Novidades

[Report] Açores - São Miguel

Nuno Castilho

Membro Novo
Fizemos uma viagem aos Açores, mais propriamente S.Miguel em 8 dias que foi espetacular. Inicialmente era para ser uma oferta para os meus sogros. Depois acharam que sozinhos não se desenrascavam e quiseram que eu, a minha mulher e a minha cunhada também fossemos. De dois subiu para cinco. O meu irmão soube que íamos, também quis ir… De cinco passou para seis. Já agora… Falamos com a avó, que com os seus 84 anos não mostrou qualquer problema em ir visitar a terra onde viveu muitos anos. De seis passou para sete! E decidimos não falar com mais ninguém, não fosse a excursão aumentar… Assim íamos fazer umas férias calmas ao ritmo que o pessoal mais velho aguentou bem. Acabámos por ver as coisas principais.


Dia 1 – Segunda – 15/08/11

Partimos de Faro pelas 15:35 e após um voo sem grandes problemas, exceto na aterragem da escala de 30min na Madeira onde os ventos nos pregaram um valente cagaço, aterramos no aeroporto de S. Miguel pelas 19:15 locais. Era suposto estar um funcionário da rent-a-car à nossa espera com os dois carros. Após uma hora e meia à espera decidimos ir de táxi até ao hotel e no dia seguinte resolvíamos o problema dos carros. Perguntámos o preço a um taxista com uma carrinha de 7 lugares e imaginem: 150 euros!!! Foi o que este vigarista nos pediu como se estivéssemos cobertos de ouro ou diamantes! Despachámo-lo logo! Perguntámos a outros dois em mercedes para nos levarem e ficou a 10 euros cada!!! Foram o longo caminho de 5Km até ao hotel a rir com a tentativa de vigarice do suposto colega! Procurámos um restaurante pela cidade onde houvesse comida tão tarde. Comemos no Aliança. Boa comida, mas poucos e esforçados funcionários o que faz com que o serviço demore muito. Ah! Ficámos no hotel Ponta Delgada. Piscina, Jacuzzi, quartos espaçosos, bom pequeno-almoço, garagem onde estacionávamos os dois carros no mesmo lugar, excelente localização, muito perto do centro.


Dia 2 – Terça – 16/08/11


Ligámos para a rent-a-car e foram buscar-nos ao hotel. Afinal tinham apontado mal a hora do nosso voo e era feriado, depois da hora de fechar o escritório, sei lá…
Enfim…Tudo bem! Menos um dia de aluguer e pagaram-nos os táxis. Almoçamos no shopping. Visitámos a Lagoa das Sete Cidades e a vila. Fomos pela costa e visitámos a casa onde a minha sogra passou a infância nos arredores de Ponta Delgada. A cara da avó é difícil de esquecer…
Parámos em tudo o que era miradouro pelo caminho e lagoas que era possível ver perto da estrada. Fizemos isto em quase toda a viagem. À noite era noite de Benfica. Fomos mais cedo para estar a tempo do jogo no hotel. Elas aproveitaram para ir para a piscina e jacuzzi.


Dia 3 – Quarta – 17/08/11

Nesse dia fizemos toda a estrada junto à costa do lado Oeste da Ilha. Fomos à piscina de água quente da Ponta da Ferraria. Muito giro, mas perigoso andar em cima daquela lava para os mais velhos e com pouco equilíbrio. A piscina tem água muito quente de uma nascente que se mistura com a água fria do mar e conforme o movimento das ondas assim sentimos mais ou menos quente. Espetacular! Tirando os doidos que se estendem nas toalhas na base de uma encosta onde ao menor sopro de vento esborralham calhaus pela encosta a baixo. Ainda vimos alguns sustos provocados por pombos que pousavam na encosta. Seguimos para Mosteiros onde tomámos banho numa praia de areia preta, que mais parecia chocolate nos pés! Muito estranho para quem é do Algarve onde estamos habituados às nossas de areia clarinha! Encontrámos um dos inúmeros parques de merendas e fizemos um picnic com coisas que comprámos pela manhã no shopping em Ponta Delgada. Voltámos a Mosteiros para tomar café e seguimos viagem pela costa. Do lado norte subimos rumo ao outro lado da lagoa das Sete Cidades. A estrada é relativamente boa, alcatroada até ao miradouro. Vista espetacular e menos divulgada do que a do lado oposto! Seguimos até Calhetas apenas para ver a terra onde o avô trabalhou. Seguimos direito a Ponta Delgada passando pelas Fajãs em busca das estufas de ananases, mas não as encontrámos nesse dia e continuámos para o hotel. À noite a malta mais nova foi passear pela marina e bebemos uns copitos nuns bares. Baía dos Anjos foi muito bom, quer em bebida, quer em música!

Dia 4 – Quinta – 18/09/11

Dia do cozido!!! Nesse dia fomos a Vila Franca do Campo, onde vimos o ilhéu, ouvi dizer que era fantástico para visitar e nadar no interior, fomos à Ermida da Nossa Senhora da Paz, a capelinha não tem nada de especial por dentro, mas por fora é muito gira e o caminho e localização são espetaculares. Seguimos para a lagoa das furnas onde vimos que está poluída e amarela, mas segundo as notícias locais já está a ser tratada. Vimos levantar os cozidos nas caldeiras e passeamos pelas fumarolas fedorentas. Seguimos para o Tony’s, o restaurante onde um empregado muito atencioso nos trouxe o nosso cozido que tínhamos reservado dois dias antes. Para sete pessoas trouxe quatro doses e sobrou uma! Maravilha!! Só de pensar fico com água na boca! Visitámos a vila onde haviam fumos, aquele cheiro fedorento e a água a ferver borbulhava por todo o lado. Aproveitem para ver as fontes de água quente e fria separadas por 30cm! Fomos ao Parque Terra Nostra onde tomámos banho na piscina de água férrea. A roupa ficou desgraçada, mas tomámos banho nos chuveiros de água "normal" e trocámos de roupa! Apanhámos umas pedras-pomes na lagoa das furnas para recordação e esfregar os pés. Seguimos em direção a Ribeira Quente na esperança de ver as cascatas pelo caminho. Cascatas vimos, mas secas! A única que tinha água fica a meio do túnel viário onde não se podia parar. Isto de ir em Agosto dá nisto… Pouca água a correr! Voltámos em direção à Furnas e tentámos ir à Lagoa do Congro, que é uma das mais naturais, segundo dizem, mas o acesso era complicado para a avó e acabámos por não ir. De noite fomos outra vez beber um copito à marina.

Dia 5 – Sexta – 19/08/11

Seguimos em direção às estufas de ananases e facilmente as encontrámos. Fomos à fábrica de chá da Gorreana. Fomos até à lagoa de São Brás e seguimos para a Ribeira Grande onde almoçamos numa tasca onde as doses eram boas mas a comida é demasiado condimentada. Cuidado com os azeiteiros do xunning que com os seus carros estupidamente mal modificados e com música em altos berros andam em alta velocidade em ruelas estreitas para conseguir assim provar a sua parca masculinidade. O mais curioso foi um carro velho todo podre pintado de branco com o tejadilho preto, com quatro bacanos lá dentro, passam ao nosso lado bem devagar a galar as nossas mulheres (como seaquele carro e atitude fizessem efeito!!), olham como se fossem os mais cools do mundo e o rádio berrava cheio de distorção e ruídos parasitas: láááá lálá lálá… meus amigos a versão da lambada da Jennifer Lopez! Que machos! Foi a gargalhada geral!! Enfim… A terra não é muito bonita em comparação com as outras por onde passámos, mas tem uns jardins junto à ribeira bonitos e bem arranjados. Aproveitámos para comprar uns licores, já que aqui fica a fábrica de licores "Mulher do Capote". De tarde fomos até à Caldeira Velha onde tomámos uma banhoca na lagoa e na cascata. Continuamos a visita pela Lagoa do Fogo, onde parámos em tudo o que era miradouro. Terminámos a nossa visita por aqui. À noite voltamos ao Aliança e jantamos quase todos um belo bife com o mesmo nome do restaurante.

Dia 6 – Sábado – 20/08/11

Manhã pela cidade de Ponta Delgada para comprar recordações e ananases para trazer. Aproveitámos para pagar os carros na rent-a-car e combinar a entrega no aeroporto na segunda de manhã. Almoçamos na cidade no restaurante Nacional que fica em frente ao Aliança. Devíamos ter ido aqui primeiro. Comida muito boa! Frango com camarão e Porco com maracujá excelentes!
De tarde não tínhamos nada planeado e pensamos ir tomar banho numa lagoa que era a único sítio que restava. Fomos atá à lagoa do Canário, que era espetacular, mas não dava para o banho. Fomos a Lagoa para tomar banho nas piscinas naturais.

Dia 7 – Domingo – 21/08/11

Dia onde passeamos pela parte Este da Ilha. Estradas e relevo muito diferente do resto da ilha. Vimos cascatas pelo caminho, parques de merendas muito giros e por todo o lado. Fomos almoçar no parque de merendas dentro da reserva natural e fomos até ao pico de Bartolomeu. Os carros fraquitos acabaram por aguentar as subidas íngremes! Fomos até Povoação onde lanchamos e vimos um pequeno jardim com animais e regressámos a Ponta Delgada. A viagem por este lado da ilha demora muito mais tempo porque as estradas são todas cheias de curvas, subidas e descidas.

Dia 8 – Segunda – 22/08/11

A muito custo levantámo-nos às 6:45 para ir para o aeroporto. Surpresa das surpresas (ou talvez não) não estava ninguém da rent-a-car à nossa espera. Após alguns telefonemas “estacione os carros em frente às partidas. Deixe as chaves na pala do sol e boa viagem! A ilha é que pequena,os carros daqui não saem!”
Mais algumas horas e após nova escala na Madeira cá estávamos nós em Faro novamente de regresso à realidade.


Notas:
- Rent-a-car Micauto: Apesar das trocas e baldrocas com a rent-a-car, aconselho, pois foram muito baratos e atenciosos.
- Hotel Ponta Delgada: Recomendo apesar da muita luz que entra pela janela logo de manhã. O que se espera de um bom três estrelas.
- Restaurante Aliança (PD): Comida mais cara boa, a mais barata não é tão boa e o serviço é extraordinariamente lento.
- Restaurante Nacional (PD): Excelente a comida e o serviço.
- Restaurante Tony’s (Furnas): Excelente cozido e o serviço. (muita quantidade!!)
- Tasca junto ao jardim (Ribeira Grande): Comida muito condimentada, dos vários pratos que pedimos entre os sete nenhum se safou, talvez o atum…
- Comprem ananases e queijos no mercado de PD. Rei dos ananases, rei dos queijos

Gastos:
- Avião: 151€ por pessoa (Faro-Madeira-PD e regresso)
- Aluguer Carro: 237.5€ por 6 dias cada carro
- Hotel Ponta Delgada: 321.5€ cada (7 pessoas – 3 duplos e 1 single)
- Gasolina: 20€ cada um o que dá 140€ no total para os dois carros
- Comida e lembranças: cerca de 175€ cada um
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Ai que saudades de S. Miguel!:)

Obrigado por me fazer recordar uma viagem que adorei.
Boas fotos... obrigada pela partilha.;)
 

badbones

Membro Conhecido
Muito bom.

Tenho mesmo de ir aos Açores, anda aqui atravessado.

Tenho uma observação a fazer na foto no cozido: Que faz uma laranjada ao pé do cozido????
 

Nuno Castilho

Membro Novo
Muito bom.

Tenho mesmo de ir aos Açores, anda aqui atravessado.

Tenho uma observação a fazer na foto no cozido: Que faz uma laranjada ao pé do cozido????
Não te preocupes que bebemos um belo vinho da região. Terras de Lava. Excelente!

A laranjada calhou a ficar na foto. Parece parvo, mas adoramos aquela bebida tb, é uma espécie de 7up mas com sabor a laranja em vez de limão e não conhecíamos cá no continente. Aconselho a experimentar pelo menos uma vez pela diferença.
 

Bee

Membro Conhecido
Regressada ontem de São Miguel, já estou cheia de saudades!
Fiz um roteiro parecido com o teu mas reduzido a 3 dias :(

Pensei que uma semana seria demais, mas agora vejo que estava enganada.
Uma semana seria pouco para conhecer todos os recantos dessa ilha. Vou ter de la voltar para fazer uns percursos pedestres. Oh que chatice :lol:


Parabens pelo report e obrigado por partilhares conosco a tua viagem! ;)
 

Corisca

Membro
OLÁ :)

Ainda bem que gostou das suas férias, não é para me gabar, mas São Miguel é uma ilha fantástica :lol:

Quanto ao vinho, excelente escolha e a Laranjada é divinal. É um refrigerante tipico dos Açores e que com muita pena minha não existe no continente.

Para a proxima têm que experimentar misturar um pouco de laranjada com vinho tinto hummmm fica excelente :D
 
Top