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[Report] A viagem de uma vida - Buenos Aires - by JJPPMM

JJPPMM

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Esta é a primeira paragem nesta nossa viagem a que chamámos " A viagem de uma vida " .

Podem ler os restantes reports em :

Península Valdés

As Baleias Francas


Buenos Aires , capital do estado soberano da Argentina , tem cerca de 13 milhões de habitantes e foi fundada em 11 de Junho de 1580 por Juan de Garay

Chegada a 15 de Outubro de 2014 ás 21.15 hrs
Saída a 18 de Outubro de 2014 ás 18.45 hrs

Depois de uma longa viagem de 13.30 hrs de voo e de cerca de 16h de viagem entre Lisboa e Buenos Aires , o despertar foi relativamente cedo mesmo com uma diferença de 3 horas entre as duas cidades.

Parecia que o corpo continuava a responder ao relógio de Lisboa e assim aproveitámos para passear um pouco à volta do hotel para “ reconhecer “ a área . Afinal a vida começa muito cedo em Buenos Aires , já que às 7.00 hrs da manhã a rua parece Lisboa entupida de trânsito em hora de ponta super concentrada.

Tinhamos agendado para essa manhã por volta das 9.30 hrs o tour de Buenos Aires . Pena porque é bastante fraco .Limitam-se a passar apressadamente pelos locais mais significativos de Buenos Aires e nas poucas ( duas ) paragens que fizeram o tempo é tão pouco que não dá mesmo para nada. Como íamos estar 3 dias na cidade o tour pelo menos serviu para nos orientarmos e sabermos onde estavam os locais que pretendíamos ver.

A cidade é muito grande ,mesmo para o nosso conceito de grande. Muita gente ,muitos carros ,um trânsito de camionetas que provoca engarrafamentos brutais e de certeza uma paciência de Santo para viver nesta barafunda.
As ruas não são muito limpas, em alguns lugares diria mesmo que necessitavam de uma limpeza , e onde não existe lixo existe passeios cheios de buracos que provoca, um mau andar e às vezes alguns sustos.

Os prédios e as habitações são em geral pobres , mas em alguns locais confrontam com o luxo da arquitectura europeia do ínicio do século. Quando saímos do centro esta arquitectura desaparece e é substituída por bairros muito velhos com casas ainda inacabadas mas ocupadas pela população que migra do interior para a grande cidade.
Em termos de segurança e embora não tenha visto ou sentido nada de especial , existem muitos alertas no que diz respeito a crimes menores . Carteiristas , taxistas , notas falsas e principalmente telemóveis e máquinas fotográficas.

Os guias trocam euros por pesos a uma taxa de 1Euro = 18 pesos ,quando a cotação oficial é de 1 para 10. Interessante é o facto de marcarem todas as notas de 100 pesos com um carimbo próprio, isto para evitar que o turista seja enganado e receba notas falsas em troca de notas boas , ou seja por exemplo ao pagar ao taxista com uma nota de 100 pesos ele vai-lhe devolver uma outra falsa com a justificação de que aquela que recebeu é falsa. Com o sistema de carimbo isso é quase impossível pois a acontecer o turista pode dizer ao taxista/policia para verificar se nas notas que tem exista uma que tem aquela marca . Truques

O turista externo está centralizado no brasileiro , mas não é também muito visível nas ruas ,encontram-se nos grandes centros comerciais e em zonas de grande turismo como é o Caminito
Em continuação e como sempre faço , não vou utilizar o critério de seguir passo a passo a volta que fizémos pois entendo que cada um de nós terá as suas preferências e o seu modo de explorar a cidade. Assim vou mostrar-vos aleatoriamente o que vimos.
Como gosto de futebol, vou começar por aqui J .

LA BOMBONERA
http://www.bocajuniors.com.ar/


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Este é o famoso estádio do Boca Juniors , situado no bairro LA BOCA , clube onde jogou o famoso Maradona. È um ícone da cidade pois este é um dos seus clubes mais representativos .
Existe um outro que se chama River Plate que pertencia também ao bairro LA BOCA mas que devido à rivalidade existente entre os dois e que resultava sempre em feridos graves cada vez que se encontravam e confrontavam não só no estádio mas também fora dele , resultou na mudança para a zona norte da cidade do River Plate.

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O estádio com a predominância do amarelo é bastante apelativo e interessante. Possui uma zona de camarotes onde segundo dizem se tem uma vista perfeita do jogo ,mas que é só acessível aos grandes empresários argentinos e sul americanos . A visita express custa 20 pesos por pessoa. Existe ainda a visita guiada e a visita ao museu.

FLORALIS GENERICA

Com uma altura de 23 m e um diâmetro com as pétalas abertas de 32 m a flor é feita em aço inoxidável com um esqueleto de alumínio e pesa dezoito toneladas , a Floralis Generica é já um dos atractivos de Buenos Aires.

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Uma das características da flor é um sistema elétrico que abre e fecha automaticamente as pétalas, dependendo da hora do dia. Durante a noite a flor fecha e emana de seu interior um brilho vermelho. Este mesmo mecanismo que abre a flor faz com que esta se feche na presença de ventos fortes. A flor abre todas as manhãs às 8h e fecha ao pôr do sol sendo que o horário varia conforme a estação.

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PLAZA DE MAYO

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Como os raios de uma roda de bicicleta , algumas das mais importantes avenidas de Buenos Aires irradiam desde a Plaza deMayo.
Quase todas as épocas da história da cidade estão reflectidas nos arredores da praça. O espaço que vai entre o Cabildo e a Casa Rosada , duas das mais importantes construções da Praça , tem sido o cenário das mais ferozes lutas internas argentinas mas também das maiores alegrias.
Uma presença ainda constante na plaza são “ LAS MADRES “ , as mães desafiantes dos jovens homens e mulheres que desapareceram durante a ditadura militar de 1976-82. Todos são bem vindos às marchas semanais.

Os protestos sobre a Guerra ainda hoje são visíveis na Praça através destas “ sepulturas “ mas também de um acampamento permanente de ex militares.

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Nesta Praça encontram-se os mais importantes edíficos de Buenos Aires :

PIRÂMIDE DE MAYO

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A Pirâmide é dedicada aos revolucionários de 1810 que orquestraram a independência da Argentina. Uma placa recorda Julio Lopez , uma testemunha que desapareceu durante um julgamento em 2006.


BANCO DE LA NACION

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O Banco Nacional tem uma interessante maqueta da Plaza , representando-a em meados do séc. XX . A soberba cúpula central é também uma paragem obrigatória

MONUMENTO AO GENERAL BELGRANO

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Embora não seja recordado como um grande estratega militar , o General Belgrano desenhou a bandeira da Argentina . É por isso representado a cavalo com as cores nacionais em cima

CABILDO

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Durante a época colonial, o edifício foi sede do cabildo encarregado de representar a cidade frente à metrópole, com várias funções jurídicas e administrativas, além de servir de prisão. O cabildo de Buenos Aires possuiu mais importância a partir da criação em 1776 do Vice-Reino do Rio da Prata, cuja capital era Buenos Aires. Foi no cabildo da cidade que foi declarada a Revolução de Maio de 1810, primeiro passo da independência de vários países da região platina.

Em 1933, o edifício do Cabildo de Buenos Aires foi declarado património nacional. Em 1940 o histórico edifício foi devolvido a sua forma original pelo arquiteto Mario Buschiazzo. A abundância de documentos e imagens históricas permitiu uma restauração fiel.

Atualmente o cabildo é uma atração turística, funcionando como Museo Nacional del Cabildo y la Revolución de Mayo, exibindo várias peças da época colonial e da independência.


CASA ROSADA

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A Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina, em Buenos Aires, assim chamada pela cor aproximadamente rosa .
Sob a presidência de Domingo Faustino Sarmiento, o edifício foi pintado de rosa, que mantém até hoje. Há uma lenda que diz que a cor rosada é uma junção de vermelho e branco, cores-símbolo de dois partidos políticos.

CATEDRAL METROPOLITANA

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Situada na Plaza de Myo , a Catedral Metropolitana é a sede da Igreja Católica Argentina . Além de estar situada numa zona chave da cidade , guarda uma história de azares durante a sua construção. O edifício actual é a sexta construção desde a segunda fundação da cidade de Buenos Aires.

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A primeira construção definitiva começou em 1752 sobre a direcção de um arquitecto italiano. Concluiu-se em 1852 embora a sua decoração se tenha concluído em 1911.
A sua estrutura final é neoclássica e tem um perfil pouco usado nas catedrais , conferindo-lhe um imagem mais parecida a um templo grego que ao clássico edifício católico.

Em 1822 os franceses desenharam a fachada cujas 12 colunas simbolizam os 12 apóstolos de Jesus. O seu interior tem naves , capelas laterais e uma cúpula que atinge os 41 m de altura.

Em 1877 o arquitecto Enrique Alberg reformou uma nave lateral para dar lugar ao Mausoléu do General José de San Martín .

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O Altar Mor , dourado e de grandes proporções , impõe-se como o ponto mais destacado do centro da catedral.

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Foi também a Arquidiocese do Papa Francisco
A Catedral funciona também como museu em honra do Papa Francisco .
Mesmo ao lado da Catedral pode ser vista a casa e o quarto que habitava o Papa Francisco antes da sua nomeação e quando dirigia os destinos da Igreja Argentina.

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Deixando agora a Plaza deMayo , vamos para o lado oposto da cidade para ver algo que em Portugal não é e dificilmente será polo de turismo. Refiro-me ao :

CEMITÉRIO DA RECOLETA

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Uma das maiores necrópoles do mundo , o Cemitério da Recoleta , situa-se no bairro de classe alta com o mesmo nome . É o local escolhido por Presidentes , generais , artistas e a aristocracia para o repouso final. A sua personagem mais famosa é Eva Péron .

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Ao contrário do que se poderia supor , não existe uma indicação do caminho que leve o visitante até ao templo de Evita . Neste cemitério todos são iguais pelo que a única referncia que existe é no plano geral do cemitério que se encontra na entrada.

Eva Péron ou Evita para os argentinos encontra-se preservada neste modesto mausoléu de família .

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Placas com inscrições fortes como “ Eu regressarei e seremos milhões “ enchem as paredes do jazigo que tem constantemente flores.
Nunca o encontraria se não tivesse perguntado a um jardineiro que por ali andava.

IGREJA NOSSA SENHORA DEL PILAR

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O convento de LOS RECOLETOS e a sua igreja a Nossa Senhora del Pilar deram o nome ao bairro devido ao facto de terem sido os primeiros ocupantes que ali se instalaram quando tudo era simplesmente campo.
O lugar era isolado e solitário e foi o lugar ideal para se estabelecer a Santa Recoleccion , cujos frades se dedicavam à meditação.

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OBELISCO

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O Obelisco é um monumento criado para comemorar o 400 º aniversário da fundação da capital e é um local utilizado para espectáculos e manifestações.
Situa-se num local estratégico da cidade , no cruzamento da fantástica Av.9 de Julio com a Av. Corrientes . Dizem que se pode ver desde qualquer ponto da cidade ( eu tentei mas houve zonas que não vi )
Outra das imagens imperdíveis de Buenos Aires é o retrato de Eva Péron ( Evita ) na fachada norte do Eidificio do Ministério da Saúde , na Av. 9 de Julio em Buenos Aires

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Avenida 9 de Julio

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Embora pareça tão integrada na paisagem como as arvores de borracha e os passeios em ruína, a Aenida 9 de Julio com os seus 140 m de largura e 12 faixas de rodagem , está entre as mais novas obras públicas da cidade.

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A avenida é tão larga que é impossível ao peão atravessá-lanum único ciclo de semáforos .Para quem conhece a Av. Da Liberdade em Lisboa , esta sem dúvida terá 3 vezes a sua largura


CAFÉ TORTONI

O Tortoni é o paradigma do café portenho, porém pouco se sabe sobre suas origens. O que se sabe é que um imigrante francês, cujo sobrenome era Touan decidiu inaugurá-lo no fim de 1858 e que o nome do café foi buscar a um estabelecimento no “Boulevard des Italiens”, no qual se reunia a elite da cultura parisiense do século 19.

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O local era frequentado por grupos de pintores, escritores, jornalistas e músicos que formavam a “Agrupación de Gente de Artes y Letras”, liderada por Benito Quinquela Martin. Em maio de 1926, eles formaram “La Peña” e pediram a Dom Celestino Curutchet que os deixasse usar a adega do subsolo. O dono aceitou encantado porque, segundo suas palavras, “os artistas gastam pouco, mas dão brilho e fama ao café”.
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Neste café o tempo parece ter parado como em uma fotografia na qual as pessoas jogam bilhar, cartas, ou simplesmente tomam café com amigos. Este lugar é, cada vez mais, uma parte indispensável da história portenha.

A maior parte das pessoas vai até ao Café Tortoni para beber o seu fantástico chocolate quente com churros . Nós provámos …. Delicioso.

PUERTO MADERO

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Puerto Madero é um bairro nobre da cidade de Buenos Aires. Hoje, é um dos bairros mais modernos da cidade, sendo um centro financeiro e gastronómico desta capital.

Buenos Aires possuía problemas históricos em relação ao descarregamento de navios na sua costa devido à baixa profundidade do rio da Prata. Os navios tinham que desembarcar os seus passageiros e mercadorias noutras embarcações até chegar a terra. Em 1882 o governo federal contratou o engenheiro Eduardo Madero, razão do nome do bairro, para ser encarregado da construção de um novo porto que poderia resolver esses contratempos.

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O porto foi criado na última década do século XIX, embora alguns equipamentos tenham sido instalados anteriormente. Apresentava fisionomia similar ao porto de Londres, sendo um marco da engenharia da época. No entanto uma década depois ficaria obsoleto, devido ao aparecimento de grandes navios de carga. Com isso o engenheiro Luis Huergo propôs a criação de outro porto, os seus planos resultaram no "Puerto Nuevo" (Porto Novo), que opera até aos dias atuais. Esse, concluído em 1926, deixou Puerto Madero totalmente deserto tornando-se aos poucos o caixote do lixo da cidade

A Fragata Presidente Sarmiento – Museu Maritimo

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Os arranha céus para habitação .

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A PONTE DA MULHER de Santiago Calatrava

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Houve ao longo de anos sucessivas propostas para reurbanização do porto antigo ou para a sua completa demolição, no entanto nenhum desses planos se concretizou. Até que em 15 de novembro de 1989 o Ministério de Obras e Serviços Públicos, o Departamento do Interior e da Cidade de Buenos Aires assinaram os autos constitutivos para criação de uma sociedade anónima denominada "Corporação Antigo Puerto Madero", os governos da Nação e da cidade participaram como parceiros igualitários. A instituição visava a urbanização da área, o que interessou à iniciativa privada.
É uma zona muito idêntica às Docas em Lisboa. Uma zona portuária que aproveitou os antigos armazéns de pesca para os converter em Bares , cafés , restaurantes caros , escritórios e até uma Universidade privada.


EL ATENEO

O antigo teatro Gran Splendid transformado numa livraria de grandes dimensões.

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O palco agora é um Bar / Café e a plateia transformada em estantes com milhares de livros.
Delicioso é subir ao que seria o 1º balcão e sentar numdos camarotes que foram mantidos e desde aí apreciar o corropio de pessoas que entram e saem e tiram fotos .
Actualmente um ponto turístico obrigatório para os turistas que passam na zona.

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Em 2008 e após terem colocado os torniquetes na entrada foram contabilizados cerca de 3.000 pessoas dia.

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TEATRO COLON

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Pelo seu grande tamanho , acústica quase perfeita e majestosa elegância , o Teatro Colón situa-se entre as melhores óperas do Mundo. No entanto para os portenhos esta estrutura neoclássica representa muito mais “ Rico como um argentino “ foi uma expressão muito ouvida nas ruas de Nova Iorque e de Paris por volta de 1908 , altura da conclusão do teatro.
A remodelação efectuada recentemente voltou a trazer ao teatro as grandes assistências dos anos passados.

No hall colunas neo românicas e uma espantosa cúpula belle époque ornamentam uma lindíssima escada em mármore de Carrá . BNeste hall foram utilizados quatro tipos de mármores vindos de Carrá , Liguria e da zona de Montemor demonstrando assim como eram valorizados os materiais e desenhos do Velho Continente.

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Imponente é o vitral mandado fazer de propósito em França

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O Salão dos Bustos

Bustos de Wagner, Rossini , Beethoven e outros mais observam os visitantes que passam do hall de entrada para o interior do Teatro

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O Salão Dourado

Este salão é em estilo barroco de Versalhes .
Os concertos de música de câmara , as apresentações especiais e pequenos concertos privados promovidos por grandes companhias são feitos aqui.

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Uma das histórias curiosas que foi descrita pelo guia tem a ver com o antigo hábito de se ir ao teatro.
Como ele dizia e muito bem ,havia dois tipos de pessoas que iam ao teatro : as que queriam ser vistas e as que queriam ver o espectáculo .
Por exemplo , o camarote presidencial ou real ( dependendo de quem o ocupava ) , e que neste teatro se encontra à direita quase em cima do palco , tem uma visão miserável do espectáculo , mas na realidade quem o ocupava não queria mas sim ser visto .
Claro que todas aquelas que se encontravam no meio da plateia seriam aqueles que queriam ver a ópera. Mas repararem que alguns dos que ocupavam os caarotes também ali estavam para ser vistos !!!.

Mas de repente, e só acontece neste teatro , criaram um novo tipo de pessoas . As que não queriam ser vistas !!! , ou seja as amantes dos senhores da alta sociedade e principalmente as viúvas pois naquele tempo tinham de manter privacidade nos seus actos e modo de vida recatado pelo que a serem vistas no teatro seria algo impossível.
Para estas o arquitecto criou os camarotes apara os que pretendiam permanecer anónimos, estes de tampo acastanhado que estão por debaixo dos camarotes

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A SALA

Não existem lugares maus neste auditório , onde mais de 2.500 pessoas sentadas usufruem de uma acústica única e perfeita só possível num teatro coma forma ideal de ferradura.

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A foto foi retocada pois as regras dentro do teatro são sem flash e se houver pessoas no palco não se pode focar os mesmos. Na altura da visita a esta parte do teatro estavam a fazer testes de luzes pelo que a luminosidade desceu bastante e foi o que se conseguiu.

A CÚPULA

Uma abóbada de 318 m2 , sobre o chão da sala forma a coroa do teatro Colón .
As pinturas originais deterioraram-se e as actuais datam da década de 60

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Outra das curiosidades é que dentro da cúpula existe uma armação em aço que está por cima do lustre de 2 toneladas e 1500 lãmpadas e que comporta até 12 músicos e respectivos instrumentos de forma a criar sons específicos quando são requeridos.

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CAMINITO

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E a primeira grande emoção da viagem aconteceu aqui , aquando da visita ao Caminito , no Bairro de La Boca.
Para mim sempre e quando me falavam de Buenos Aires , a minha imaginação levava-me para um lugar de cores fortes e casas “ estranhas “ .
Sinceramente nunca consegui entender o porquê desta associação , mas era assim que imaginava Buenos Aires.
Ao chegar , foi como um recordar de milhares de fotos e pensamentos , foi ver ao vivo aquelas casas de folha de alumínio pintadas de cores fortes que tantas e tantas vezes tinha visto em revistas e documentários.

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O Caminito nasce quando começaram a construir os “ Coventillos “ , ou seja as casas típicas dos típicas dos imigrantes genovêses no final do século XIX. As casas são pintadas em várias cores, porque os imigrantes italianos usaram a tinta que sobravam das oficinas do porto. As condições de vida nos "conventillos" são muito pobres. Hoje, a maioria dos "conventillos" foram transformados em lojas de souvenirs ,cafés e restaurantes .

Na área onde hoje está Caminito, em 1898 passou a linha do combóio . Em 1928, a linha de caminho de ferro fechou, e o terreno foi totalmente abandonado. Em 1950 um grupo de moradores, entre os quais estava o famoso pintor Boca Quinquela, decidiu recuperar os terrenos e as casas . O pintor batizou a rua como “Caminito” pelo título do popular tango de 1926, de Peñalosa e Filiberto.


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Hoje é um lugar frequentado por milhares de turistas que até ali vão para num pequeno espaço de rua terem a oportunidade de ver o tango “ selvagem “ .
As ruas durante o dia fervilham de actividade de pintores ,artesãos e muitos,muitos restaurantes. Infelizmente à noite é uma zona a evitar pois o bairro que está junto a si não é seguro e muitas vezes acontecem roubos e acções violentas.

Mas o Caminito vale pelo seu dia , o Caminito vale pela possibilidade de ali em frente a nós e num palco improvisado ver e ouvir um tango selvagem dançado por quem sabe o que é este tipo de tango. Não aqui não existe o luxo de uma dançarina de meia de seda esapatos de salto alto , nem de um dançarino de sapatos de verniz e smoking. Aqui existe aquele tango corrido ao longo de um espaço diminuto onde se misturam dançarinos e tocadores.
Aqui existe o apelo de um povo que vê o seu tango mais puro tocado e dançado à sua moda e forma e não aquele que é preparado para turista ver e especialmente pagar.

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Passeámos calmamente durante toda a manhã por estas ruas cheias de actividade , cor e emoção. Entrámos em quase todos as lojas onde se fabricava artesanato , ouvimos o tango tocado no típico acordéon argentino , vimos dançar tango numas escadas , sentimos a alegria do argentino quando o acordéon começa a tocar , quando um par de jovens se junta e quando o tango acontece simplesmente porque …. Acontece. Sem pedido , sem dinheiro só pelo gosto do próprio tango.

Regateámos muitos preços porque assim é o hábito e o dever de quem compra , tentar obter o melhor preço enquanto o vendedor tentará obter o mais alto valor de venda . È umdesafio em que umas vezes somos vencedores e outras vezes vencidos , mas a emoção , a ternura e o desafio estiveram presentes.

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E porque o tempo não dava para mais , foi com muita pena que disse adeus a um das minhas recordações de infância onde nessa altura de certeza nunca imaginaria que um dia estaria por ali a olhar aquelas cores vibrantes e a ouvir os acordes puros de um acordeão que quase chora.
Antes de entrar no “ colectivo “ olhei uma última vez para trás e despedi-me de um lugar onde a magia da cor e do som dominam a paisagem.

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Vim contente e feliz , afinal tinha conseguido sentir e ver …………… O CAMINITO NO BAIRRO LA BOCA.

Próximo capítulo : Península de Valdés

com as suas focas , lobos marinhos , pinguins e claro a fantástica aventura do avistamento da Baleia Austral.

Fiquem por aí

Até breve
 
Última edição por um moderador:

Tânia Fernandes

Membro Ativo
Ainda agora começou e já estou a adorar o report, João.

Dei uma olhada no blog e mal posso esperar por o que aí vem...

Cumprimentos,
Tânia Fernandes
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

MEU DEUS (foi o que me ocorreu quando acabei de ler e ver isto) simplesmente fantástico, dos melhores reports em termos de texto e fotos que já li! Existe ali fotos que é de suster respiração, muito bom mesmo!

Obrigado por esta grande partilha e que venha o próximo capítulo! Adorei!

Boas Viagens :)
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Que maravilha!
É por isto que adoro os reports do JJPPMM.. associa sempre as suas fantásticas fotos com grandes lições de história e de cultura (grande trabalho de casa) e retrata as emoções vividas com uma forma literária única.
Parabéns João
Que venham os próximos
 

Nika

Membro Conhecido
Olá João Paulo!
Fico contente por partilhares connosco a viagem da tua vida. :)
O teu report, tal como nos tens habituado, é fantástico. As tuas descrições prendem a nossa atenção e as tuas fotos são lindas.
Eu tenho uma lista imensa e a Argentina também está incluida. Assim sendo, dia destes vou aceitar o convite de uma amiga e fazer uma visita. Depois de ver o inicio do teu report fico já com algumas referências de locais que gostava de conhecer. :D
Cumprimentos
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Ainda agora começou e já estou a adorar o report, João.

Dei uma olhada no blog e mal posso esperar por o que aí vem...

Cumprimentos,
Tânia Fernandes

Olá Tânia
Muito obrigado pelo comentário.
De facto e felizmente ainda tenho bastante para vos mostrar.
Tem de ser é devagarinho pois isto dá um pouco de trabalho e de tempo. Mas chegamos lá.
O Blog foi feito só para os meus amigos irem seguindo a viagem. Aqui terás muito mais informação e imagens que no blog.
Esse será um projecto para mais tarde , complementar o Blog de forma a que fique completo com o mesmo tipo de informação do Portal.
Vai vendo os próximos capitulos

Cumprimentos
João Paulo

Olá João Paulo!
Fico contente por partilhares connosco a viagem da tua vida. :)
O teu report, tal como nos tens habituado, é fantástico. As tuas descrições prendem a nossa atenção e as tuas fotos são lindas.
Eu tenho uma lista imensa e a Argentina também está incluida. Assim sendo, dia destes vou aceitar o convite de uma amiga e fazer uma visita. Depois de ver o inicio do teu report fico já com algumas referências de locais que gostava de conhecer. :D
Cumprimentos
Olá Nika
Aproveita se tens amigos por lá.
É um país fantástico com muita coisa para ver. Não só por onde andei , afinal fiz só o Sul da Argentina , mas dizem que o Norte é também fantástico.
Cumprimentos
J.Paulo
 

Titos

Membro Conhecido
Olá João,
Fantástico report, pelas fotos, pelo texto e pela história. Quando for a Buenos Aires não vou necessitar de gastar dinheiro num guia de viagem, vou limitar-me a levar o teu report.

Obrigado!
 
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