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[Report] "Alba" - Escócia

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá! Sou membro do fórum há algum tempo mas tenho participado muito pouco. Como nunca é tarde aqui vai o "report" das minhas últimas férias.

Este ano, o destino escolhido para o nosso maior período de férias foi a Escócia, um destino que nos entusiasmava muito. Tínhamos estado tem Novembro último num fim-de-semana prolongado no Lake District, em Inglaterra, o que foi determinante na nossa escolha (o Lake District dá-nos uma perspetiva do que podemos encontrar na Escócia, já que concentra quase tudo o que aí podemos ver: muito verde, muitos lagos, montanhas e mar).
Decidido o destino, havia que definir o tipo de alojamento, localização e meios de transporte a utilizar. A ideia de ficar em vários locais não nos agradava muito por ser mais maçador. Alugar uma casa/bungalow perto dos lagos e das montanhas, muito comum por estes lados, era uma boa opção. Como ficar no campo impossibilitava o acesso a transportes públicos, decidimos também alugar carro. Da Inglaterra para a Escócia fomos de comboio.
Como pretendíamos ficar num local que permitisse fácil deslocação aos principais pontos de interesse da Escócia, optámos por ficar numa quinta no Caingorms National Park em Laggan, uma pequeníssima povoação perto do Loch Laggan:
http://www.visitscotland.com/info/accommodation/gaskbeg-cottages-allt-bronach-and-allt-na-criche-p227061
Pareceu-nos um local muito central e de grande beleza natural. De facto assim era: casa e localização encantadoras. A envolvente natural de enorme beleza e tranquilidade, só interrompida pela normal laboração da quinta. A casa, muito bem recuperada, muito agradável, plenamente equipada com todos os eletrodomésticos e utensílios de cozinha necessários (micro-ondas, máquinas de lavar loiça e roupa, aspirador, etc), e com um ótimo espaço fantástico ao ar livre para fazer barbecues, simplesmente tomar uma bebida ou disfrutar da natureza.
Quanto à alimentação a ideia seria tomar sempre um bom pequeno-almoço em casa (à inglesa), levar alimentos para pic-nic nas caminhadas e ao jantar fazer algumas refeições fora, outras vezes barbecue em casa. Assim fizemos e correu lindamente.
Em termos de localização para as deslocações, não sendo a melhor, foi satisfatória. Para a maioria dos sítios que resolvemos visitar tínhamos de seguir no sentido de Fort William. Levávamos planos para os principais locais de visita e caminhadas já que o objetivo era fazer todos os dias um percurso, mais ou menos extenso, de acordo com os locais a visitar e o tempo disponível:
http://www.walkhighlands.co.uk/
A gestão dos sítios foi sendo feita de acordo com as previsões meteorológicas. O tempo de forma geral esteve bem, houve sol e chuva todos os dias, mas a temperatura esteve sempre muito amena, aliás quando o sol despertava fazia bastante calor.

1º dia

O encanto das férias também passa pelas aventuras (maiores ou menores) que nos vão sucedendo e estas começaram em grande logo no primeiro dia. Comprámos os bilhetes de comboio com bastante tempo de antecedência ficando a viagem até Edimburgo em 50£ por pessoa, o que nos pareceu bem. Os meus filhos vivem em Inglaterra e o aeroporto mais perto da casa deles é Stansted. Feitas as contas (autocarro para o aeroporto + voo), o comboio ficava mais económico e sempre era uma viagem mais bonita. Assim partimos no comboio das 7h 10m em direção a Liverpool Street Station onde devíamos mudar e apanhar o metro até à estação de Euston (supostamente) para apanhar o comboio para Edimburgo às 9h. O meu filho que fez as reservas, calculou (sem confirmar) que devíamos apanhar o comboio na estação de Euston, porque tinha ido há pouco tempo a Glasgow e tinha saído daí. Ninguém se lembrou e olhar para os bilhetes e confirmar…
Em L.S.S. e embora fosse hora de ponta, saímos calmamente pois tínhamos cerca de 35 m até à hora do comboio. Fomos comprar uma caixa de donuts para a viagem e apanhámos o metro para a estação de Euston. Quando saímos fomos procurar nos écrans o nº da plataforma de partida para Edimburgo e nada….não havia nenhum comboio aquela hora para Edimburgo!!! Foi então que olhámos para os bilhetes e vimos que a partida era de King Cross Station!
Foram momentos de enorme stress e alguma “angústia”! Desatámos a correr novamente para o metro na tentativa de conseguir chegar a K.C.S. a horas. Carregadíssimos: entre os quatro, levávamos 2 malas grandes e 4 pequenas, de cabine. Em plena hora de ponta, as carruagens de metro transbordavam de pessoas…uma verdadeira aventura.
Tínhamos noção que era quase impossível chegar a horas, mas não desistimos, corremos sempre e às 9h 2m estávamos a entrar na estação de K.C.S… porém, tarde de mais!
As perspetivas não eram boas e a solução, nada agradável, seria comprar novos bilhetes, que iriam ficar em 100£ por pessoa…o que para o nosso orçamento era qualquer coisa…
A intuição feminina raramente falha e propus de imediato irmos os quatro, juntos, às bilheteiras perguntar o que poderiam fazer…Talvez o facto de sermos uma família e o nosso aspeto cansado, como de quem acaba de fazer uma maratona, sensibilizasse o funcionário que nos iria atender… Resultou! O senhor fez umas caras feias e algumas perguntas, foi junto de um superior (calculo) colocar a situação e depois de nos passar um raspanete, deu-nos bilhetes para o comboio seguinte, às 9h 30m. Que alivio, que boa sensação, depois de tamanho susto!!!
Agradecemos todos e lá seguimos para a plataforma, felizes e contentes. Sempre há horas de sorte! :D
Chegados a Edimburgo e depois de umas voltas na estação e imediações à procura do rent-a-car, que é mesmo dentro da própria estação loI e resolvidas as questões administrativas (já nos queriam impingir mais uma data de seguros que 2º eles eram indispensáveis, quando nós já tínhamos feito os mais importantes), fomos buscar a nossa viatura ao parque, um Skoda Otavia novinho!
Lá partimos então em direção à nossa nova casa, cercada de lagos e montanhas. Cerca de 1h 30m depois chegávamos. Explorada a casa e arredores, fomos até à localidade mais próxima, a cerca de 10 milhas, Newtonmore, abastecer a despensa e frigorífico. Comprado o essencial regressámos para fazer jantar e delinear planos para o dia seguinte.

1º dia
A casa:
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Loch Laggan
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Antonia.M.S.

Membro Conhecido
2º dia

O 2º dia estava destinado a uma caminhada com início a cerca de 15 milhas de casa, junto do Loch Laggan: Creag Meagaidh
http://www.walkhighlands.co.uk/munros/creag-meagaidh
Para primeiro dia de caminhada estava bem decidido, dado que era um percurso médio, nem muito grande nem muito pequeno.
À medida que vamos subindo as vistas são cada vez mais encantadoras. Há uma parte em que a floresta de fetos é muito densa, há vales, riachos e uma paisagem quase mágica. O sol começou a esconder-se, surgiram uns chuviscos e o nevoeiro que se acentuava à medida que avançávamos. O cenário lembrava filmes tipo “Lord of the rings”: grandes vales de onde se erguem enormes montanhas e rochedos com ar muito soturno, envoltas em nevoeiro. Chegados perto dos rochedos, deparámo-nos com um lago lindo de águas cristalinas. Os corajosos foram ao banho, sim, porque a água não estava fria, estava gelada!
Até ao topo faltava subir uma inclinação muito acentuada e repleta de pedras soltas. Como a chuva começou a ser mais forte decidimos não arriscar a subida e retomámos a viagem de regresso. Chegados ao fim do percurso, cerca das 16h decidimos fazer o nosso pic-nic nas mesinhas de madeira por ali dispersas, mas não comemos em paz: fomos atacados por um verdadeiro exército de mosquitos L

Creag Meagaidh
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Como ainda era cedo e o dia é longo (até cerca das 22h), fizémos uma pequena caminhada, já mais perto de casa, desta vez um percurso de apenas 1h 30h: Gorstean Crag Woodland.
http://www.walkhighlands.co.uk/cairngorms/gorstean.shtml
Um percurso simples mas com paisagens muito bonitas também.

Gorstean Crag Woodland

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Antonia.M.S.

Membro Conhecido
3º dia

O terceiro dia foi destinado ao Loch Ness, Castelo de Urquhart, Inverness e a uma caminhada nas imediações do Loch Ness: Fall of Foyers.
http://www.historic-scotland.gov.uk/propertyresults/propertyoverview.htm?PropID=PL_297
http://www.walkhighlands.co.uk/lochness/lochness.shtml
http://www.walkhighlands.co.uk/lochness/Fallsoffoyers.shtml
Fizemos a primeira paragem em Fort Augustos onde surgiram os tradicionais sons da Escócia e da gaita-de-foles. Na rua podíamos ver e ouvir um escocês trajado a rigor a tocar, o que também observámos em outros lugares. Pode ser demasiado “pró-turista” mas é muito giro.

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Na 2ª paragem, já nas margens do Lock Ness, a seguir a nós parou um autocarro turístico. Começam a sair passageiros e começámos a ouvir sons muito familiares J. Nada mais nem nada menos: era um autocarro português. Só mesmo o espirito português para fazer uma viagem de tantos milhares de kms J

Loch Ness

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Seguiu-se o Castelo de Urquhart, onde pagamos 7,90£ por pessoa para entrar. Se em termos de monumento em si, não há muito que ver, já que o que resta são sobretudo ruínas, o enquadramento paisagístico é fabuloso e no global, o Castelo merece bem uma visita.

Visitado o castelo fomos almoçar num parque natural: “Abriachan Forest” nas imediações do Loch Laide. As mesas ao longo do parque estavam ocupadas, fomos entrando pela densa floresta e junto ao lago encontrámos uma casinha de madeira de observação de pássaros, onde almoçámos. O nosso habitual pic-nic, claro.
http://www.walkhighlands.co.uk/lochness/Abriachan.shtml

Castelo de Urquhart

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Seguimos para Inverness, onde estivemos cerca de duas horas, pouco tempo mas o suficiente para ficar com uma ideia da cidade. Não vimos nada em especial, apenas caminhámos pelo centro histórico e pelas margens do Lago. Ficámos com uma ótima impressão da cidade, que achámos muito bonita.

Inverness

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Para completar o 3º dia visitámos as Fall of Foyers, umas cascatas muito bonitas, com um enquadramento perfeiro, e fizemos a caminhada pela floresta até às margens do Loch Ness. Pela floresta fomos encontrando e comendo frutos silvestres especialmente groselhas J. O percurso entre as cascatas e o lago é de uma enorme diversidade, a paisagem vai variando ao longo do percurso, que é pequeno mas muito bonito, terminando nas margens do Loch Ness, com todo o seu esplendor.

Fall of Foyers

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Antonia.M.S.

Membro Conhecido
4º dia
Este dia foi dedicado a Glen Coe e ao seu famoso “vale encantado”. Não sei se de facto é encantado, mas é lindo! Junto a Glencoe fica o Loch Leven. O trilho previsto para caminhar era o Kinlochleven_Pap of GlenCoe, mas não levávamos mapa e não demos com o caminho para o topo. Ainda assim subimos bastante, e obtivemos, quanto a mim, uma das paisagens mais bonitas da viagem. O percurso durou cerca de 5 horas, e terminámos o dia com umas “pints” num típico pub junto ao vale de Glencoe, muito agradável.
http://www.walkhighlands.co.uk/fortwilliam/glencoe.shtml

Glencoe

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Antonia.M.S.

Membro Conhecido
5º dia
Ben Nevis

“É o ponto mais elevado do Reino Unido, com 1344 m de altitude. Estima-se que seja visitado por cerca de 100 000 turistas por ano, dos quais cerca de 75% usam a estrada Pony Track("Rota Pony") que começa em Glen Nevis, na vertente sul da montanha. Para os alpinistas a principal atração sáo as falésias com 700 metros de altura da vertente norte, que estão entre as mais altas do Reino Unido, e que abrigam algumas das mais clássicas subidas para escalada de todas as dificuldades.
O cume, a 1344 metros de altitude, tem as ruínas de um observatório que funcionou permanentemente entre 1883 e 1904. A informação meteorológica compilada durante esse período é importante para a compreensão do clima nas montanhas escocesas. Charles Wilson inventou a câmara de nuvens após ter passado algum tempo a trabalhar nesse observatório” (Wikipédia).
Sou uma adepta de caminhadas, mas tirando a ecopista cá da terra, não é habitual meter-me em grandes aventuras. Não tenho a preparação física necessária para realizar facilmente uma subida deste tipo, nem isso nunca foi um objetivo. Os meus filhos sim, grandes adeptos de trakking e montanhismo, tinham esse como um dos objetivos principais. A minha ideia era ir andando, ou melhor subindo, e logo se veria, onde chegasse, chegava.
Contudo o dia amanheceu muito chuvoso. Dirigimo-nos a Fort William, na esperança que a situação melhorasse, mas estava difícil. Fomos visitar a destilaria do Ben Nevis para fazer tempo, e como se fazia tarde, era cerca da uma da tarde, mesmo com chuva, decidimos avançar.
Foi também o percurso de Glen Nevis que subimos. Os meus filhos seguiram na frente, eu e o meu marido, fomos caminhando normalmente. À medida que subíamos o tempo foi melhorando, deixando antever as fantásticas paisagens que nos aguardavam mais acima. Quando chegámos aos 800m, onde fica o lago, eu já estava bastante cansada, mas era muito engraçado observar as pessoas, qual formigas pela montanha acima. Almoçámos por ali e prosseguimos caminho.
Nesta altura já havia muito sol e o espetáculo que a natureza oferece a partir dos 800m é realmente admirável.
Por outro lado é aí que as coisas começam a complicar. O percurso, que até aí alterna entre pedras grandes, pedras pequenas ou terra, começa a ser exclusivamente de pedrisco solto. O nevoeiro começou a ser cada vez mais denso, e só víamos pedra, pedra e mais pedra. A subida parecia não ter fim e o topo, que não se vislumbra, parecia inalcançável. Confesso que quis desistir várias vezes, já arrastava as pernas. Valeu a persistência do meu marido e dos meus filhos e o facto de ver outras pessoas que supostamente teriam menos condições que eu (pessoas com 60, 70 anos, crianças pequenas…) a continuar, senão, teria desistido. Ao chegarem ao topo os meus filhos desceram até ao ponto onde estávamos e voltaram a subir connosco, incentivando-me na subida.
Embora um pouco dececionante uma vez que as nuvens impediam a visão de 360º, foi sensação muito agradável. Um registo que perdurará. Foram cerca de 4h 30m na subida e de 3h 30m na descida, chegámos ao carro passava um pouco das nove da noite. A descida também é difícil, o cansaço é já muito e nos sítios onde há água por entre as pedras, tem que se ter especial cuidado.
Concluindo, é o trilho mais utilizado da Escócia, há continuamente muitas pessoas, das mais variadas idades a descer e a subir, (incrivelmente às 7 da noite havia pessoas a subir), as paisagens são deslumbrantes, mas na verdade subir ao topo vale realmente a pena em dias absolutamente limpos, em que a vista de 360º esteja garantida.

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Antonia.M.S.

Membro Conhecido
6º dia
Este dia foi destinado em exclusivo à Ilha de Skye. O percurso até à ilha é todo ele um monumento da natureza. Algumas fotos do bonito Castelo de Eilean Donan e paisagem circundante:
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A ilha de Skye
“É a segunda maior ilha da Escócia, possui um dos relevos mais escarpados deste país assim como um rico património de castelos e monumentos antigos. A ilha é circundada por outras pequenas ilhas, tem uma paisagem muito agreste e uma população pouco numerosa. Está ligada ao resto do país pela ponte de Skye e por várias linhas de ferries” (Wikipédia).

O dia da visita a Skye foi escolhido após consulta à meteorologia e com um pouco de esperança que esta estivesse certa, o que nem sempre tinha acontecido nos outros dias. Era uma viagem longa e convinha que estivesse bom tempo o que aconteceu. Apenas um dia destinado para visita à ilha é manifestamente insuficiente, pelo que optámos por aproveitar as paisagens da ilha, deixando o património para outra visita (espero), porque levaria certamente mais tempo.
Foi difícil delinear um percurso porque era tanto o que queríamos ver…
Decidimo-nos por Uig, Cuith- Raing, Portree, Creag an Fheilidh (Kilt Rock) passando por The Old Man of Storr.
Uig é daqueles lugares lindos e nostálgicos que nos deixam a sensação de estarmos literalmente nos confins da terra. A chegada do ferry, trazendo e levando, pessoas, carros ligeiros e pesados acentua essa impressão. Gostei particularmente deste lugar.

Cuith- Raing de uma beleza que impressiona. Certamente dos locais mais bonitos que visitei até hoje.
Portree um recanto singular. Aqui assistimos a uma cena típica e especial para nós enquanto turistas: uma festa (casamento?) em que os homens trajavam todos a rigor, com os respetivos Kilts.
Terminámos o dia num dos muitos restantes de “seafood” da ilha, não porque esperássemos que o marisco fosse bom (eles não sabem cozinhar o marisco, ainda que o tenha em quantidade e qualidade apreciável) mas porque teríamos de comer em lugar e ali pareceu-nos o ideal. Comemos mexilhões, lagostins e vieiras. Nada de especial, e muito caro claro. Só para exemplo uma taça de vinho valia 4,85£. Mas era expectável e a vista superava o resto. Foi agradável.
Mais do que palavras espero que as fotos consigam transmitir alguma da beleza de Skye.

Uig


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Cuith- Raing

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Portree

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Creag an Fheilidh (Kilt Rock)

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The Old Man of Storr

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Paisagens várias

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A ponte que liga a ilha de Skye à ilha principal em kyle of lochalsh.

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Antonia.M.S.

Membro Conhecido
7º dia
O último dia no parque Caingorms National Park foi destinado a explorá-lo um pouco mais. De manhã fomos visitar a Dalwhinnie Destilary uma das mais famosas destalarias da Escócia e situada pertinho de casa, comprámos algum Whisky para trazer e depois fomos até Aviemore, já em pleno parque nacional. Do centro interpretativo do parque demos início a um dos trilhos de Glenmore Forest Park, passando por Loch Avon. Como estava chuvoso escolhemos um percurso pequeno, cerca de 2h 30m de caminhada (mas muito bonito), por outro lado o outro dia era de partida e havia que arrumar a tralha.

Dalwhinnie Destilary

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Glenmore Forest Park

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8º e 9º dia

Deixámos 2 dias para Edimburgo, ainda que o 2º fosse pouco aproveitado já que era o dia de regresso a casa.
Ficámos num B&B muito agradável, quase no centro da cidade:
http://www.booking.com/hotel/gb/york-house.pt.html?aid=311098;label=hotel-35733-gb-M8J5J4zbuT6FWYJbRjp02gS2868499907:pl:ta:p1:p2:ac:ap1t1:neg;ws=&gclid=CO-T5_icjrkCFVDItAod8kcAeA

Enquanto cidade Edimburgo superou as minhas expetativas, ainda que a chuva teimasse em acompanhar-nos ao longo de todo o dia. É realmente uma cidade muito turística mas também muito bonita, fervilha de vida, história e cultura. Andámos bastante a pé pela cidade e jantámos no restaurante Howies. Tínhamos visto umas boas revues do Howies e embora não tivesse sido mau, não é mesmo nada de especial:
http://www.howies.uk.com/edinburgh_victoria.php
Terminámos a noite num agradável pub, Albana Bar.
No dia seguinte estava um sol radiante, permitindo olhar cidade duma perspetiva bem mais agradável. Mas chegava a hora de regressar, voámos de Edimburgo para Faro e chegavam assim ao fim, umas das melhores férias de sempre.

Edimburgo

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Um canhão português no ponto mais alto da cidade: Calton Hill

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Como passeámos bastante não tivemos um contacto muito próximo com o povo escocês, para além da dona da quinta, que foi muito amável. Também não fizemos grandes saídas noturnas, por isso não observámos o típico ambiente dos pubs escoceses.
Quanto à localização da casa onde ficámos vale a pena referir que quem pretenda fazer algo semelhante ao que fizemos, deve procurar alojamento perto de Fort William, este pareceu-nos o ponto de partida ideal para outros locais.
Algumas dicas:
· Deve levar-se ou comprar lá repelente de insetos (os mosquitos atacam em todos os sítios, ainda tenho feridas de algumas picadas)
· Bons impermeáveis - a chuva é uma frequente, por isso quem quiser tirar partido da paisagem e da natureza deve levar um bom impermeável
· Bom calçado para caminhar
· Estojo básico de 1ºs socorros, para as caminhadas (dos mais simples)
· Se alugarem carro confiram todos os pormenores na receção e entrega do carro (tivemos uma desagradável surpresa umas semanas depois, entretanto já resolvida).
· Boa disposição :D
E pronto esta é a minha imagem da Escócia, onde espero um dia voltar!
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Tonia,

Parabéns pelo report e obrigada pela partilha. :)
A Escócia é um país que me fascina. E ao ver este report, com estas paisagens de "cortar a respiração", só veio consolidar a minha vontade de ir visitá-lo.

Cumprimentos
 

Sunset

Inativo
Parabens pelo report Tonia
Foi muito bom recordar ... fiz esse mesmo percurso em 2003 :) e adorei a Escócia.
Obrigado pela partilha, fazia falta esse destino neste Portal
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Parabéns pelo report e pelas fotos ;)
Estive hoje a ler o teu "relatório" e só posso dizer que fizeste umas caminhadas espectaculares! :)
Eu andei mais a perseguir castelos como viste no meu report mas para a próxima guardarei mais tempo para uma ou mais destas caminhadas :D
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá @Antonia.M.S.
Não sei como ainda não tinha lido este report, está maravilhoso! A verdadeira essência da Escócia, muito bem representada, e com um simpático relato de como passaram os dias por lá. :) Que excelente trabalho! Muitissimo obrigada por esta partilha. E que fotografias épicas! Parabéns por ter levado até ao fim a subida a Ben Nevis, não deve ter sido tarefa fácil.
Aqui encontrei informação muito útil sobre Skye, de que andava à caça. :p
Cumprimentos!
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Antonia.M.S.
Não sei como ainda não tinha lido este report, está maravilhoso! A verdadeira essência da Escócia, muito bem representada, e com um simpático relato de como passaram os dias por lá. :) Que excelente trabalho! Muitissimo obrigada por esta partilha. E que fotografias épicas! Parabéns por ter levado até ao fim a subida a Ben Nevis, não deve ter sido tarefa fácil.
Aqui encontrei informação muito útil sobre Skye, de que andava à caça. :p
Cumprimentos!
Olá Maria! Obrigada pelas suas palavras, tão gentis :D Foi sem dúvida uma viagem maravilhosa!! A Escócia é um país a repetir porque ficou muito por ver e especialmente pela ilha de Skye, que é deslumbrante...Qualquer coisa disponha ;) Obrigada!! Cumps
 
Última edição por um moderador:

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá Antonia
Este report tinha-me escapado....
Gostei imenso, principalmente a Ilha de Syke que espero conhecer em breve:D
Lindas fotos;)
Só por curiosidade em termos de alimentação como fez, já que fez muitas caminhadas?
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @CristinaBF ,

Sim, a ilha de Skye é qualquer coisa de deslumbrante. Quero muito voltar à Escócia, especialmente por ela!!:D

Quanto à alimentação nas caminhadas, relativamente perto de "casa" havia supermercados em aldeias e vilas onde nos abastecíamos de tudo o que era necessário para um bom piquenique. Como éramos quatro a distribuição era fácil, para não haver sobrecargas. Difícil mesmo era depois escolher o "restaurante" com melhor vista porque eram todas muito boas!! ;);)
Como o tempo oscilava mesmo ao longo do dia, entre sol e alguns chuviscos, se chovia bastava esperar um pouco que passasse. Saíamos sempre cedo de casa e só voltávamos de noite, por isso também parávamos em alguns sítios, durante a tarde, para o habitual chá e scones. Quanto ao jantar, fizemos em restaurantes umas 4 ou 5 vezes, os restantes confeccionámos em casa.

Qualquer dúvida disponha!!:D
 
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