Novidades

[Report] Évora

Andronikus

Membro Novo
Feriado municipal em Aveiro (12 de Maio... abençoada Santa Joana) que este ano coincidiu com uma quinta-feira... E claro... lá se meteu a sexta e se aproveitou um fim de semana prolongado.
Évora foi a cidade escolhida para a visita... e como ia fazer a viagem sozinho decidi utilizar o comboio para fazer o trajecto Aveiro-Évora-Aveiro (fazendo a reserva com antecedência fica mesmo muito em conta... e entre Alfa Pendular e Intercidades a viagem faz-se muito bem) e o booking para arranjar dormida! Para 3 dias o preço ficou bastante em conta...

Aqui ficam algumas imagens da viagem:

O famoso templo Romano
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_IMG_20160513_103259.jpg


A Sé de Évora (fiquei abismado com este edifício e a sua história)
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_S_C3_A9.jpg


Claustro da Sé
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_Claustro.jpg


Vista do telhado da Sé
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_TelhadoSe.jpg


Quase de todos os pontos da cidade se pode ver um pedaço da Sé
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_S_C3_A9Ruinas.jpg


A famosa Capela dos Ossos

adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_CapelaOssos.jpg


Aqueduto das águas (pelo que me explicaram eram crianças que o limpavam!)
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_Aqueduto.jpg


Pormenor das casas já embutidas no aqueduto!
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_Aqueduto2.jpg


Muralhas da cidade
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_Muralhas.jpg


Praça do Giraldo
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_Pra_C3_A7aGiraldo.jpg


Colégio/Universidade
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_Uni_Colegio_EPS.jpg


Ruelas da Cidade
adl.dropboxusercontent.com_u_59751769_Evora_Ruelas.jpg


Ainda existem mais uns quantos de sítios que fui mas que não vou acrescentar aqui... espero que já dê para o pessoal que ainda não conhece Évora possa ficar com uma ideia acerca da cidade. Em comparação com Aveiro é bem mais acidentada e é necessário alguma disponibilidade física :) para a percorrer de lés a lés. Tive a felicidade de a visitar numa altura em que as temperaturas, apesar de já ser altura para estar quente, estarem amenas o que deu para calcorrear a cidade sem muito problema de temperatura.

Apesar das 3 dormidas em Évora, na verdade apenas aproveitei dois dias para andar na cidade que a meu ver foi o suficiente... no ultimo dia já quase que conhecia os caminhos de cor e ainda tentei fazer geocaching.

Os meus comentários:
(+) É uma cidade com bastante história e um grande numero de edifícios dignos de serem visitados (ok é quase tudo a pagar... até mesmo o colégio/universidade queriam que eu pagasse...) assim como para quem gosta de fotografia.
(+) Cidade com muitos turistas a visitar... Com facilidade se trava um dedo de conversa com alguém de um pais qualquer.
(-) Não gostei muito da comida por lá... Então a carne de porco à alentejano que comi é para esquecer... ok, só quando me sentei e pedi é que fui ver as reviews do restaurante que não eram nada boas... As coisas por ali também são muito caras... é feito para turistas! 1.40€ por uma agua 1.5l? E também as pastelarias / confeitarias que por ali andam não abundam em escolha para o freguês... provavelmente pode ser de estar mal habituado!
E foi assim... primeira aventura sozinho por terras lusas... quem sabe se uma preparação para outros voos!

Espero que seja util para o pessoal que ainda não visitou e queira visitar a cidade... Eu espero lá voltar um dia ;)
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Muito obrigado pela partilha :)
É uma das cidades que pretendo ir muito em breve ;)

Boas Viagens :)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Andronikus , obrigada pela partilha!
Já não vou a Évora há uns bons 5 anos, é uma cidade muito bonita e com um rico património.
Estas fotos reflectem bem isso.
Belo report, e continuação de boas viagens. ;)
 

carla08

Membro Conhecido
Olá, bela viagem e muito bem ilustrada :) Deverias ter pesquisado por aqui dicas de restaurantes, que de certeza que terias ficado com outra impressão da gastronomia do alentejo! Em relação ao pagar-se para entrar na Universidade, nunca ouvi tal coisa!!
Obrigado pela partilha
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Obrigado pela partilha! Évora é uma cidade bastante bonita.
Tiveste azar com a comida, pois Évora tem da melhor oferta gastronómica de Portugal, mas sim, a boa também é carota. Ao nível de pastelarias, tens razão, a oferta não abunda, mas também não podes comparar com Aveiro, que tem muitas e fantásticas pastelarias... por falar nisso, estou com muuuitas saudades de Aveiro! :)
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Parabéns pelo report.
Estive em Évora recentemente e também fiquei com a mesma opinião quanto ao preço e qualidade da refeições, caro e nada de especial, mas tendo em consideração a opinião de outros membros do Fórum, talvez tenha sido falta de sorte no que à qualidade diz respeito, já os preços pelo que via à porta dos restaurantes, é mesmo preço para turista.
Em relação à cidade gostei, e é perfeitamente possível visitar as principais atracções em pouco tempo e sempre a pé, o que é uma mais valia.
 

valter_2014

Membro Conhecido
Bom report
Já não vou a Evora a uns 10 anos, e também achei cara a gastronomia e com pouca oferta.
No entanto é uma cidade histórica, interessante para visitar.
 

jukas

Membro Novo
Conheço bem Évora pois vivi lá vários anos (durante a Universidade). Também voltei lá recentemente, no 25 de abril, após vários anos de interrupção... Sempre foi uma cidade cara e não tem uma pastelaria como as do norte... Mas come-se bem!
As fotos estão fantásticas! Parabéns!
ju
 
Última edição por um moderador:

rmonteiro

Membro Conhecido
à muitos bons anos que não vou a Évora, uns 20 à vontade.. era pequeno a ultima vez que la passei.
Obrigado pela partilha e (poucas) memorias que tive ;)
 

carla08

Membro Conhecido
Para quem vem de visita, tentem afastar-se da restauração perto das atracções principais, evitem comer nos restaurantes da praça do giraldo, aí sim é mesmo para turista. E tentem informar-se um pouco do que é típico para não sofrerem desilusões, porque carne de porco à alentejana, apesar do nome, não é um prato da região :)
 

Andronikus

Membro Novo
Para quem vem de visita, tentem afastar-se da restauração perto das atracções principais, evitem comer nos restaurantes da praça do giraldo, aí sim é mesmo para turista. E tentem informar-se um pouco do que é típico para não sofrerem desilusões, porque carne de porco à alentejana, apesar do nome, não é um prato da região :)
Mesmo as migas não eram lá grande coisa :)
 
Top