Novidades

[Report] Aldeias Históricas de Portugal

PaulaCoelho

Membro Conhecido
ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

São doze as encantadoras Aldeias Históricas do Centro de Portugal: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. O site dedicado às Aldeias tem imensa informação: Aldeias Históricas de Portugal
O plano inicial para esta semana de Junho era visitar as ilhas do Pico e São Jorge mas a quarentena imposta na altura obrigou à alteração de planos.
O report relata duas escapadinhas: 4 dias há dois anos em Abril, em que visitei Piódão, Belmonte, Sortelha e Castelo Novo e 8 dias este ano em que visitei as restantes.
No primeiro passeio pernoitei no Inatel do Piodão e no Alojamento Pedras Lavradas em Teixeira de Baixo e desta vez fiquei no apartamento Meimoa Guesthouse na Meimoa.


PIÓDÃO
* A caminho de Piódão paramos na bonita Coja para um café junto à praia fluvial e após muitas curvas pela montanha lá chegamos ao destino.
O Inatel situa-se num pico da serra do Açor com excelente vista para a aldeia de Piodão, também conhecida por Aldeia Presépio. Este foi um regresso prometido pois no ano anterior tinha apanhado uma enorme molha. Visitamos esta bela aldeia de casinhas de xisto e fizemos a caminhada circular de Piódão até Chãs d´Égua e Foz d´Égua (cerca de 8km no total).

* Demos uma volta pela Serra da Estrela, com paragem para caminhar pelo Poço da Broca, Senhora da Boa Estrela, Covão da Ametade…
* Esta vila é conhecida por ser o berço de Pedro Álvares Cabral e nela podemos visitar o Castelo, Igreja S. Tiago, Sinagoga e ruelas da judiaria e vários museus.

* Perto de Belmonte paragem para visitar Centum Celas, que provavelmente terá sido uma Villa romana do séc. I.


SORTELHA
* Situada no topo de uma colina, é uma aldeia muito bem conservada e bonita e uma das que mais gostei… tanto que este ano regressei, mas em tempos de pandemia estava deserta sem qualquer comércio aberto. Só fora das muralhas encontramos onde beber café.

* Perto avistam-se as ruínas das Termas de Água de Radium e antes de seguir para a próxima aldeia parei em Alpedrinha e no Fundão para almoçar e apreciar o Mural Wolf de Bordalo II.



CASTELO NOVO
* Esta pacata aldeia situa-se numa encosta da Serra da Gardunha e além do castelo e ruelas podemos fazer um trilho até uma pequena ribeira.
Na subida para a aldeia existe uma praia fluvial.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
IDANHA-A-VELHA
* Esta pitoresca aldeia foi fundada pelos romanos em finais do Séc. I a.C. .
A curta caminhada da Sé existe uma passagem de poldras para fazer a travessia do Rio Ponsul quando está cheio.


* Na zona visitamos também a Albufeira da Barragem Marechal Carmona, Idanha-a-Nova, Penamacor e Sabugal.
A Meimoa onde ficamos é uma terreola pacata com uma pequena praia fluvial e muito perto situa-se a Barragem da Meimoa na Serra da Malcata.



LINHARES DA BEIRA
* Adorei visitar o castelo e perder-me nas ruelas desta aldeia medieval situada na Serra da Estrela, também conhecida por capital do parapente… um local a regressar!
Além de alojamentos rurais existe aqui um Inatel.
* Foi aqui que em 1282 D. Dinis celebrou bodas com a Rainha Santa D. Isabel, existindo uma estátua de ambos à entrada das muralhas antes de se atravessar a Porta d’El Rei em direcção ao bonito centro histórico e ao castelo.
* Quando chegamos a esta bonita aldeia já a Cidadela no interior das muralhas estava fechada pelo que percorremos a parte exterior visitável, as suas ruelas e paramos para um café e uma conversinha com o dono. Muitas das casas na vila externa às muralhas são de turismo de habitação, algumas com ar moderno mas bem integrado na paisagem.
* Esta é certamente a mais conhecida das Aldeias Históricas, especialmente graças aos seus enormes e espectaculares pedregulhos de granito, alguns dos quais servem de parede de casa e parecem estar num estranho equilíbrio! Dá para passar por aqui o dia num sobe e desce ruelas até ao Castelo, mas em época Covid não encontramos nenhum restaurante aberto pelo que já fora de horas seguimos viagem em busca de alguma tasca onde comer.

* Visitamos a aldeia de Penha Garcia e percorremos a Rota dos Fósseis, trilho de 3km do Castelo à Barragem.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
CASTELO RODRIGO
* Outra bonita aldeia medieval onde se destaca as ruínas do Palácio Cristóvão de Moura… e também beber um café e comprar umas amêndoas com os mais diversos temperos no Sabores do Castelo.

* Seguimos para Figueira de Castelo Rodrigo onde demos uma volta e almoçamos e depois subimos até ao Cristo-Rei no Miradouro do Alto da Serra da Marofa.



ALMEIDA
* Esta vila foi campo de muitas batalhas e a vista aérea da sua fortificação é espectacular pois parece ter a configuração de uma estrela.
Além de percorrer as muralhas e ruelas, podemos também visitar o Museu Histórico-Militar.




CASTELO MENDO
* Nesta antiga aldeia do tempo romano realizou-se a primeira feira oficial de Portugal por ordem de D. Sancho II.
A aldeia tem dois núcleos amuralhados com cinco portas mas as oito torres foram destruídas no terramoto de 1755.

* No regresso a casa relaxamos na praia fluvial de Rapoula do Côa.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
MUSEU CÔA & MIRADOURO PENEDO DURÃO
* Além da visita às Aldeias Históricas decidimos ir um dos dias até à zona de Foz Côa visitar o Museu e o Parque Arqueológico… visitamos o Museu e almoçamos no restaurante mas o parque ficou para a próxima pois já só tinham duas vagas e nós éramos três. Primeiro ainda passamos pela zona da barragem do Pocinho para ver se estava a funcionar algum barco para passeio no rio mas disseram-nos que provavelmente só em Agosto.

* Como não foi possível visitar a arte rupestre, decidimos ir até ao Miradouro Penedo Durão com vista para Espanha e para a Barragem de Saucelle e no regresso paramos para um café em Barca de Alva.





PASSADIÇO DO ORVALHO E CASCATA FRAGA DE ÁGUA ALTA
* O PR3 OLR Georota do Orvalho é um percurso linear de 9km com início na Igreja Matriz de Orvalho e término no Miradouro Cabeço Mosqueiro, passando pela Cascata Fraga de Água Alta.
https://www.cm-oleiros.pt/ficheiros/conteudos/1594995066PR_3.pdf
* Falaram-me destes passadiços pouco antes da viagem e como ficava a curto desvio na ida ou volta não resisti a encaixar no roteiro!
Gostei muito de os fazer, tem bastantes degraus mas considero um percurso fácil, no entanto acho que fiz uns quilómetros a mais na parte de trilho sem passadiço pois perdi-me em algum ponto… e não fui a única com o mesmo sentido de desorientação pois encontrei mais pessoas na mesma situação!
Neste dia na subida ao Miradouro do Cabeço Mosqueiro dei de caras com uma colega com quem trabalhei no início de carreira e que não via há duas décadas!
* No dia do regresso decidimos parar na bela vila de Dornes para almoçar, passear e fazer um passeio de barco no Rio Zêzere.

* Nestas férias optamos por apartamento, o que obrigou a mais quilómetros cada dia mas por outro lado não implicou mudar de poiso e permitiu fazer algumas refeições.
Fizemos algumas refeições em restaurante e deixo aqui algumas sugestões:
O Lagarto em Castelo Novo
Alambique de Ouro no Fundão
Helana em Idanha-a-Nova
Cova da Loba em Linhares da Beira
Taverna da Matilde em Figueira de Castelo Rodrigo
Coa Museu em Vila Nova de Foz Côa
Fonte de Cima em Dornes

* Esta escapadinha foi uma lufada de ar fresco num ano tão atípico e depois de uns meses com férias suspensas "soube-me pela vida".
O meu objectivo principal era conhecer as Aldeias Históricas mas ainda ficou muito por explorar nas áreas visitadas e que sem dúvida merecerão um regresso! :)
 
Última edição:

Leonorb

Moderador
Staff
No Fundão, come-se muito bem no Tilias :p... excelente alternativa ao Alambique, inclusive no preço
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Leonorb, levei anotado nome de vários restaurantes na zona das aldeias mas infelizmente não há capacidade gástrica para testar todos :p .Vou apontar o Tilias para um futuro passeio.

@d3ci0, a rota das Aldeia Históricas é sem dúvida um belo passeio. Adorei! ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá!

Muito obrigado por mais uma fantástica partilha! Tendo em conta o que vivemos, viajar por Portugal, sempre que possível, é uma escolha acertada. Temos tanto para descobrir 😊

Boas viagens :)
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Excelente report.
Confesso que já fiquei com vários apontamentos para um futuro próximo.
Alguns pontos que mencionas já conheço, outros estavam na lista, e os restantes passaram a estar.
No que toca a caminhadas, estas zonas têm muito potencial, é uma pena que em Portugal esta seja uma modalidade pouco explorada, sendo que os caminhos estão mal marcados, sem manutenção, não existem mapas nem tão pouco apoio local nos postos de turismo.
A excepção são os pontos onde existem passadiços.
Obrigado pela partilha.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Leonorb , esta fui a segunda vez que visitei Castelo Novo e da primeira almocei por lá e fiquei mais tempo pois apanhei tudo aberto ;)

@Ricardo_7 , temos mesmo muito por descobrir por cá e o ano passado aproveitei para alguns passeios há muito adiados :)

@TREPADOR , nas aldeias que visitei existem indicações de vários trilhos mas apenas fiz parte de alguns pois o meu foco principal era fazer um roteiro das 12 aldeias... infelizmente tal como dizes a marcação nem sempre é a melhor. Ficou muito por ver e fazer na zona pelo que quero regressar um destes dias. 😀

@euzinha , as aldeias merecem bem a visita. Para a próxima quero conhecer mais umas das do xisto pois só conheço meia dúzia! ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Olá. Gostei bastante dessa volta. Já visitei uma grande maioria dessas aldeias.
Zonas muitos bonitas e sempre com muito para ver. :)
 
Top