Novidades

[Report] 22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010 - Parte 3 - Montalegre e Gerês

PauloBR

Membro Ativo
22 dias em Portugal - Maio/Junho de 2010 - Parte 3 - Montalegre e Gerês

Olá, este é o 3º report da série "22 dias em Portugal - Maio-Junho de 2010".

Resumo anterior:

Começamos a viagem pelo Porto em 15 de Maio. Ficamos 3 dias no Porto e 2 dias em Paredes. Visitamos o Porto, a região do Médio Douro, Peso da Régua, Viana do Castelo, Caminha, Valença, Guimarães e Braga.

Chegamos a Montalegre na quinta-feira 20 de Maio. Viajamos desde Paredes (Porto), com paradas em Guimarães e Braga. A Parte 2 - Minho - desta série de reports tem os detalhes deste itinerário.

Em Montalegre nos hospedamos no Montalegre Hotel, um 3 estrelas com boas acomodações e quartos muito espaçosos. O hotel tem restaurante, piscina interna aquecida, sauna. Nosso quarto era no último piso nos fundos do hotel, com uma bela vista para os campos e montanhas dos arredores da cidade. O banheiro era espetacular, pois sua grande janela pode ser totalmente aberta para se apreciar a vista do campo e das montanhas. Durante o dia, o único som que se ouvia era o balir das cabras numa quinta próxima. À noite, ouvia-se os cães latindo e às vezes o som da enorme hélice do gerador eólico do hotel, que girava muito rápido com os ventos da madrugada. Enfim, um local bucólico, tranquilo, excelente para um descanso.

Entrada do Castelo de Montalegre:
agoo_gl_5ahx_.jpg


As lindas paisagens dos arredores de Montalegre, vistas do Castelo:
agoo_gl_GOBP_.jpg


agoo_gl_YhTr_.jpg


Parte de Montalegre vista do Castelo:
agoo_gl_xKrD_.jpg


Foto tirada em frente à capela do Castelo:
agoo_gl_vEnl_.jpg


As duas fotos a seguir foram tiradas das janelas do nosso quarto:
agoo_gl_9DHH_.jpg


agoo_gl_tQk9_.jpg


A frente do Montalegre Hotel e o parque de estacionamento. O terreno do hotel é em declive e nos fundos o hotel tem 4 pisos.
agoo_gl_Au6g_.jpg


A tranquilidade das ruas de Montalegre...
agoo_gl_3sl4_.jpg



----------------------------------------------------------

No dia seguinte, sexta-feira 21 de Maio, fizemos um longo passeio pelo Gerês, cujo mapa segue abaixo. O caminho que fizemos na realidade tem uma diferença. O mapa do Google não conhece a ligação entre Fafião e a Pedra Bela (pontos F e H no mapa). Na verdade, esta conexão existe e o GPS NDrive nos indicou corretamente.
agoo_gl_6p72_.jpg


Rumo ao Gerês...
agoo_gl_T74M_.jpg


As montanhas rochosas do Gerês, que trouxeram do fundo da nossa memória lembranças dos Pirineus (daquela viagem pela Europa em 1978, lembram?)
agoo_gl_iivM_.jpg


A calma das vacas na estrada, entre o acesso a Pitões das Júnias e Tourém...
agoo_gl_mTrD_.jpg


Entrada de Tourém:
agoo_gl_nH6T_.jpg


Ruas de Tourém:
agoo_gl_plDT_.jpg


agoo_gl_Pn17_.jpg


agoo_gl_COKB_.jpg


O limite de Tourém com Espanha. A foto foi tirada no sentido de quem vem da Espanha. Em Tourém tive um pequeno prejuízo: perdi 8 Euros do saldo do meu telemóvel. Em Tourém o sinal da Telefónica é bem mais forte do que o da Optimus. Como o telemóvel estava com busca automática de operadora, entrou em roaming e fez diversos acessos à Internet. É que eu havia programado o telemóvel para verificar os e-mails a cada 30 minutos.
agoo_gl_Lalj_.jpg


A seguir, fotos do abandonado Mosteiro de Pitões das Júnias:
agoo_gl_CZJe_.jpg


agoo_gl_RRak_.jpg


agoo_gl_Gykz_.jpg


Eu, no alto da trilha que leva ao mosteiro, esperando a minha mulher voltar. Neste dia fazia um calor de 32º C, não me animei a encarar a trilha e me contentei com as fotos...
agoo_gl_Didi_.jpg


Barragem de Paradela:
agoo_gl_UaEy_.jpg


agoo_gl_Yio7_.jpg


A paisagem rochosa deste lado do Gerês:
agoo_gl_AHL1_.jpg


Espigueiros em Cabril, um pouco modernos pro meu gosto...
agoo_gl_vVkJ_.jpg


Logo na saída de Cabril, uma bela paisagem...
agoo_gl_cUs5_.jpg


Depois de tudo isto, tínhamos sede e fome. Sorte que achamos um bom lugar para descansar um pouco e comer alguma coisa. Pela surpresa que a hospitaleira dona do restaurante demonstrou ao nos atender, deduzimos que não é muito comum ver brasileiros nesta região...
agoo_gl_7Cbx_.jpg


Neste restaurante eu comi o melhor prego no pão de toda essa viagem por Portugal. O bife estava um pouco duro, daqueles que exige garfo e faca para comer, mas a relaxante paisagem compensou tudo...
agoo_gl_8FSj_.jpg


Depois do almoço, um tempinho pra apreciar as paisagens...
agoo_gl_zwl5_.jpg


agoo_gl_1MKr_.jpg


agoo_gl_iXKQ_.jpg


Fim do descanso e pé na estrada de novo:
agoo_gl_KaN6_.jpg


Depois de Cabril, procuramos com o GPS alguns miradouros conhecidos, mas não tivemos muito sucesso pois quase todos eram inacessíveis para o nosso carro. Felizmente, encontramos em boas condições o acesso ao estonteante Miradouro da Pedra Bela.

Caldas do Gerês vista da Pedra Bela:
agoo_gl_SwZ6_.jpg


A própria Pedra Bela:
agoo_gl_8EFR_.jpg


agoo_gl_c45f_.jpg


A parte final do acesso ao miradouro é um pouco perigoso, há que se ter muito cuidado!
agoo_gl_VA4n_.jpg


Mas o esforço é recompensado pela magnífica visão que se tem do Gerês:
agoo_gl_oPiy_.jpg


agoo_gl_dgKX_.jpg


Na Pedra Bela há um outro miradouro:
agoo_gl_x7MY_.jpg


agoo_gl_lk3t_.jpg


Da Pedra Bela descemos até Caldas do Gerês, compramos algumas peças de artesanato e a seguir voltamos direto para Montalegre pelas estradas principais.

E assim terminou o nosso passeio pelo Gerês. A lembrança que temos deste passeio é muitas vezes maior do que estas fotos sugerem. O Gerês apresenta uma sucessão interminável de belíssimas paisagens e é simplesmente impossível fotografar tudo o que se vê.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá Paulo... conseguiste fotografar a casa onde nasci...

Gostei de ver Montalegre pela tua perspectiva...

Este report está a tornar-se num excelente guia turistico.
 
Top