Novidades

[Report] 2 meses entre França e Suiça

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá a todos,

Em 2010 estive 5 dias, no mês de Fevereiro, em Genebra(Geneve como teimam chamar, em francês) e Basileia(Basel) e em Agosto e Setembro na região da alta saboia(Haute-Savoie) e um visitei um pouco da Suiça.

A cidade de Genebra tem pouco para ver, não é uma cidade turistica, mas à volta tem paisagens lindissimas e o lago Léman é destino de muitos franceses e suiços para passarem o verão.

Em Fevereiro rapei frio a valer, por mais agasalhado que estivesse, era dificil permanecer na rua por muito tempo e às vezes tinha de entrar numa loja ou num café, para aquecer. Fui a Basileia de comboio e achei a cidade mais interessante do que Genebra.

Genebra é a 2ª maior cidade da Suiça e o destino de muitos franceses, porque o ordenado é muito superior. Os suiços, por sua vez, vão fazer compras à vizinha França porque os produtos são muito mais baratos, excepto o combustivel.
O nível de vida em França é dos mais elevados do mundo e em termos de condições sociais, estão entre os primeiros. Uma vez ouvi dizer que há paises onde o povo tem medo do governo, em França é o governo que se tem de preocupar com o povo, por ter um passado reinvindicativo. Graças a esse passado, conseguiu uma das sociedades mais avançadas a nivel social e cultural e consequentemente isso traduziu-se no bem estar e num maior equilibrio entre o tempo para a familia e o lazer e o tempo de trabalho.
Podemos tomar alguns exemplos no concreto, para melhor perceber o alcance da sociedade francesa, a educação e saúde é totalmente gratuita, muito embora tenham elevados gastos com os materiais escolares e penso que, com medicamentos. O Estado garante cerca de 250€ por cada filho até aos 2(ou 3) anos de idade. Têm 25 dias de férias por ano e 35h de trabalho semanal. A quantidade de serviços gratuitos é enorme, desde ir um médico a casa de graça a ir uma assistente social 2x por semana durante 4h fazer a lida da casa no tempo de maternidade...

Na Suiça as coisas já são bem diferentes, muito embora o salário seja dos mais elevados do mundo, têm de ter um seguro de saúde obrigatoriamente, pagar a propina da universidade, as rendas das casas são altissimas, a comida é carissima...

Bom, vamos às fotos...

Fiquei em Messery 1 mês, localidade à beira do lago Léman, a 5 kms da fronteira com a Suiça.


Yvoire









Excenevex

 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Cirque du Fer à Cheval (Sixt-Fer à Cheval)



Chamonix / Mont Blanc
















 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido





Mer de Glace (glaciar)




Genebra em Fevereiro


A caminho de Basileia



Basileia





 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá,

Parabéns pela escolha dos locais e pelas fotos, que estão espectaculares.
Depois de ver essas imagens já fiquei com vontade de ir passear de novo. :)

Cumpr.
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Excelente!! :)
Adorei este report! Cada vez mais fico entusiasmada com turismo de natureza.
Parabéns.. as fotos são fantásticas, parecem postais.
Obrigado pela partilha.
 

Sunset

Inativo
Já fez uns anitos que percorri essa zona :)

Adoro paisagens naturais e quando aliado a essa natureza existe um cuidado com a preservação do património, é ouro sobre azul e realmente é o que acontece em grande parte da velhinha Europa,especialmente nessa zona :p

Com já tinha dito anteriormente estão fantasticas as fotos ... mostram bem a beleza desses lugares
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Cláudio

Excelente Report :).
Bem, as fotos dessas paisagens...não há palavras.
Realmente, tal como dizes, Genebra não tem muito para ver. Mas a Suiça é um país com excelentes paisagens, e eu hei-de lá voltar, nem que seja só para praticar o meu maior vicio(snowboard) ou somente para visitar.

Cumprimentos
 

Bee

Membro Conhecido
Este report tinha-me passado completamente ao lado.

Que fotos maravilhosas!!
Parabéns!!
 
Top