Novidades

[Report] Aldeia da Mata Pequena

_Piku_

Membro Ativo
Neste fim-de-semana decidimos fugir para aqui. Foi sem dúvida nenhuma uma escapadinha de duas noites que valeu a pena, quer pelo espaço envolvente quer pelas casinhas de turismo de habitação que estão muito bem recuperadas.

"A Aldeia da Mata Pequena é um pequeno povoado rural, composto por uma dezena de habitações, situado a escassos 30 minutos da cidade de Lisboa. Esquecida no tempo, (...) beneficiou do seu isolamento, que evitou intervenções menos "esclarecidas", descaracterizadoras da sua autenticidade. Deste modo, como que despertando de um longo periodo de hibernação, a Mata Pequena afirma-se hoje como um dos raros exemplares da Arquitectura Tradicional da Região Saloia mantendo fortemente vincada a sua identidade original. "

A nossa casinha chamava-se Casa da Palha porque de um palheiro se tratava.
a2.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_WM2yVx6I_AAAAAAAAAgA_cxaUqqCuwCU_s400_DSC06859.JPG
a2.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_WNE1MCNI_AAAAAAAAAgI_uSgzdzXkc_k_s400_DSC06700.JPG


Em cada canto estava escondido um pormenor, um apontamento que remontava aos antepassados daquela habitação.
a4.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_aHYPlnVI_AAAAAAAAAgw_GSVU0YqUqG8_s400_DSC06669.JPG
a1.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_aIPuf8rI_AAAAAAAAAhI_x_4UNZsfr8M_s400_DSC06665.JPG
a4.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_aIWbpA7I_AAAAAAAAAhQ_lHZcCIbxv6c_s400_DSC06841.JPG
a1.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_aHsAp9DI_AAAAAAAAAg4_q5dYRAdfpYo_s400_DSC06649.JPG
a2.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_aHym5n9I_AAAAAAAAAhA_9h1p3FhB4Js_s400_DSC06664.JPG


Em forma de boas-vindas, fomos recebidos com um vinho abafado da região e com umas bolachinhas caseiras.
a1.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_cd8Yk_1I_AAAAAAAAAh4_jjc_UqtAF5g_s400_DSC06644.JPG


Quanto ao pequeno-almoço, este tinha uma grande particularidade, todas as manhãs era deixado na porta um pão cozido em forno de lenha ainda a fumegar. ESPECTACULAR!

a1.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_b5sYZUFI_AAAAAAAAAhw_eVjWZMcvUCc_s400_DSC06658.JPG
a4.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_b48nHiuI_AAAAAAAAAhY_nDbZV3eaYLo_s400_DSC06687.JPG
a2.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_b5MVgPkI_AAAAAAAAAhg_oFA9Uo_wEZE_s400_DSC06821.JPG
a2.bp.blogspot.com__SIkRlA5JZC8_TU_b5R5HXrI_AAAAAAAAAho_48fQXTEEAcc_s400_DSC06823.JPG


Enfim, aconselhamos a quem possa visitar a aldeia, que o faça. É realmente um espaço muito acolhedor e tranquilo. Nós iremos voltar, ficámos rendidos a todas aquelas antiguidades que respiravam história.

(retirado do meu blog) :rolleyes:


Aproveitámos ainda para visitar Sintra, nomeadamente o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, e Mafra, Palácio Nacional de Mafra.
 

Nuno

Administrador
Staff
Viva,

Que grade refugio foste descobrir :)
Por momentos fez-me lembrar a paisagem do norte alentejano, no fim aqui tão perto.
Aproveito para perguntar se servem refeições e como?
 

_Piku_

Membro Ativo
Viva,

Que grade refugio foste descobrir :)
Por momentos fez-me lembrar a paisagem do norte alentejano, no fim aqui tão perto.
Aproveito para perguntar se servem refeições e como?
Bom dia Nuno,
Eu nasci no norte alentejano :lol: mas neste momento vivo no baixo :p
Sim servem refeições (almoços e jantares), existe uma espécie de tasquinha na aldeia onde podes comer :cool:

O ambiente é super acolhedor, ficámos mesmo fascinados, parece que entramos noutro mundo :D
 

Nuno

Administrador
Staff
Bom dia Nuno,
Eu nasci no norte alentejano :lol: mas neste momento vivo no baixo :p
Sim servem refeições (almoços e jantares), existe uma espécie de tasquinha na aldeia onde podes comer :cool:

O ambiente é super acolhedor, ficámos mesmo fascinados, parece que entramos noutro mundo :D

Muito bom para uma escapadela :)
Com crianças ajuda bastante ter refeições no local.

Eu ando ao contrário ... vim do Alentejo litoral e vou subindo :D

Obrigado pela dica.
 
Top