Novidades

[Report] Évora e Monsaraz (Agosto 2019)

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Há largos anos que aqui por casa estávamos para visitar esta região do Alentejo.
Por diversos motivos foi sempre adiada, e este ano foi o ano!

Em relação a Évora ficamos hospedados na Mouraria House localizada bem no centro histórico da cidade de Évora, ou seja uma localização perfeita para o que se pretendia!
A casa é pequenina, conta com uma cozinha, um quarto e uma casa de banho - ou seja tem mais do que o suficiente para duas pessoas.
Nota-se que foi remodelada à pouco tempo por isso ainda se encontra tudo praticamente novo.
Em relação a estacionamento é tudo pago dentro das muralhas no entanto existem diversos parques gratuitos a escassos minutos.

Em relação à cidade de Évora, apenas visitamos o centro histórico, ou seja a zona que fica dentro das muralhas!
É uma área que visita tudo num dia se visita tudo sem grandes correrias. Ou seja o ideal é dormir duas noites, para aproveitar o segundo dia todo completo!

Podem ver aqui o mapa que usei (dado na guest house pela proprietária): http://www.vision-grafica.net/assets/plano-evora-a4.jpg

Aqui não há grandes dicas.... é traçar um plano e ir percorrendo tudo a pé - das poucas recomendações é que para a Capela dos Ossos e para a Igreja de S. Francisco é aproveitar logo após o almoço... Quando chegámos não havia ninguém na fila, quando saímos já deviam ser mais de 100 pessoas! :D

Restauração:
Desaconselho os restaurantes na praça de Giraldo
Pedi "ajuda" ao Portal para restaurante e ainda à @carla08 (desde já uma vez mais obrigado), e fomos experimentar o Combinado e o Botequim da Mouraria. Dicas completamente perfeitas!
Ao Combinado fomos ao almoço (pensem em ir cedo senão já ficam à espera - assim depois vão logo à Capela dos Ossos). Simpatia e refeições excelentes!
Depois o Botequim da Mouraria (mesmo ao lado da Guest House) é um restaurante espectacular! À noite aceitam apenas 8 pessoas, porque a refeição é feita ao balcão (não há mesas), e os donos já há alguns anos que apenas servem uma "vaga" ao jantar! Chegámos a casa às 18h15 e já estavam duas pessoas à espera... Ou seja às 18:30 fui para a porta e já estavam 4..... Passado 5 minutos chega um casal com duas filhas... Ou seja.... Às 18h35 as vagas estavam cheias :D A partir daí foi chegar pessoal e quando chega o dono lá teve que educadamente mandar todas as outras pessoas embora. Nessa noite jantamos 10 pessoas (por causa do casal com as duas filhas).
Em relação ao atendimento e comida... Só posso dizer que valeu todo o tempo que tive à espera!!!

Para quem quiser comprar queijos e enchidos, aconselho a darem um saldo à Queijaria Cachopas (precisam de ir de carro mas vale a pena a visita) e ao Mercado Municipal!

Agora algumas fotos:
186739

186740

186741

186742

186743


A segunda parte do reporte é sobre Monsaraz!!!
Saímos de Évora depois do almoço, seguimos por Reguengos (zona com muitas adegas - não tivemos tempo para ir a nenhuma).


Em relação a Monsaraz....... É um pequeno paraíso no meio do Alentejo. A beleza da aldeia é ímpar e a paisagem sobre o Alqueva é brutal!
Infelizmente programámos mal esta tarde e devíamos ter levado roupa para ir dar um mergulho à praia fluvial de Monzaraz (acho que vale a pena ficar por ali 2 horitas).
Na volta a Évora paramos para jantar em São Pedro do Corval (freguesia de Reguengos onde a Olaria é Raínha). Aqui jantámos na Adega Cachete e mais uma vez (obrigado @carla08).... Excelente restaurante com comida típica do Alentejo.

186757

186758

186759

186760

186761



E penso que é tudo!!! Adorámos estes dias pelo Alentejo e ficámos com a certeza de que iremos voltar!!!

PS: Só para avisar a quem gostar imenso de comer, não pare no Alentejo mais do que 3 dias...... A balança e o colesterol não vão gostar :D
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Muito obrigado pela partilha.
Dois locais que a muito tempo desejo conhecer, mas que vai ficando para trás.
Em breve tenho que ir dar uma volta por ai.
Bons passeios. ;)
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Obrigado! Fazer reports faz parte! :)
Realmente são dois locais muito bonitos, no entanto Monsaraz está num nível superior.
Évora é "giro e tal" mas não me fascinou muito. Obviamente que vale a pena a visita, no entanto por exemplo a Capela dos Ossos ia com uma expectativa muito alta que me fez chegar lá e pensar para mim "Ok é só isto?" :D
Já Monsaraz foi o contrário.... Cheguei lá e pensei "Isto é mesmo lindo"... Sinceramente comparando a Óbidos, dá 15-0, muito principalmente pela calma em comparação com o frenesim que se sente em Óbidos.

Para mim o melhor mesmo do Alentejo é a comida :D :D :D
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Olá @Rodrigo Ferreira 😊
Obrigada pela partilha, pelas descrições e belas fotos de dois locais tão bonitos. 😊

Da próxima vez se puder, passe também pela Universidade, que é um belo edifício do século XV digno de visita ( os claustros, as salas de aulas decoradas com belos azulejos, a Biblioteca que é lindíssima), ao Fórum Eugénio de Almeida, ao Pátio de S. Miguel, às Casas Pintadas, suba ao topo da Sé Catedral e admire as fantásticas vistas, perca-se pelo Museu de Évora que tem um espólio muito rico, ao Museu do Relógio, à Igreja da Misericórdia que é pequenina mas linda, ao Palácio do Cadaval...

Concordo consigo quando diz que o desiludiu a Capela dos Ossos, também não é dos meus pontos favoritos de Évora.
Mas como alentejana de corpo e alma não consigo concordar quando diz que o melhor do Alentejo é a comida 😉 acho que temos paisagens, aldeias, cidades, tantos locais lindos para descobrir 😊

Continuação de boas viagens!
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Mas como alentejana de corpo e alma não consigo concordar quando diz que o melhor do Alentejo é a comida 😉 acho que temos paisagens, aldeias, cidades, tantos locais lindos para descobrir
Eu digo que o melhor é a comida, mas atenção tudo o resto foi excelente!!!
Quando falei que o melhor era a comida, não quis diminuir tudo o resto até porque adorei tudo o que vi. Isso foi dito num tom mais de brincadeira, até porque na realidade até a balança se queixou.
E como digo no fim do report "ficámos com a certeza de que iremos voltar!!!"

:):)
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Gosto muito de Évora... é um bom local para uma escapadinha :)
Pelas fotos Monsaraz também parece ser uma vila bem bonita... mais um local para a lista quando for para essas bandas!
 

carla08

Membro Conhecido
Olá Rodrigo, ainda bem que as minhas sugestões foram de utilidade! Évora é uma cidade magnífica, já vivo por cá há uns bons anos e não me imagino a viver noutro local. Mas concordo consigo, quem vem de visita pode acabar um pouco desiludido, porque, de certo modo, parece "pouco" o que tem para oferecer de imediato. Eu costumo dizer que é uma cidade que se vai apreciando, se vai desfrutando aos poucos. Eu todos os dias encontro um pormenor diferente, algo que nunca tinha reparado, essa é a magia! :)
Em relação à gastronomia, ainda bem que conseguiu ir ao Botequim, é do melhor que temos por cá. Nos arredores também tenho duas preferências, o Bolas, na aldeia da Azaruja (a caminho de Evoramonte), simplicidade e comida de excelência.
Na aldeia de Valverde, a caminho dos cromeleques, restaurante o Ricardo. O local é muito bonito, fica na quintinha dos donos, a comida é também muito, muito boa.
Se voltar a esta zona, experimente.
Obrigada pela partilha
 
Top