Novidades

[Report] Albânia 2023

Saruka

Membro Conhecido
Olá a todos! Venho deixar o meu contributo, desta vez Albânia e Corfu, de 7 a 15 de Julho. Ver report Corfu: [Report] Corfu 2023

TRANSPORTES:
- Voos
Ida 7 julho Lisboa - Toulouse - Corfu Ryanair - Escala de 6h, atrasaram ambos 1h.
Regresso 15 Julho Corfu - Madrid - Lisboa Iberia - Escala de 2h30, decorreram ambos sem atrasos.

- Barco
8 Julho 11h00 - Corfu - Saranda, , demora 30 min - companhia Finikas Lines, bilhete comprado online
12 Julho 18h00 Saranda - Corfu, 30min, companhia Ionian Seaways, comprado online

De Saranda para Ksamil fomos de táxi, 30€. Há bus a 1,5€, mas iam completamente lotados, muito calor, bagagem e uma criança, e acabamos por dar preferência ao táxi. Na saída do porto há estabelecimentos de cambio e de cartões de dados móveis.

HOTEIS:

Aterramos na noite de 7 julho por volta da meia noite, pernoitamos no Hotel Europe, só mesmo para dormir, perto do porto de Corfu e no dia seguinte barco ás 11h. Cerca de 15 min a pé até ao porto. Aconselho irem com pelo menos 30 min de antecedência para o porto para o controle de passaporte.

Em Ksamil dividimos a estadia em dois hóteis pois não havia disponibilidade para a totalidade das noites no hotel que queriamos.
2 noites no Blue Eye Hotel + 2 noites no Delight Hotel.

No fundo até fez sentido esta divisão, pudemos conhecer diferentes praias pois os hotéis ficavam em zonas diferentes.

Dia 8 e dia 9 fomos saltitando entre praias, gostamos bastante da praia do beach bar Greg, ao lado do Poda Hotel, espreguiçadeira e chapéu 30€ por um dia, outro dia fomos ao Veranda by Apollonia e praias vizinhas, pagamos o mesmo valor. Passávamos o dia na praia, acabávamos o dia na piscina do Hotel e depois saiamos para jantar. Como estávamos no centro de Ksamil optávamos por ir almoçar nas ruas de trás da linha da praia pois era muito mais barato, e depois voltávamos.

Dia 10 e 11 ficamos pela Paradise Beach, Lori Beach, tínhamos espreguiçadeiras gratuitas do hotel. Fomos ao bar Principotes, mesmo ao lado do nosso hotel, preços bastante elevados. Nestas praias a sul (paradise beach) há tipo roulotes minimercados de apoio à praia com preços bons e dá imenso jeito para fruta fresca e snacks para praia.

RESTAURANTES:
- Ostro beach bar & restaurant (o prato de carpaccio de peixe é ótimo!)
- Mendra (pratos típicos albaneses ótimo e em conta)
- Afrimi (italiano, mediano, serviu para despachar)
- Lori Beach Bar (bar de praia e restaurante do hotel Delight, aconselho as saladas ótimas e baratas para o almoço, o peixe fresco e a caçarola de frutos do mar para jantar, deliciosa!)

Deixo algumas fotos.

IMG-20230719-WA0005.jpg

IMG-20230719-WA0004.jpg

IMG-20230719-WA0010.jpg



IMG-20230719-WA0009.jpg

IMG-20230719-WA0008.jpg

IMG-20230719-WA0007.jpg

IMG-20230719-WA0006.jpg

Principotes Bar:
IMG-20230719-WA0011.jpg

Praia em frente ao Poda Hotel:
IMG-20230719-WA0013.jpg

Ostro:
IMG-20230719-WA0012.jpg

Mendra:
Imagem WhatsApp 2023-07-19 às 12.57.19.jpg

Lori:
Imagem WhatsApp 2023-07-19 às 12.58.37.jpg

Imagem WhatsApp 2023-07-19 às 12.58.47.jpg



Dia 11 ao final do dia alugamos um carro, vieram deixar-nos o carro ao hotel e entregamos o carro no Porto de Saranda no dia seguinte ás 17h, por 40€. Tendo em conta que teriamos sempre de pagar 30€ de taxi de Ksamil para Saranda, aproveitamos para passar o dia a conhecer outros locais, e pagamos 5€ de gasolina. Sem caução e alugamos carro na rent a car Oruci Altin, via Whatsapp.

Fizemos a costa toda e carro até Himare e passamos o dia no Mumbas Summer Beach Bar, e foi a praia que mais gostei na Albânia. Espreguiçadeiras e chapéu 15€. Os preços são mais acessíveis nesta zona do que em Ksamil. Se fosse hoje teria escolhido esta zona para me alojar e ido um dia visitar Ksamil. Praias menos lotadas, menos confusão, preços bem mais acessíveis e um beleza mais natural, para o meu gosto pessoal.

Imagem WhatsApp 2023-07-19 às 13.00.45.jpg

Imagem WhatsApp 2023-07-19 às 13.00.58.jpg

Imagem WhatsApp 2023-07-19 às 13.02.50.jpg

Imagem WhatsApp 2023-07-19 às 13.02.57.jpg

Deixamos o carro no porto de Saranda e seguimos de barco para Corfu.

Aspetos a realçar:

- Aceitam em quase todo o lado LEK e Euro. O revolut não deu em alguns restaurantes que experimentamos.
- Encontra-se facilmente ATM e casas de câmbio.
- Estradas bastante desafiantes, percurso de Ksamil para Himare dificilmente conseguimos passar dos 50km/hora, não sei como é o resto do país mas este percurso demorou praticamente 1h30 a ser feito.
- Comparativamente com o que li e fotos que vi do ano passado, achei que este ano está muuuuuito mais gente, praias muito mais cheias
- Preços de bebidas e alimentação na linha da praia muito superiores aos praticados nas ruas interiores de Ksamil
- Praias, há de areia mas há muitas com pedrinhas pequeninas, eu levei os sapatos de água e usei-os quase sempre
- Todas as praias que eu fui era obrigatório o aluguer de chapéu e espreguiçadeiras
- Senti-me sempre segura, mesmo à noite nunca senti qualquer tipo de insegurança
- Temperatura da água deve rondar os 24 graus.

Qualquer questão, estou ao dispor :)
 

Anexos

Última edição por um moderador:

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)

Obrigado pelo report! Tenho visto em outros locais muita gente a escolher este destino e pela fotos dá para entender os motivos ;)

Boas viagens =)
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pelo report.
Com tanta praia, dá vontade de apanhar o avião e ir.
Boas viagens 😉
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Um destino que tenho bastante curiosidade pois cada vez ouço mais pessoas a falar, provavelmente por isso o maior número de pessoas.
Pelas fotos e pela descrição parece-me um excelente destino!

Continuação de boas viagens ;)
 
Top