa enfarta-brutos de ervilhas, legumes e rodelas de salsichão… mas muito saborosa e quentinha…verdadeira confort-food em toda a amplitude da expressão:D.

A seguir ao almoço fomos visitar o Noviciado (Beginhof)Começou a nevar torrencialmente por isso não se via ninguém, o que tornou este lugar recatado e sossegado mesmo no meio de lojas e áreas comerciais, ainda mais especial.
alh4.ggpht.com__f1JJaoXP9B4_S55OEF95CqI_AAAAAAAAC0I_yhU7bK3ZIqg_s640_Sem_20t_C3_ADtulo.jpg



Interior do Noviciado-panorâmica geral, em cima lado esquerdo:detalhe de painel de imagens; ao centro: a casa de madeira mais velha de Amesterdão

Aqui antigamente abrigavam-se mulheres solteiras e ainda hoje é residência de muitas pessoas. Há uma Igreja e uma capela (que antigamente era clandestina) e é lá que está a casa de madeira mais antiga de Amesterdão. Como este “pátio” se encontra um pouco camuflado, passámos por ele diversas vezes e nem demos pela entrada. Para facilitar pode-se entrar pela SpuiStraat.:D



Depois de uma breve passagem pelo Hotel, seguimos para a Fábrica da Heineken para participar na “Heineken Experience”. Os holandeses têm um orgulho imenso na sua cerveja e isso viu-se perfeitamente pela maneira como toda a história da Heineken é contada e representada.
alh4.ggpht.com__f1JJaoXP9B4_S55PGSlgYiI_AAAAAAAAC0Q_M3p9A_AZhm6f80ebed2fdd09d7036190b1c70e9b8c.jpg

Podemos ver como a cerveja é feita, tocar nos ingredientes... participar em algumas actividades interactivas engraçadas e ainda temos direito a 3 cervejas (que a mim é o mesmo que dizer..bahhh…porque não gosto de cerveja:rolleyes:)

alh5.ggpht.com__f1JJaoXP9B4_S55PGL_uomI_AAAAAAAAC0M_M2K_827QX_84edefee11cf6c72db87864bda56554b.jpg

Foi uma experiência gira, nada de transcendental, mas acaba por ser um “must-go” especialmente para malta nova.:D
À saída da Heineken, já de noite, vimos uma fogueira gigantesca ao longe rodeada de uma multidão…tivemos que ir cuscar, e depois de uma breve análise chegámos à conclusão que neste preciso dia toda a gente vai queimar o seu pinheiro de Natal ali em comunidade…Viam-se crianças com os pais a arrastar pinheirinhos, com velas e foguetes de brilho (daqueles que se usam nos bolos de aniversário)…um ambiente de festa que nos contagiou.:p

O serão foi em Leidseplein….E foi a caminho de um serão que se esperava agradável e divertido que dei um espalho fenomenal:eek:… (eu sabia…eu andava a escorregar a cada 3 passos…tinha que acontecer….e tinha que acontecer em frente a uma assistência numerosa!)…( E sim magoei-me…ficou-me a doer tudo até à alma…e fiquei com o corpo enregelado até ao fim do serão)
 

ladym

Membro Conhecido
Zaanse Schans, compras e RLD à noite

Segunda, 11 de Janeiro - Zaanse Schans, compras e RLD à noite
(menos frio…vá lá - vá lá)


Hoje íamos sair de Amesterdão; inicialmente tínhamos pensado em Bruxelas…Mas depois começámos a ver que com o tempo que estava demorávamos uma eternidade nas deslocações, porque todos os passos eram dados a medo ( e depois do meu tralho, ainda pior:p) por isso optámos por uma viagem mais curta. Queríamos algo de típico: na verdade queríamos ver túlipas, queijos, moinhos e holandeses de socas :D…Mas as feiras de queijo são só no Verão, Túlipas só depois de Abril…havia a hipótese de visitar a conhecida Vila Piscatória, Vollendam…mas praia?!..nahhhh:rolleyes:…Fomos ver os moinhos, e foi uma aposta vencedora.:D

Apanhámos um autocarro público junto à Centraal Station para Zaanse Schans e o percurso durou cerca de 35 min.

E depois de passarmos por prédios e algumas vilazinhas banais chegámos a uma vila perdida no espaço e no tempo...os moinhos avistavam-se ao longe com as velas a funcionar….as casinhas coloridas contrastavam com um vasto campo de neve… Parecia que estávamos num cenário de filme…
alh3.ggpht.com__f1JJaoXP9B4_S55UNyl96iI_AAAAAAAAC0k_dLmSMugxc0673e6234b8d09066915e0876af8cc9f3.jpg

Na verdade esta aldeia foi edificada como se de um museu vivo se tratasse, evocando as profissões e hábitos antigos dos holandeses…Só que ao contrário de um Museu, ali moravam e trabalhavam mesmo pessoas.:D

Há um atelier de socas, de queijo, de relógios de cuco, de estanho…Alguns pequenos museus...
Passámos pelo museu da vila onde nos deram um mapa e lá fomos radiantes visitar este pequeno vilarejo…( a neve aqui estava fofa e ainda deu para alguma brincadeira):D


Começámos pelo atelier de queijo onde uma senhora nos explicou todo o processo e ainda nos colocou à disposição diversas variedades de queijos gouda e edam…comprámos um queijo de ervas. Cá fora ainda fomos cumprimentar umas cabras montezas que por ali andavam à solta.

Dali passámos por baixo de vários moinhos...Ao contrário do que eu pensava os moinhos têm muitas mais funções para além de moer a farinha do pão: haviam moinhos de água, moinhos de especiarias, moinhos de serração de madeira ( este último estava aberto ao público mediante pagamento…andámos a visita-lo mesmo até ao topo e vimos um pequeno filme a explicar como o mesmo tinha sido construído)

´
alh5.ggpht.com__f1JJaoXP9B4_S55XXyjr4SI_AAAAAAAAC0w_Y9R5E7DyDe5515a2ffc926a069aef18b41132d5a09.jpg

Fomos ver o atelier de socas, onde estão socas artísticas em exposição e se explica o processo de construção das mesmas.

alh5.ggpht.com__f1JJaoXP9B4_S55UNeeBAJI_AAAAAAAAC0g_oFtBrVhlZe041610e6843deb4b249c6a3675cc5c92.jpg
Passámos pela fábrica de relógios e de estanho mas estavam encerradas durante a semana e por ser Inverno.

Almoçámos numa espécie de casa de chá 'De Hoop op d'Swarte Walvis' , semelhante a qualquer clube privado de outros tempos; os holandeses têm o hábito de comer bem ao pequeno-almoço e jantar e mais rapidamente ao almoço:huh:; pedimos uma sopa típica e uma sanduíche também típica e aproveitámos ao máximo o conforto daquele salão de chá que parecia ter parado no tempo.


No regresso para a paragem cruzámo-nos com um bando de gansos…era mesmo o que faltava para selar este passeio tão pitoresco!
 

Bee

Membro Conhecido
Como é que este report me tinha passado despercebido...:D
Parabéns Alda... Amei!!!:D
 

ersl

Membro Novo
Gostei mt de ler td...
Vou para Amesterdão agora em Setembro e td o k tenho lido tem sido mt útil...

Aproveito e pergunto 1 coisa:
Os principais pontos de interesse ficam perto 1s dos outros ou é mesmo aconselhável ter akele sistema de bilhetes já comprados para me deslocar?

Eu gosto de andar a pé....mas se a distência entre os pontos for mt gd...pois lá convém ir de boleia :D

Fico a aguardar os vossos comentários.
 

hydra

Membro Conhecido
Eu achei tudo muito pertinho, andei sempre sempre a pé....ou de bike. A única coisa menos boa era o frio, mas em Setembro deve estar mais quente :D
 

ersl

Membro Novo
Espero que estejas mais quente, sim :D Não sou 1 menina de frio!!

Obrigada pela resposta....se é td pertinho, melhor!

Tava na dúvida se comprava o Amesterdam Card por causa dos transportes mas sendo assim só compensa pelos descontos que tem associados...
 

ladym

Membro Conhecido
ersl disse:
Gostei mt de ler td...
Vou para Amesterdão agora em Setembro e td o k tenho lido tem sido mt útil...

Aproveito e pergunto 1 coisa:
Os principais pontos de interesse ficam perto 1s dos outros ou é mesmo aconselhável ter akele sistema de bilhetes já comprados para me deslocar?

Eu gosto de andar a pé....mas se a distência entre os pontos for mt gd...pois lá convém ir de boleia :D

Fico a aguardar os vossos comentários.
Olá
Nós andámos sempre a pé, excepto numa noite em que eu caí e depois para não ir a coxear fomos de electrico (se n fosse a neve e o gelo fazia-se muiiiito bem a pé) e excepto qd fomos da estação para o hotel e vice versa, por causa das malas ( e mais uma vez do gelo).De resto tudo é pertissimo!
Qt ao frio...tb n sou pessoa de frio (nadinha mesmo)...ma amei a epoca em que lá estive :D Certamente o tempo estará melhor agora em setembro :eek:
Boa Viagem
 

ersl

Membro Novo
Obrigada pelas dicas!
Pra semana aí vou eu! Prometo report :) (ando em falta com alguns por aki)
 

Marco89

Membro Novo
Para além de te agradecer pelo report queria tambem dar-te os parabens pelo mesmo. tá mesmo muito bem feito! e eu que vou para amsteram agora dia 29 de outubro emcontro logo aqui uma coisa destas?!?! ta a papinha toda feita! hehehe :huh:
 

luisabarros

Membro Novo
Olá Ladym,

Como parto amanhã Amesterdão, andei a cuscar aqui no portal e tropecei (sem gelo ;) !!) no teu report, que está delicioso. Adorei as descrições pintalgadas com sentido de humor; tirei notas e dicas certamente úteis.
Certamente, irei encontrar temperaturas e condições meterológicas mais amenas pelo que vou tirar fotos a cores!:cool: No entanto, as tuas fotos pareciam mágicas.
Fiquei muito curiosa e interessada na vossa ida a Zaanse Shans e já agendei mentalmente um pulinho lá (vamos ver se dá!)
Fica bem.
beijos.
Luísa
 

LGonçalves

Membro Novo
Olá! Bom Dia!
Adorei a tua descrição de Amesterdão...dentro de 15 dias estarei por lá para passar 5 dias espero, maravilhosos!!!!

Eu gostaria imenso de ir a Zaanse Schans mas, pelo site (do próprio Zaanse Schans) é muito confuso o caminho de comboio, pois terei que apanhar duas linhas....No teu report disseste que apanhaste o autocarro na Central Station, que a viagem foi direta e que demorou cerca de 35 min? Lembraste do número? Sabes se está sinalizado...?
Muito Obrigada e Parabéns pela descrição fantástica!!
Está a ajudar imenso a planear a minha viagem!!!
:brr:
 
Top