Novidades

Reencaminhamento gratuito inter-ilhas pela SATA - Funcionamento

SEDA

Membro Conhecido
Os Açores são um destino cada vez mais procurado e, muitas vezes, as ilhas escolhidas são São Miguel e Terceira, por serem as que têm voos diretos a partir de Continente. Deixo aqui uma breve explicação para quem quiser aproveitar para conhecer as outras ilhas dos Açores e aproveitar os reencaminhamentos gratuitos que a Sata disponibiliza.

Em primeiro lugar, e antes de comprar os voos para São Miguel, Terceira, Faial, devem ser verificadas as possibilidades de ligação entre a ilha para onde é o primeiro voo e a ilha de destino final e, com base nesta informação, pesquisar voos (horários + preços) que mais o favorecem e comprar a viagem. Nesta pesquisa há que ter em atenção que para beneficiar dos reencaminhamentos gratuitos não é possível ficar mais de 24h na ilha para onde é o voo inicial, nem a diferença entre os voos pode ser inferior a 1h.

Um exemplo para melhor explicar o processo a nível de horários: na segunda vez que usámos o reencaminhamento gratuito o nosso voo de Lisboa para a Terceira saía às 9h35 e chegava ao destino às 11h10, o voo para a Graciosa era depois às 15h05. No regresso o voo da Graciosa era às 16h40, chegando à Terceira às 17h10. O regresso a Lisboa estava marcado na TAP, no voo das 20h05 – com estes horários não ficávamos mais de 24h na Terceira, nem na ida nem no regresso, nem menos de 1h como eles indicam (é possível passar a noite na ilha de destino do voo principal, mas mesmo nesta situação é necessário que ter em conta o número de horas entre os dois voos)

Após a compra dos bilhetes, o passo seguinte é contactar a Sata (telefone, site, mail ou numa loja – da primeira vez que usamos este serviço fui diretamente à loja no Marquês de Pombal e, na vez seguinte, tratei de tudo por mail porque o site estava a dar erro ao fazer o pedido), dar o nosso número de reserva dos voos principais e pedir para serem emitidos bilhetes para os dias X, no horário Y, para a Ilha XPTO – até agora nós escolhemos sempre os voos e horários que pretendemos. No caso do voos iniciais serem também pela Sata não é necessário qualquer documentação (exceto números do CC) porque eles já têm a informação da reserva inicial em sistema, mas no caso de ser por outra companhia (não interessa qual) é necessário envio de cópia do documento de reserva, nome dos passageiros e indicação dos números de CC. Este processo é todo muito rápido, no nosso caso eles responderam e marcaram os bilhetes no mesmo dia em que eu enviei o email a solicitar os mesmos.

Neste processo todo só devem ter em atenção a antecedência com que fazem estes pedidos, pois muitas vezes existem poucos lugares vagos porque os aviões estão cheios com habitantes locais. Se for em época alta o risco de não terem lugar no voo que vos serve melhor é ainda maior. Se forem mais que duas pessoas aconselho a fazer o pedido com alguma antecedência (da primeira vez, usámos o reencaminhamento gratuito em outubro e éramos 4 pessoas: fiz o pedido dos voos em julho. Desta vez éramos duas pessoas e pedimos os bilhetes em finais de janeiro, para voos a acontecer em março).

Mais informações em: Encaminhamentos inter-ilhas | encaminhamentos.sata.pt
 

roller

Membro Conhecido
Óptimas noticias.... vamos barato com a Ryanair depois é só fazer inter-ilhas 🆒
 
Última edição por um moderador:

Sawyer815

Membro
A somar a esta informação refiro que é possível pedir à Sata um bilhete para um voo qualquer que cumpra os requisitos. Isto pode ser útil caso o voo que a Sata reserve não seja da nossa satisfação.
 
Última edição por um moderador:

SEDA

Membro Conhecido
A somar a esta informação refiro que é possível pedir à Sata um bilhete para um voo qualquer que cumpra os requisitos. Isto pode ser útil caso o voo que a Sata reserve não seja da nossa satisfação.
Obrigada @Sawyer815 :)

Eu referi acima que, até agora, as vezes que aproveitei os reencaminhamentos sempre escolhi os voos (data e hora) que preferi ;)

dar o nosso número de reserva dos voos principais e pedir para serem emitidos bilhetes para os dias X, no horário Y, para a Ilha XPTO – até agora nós escolhemos sempre os voos e horários que pretendemos.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Alguém efetuou o pedido de reencaminhamento recentemente?
Parece-me uma excelente opção até porque os voos das Sata inter ilhas são geralmente caros.

A minha apreensão deve-se ao facto de termos de comprar os voos para a ilha principal e só depois ser possível solicitar o reencaminhamento correcto?
Corremos o risco de ficar "encalhados" na ilha principal se não existir lugar disponivel no voo pretendido ou será possível por ex. viajar no voo seguinte ainda que ficando mais de 24H na ilha?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Obrigado, entretanto estava a ler a informação no site da SATA e a informação do @razzz está correcta, é so para Residentes.... foi bom enquanto durou :(

No âmbito da alteração do modelo de transporte aéreo nas rotas Continente-Açores e Açores - Madeira, a SATA está obrigada a disponibilizar um serviço de encaminhamento, de acordo com a disponibilidade de lugares, sem encargos, para passageiros residentes na Região Autónoma dos Açores, incluindo os residentes equiparados, e estudantes em viagens no interior da Região Autónoma dos Açores, com origem ou destino em Portugal Continental ou na Região Autónoma da Madeira, que pretendam utilizar nas suas deslocações qualquer das gateways dos Açores.
 
Top