Novidades

[Report] 22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010 - Parte 6 - Alentejo (Alto e Central)

PauloBR

Membro Ativo
22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010 - Parte 6 - Alentejo (Alto e Central)

Olá, este é o 6º Report da série "22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010".

Resumo anterior: nossa viagem iniciou no Porto, onde chegamos no Sábado 15 de Maio, vindos de Porto Alegre (sul do Brasil) com conexão no Rio de Janeiro. Estivemos 3 noites no Porto, 2 noites em Paredes (Porto), 2 noites em Montalegre e 2 noites na Covilhã. Até aqui já visitamos as seguintes regiões: Porto e Médio Douro, Minho, Gerês, Trás-os-Montes, Alto Douro, Beira Interior e Serra da Estrela.

Na segunda-feira 24 de Maio, saímos de manhã do Hotel Turismo da Covilhã, abastecemos o carro e partimos rumo a Évora, via Marvão e Portalegre. O itinerário pode ser visto no mapa abaixo:
agoo_gl_UhZu_.jpg


O desvio por Marvão foi planejado para que a viagem não fosse apenas por planícies e auto-estradas, e também para conhecer a cidade, é claro. Marvão foi uma boa surpresa para nós. Eu sabia apenas que era uma cidade cercada por muralhas, no alto da Serra de São Mamede. Deixamos o carro no parque que fica em frente ao portal da cidade e passamos um bom tempo caminhando pelas ruas de Marvão e visitando o castelo.


Minha esposa, no portal de Marvão:
agoo_gl_TPXz_.jpg


Uma típica rua de Marvão:
agoo_gl_7R35_.jpg


Lindos jardins na entrada do Castelo de Marvão:
agoo_gl_P3QX_.jpg


agoo_gl_Qgml_.jpg


A bela e estratégica vista que se tem no Castelo:
agoo_gl_jsku_.jpg


agoo_gl_AlAD_.jpg


A Igreja de Santa Maria, os jardins e a Serra de São Mamede, vistos da saída do Castelo:
agoo_gl_tu0f_.jpg


Também na saída do Castelo, uma rua cercada por rochas:
agoo_gl_wW9o_.jpg


O portal de Marvão, visto do lado de dentro:
agoo_gl_OCwD_.jpg


Depois de Marvão, paramos para almoçar na cidade quase homônima da cidade onde moramos (Porto Alegre, Brasil):
agoo_gl_A15w_.jpg


Chegamos a Évora no meio da tarde, fizemos o check-in no Évora Hotel e fomos fazer a traidicional visita ao supermercado. Quanto ao Évora Hotel, apesar de ser um hotel de boa qualidade, com piscinas, etc, não gostamos do quarto. O quarto não tinha a tradicional mesinha redonda com duas cadeiras, coisa que se espera num hotel desta categoria. Além disto, apesar de o quarto ter uma grande varanda com vista para os jardins e para a piscina, não havia mesa e cadeiras na varanda! Outra falha imperdoável para a categoria do hotel.

------------------------------------

Na terça-feira 21 de Maio fizemos um passeio pelo centro histórico de Évora, do qual só temos a tradicional foto do templo romano:
agoo_gl_eoIq_.jpg


Depois do curto passeio por Évora, pegamos o carro para dar uma volta pelo Alentejo Central. Abaixo o mapa do passeio como foi planejado. Devido ao curto tempo que tínhamos naquela tarde, eliminamos as visitas a Estremoz e a Monsaraz.
agoo_gl_fpEo_.jpg


Nossa primeira parada foi Arraiolos, sugestão da minha esposa, que durante muitos anos confeccionou na nossa casa diversos tapetes com a técnica de tecelagem de Arraiolos. Nós achamos Arraiolos uma cidade muito simpática.

A Praça Lima e Brito, onde comemos um bom almoço:
agoo_gl_WYVd_.jpg


agoo_gl_a7PF_.jpg


Rua do centro de Arraiolos:
agoo_gl_L9K2_.jpg


Castelo de Arraiolos:
agoo_gl_W5Rs_.jpg


Arraiolos e a planície Alentejana, vistas do Castelo:
agoo_gl_sLcf_.jpg


Depois de Arraiolos, passamos por Vila Viçosa, uma simpática cidade.

Foto da entrada do Castelo de Vila Viçosa:
agoo_gl_ZBH8_.jpg


A seguir, fizemos uma parada para um café em Elvas e pegamos de novo a estrada, rumo a Évora, via EN 373 e EN 254. No caminho, fizemos uma parada no Miradouro da Juromenha (São Lázaro).

A Fortaleza de Juromenha, às margens do Rio Guadiana:
agoo_gl_WmWc_.jpg


agoo_gl_qvJx_.jpg


Terras espanholas, do outro lado do Rio Guadiana:
agoo_gl_lLtq_.jpg



O percurso de Elvas até Évora, pela EN373 e depois pela EN254, é muito bonito. As planícies e colinas alentejanas tem alguma semelhança com a região do Pampa, que abrange a metade sul do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, boa parte do Uruguai e uma parte da Argentina. Em muitos momentos nós nos sentimos viajando "em casa". A diferença fica na nomenclatura: aqui no Rio Grande do Sul nós chamamos as colinas de "coxilhas", devido a influência uruguaia, pois no Uruguai as colinas se chamam "cuchillas"...

Depois deste passeio pelo Alentejo Central, fomos para o Évora Hotel e descansamos, para ficarmos prontos para a próxima etapa da viagem: o Algarve.
 
Top