Novidades

[Report] 15 Dias pelos Balcãs - Parte 2/4: Bósnia e Herzegovina

PaulaCoelho

Membro Conhecido
15 Dias pelos Balcãs
A minha visita à Bósnia e Herzegovina faz parte de uma viagem pelos Balcãs realizada em Outubro de 2015 e seguiu-se à passagem pela Bulgária e Sérvia (feito report).


BÓSNIA e HERZEGOVINA

* Moeda: Marka convertida (1€ = 1,95 KM)
* Língua oficial: bósnio, servo e croata
* Locais visitados: Visegrad, a capital Sarajevo, Mostar e Radimlja
* Hotel: 2 noites no Hotel Hayat Ajudem! Qual é o melhor hotel?

Visegrad
* Atravessámos a fronteira Sérvia-Bósnia e os 27km que separam Mokra Gora de Visegrad. O objectivo era visitar a Ponte otomana Mehmed Pasha Sokolovic sobre o rio Drina, datada de 1571, Património da Unesco e famosa pelo romance do nobel Ivo Andric, “A Ponte Sobre o Drina”.


* Pode atravessar-se a ponte e subir ao miradouro (o que fiz) ou caminhar pela vila até um local chamado “Andricgrad” ou cidade de pedra, mais um local saído da imaginação de Emir Kusturica e onde é possível conhecer os personagens do romance de Ivo Andric.

* Por bonitas paisagens percorremos os 120km que nos separam de Sarajevo, onde chegamos ao final do dia e onde ficamos duas noites.


Sarajevo
* Chegámos a Sarajevo a horas de procurar onde jantar e dar um passeio por Bascarsija, zona do antigo bazar tipicamente árabe e centro histórico e cultural da cidade, repleto de restaurantes, lojas, mesquitas e obras na praça em volta do fontanário Sebilj (diz-se que quem beber da fonte regressará à cidade)

*Para lá da neblina matinal ficam as pistas de bobsleigh onde tiveram lugar os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984, na antiga Jugoslávia

* Sarajevo foi uma boa surpresa! Adorei esta acolhedora cidade atravessada pelo Rio Miljacka e com diversas pontes, como a Vrbanja que divide a parte muçulmana da cristã e a Latina onde foi assassinado o Arquiduque Franz Ferdinand, despoletando a Primeira Guerra Mundial. A cidade foi reconstruída mas notam-se marcas da guerra, prédios com orifícios das balas (segundo a guia é para nunca esquecerem o passado) e existem muitos cemitérios. Após o city tour de 3 horas, o dia foi para explorar à vontade.

* Biblioteca Nacional e Museu – antigo edifício governamental destruído na guerra de 1992 pelos sérvios, tendo sido destruídos mais de 2 milhões de livros e documentos

*Mesquita do Sultão

* Museu de Sarajevo – junto à esquina onde Franz Ferdinand e Sophia foram assassinados em 1914

* Ruínas históricas de Talishan, local mandado construir no séc.XVI pelo governador Gazi Husref-bey para albergar caravanas até 90 hóspedes e seus cavalos gratuitamente.

*Uma das antigas pousadas que hoje alberga escritórios e esplanadas

*Catedral do Sagrado Coração de Jesus, a maior da Bósnia, frente à qual existe uma estátua de João Paulo II e um mosaico no chão para que não se esqueça a guerra

*Igreja Ortodoxa da Sagrada Mãe, em cuja praça os locais se distraem a jogar xadrez

*Mosaico que divide Este e Oeste, a parte muçulmana da cristã, sendo um símbolo de paz, convivência e tolerância.

*Mesquita Gazi Husrev-Bey, data de 1531 e é a mais importante da Bósnia, complexo que inclui vários edifícios: Medressa, hammam, biblioteca, museu, torre do relógio…

*Mesquita Havadze na Praça de Bascarsija
 
Última edição:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
* Bazar turco e Rua dos Ferreiros

*Prédios modernos fora do centro, lado a lado com prédios esburacados pelos tiros, a caminho do Túnel de Guerra, pela conhecida “Avenida dos Snipers”

*A visita ao Túnel de Guerra foi comprada de manhã numa agência do centro, a Sarajevo Insider Sarajevo Insider - Your tourist guide., com entrada, guia e transporte.
O túnel tem cerca de 800 metros, passa por baixo do aeroporto e era a única entrada e saída da Sarajevo ocupada durante a Guerra de 1992-1995. Percorremos apenas uns 25m do túnel após visitar o museu e assistir a um pequeno filme sobre a guerra.

*Visita à exposição sobre o Massacre de Srebrenica, o assassinato de mais de 8000 bósnios muçulmanos em 1995 pelo Exército Bósnio da Sérvia.
A Galeria situa-se na praça junto à Igreja do Sagrado Coração e o bilhete custa 12 markas.

*Um bom passeio de fim de dia é subir a colina desde o centro, atravessar o Cemitério Muçulmano Alifakovac e observar o pôr-do-sol sobre a cidade a partir da Fortaleza Amarela, antigo forte do séc. XVII onde hoje existe um café. Existem inúmeros pequenos cemitérios espalhados pela cidade (e pelo país), sendo este merecedor de uma visita.

* Pela manhã fizemos os 128km que separam a espectacular Sarajevo da bela Mostar

Mostar
* É a cidade mais importante da Herzegovina e é famosa pela sua ponte velha “Stari Most” sobre o Rio Neretva.
A ponte velha data de 1566 e foi destruída na guerra de 1992, tendo colapsado no rio em 1993. A reconstrução iniciou em 1997 com patrocínio da Unesco.

* O claustrofóbico minarete da mesquita Koski Mehmed Pasha: estávamos 6 no miradouro no topo e para mudar de vista tínhamos todas de dar a volta pelo minarete

* Casa típica no Museu Muslibegovic

* Marcas da guerra

*Na ponte estão sempre alguns locais que saltam para o rio se forem pagos para tal


Radimlja
*Após o almoço fizemos os 146km que nos separavam de Dubrovnik, parando ainda em Radimlja para observar as pedras gravadas “Stecci Unic”, um cemitério medieval com 133 túmulos de pedra. A maioria das pedras desta necrópole data do séc. XV e XVI.
* Existem locais lindíssimos a visitar na Bósnia: Blagaj (perto de Mostar), Cataratas de Kravice, Pocitelj, Doboj, Parque Nacional Una, montanhas e desfiladeiros…

* Depois da passagem pela Bósnia e Herzegovina é hora de seguir viagem… a minha aventura pelos Balcãs continua no próximo post, dedicado a Dubrovnik e a Montenegro :);)
 
Última edição:

carla08

Membro Conhecido
Estou a gostar bastante, espero os restantes!
Obrigada
 
Última edição por um moderador:

Saruka

Membro Conhecido
Grande Aventura ! :) Eis uma viagem que me imagino perfeitamente a fazer!
Estou a gostar muito. Fico a aguardar as restantes partes :)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Obrigada pelos vossos comentários :)
Sou apaixonada pela Europa e este "cantinho" bósnio deixou-me cheia de vontade de voltar para explorar mais;)
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Paula!
Obrigada por partilhares connosco a tua viagem. :)
Também eu sou uma apaixonada pela Europa e com o teu report já fiquei a conhecer mais um bocadinho desse lindo país.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Eu, confesso que estou a ficar apaixonado....

Obrigado pela partilha.... e as fotos estão 5*
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Este report vai dar-me muito jeito daqui a umas semanas, em Mostar e Sarajevo! As fotos estão muito boas e elevou as minhas expectativas!
Obrigado pela partilha! ;)
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
@Jorge Gonçalves, acho que vais adorar Sarajevo. "Respira-se" história por todo o lado, as pessoas são muito simpáticas e foi uma das cidades onde ficaria mais uns dias se pudesse. Em Mostar, caso tenhas tempo existe pertinho um local chamado Blagaj que tive pena de não ter conhecido pois vi fotos lindas de morrer.
Tem umas excelentes férias ;)
 
Top