Novidades

[Report] 15 Dias pelos Balcãs - Parte 4/4: Kosovo, Albânia e Macedónia

PaulaCoelho

Membro Conhecido
15 Dias pelos Balcãs

A minha visita ao Kosovo, Albânia e Macedónia faz parte de uma viagem pelos Balcãs realizada em Outubro de 2015 e seguiu-se à passagem pela Bulgária, Sérvia, Bósnia, Dubrovnik e Montenegro (feitos reports). A minha passagem por estes três países foi curta mas deu para perceber que são os menos desenvolvidos e com menos infraestruturas a nível turístico, pelo que é uma boa altura para os visitar enquanto o custo de vida é barato e não há invasão turística.



REPÚBLICA DO KOSOVO


* Moeda: Euro
* Língua oficial: sérvio e albanês
* Locais visitados: Pec, Decani, Prizren. Não visitei a capital, Pristina.
* Hotel: 1 noite no Hotel Dukagjini em Pec Ajudem! Qual é o melhor hotel? e 1 noite no Hotel Venisi em Prizren Ajudem! Qual é o melhor hotel?
*O Kosovo continua a ser um território disputado, reconhecido como país independente desde 2008 por metade dos países membros da ONU e como província separatista da Sérvia pela outra metade. Na zona norte continuam a registar-se incidentes e o risco de minas é real, pelo que convém não sair dos percursos “normais”. Eu atravessei de oeste para sul ;)


Pec
*Cheguei a Pec ou Peja num sábado ao fim do dia e as ruelas e restaurantes (super baratos) do centro estavam inundadas de jovens.
Dei uma volta pelo centro e margens do Rio Lumbardhi pois o objectivo era visitar o Mosteiro Decani a 12 km da cidade. Existem vários museus e igrejas, o Patriarcado, parque…


Decani
*O lindíssimo Mosteiro de Decani é património da Unesco e localiza-se em Decani, no Kosovo mas é sérvio, sendo protegido pelas forças KFOR das Nações Unidas.
Na sua igreja encontram-se belos frescos e os restos mortais do Rei Sérvio Stefan Uros III.

*Os monges são extremamente simpáticos e acolhedores, tendo partilhado connosco, nos seus alojamentos, um bolito e um copo de boa Raki produzida pelos próprios.
Estivemos à conversa com um monge colombiano apaixonado por Portugal e por Coimbra que incrivelmente sabia cantar fados de Coimbra ;)

Prizren
* A paragem seguinte foi na segunda maior cidade do Kosovo, a agradável e pitoresca Prizren, a 58km de Decani. Esta cidade de população maioritariamente albanesa é dividida pelo Rio Bistrica, mantendo um ar medieval no seu centro antigo. Era Domingo, o tempo estava de sol e as esplanadas e ruas cheias de gente.

*Mesquita Sinan Pasha datada do séc. XVII, lado a lado com a moderna Ponte I Am Monument, homenagem à antiga Ponte Arasta destruída na guerra.

*A cidade tem várias pontes, igrejas e mesquitas, é palco do festival de cinema DokuFest em Agosto… e tem umas fantásticas instalações eléctricas!

*Museu Arqueológico com o seu belo pátio

*Igreja do Divino Salvador, da qual só restam as paredes, no caminho para a fortaleza, onde se obtém uma bela vista

* O Kosovo é bastante barato e aparentemente “mais pobre” que os países vizinhos mas tem belos locais ainda pouco explorados como as Montanhas Mariashi e Rugova, com o seu canyon e as grutas Gryka e Madhe, os Lagos Kuqishte e Batlava, as Cascatas Drini e Mirusha, as vinhas de Rahoveci e muito mais.


REPÚBLICA DA ALBÂNIA


* Moeda: Leke (1€ = 137 leke) – não se trocam Leke fora do país
* Língua oficial: albanês
* Locais visitados: a capital Tirana e Berat
* Hotel: 1 noite o Hotel Vila e Arte em Tirana Ajudem! Qual é o melhor hotel? e 1 noite no Hotel Grand White City em Berat Ajudem! Qual é o melhor hotel?
* Ao passar a fronteira para a Albânia o cenário também mudou um pouco. Está patente a modernização: passamos por bastantes obras, pontes e estradas boas e más nos 180km que percorremos até Tirana. Uma curiosidade são as dezenas de bunkers espalhados pelo caminho e que foram construídos durante os 40 anos da liderança de Enver Hoxha, alguns deles actualmente transformados em alojamentos para turistas, cafés e abrigos para animais.

Tirana
* Tinha pouca informação sobre a capital albanesa pelo que fui ao posto de turismo onde me deram algumas dicas e me venderam um mapa. Percebe-se que o turismo é ainda uma “novidade”… até alguns simpáticos locais nos perguntaram porque tínhamos escolhido o país para visitar! Mais tarde fizemos uma visita guiada pelos principais pontos turísticos e o resto da tarde foi livre.

*Praça Skanderbeg, com os seus edifícios governamentais modernos, a Mesquita Et’hem Bey, a Ópera, Torre do Relógio e o Museu Nacional de História

*Ponte Tanner

* Parlamento albanês, ao lado do qual existe um jardim com várias estátuas e está em construção uma mesquita que será uma das maiores da Europa.
Algumas ruas da zona têm nomes de figuras americanas como Rruga George Bush…

*Castelo de Tirana ou Fortaleza de Justiniano. Nesta zona com ruas pedestres decorria o festival de cerveja Octoberfest (muito mais simples que os alemães)

*A polémica Pirâmide/Palácio da Cultura desenhada pela filha do ditador Enver Hoxha para albergar um museu a ele dedicado, pelo que é vista como um dos símbolos do comunismo na Albânia. Está meio ao abandono e os jovens aproveitam para trepar ao seu exterior.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
*Catedral de St. Paul

*Passamos também pelo Parque Rinia com as suas fontes, pela Catedral Kisha (homenageia a Madre Teresa de Calcutá que é de etnia albanesa), pela residência de Enver Hoxha, pelo Museu Arqueológico, pelo Rio Lane e por vários parques (o Postblloku tem um bunker e um pedaço do Muro de Berlim). Na zona existem vários lagos, o mais perto é o lago Parku i Madh Kodrat que fica a cerca de 3km.

Berat
* A 130km de Tirana situa-se a bela Berat onde fizemos uma visita guiada. Na vista sobre a cidade sobressai a enorme universidade.

*No topo da montanha existe uma fortaleza e no complexo algumas casas familiares, café, restaurantes, hotéis, museu, ruínas do castelo e igrejas e uma bela vista sobre a cidade. Subimos de autocarro mas descemos até ao centro por uma imensa escadaria de pedra pelo meio do arvoredo.

*No centro histórico podemos visitar as ruínas de um antigo palácio, a catedral, Museu Etnográfico, mesquitas e as ruelas do bairro Mangalemi com as suas casas típicas.
Na encosta virada para o bairro Gorica podemos observar a isolada Igreja de São Miguel.

*Atravessando a Ponte sobre o Rio Osum chega-se ao bonito Bairro Gorica com as suas casas do período otomano

*No dia seguinte percorremos 190km de montanhas e vales, passando por muitos bunkers até avistar o Lago Ohrid e a fronteira para a Macedónia e deixar para trás este país tão hospitaleiro. A Albânia tem muitos outros locais merecedores de uma visita, tais como os Alpes albaneses, Saranda, Ksamil, Gjirokastra, Butrint, Kruja, Vlore, a costa do Mar Jónico, parques naturais… e um bom vinho tinto que bebemos no hotel em Berat ;)



REPÚBLICA DA MACEDÓNIA

* Moeda: Denar (1€ = 60 denar)
* Língua oficial: macedónio
* Locais visitados: Mosteiro de St. Naum e Ohrid. Não visitei a capital, Skopje.
* Hotel: 1 noite no Hotel Villa Dislievski em Ohrid ★★★★ Villa Dislievski, Ohrid, Macedónia
* A Macedónia adoptou o nome de Antiga República Jugoslava da Macedónia devido a conflitos com a Grécia que tem uma região que também se chama Macedónia.


Parque Nacional Galicica
*O Parque Nacional Galicica cobre uma área de cerca de 25 hectares, com montanhas e picos com mais de 2200m, de um lado tem o Lago Ohrid e do outro o Lago Prespa e tem vários monumentos, como o Mosteiro de St. Naum e a Igreja Mãe de Deus, locais arqueológicos e as nascentes de St. Naum que fluem para o Lago Ohrid.
À entrada existem várias lojas e restaurantes e é possível chegar ao parque de barco desde a cidade de Ohrid.

*O Mosteiro de St. Naum é um dos mais importantes da Macedónia e nele encontram-se os restos mortais de St. Naum.
Naum fundou o mosteiro em 905 e dedicou a vida à criação do alfabeto eslávico ou cirílico. O bilhete custa 100 denar.

*A caminho da cidade de Ohrid passamos por mais um enorme bunker.

Ohrid
*A vila com o nome do lago tem uma zona muralhada no topo que é habitada e tem diversos locais de interesse: Fortaleza Samuil, Teatro Antigo, Igreja de São João Kaneo, Mosteiro São Clemente e São Pantaleão, Virgem Maria, Museu e espaço arqueológico Plaosnik.

*Para lá da Igreja Medieval de S. Clemente e São Pantaleão, caminhado pelo meio do arvoredo e por um caminho empedrado temos uma linda vista sobre o lago e a Igreja de São João Kaneo, datada do séc. XIII.

* Estava a anoitecer pelo que descemos à igreja e regressámos ao centro da vila por um passadiço ao longo do lago.
A oferta turística é grande e ao longo da margem existem hotéis, restaurantes e bares.

*A minha passagem pela Macedónia foi curta… gostaria de ter ficado mais tempo para explorar melhor e conhecer a sua capital Skopje bem como os muitos parques naturais.

*E assim terminam os meus reports sobre estes 15 dias pelos Balcãs. A viagem foi fantástica! Permitiu ter uma ideia de alguns países para onde ainda não tinha pensado viajar.
Por enquanto são países onde o custo de vida é mais barato que em Portugal (excepto Dubrovnik) e por todo o lado encontrei um povo simpático, que apesar das diferenças linguísticas se esforça por comunicar e acolher muito bem. Voltaria sem pestanejar a qualquer dos destinos visitados!

Até à próxima aventura :);)
 
Última edição:

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Paula,

E chegou ao fim este maravilhoso report ... Fiquei bastante surpreendido com o que vi... São países que me dizem/diziam muito pouco..

Gostei bastante do que vi :)

Muito obrigado pela partilha e no meu caso por me proporcionar conhecer destinos até agora completamente desconhecidos..
 

Nika

Membro Conhecido
Olá @PaulaCoelho !
Que viagem espectacular. :) Obrigada por partilhares connosco.
A Macedónia parece-me ser bem interessante, que pena que estiveste pouco tempo por lá.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Uma grande e interessante viagem.
Gostei bastantes dos report's, apesar de não ser uma zona do globo que me atraia.
Boas viagens ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pelos vossos comentários.
Alguns não são destinos muito comuns por aqui, daí ter decidido partilhar a minha viagem balcânica ;)
O próximo report que planeio fazer já deve ser mais apelativo para mais pessoal... Peru :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @PaulaCoelho,

Isto é serviço público, que belo report de destinos não muito vistos por aqui e que confirmam a ideia que já tinha, esta zona da europa é de facto espetacular.

Obrigado pela partilha.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Mais um report muito interessante. Gostei particularmente das fotos da Macedónia.
Mais alguns países para a lista.
Obrigado pela partilha.
Estou a ver que ainda vais conseguir fazer o report do Perú primeiro que eu. o_O
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@ploferreira, esta zona tem muito mais para oferecer do que o pouco que eu vi.. mas já me serviu para "abrir o apetite" ;)

@Jorge Gonçalves, foi pena só estar um dia na Macedónia... uns dias no Parque Galicica e à beira do Lago Ohrid teria sido fantástico!
Quanto ao Peru, ainda nem comecei! Mas é o próximo na lista ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Muito bom !!
Uma excelente viagem, retratada em 4 reports interessantes e com boas explicações. Obrigado pela partilha desta aventura pelos Balcãs:(
 
Top