Novidades

[Report] 2 dias em Xangai, China

Olá a todos. Este é o meu último tópico sobre a minha mais recente viagem à Ásia, com passagem pela China, Japão e Coreia do Sul.
Voámos desde o Porto para Xangai pela Swiss Air, com escala em Zurique. Assim que chegámos a Xangai, voltamos a voar para a Coreia, dias mais tarde para o Japão e só no final da viagem voltamos para Xangai com o objetivo de conhecer a cidade, antes do regresso a Portugal. Na prática estivemos lá dois dias completos. Não só devido a algum cansaço do resto da viagem, mas também por alguma desmotivação em relação à cidade, não a explorámos como tínhamos pensado. Deixo dois vídeos que montei dos sítios que mais gostámos.

The Bund

O ponto alto da cidade para nós. Fica à beira do rio Huangpu. A vista sobre todos os prédios é maravilhosa, sobretudo entre o final do dia e o início da noite. Juntam-se milhares de pessoas para contemplar uma das paisagens mais populares da cidade. Percebe-se porquê:


Recomendação: pode partir-se do People's Square e percorrer a Nanjing Road até chegar ao Bund. A rua que lá vai dar também é muito popular e tem muitas lojas para compras.

Yu Garden / Yuyuan Garden

É provavelmente o jardim mais popular de Xangai. Paga-se para entrar, mas vale a pena o passeio. Fomos num dia de chuva, o que pode ter dificultado a manobra, mas ajudou a que houvesse menos gente.


O Yu Garden fica muito perto do Old Town Market, que também é das zonas mais populares e cheias de gente. Tem muita coisa para comer e comprar. Nomeadamente recordações que ficam muito baratas.

Em conclusão...

Pelos vídeos percebe-se que há beleza na cidade, mas diria que não é das mais fáceis de digerir. Uma coisa que nos marcou foi o cheiro. Muitas das zonas principais cheiravam a lixo, que era comum encontrar nas ruas. Mas o mais chocante era encontrá-lo à porta dos restaurantes. Por vezes um mau cheiro tremendo à porta de casas que serviam comida. Alguns restaurantes bem cotados no Tripadvisor ficavam perto do People's Square, numa rua que cheirava muito mal. Curiosamente a comida era boa. Nas zonas de turistas, a comia era fraca. O atendimento igual. Muita gente a servir e quase sempre pouca eficiência e zero simpatia.

Ao nível dos hotéis, há muita oferta, pelo que é possível encontrar boa acomodação a bom preço. Nesse aspecto achámos tudo muito limpo e em boas condições nos sítios onde ficámos.

Diria que Xangai tem muito para oferecer e há certamente coisas boas e bonitas. Mas é preciso ir com a mente aberta, pois de facto há costumes muito diferentes e, por comparação com a Coreia e o Japão, de onde vínhamos, ainda se tornam mais evidentes.

Old Town:
IMG_20170522_154614_01.jpg

IMG_20170522_163657.jpg


Nanjing Rod:
IMG_20170522_220508.jpg


Adorámos este Hot Pot:
IMG_20170523_212735.jpg
 

rum

Membro Conhecido
Xangai tem muito para oferecer, e sendo uma metrópole tem de tudo desde o muito mau ao muito bom. Não me recordo dessa situação do lixo, que não o normal para uma cidade destas, nem do cheiro, vinha de Pequim e se calhar lá essas situações são mais evidentes. Foi uma cidade de que eu gostei particularmente, mas eu gosto de grandes metrópoles.
 
Última edição:

d3ci0

Membro Conhecido
Uma das minhas viagens de sonho é conhecer o Japão, China e a Coreia do Sul, adorava conhecer um pouco mais sobre estas culturas e experimentar os sabores tão característicos de cada uma, sem dúvidas que deve ser uma experiência fantástica, muito obrigado pela partilha!
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Por acaso quanto estive por lá não me apercebi dessa situação do cheiro e passei mais que uma vez pela People´s street.
Não foi uma cidade que me encheu o olho tirando um ou outro ponto como referes, mas apenas aproveitei umas horas de escala para meter um olho pela cidade e vinha cansado da viagem que já trazia 3 semanas.
Obrigado pela partilha.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
É pena que a vossa experiência por Shanghai não tenha sido das melhores :confused:
Estive lá em Maio deste ano e também não me apercebi de grandes lixos ou maus cheiros... no meu caso foi no final da viagem com 15 dias por outras paragens mais pobres e desorganizadas, por isso, quando aqui cheguei quase pensei que estava no Ocidente pois havia imensos estrangeiros e pessoal a falar inglês.
Também gostei imenso da Bund e de ficar sentada à beira rio a ver o movimento ;)
 
Top