Novidades

[Report] 15 Dias pelos Balcãs - Parte 3/4: Dubrovnik e Montenegro

PaulaCoelho

Membro Conhecido
15 Dias pelos Balcãs

A minha visita a Dubrovnik e a Montenegro faz parte de uma viagem pelos Balcãs realizada em Outubro de 2015 e seguiu-se à passagem pela Bulgária, Sérvia e Bósnia (feitos reports).


CROÁCIA

* Moeda: Kuna (1€ = 7,68 kunas)
* Língua oficial: croata
* Locais visitados: Dubrovnik
* Hotel: 2 noites no Hotel Dubrovnik em Lapad Ajudem! Qual é o melhor hotel?


Dubrovnik
* Cheguei a Dubrovnik ao fim do dia vinda da Bósnia, a tempo de dar um passeio pela zona e escolher restaurante entre os muitos existentes em Lapad, a 3-4km da cidade velha.
Pela manhã desci a rua do hotel e fiz uma caminhada pela zona da praia antes de seguir para a cidade velha para um tour pedestre guiado.

* Na cidade velha entre os portões Pile e Ploce percorre-se a rua principal, Stradun Street até à marina. Ao longo da rua passa-se por vários pontos turísticos: Fonte de Onofrio, Mosteiro Franciscano (4€ para visitar o claustro e a farmácia mais antiga da Europa), Igreja Dominicana e Campanário, Coluna de Orlando, Igreja S. Brás, Palácio Sponza e mais…

*O tempo estava com chuviscos intermitentes mas eis que quase no final do tour desabou o dilúvio! Felizmente existem igrejas e cafés para nos acolher.

* Quase a desesperar por não poder percorrer as muralhas eis que o tempo acalmou!
Lá fomos nós cinco, pelo meio de vento e chuviscos mas valeu bem a pena a caminhada;) O tour custa 100 kunas.

* A 5 minutos do Pile Gate, fora das muralhas, fica a Fortaleza Lovrijnac mas o vento desencorajou o passeio até lá.
Também o teleférico estava fechado (custa 100 kunas ida e volta).

* A meio da tarde fomos de autocarro para Lapad (10 kunas) tendo saído na zona da marina onde ficam os barcos de cruzeiro e percorrido o resto a pé… sem chuva!

* Em Lapad, descendo a rua dos hotéis é possível fazer uma bela caminhada ao longo das praias e das arribas e descobrir belos recantos.

* A baía vista da estrada que nos levará ao próximo destino. A visita foi curta e impõe-se um regresso para conhecer um pouco mais da beleza da Croácia.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
MONTENEGRO

* Moeda: Euro
* Língua oficial: montenegrino, sérvio, bósnio, albanês e croata
* Locais visitados: Herceg Novi, Perast, Kotor, Cetinge. Passei pela capital, Podgorica, mas não a visitei.
* Hotel: 1 noite no Hotel Marija em Kotor Ajudem! Qual é o melhor hotel?

Herceg Novi – Stari Grad
* No dia de hoje percorremos cerca de 100km desde Dubrovnik a Kotor, ao longo da baía, tendo feito a primeira paragem na Cidade Velha de Herceg Novi. O tempo manteve-se de chuviscos mas permitiu passear pelo centro, visitar a igreja e o mercado e ir até à Fortaleza Kanli Kula. A cidade tem outras fortificações, igrejas, citadela e muitas escadarias!

* O plano era parar pelo caminho na zona do ferry e fazer um passeio de barco às ilhas que se encontram na baía: a Ilha de São Jorge que tem um mosteiro beneditino e a artificial Ilha da Pedra que tem a Igreja de Nossa Senhora do Lago… mas o tempo voltou a trair-nos e desabou mais um dilúvio!

Perast
* Meio ensopados da chuva lá fomos almoçar a Perast, que dista 30km de Herceg Novi. O tempo melhorou um pouco e permitiu dar uma volta pela vila e fotografar.

Kotor
*Após 12 km chegamos à bonita vila que dá o nome à baía. Kotor é uma cidade fortificada, com casas de pedra, muitas igrejas (só se paga a Catedral St. Tryfon), esplanadas e uma fabulosa muralha ao longo do Monte St. Ivan… são apenas cerca de 1400 degraus até ao topo!
Atravessámos o portão de entrada até ao hotel sob chuva, fizemos um city tour e o restante tempo foi livre. Subimos um pouco da muralha mas entretanto anoiteceu.
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
*De manhã não resisti à tentação de subir ao topo da muralha. Paga-se 3€ mas antes das 8h não estava ninguém a cobrar bilhete. A paisagem pelo caminho compensa o esforço de subir tantos degraus de pedra escorregadia, irregular e íngreme. A meio caminho dá para descansar um pouco na Igreja Nossa Senhora da Saúde. Repetiria sem dúvida!

* As praias, Budva e o Mar Adriático a caminho da próxima paragem, Cetinge.

Cetinje
* Esta pacata cidade situada junto ao Monte Lovcen (Monte Negro) foi a capital do Reino de Montenegro e alberga um mosteiro riquíssimo, onde se encontram os restos mortais de São Pedro de Cetinje, a mão direita de São João Batista e inúmeras relíquias religiosas (vestes, quadros, relicários, jóias, estátuas e muito mais) literalmente fechadas à chave.
A entrada no mosteiro é paga, limitada e as obras encontram-se em divisões fechadas com ambiente condicionado para preservação, não sendo possível fotografar.

* Passagem pela actual capital, Podgorica (assim de passagem não pareceu muito interessante)

* Em seguida fizemos 250km pelas montanhas, atravessando o Canyon do Rio Morača e o Parque Nacional Biogradska Gora a caminho do Kosovo, com algumas paragens para almoçar e fotografar a bela paisagem.

* Montenegro é um país pequeno e lindíssimo, repleto de montanhas, fiordes, vilas medievais bem conservadas, vistas espectaculares e merecedor de uma nova visita.

*Depois desta passagem por Dubrovnik e por Montenegro é hora de seguir viagem… a minha aventura pelos Balcãs continua no próximo e último post, dedicado ao Kosovo, à Albânia e à Macedónia :);)
 
Última edição:

Oscar Reis

Membro Conhecido
Paula... fantástico mesmo.
Falta a última parte e ficará um excelente manual dos Balcãs.

Waiting... ;)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Paula!
Que pena que apanhaste chuva em Dubrovnik. :(
O Montenegro também está na minha lista. Vou esperar para ver o teu próximo report para ver se seria interessante "juntar" a Albânia ao Montenegro numa futura viagem. ;)
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Que belo Report, gostei muito de rever algumas cidades por onde já passei, tal como eu também não escapaste à chuva em Kotor :(

Vou ficar de olho no próximo report porque estou a ver que esta zona dos Balcãs tem destinos maravilhosos.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Mais uma parte deste report, mais uma vez muito obrigado pela partilha.
Vai ficar aqui um belo guia da zona.
Boas viagens, e venha de lá essa ultima parte ;)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pelos vossos comentários.
@Nika, os países do próximo report são os menos desenvolvidos a nível turístico. Estão a dar os primeiros passos, por isso, é uma boa altura para os conhecer antes que venha o turismo em massa e os preços aumentem ;)
@ploferreira, a chuva persegue-me hehe! Tenho muitas vezes férias em Maio/Junho e Outubro, por isso, a chuva faz muita vez parte do menu... mas não deixo que me atrapalhe ;)
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Mais um excelente report! Diria que este é o que tem as fotos mais espetaculares, aquelas paisagens são maravilhosas. Estou bastante expectante para conhecer o Montenegro no próximo mês! No meu caso, vou estar em Kotor e Budva.
Mais uma vez, obrigado pela partilha.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Jorge Gonçalves, em Kotor não deixes de subir à muralha! São muitos degraus mas é muito mais do que mostrei e depois do que subi ainda tem muralha para o outro lado.
É um passeio espectacular. Adorei Montenegro... acho que terei de regressar para ir às ilhotas da Baía ;)
 
Top