Novidades

[Report]-Açores - S.Miguel, Nov2016

atce

Membro Novo
Boas! Já há uns anos a esta parte que devo um report a este portal, e parece que finalmente é desta. Nesta estreia, aproveito para agradecer a todos que colocam os seus reports, as suas experiências, as suas opiniões, as suas fotos, as suas vivências, com as quais todos nós podemos potencializar as viagens nossas viagens :) alerta: o report pode sair com um protuguez de bradar!

1 - Voo - easyjet ida e volta, 33 euros p.p., sem qualquer add-on, marcado com 2 meses e meio de antecedência
2 - Hotel - Marina Atlântico, 370 euros, 5noites - a escolha deveu-se essencialmente a ter piscina interior, "e se estiver a chover muito, o que vamos fazer?". o que é certo é que só utilizámos 1 vez (só para dizer que usámos..) há, claro, opções 70% mais em conta.. PA incluído. e levávamos sempre comida para meio da manha e lanche.
3 - Carro - Fiat panda yeah \m/ aluguer à europcar (única empresa que procurei - não há balcão da europcar no aeroporto, existe sim um serviço 'shuttle' que nos leva gratuitamente à 'sede' que se encontra a uns 10mins de distancia) pelo site da easyjet aquando do momento do check-in online. à chegada, acabei por introduzir um seguro para todos os ocupantes e franquia 0€. 200euros/5 dias completos. aproximadamente 750km e 55euros de gasolina.
4 - Preços iguais a Portugal continental

1º dia
chegada pelas 11h30 ao aeroporto. almoço no galego, recomendo o bife da casa. deu também para experimentar o bife de albacora, semelhante ao atum (desgosto). check-in. já não tínhamos muito tempo de luz solar. Direcçao a rabo-de-peixe e a partir daí fizemos a costa norte em direcção a oeste. paragem no miradouro das pedras negras e do navio. por este lados é possível ver o rochedo em forma de elefante. as hortensias são dominantes na ilha, mas por esta altura 95% estão secas :( seguindo tranquilamente sob lusco-fusco, passámos por mosteiros mas já sem luz praticamente nenhuma, e seguimos viagem, agora pelo sul até ponta delgada.

ai.imgur.com_ZAx1Ofz.jpg



2º dia
prometia um bom dia sol. direcção sete cidades mas fomos pelo pico do carvão. passámos no desvio (à esq quem sobe) das lagoas empadadas mas seguimos em frente para a lagoa do canário (quem sobe, à direita). Podemos entrar de carro e seguir la para dentro ate um miniparque de estacionamento. o sol desapareceu num ápice e meteu-se um nevoeiro brutal, pelo que não vimos nada. retomámos estrada principal e pouco depois temos o mirador vista do rei. entrámos ainda no hotel abandonado. a nebulosidade, o nevoeiro, os aguaceiros andavam de mãos dadas. mas se a nebulosidade não permitiu aquela vista clássica de distinção entre a lagoa verde e azul, os aguaceiros intermitentes com alguma abertas de sol permitiu a 'formação' de vários arco-íris :)
ai.imgur.com_exXFxhV.jpg



Do miradouro vista do rei há 3 hipóteses: continuar na mesma direcção da estrada (curva longa à esq), descendo ate à estrada do sul e ponta delgada; seguir literalmente em frente, pelo que parece ser asfalto, mas trata-se duma estrada de terra batida (o rali dos Açores passa nesta estrada, tem la uma indicação no miradouro); voltar para trás e sair +/- 1km depois para a esquerda, descendo até à vila. Descemos até à vila e toca a subir novamente pelo lado oposto em direcção a mosteiros. num ponto alto, há nova indicação para vista do rei.
ai.imgur.com_YDX7o8E.jpg



virámos aí e seguimos por terra batida durante alguns km's, percorre a orla superior dessa serra, com diversos pontos de vista sobre a lagoa/vila - é então a estrada de que falei anteriormente do rali dos Açores. voltámos então ao principio, vista do rei! por onde seguir agora? novamente pela terra batida :D
ai.imgur.com_tBrYUV9.jpg



repetimos o trajecto e la fomos tranquilamente ate mosteiros, onde almoçamos no Américo / Barbosa. sai um polvo, especialidade da casa, muito bom. por estas bandas há umas piscinas naturais. seguimos para ferraria. por aqui fomos ao farol, e depois às termas. existe um complexo pequeno com uma piscina externa com agua aquecida creio - necessário pagar. mais à frente, existe uma 'enseada' que junta a agua do oceano com agua quente vinda sabe-se la de onde :p existe umas cordas para que o pessoal se agarre por causa da ondulação. o mar estava relativamente calmo e havia lá pessoal com fartura.
ai.imgur.com_iPzSutO.jpg



3º dia
subida até à lagoa do fogo. hoje sim sol, sol! alguma nuvens, mas sem chuva. esplendorosa também esta lagoa.
ai.imgur.com_k8jDdE2.jpg


ai.imgur.com_jmjd9xD.jpg



fomos até à caldeira velha (no seguimento da descida), entrada 2 euros pp, pequeno parque com duas 'piscinas' naturais, 1ª mais pequena com agua 38º, 2ª maior com uma cascata atrás e agua a uns 24º. existe um trilho pedestre que tem horas especificas pela necessidade de guia, que não fizemos.
em direcção a ribeira grande, existe um desvio para o salto do ... não me lembro do nome :D ainda fomos à descoberta, mas a certa altura havia uma descida mais íngreme, entre descer e subir a penantes, optámos por abortar a missão. passámos fora da cidade de ribeira grande em direcção a nordeste. paragem na praia dos moinhos (deserta nesta fase do ano) para comer no restaurante/bar da praia - hambúrguer é a especialidade, e marcharam muito bem
paragem na casa de chá de porto formoso - lado esquerdo da estrada, pode passar despercebido. entrada grátis, breve explicação da criação da 'marca', de como se faz o chá, e no final uma degustação. como cordialidade, comprámos uma embalagem que vale muito bem os 3 euros pagos.

ai.imgur.com_0Jjblom.jpg




mantendo a mesma direcção, sair da estrada principal em salga e parámos no miradouro salto da farinha. voltámos para trás e sem entrar na estrada principal, seguimos para o parque natural da ribeira dos caldeirões. local muito aprazível e de muita tranquilidade, pelos menos foi o que senti.
ai.imgur.com_jHj9rqR.jpg
ai.imgur.com_c5YA1mn.jpg



retomámos direcção de nordeste e fomos ate ao farol do arnel. desta vez e apesar da indicação dos 35%, e vendo que o asfalto estava seco , fomos por ali abaixo. ate quase ao farol não existem curvas apertadas. Quando vi o 1º gancho, e aproveitando a sorte de ter um alargamento de estrada, fiz aí inversão de marcha. descemos um pouco a pé mesmo ate ao farol, sendo que ainda é possível descer até ao nível da agua, onde se vê uns barquitos lá parados. 1st gear (sem ser a fundo) e lá subimos aquilo. apesar do receio, o panda portou-se muito bem eheh.
ai.imgur.com_4Qn7hSk.jpg



a partir daqui apanhámos a estrada em piores condições, que está neste momento em obras, muito má mesmo. paragem na ponta do silencio e da madrugada.
ai.imgur.com_iCNoFfn.jpg

ai.imgur.com_6nFvyQU.jpg



passámos por povoação mesmo a anoitecer e nas furnas já era de noite. jantar na associação agrícola (chegar cedo ou fazer marcação). anexado ao restaurante, tem um pavilhão onde decorria uma espécie de 'cow parade', onde desfilavam belos exemplares bovinos com posteriores condecorações :D
ai.imgur.com_hikMmi0.jpg



4º dia
o dia mais chato pela chuva que teimou em não desaparecer. fomos ate vila franca do campo e subimos até à ermida que permite uma boa vista sobre a mesma localidade. depois fomos em direcção à lagoa do congro. após sair do alcatrão, a estrada de terra batida está algo estragada, ate nova placa. depois de sair do carro, toca a descer até à lagoa. sob alguma chuva, não se conseguiu evidenciar a beleza real da mesma. cheguei ao carro algo molhado lol.
ai.imgur.com_PlnGRr0.jpg


seguimos até às furnas, sem parar no miradouro do pico do ferro por causa do mau tempo. antes de irmos à vila de furnas, fomos até ribeira quente almoçar. a descida de estrada é bonita, passamos inclusive por 2 turneis com uma cascata entre ambos. comemos no costaneira (provavelmente o único aberto para estes lados) e estivemos la sozinhos o tempo todo. para uma 2ªfeira, num local isolado, nesta altura do ano, ate foi melhor do que estávamos à espera. fomos para furnas visitar as caldeiras da vila. seguiu-se o parque terra nostra, 6euros p.p. muitas árvores, muita planta verde, mas pouco 'colorido', talvez por ser Outono.. não desfrutámos muito porque entretanto voltou a chover e não tínhamos guarda chuva :\ à entrada tem uma piscina enorme de agua laranjinha bem quentinha. dispensámos a poça d.beija e fomos à lagoa sob ainda mais chuva.. 50c p.p + parque estacionamento a pagar. tem uma zona de caldeiras, muito semelhante à da vila (que é gratuita) (sendo que aqui é onde fazem o cozido) e logo ali ao lado a lagoa. o sitio que mais dispensaria nesta viagem - chuva, vento, cansaço.. jantar no cais20 em s.roque. apesar de bom feedback pela net, o pior sitio onde fomos preço/qualidade. comi umas lapas que pareciam borracha - não sei se serão sempre assim uma vez k só comi ali - e o creme de marisco também deixou muito a desejar - tendo em conta que é uma marisqueira, aparentemente de renome, foi muito mau. para terminar passeio pelas 'docas' que estavam animadas.
ai.imgur.com_QgFZyKc.jpg



5º dia
Aparentente tudo visto, mas o panda estava a pedir km's! e acima de tudo queríamos ver o que estava escondido nos miradouros coberto anteriormente de nevoeiro e chuva. subimos novamente para o pico do carvão e desta vez virámos para as lagoas empadadas. demos por la uma volta de carro tendo acesso a um miradouro. fomos depois ao miradouro da lagoa do canário, desta vez sem nevoeiro. e sem duvida uma das melhores vistas que tivemos o prazer de contemplar.
ai.imgur.com_TGsF9fW.jpg



como foi possível aquele nevoeiro ter encoberto toda aquela maravilha :) voltámos um pouco para trás e apanhámos uma estrada secundaria em direcção a capelas e depois direcção a ribeira grande (enganámos por aqui, diversos entroncamentos mal sinalizados) e apanhámos a estrada do norte saindo novamente em salta. subimos ate ao miradouro do salto do cavalo, que também dá a mostrar uma bela vista.
ai.imgur.com_wmqictO.jpg



seguiu-se o miradouro do pico do ferro, com vista privilegiada para a lagoa das furnas.
ai.imgur.com_YaaQ9vM.jpg



almoço pelo terranostra hotel - melhor refeição que tivemos. apesar de caro, o ambiente do restaurante é top e a comida soberba. para quem fica hospedado no hotel, pelo que percebi, tem acesso grátis ao parte terra nostra incluindo a utilização da 'piscina termal'. em direcção a V.franco do campo pelo lado da lagoa do congro, acabámos por nos entusiasmar e viramos para o monte escuro, onde a paisagem difere do verde habitual. bem la por cima, ainda fomos para lombadas, que acaba por ser uma estrada empedrada sem saída (creio que a partir dali da para fazer uns percursos a pé). retornamos, passando nas caldeiras de ribeira grande que pelo que me percebi também já estão em 'desuso' visualizando-se diversas placas de 'atenção, zona de desgaseificaçao'. o jantar foi um pequeno snack.
ai.imgur.com_OMNyzra.jpg
\

6º dia - check-out e voo de regresso

opinião geral / conselhos / alterações / etc :p gostei bastante de ir a S.Miguel (apesar de ter gostado de todo o lado onde já fui lol) levei um espírito diferente para este destino, em que nada seria feito a correr como é habitual. aliando essa calma que se leva às próprias características do destino, tornou-se de facto num local relaxante e tranquilizador. toda a definição de verde se altera ao visitar S.Miguel - e atenção, fui em pleno outono! para quem gosta de natureza, é um destino obrigatório. cows everywhere! como qualquer lowseason, nao apanhei o turismo de massa que é sempre bom, mas também não apanhei calor para usufruir de algumas praias e piscinas termais (ok, se é termal podia ter ido, mas o problema era o frio cá fora lol), e os dias são 'menores' por esta altura. por este ou aquele motivo, não passeámos pelas cidades / maiores vilas, , nao fizemos trilhos, nao fomos ao ilheu de VFCampo, nao cruzamos a serra entre nordeste e povoação, algo que provavelmente faríamos noutra circunstancia: ainda assim, conseguimos gastar os 5dias. creio que é um destino que, apesar de tudo, num fds prolongado fica visto ,dependendo, obviamente, do que se pretende. existem locais pseudo-obrigatorios, conta a opinião de cada um claro. Por exemplo, dispenso a lagoa das furnas. miradouros mais porreiros: do canário, do pico do ferro, do salto do cavalo, da vista do rei, o da lagoa do fogo. todos os outros, aqueles que são ao longo da costa, acabam por ser muito semelhantes a dada altura. se forem mais dias (ou mesmo os 5 cm nós), creio que pelo menos 1 noite pelo lado de furnas é porreiro. aconselho vivamente o terra nostra hotel, tanto pelo acesso ao parque terranostra, como para servir de base para visitar o lado ocidental da ilha. um fiat panda chega e sobra para 2pessoas, não existem inclinações demoníacas cm na madeira. tivemos por base um blogger, pesquisem 'Açores: guia para visitar a ilha de São Miguel em 5dias". usámos algumas vezes o site spotazores para ver o clima, mas por estas bandas o sol rapidamente se cobre, e vice-versa. fomos sem gps, peçam um mapa no aeroporto (a europcar depois também forneceu um), alem de que hoje em dia com um smartphone se vai a todo o lado. qualquer duvida é só colocarem.

Desejo a todos óptimas e proveitosas viagens :) (e já agora, boas festas ;) )
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @atce :)
Obrigada pela partilha é sempre bom recordar S. Miguel uma ilha muito bonita.
Belas fotos

Boas viagens e boas festas:)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Ai que saudades de S. Miguel.. :)
Adorei essa ilha, e estas fotos fazem-me recordar os bons momentos que por lá passei!
É sem dúvida dos locais mais belos que já conheci, quero voltar!
Obrigada pela partilha! ;)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
S. Miguel é mesmo um espectáculo! :)
Tenho de lá regressar para matar saudades e aproveitar para conhecer mais umas ilhas, deste paraíso aqui ao lado!
Obrigado pela partilha.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha! :)
Tenho ambição de conhecer nos próximos tempos, mas a lista já é longa :D
Até lá, maravilho-me com estas imagens do nosso belo país :)

Boas Viagens :)
 
Olá

São Miguel é uma ilha muito bonita e acolhedora....

Obrigado pela partilha. É sempre bom recordar as belas paisagens do nosso pais....:);)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
É com cada pedaço de Natureza que passa nessas fotos !!
É daqueles locais que está sempre na lista e que um dia, provavelmente não num futuro muito próximo, irei visitar.
Obrigado pela partilha e pelas dicas que foi dando ao longo do report ! ;)
 

Pedros

Membro Ativo
É sem dúvida um destino a visitar! Por muito que se fale, escreva, ou se vejam fotos e vídeos é impossível descrever aquela paisagem idílica!
Felizmente já tive a oportunidade de visitar este destino duas vezes e a última foi também em Novembro.
Muitos parabéns pelo report que veio sem dúvida enriquecer um pouco mais o "nosso" portal!
 
Top