SEDA
Membro Conhecido
Os Açores são um destino cada vez mais procurado e, muitas vezes, as ilhas escolhidas são São Miguel e Terceira, por serem as que têm voos diretos a partir de Continente. Deixo aqui uma breve explicação para quem quiser aproveitar para conhecer as outras ilhas dos Açores e aproveitar os reencaminhamentos gratuitos que a Sata disponibiliza.
Em primeiro lugar, e antes de comprar os voos para São Miguel, Terceira, Faial, devem ser verificadas as possibilidades de ligação entre a ilha para onde é o primeiro voo e a ilha de destino final e, com base nesta informação, pesquisar voos (horários + preços) que mais o favorecem e comprar a viagem. Nesta pesquisa há que ter em atenção que para beneficiar dos reencaminhamentos gratuitos não é possível ficar mais de 24h na ilha para onde é o voo inicial, nem a diferença entre os voos pode ser inferior a 1h.
Um exemplo para melhor explicar o processo a nível de horários: na segunda vez que usámos o reencaminhamento gratuito o nosso voo de Lisboa para a Terceira saía às 9h35 e chegava ao destino às 11h10, o voo para a Graciosa era depois às 15h05. No regresso o voo da Graciosa era às 16h40, chegando à Terceira às 17h10. O regresso a Lisboa estava marcado na TAP, no voo das 20h05 – com estes horários não ficávamos mais de 24h na Terceira, nem na ida nem no regresso, nem menos de 1h como eles indicam (é possível passar a noite na ilha de destino do voo principal, mas mesmo nesta situação é necessário que ter em conta o número de horas entre os dois voos)
Após a compra dos bilhetes, o passo seguinte é contactar a Sata (telefone, site, mail ou numa loja – da primeira vez que usamos este serviço fui diretamente à loja no Marquês de Pombal e, na vez seguinte, tratei de tudo por mail porque o site estava a dar erro ao fazer o pedido), dar o nosso número de reserva dos voos principais e pedir para serem emitidos bilhetes para os dias X, no horário Y, para a Ilha XPTO – até agora nós escolhemos sempre os voos e horários que pretendemos. No caso do voos iniciais serem também pela Sata não é necessário qualquer documentação (exceto números do CC) porque eles já têm a informação da reserva inicial em sistema, mas no caso de ser por outra companhia (não interessa qual) é necessário envio de cópia do documento de reserva, nome dos passageiros e indicação dos números de CC. Este processo é todo muito rápido, no nosso caso eles responderam e marcaram os bilhetes no mesmo dia em que eu enviei o email a solicitar os mesmos.
Neste processo todo só devem ter em atenção a antecedência com que fazem estes pedidos, pois muitas vezes existem poucos lugares vagos porque os aviões estão cheios com habitantes locais. Se for em época alta o risco de não terem lugar no voo que vos serve melhor é ainda maior. Se forem mais que duas pessoas aconselho a fazer o pedido com alguma antecedência (da primeira vez, usámos o reencaminhamento gratuito em outubro e éramos 4 pessoas: fiz o pedido dos voos em julho. Desta vez éramos duas pessoas e pedimos os bilhetes em finais de janeiro, para voos a acontecer em março).
Mais informações em: Encaminhamentos inter-ilhas | encaminhamentos.sata.pt
Em primeiro lugar, e antes de comprar os voos para São Miguel, Terceira, Faial, devem ser verificadas as possibilidades de ligação entre a ilha para onde é o primeiro voo e a ilha de destino final e, com base nesta informação, pesquisar voos (horários + preços) que mais o favorecem e comprar a viagem. Nesta pesquisa há que ter em atenção que para beneficiar dos reencaminhamentos gratuitos não é possível ficar mais de 24h na ilha para onde é o voo inicial, nem a diferença entre os voos pode ser inferior a 1h.
Um exemplo para melhor explicar o processo a nível de horários: na segunda vez que usámos o reencaminhamento gratuito o nosso voo de Lisboa para a Terceira saía às 9h35 e chegava ao destino às 11h10, o voo para a Graciosa era depois às 15h05. No regresso o voo da Graciosa era às 16h40, chegando à Terceira às 17h10. O regresso a Lisboa estava marcado na TAP, no voo das 20h05 – com estes horários não ficávamos mais de 24h na Terceira, nem na ida nem no regresso, nem menos de 1h como eles indicam (é possível passar a noite na ilha de destino do voo principal, mas mesmo nesta situação é necessário que ter em conta o número de horas entre os dois voos)
Após a compra dos bilhetes, o passo seguinte é contactar a Sata (telefone, site, mail ou numa loja – da primeira vez que usamos este serviço fui diretamente à loja no Marquês de Pombal e, na vez seguinte, tratei de tudo por mail porque o site estava a dar erro ao fazer o pedido), dar o nosso número de reserva dos voos principais e pedir para serem emitidos bilhetes para os dias X, no horário Y, para a Ilha XPTO – até agora nós escolhemos sempre os voos e horários que pretendemos. No caso do voos iniciais serem também pela Sata não é necessário qualquer documentação (exceto números do CC) porque eles já têm a informação da reserva inicial em sistema, mas no caso de ser por outra companhia (não interessa qual) é necessário envio de cópia do documento de reserva, nome dos passageiros e indicação dos números de CC. Este processo é todo muito rápido, no nosso caso eles responderam e marcaram os bilhetes no mesmo dia em que eu enviei o email a solicitar os mesmos.
Neste processo todo só devem ter em atenção a antecedência com que fazem estes pedidos, pois muitas vezes existem poucos lugares vagos porque os aviões estão cheios com habitantes locais. Se for em época alta o risco de não terem lugar no voo que vos serve melhor é ainda maior. Se forem mais que duas pessoas aconselho a fazer o pedido com alguma antecedência (da primeira vez, usámos o reencaminhamento gratuito em outubro e éramos 4 pessoas: fiz o pedido dos voos em julho. Desta vez éramos duas pessoas e pedimos os bilhetes em finais de janeiro, para voos a acontecer em março).
Mais informações em: Encaminhamentos inter-ilhas | encaminhamentos.sata.pt