Novidades

Reclamações Rent-a-car

Pedro Maia

Membro Conhecido
Acho que não há nenhum tópico genérico para este assunto mas como cada vez mais as locadoras usam e abusam de esquemas para cobrar mais do que o devido abro o tópico e conto a minha experiência recente.

Quando fomos em Setembro ao Botswana alugámos carro no aeroporto de Joanesburgo, o aluguer foi feito através da Autoeurope e a locadora era a Budget, que pertence à Avis, aluguei o carro com reembolso da franquia com supercover, cada vez mais é o que faço e neste caso valeu a pena.

Quando devolvi o carro estava uma peça solta debaixo do carro, na parte da frente, neste caso tenho a certeza quase absoluta de que não recolhi o carro assim, tinha dado por isso e algumas das estradas em que andámos estavam cheias de buracos, deve ter sido numa dessas que se fez o estrago.

A Budget cobrou-me pelo arranjo 1280,00 rands + taxas, cerca de 90 euros, pareceu-me razoável, pedi-lhes o comprovativo do arranjo, mandaram-me e pedi o reembolso à Autoeurope ao abrigo do supercover com todos os documentos necessários, já me fizeram o reembolso, ou seja, vou continuar a apostar nesta opção.

Entretanto, na factura da Budget vinham dois débitos, um de 58 rands relativos a 3,60 litros de gasolina (o contrato era full to full) e outro de 17 rands relativos a serviço de enchimento do depósito, com as taxas estamos a falar dum total de cerca de 5 euros, ridículo mas fiquei irritado, tinha enchido completamente o depósito no aeroporto, ainda por cima a estação de serviço fica literalmente por cima do parque do rent-a-car, como os abusos são cada vez mais frequentes tinha guardado o recibo da gasolina e tinha tirado uma foto do display do carro, reclamei com a Budget e mandei-lhes o recibo e a foto e já me devolveram os meus 5 euros:D.
 

roller

Membro Conhecido
Belo tópico!

Eu em Ibiza este verão também com a autoeurope e seguro super cover, fui burlado pela GOLDCAR no aeroporto e inventaram uma taxas de aeroporto que não existia, eu paguei inocentemente e a depois fiz reclamação e a autoeurope devolveu-me o dinheiro.

Reforço a minha confiança na autoeurope e recordem-se sempre que as seguras vao sempre dizer que o seguro da autoeurope nao tem validade e o deles (caríssimo) é que é bom!
 

yara

Membro Conhecido
Aluguei uma vez em Palma de Maiorca por uma rent-a-car que era muito falada aqui no Portal (rentacarvarnell) e paguei 7€/dia pelo seguro diretamente a eles e não aconteceu nada.
Aluguei em Menorca à Hiperrental e também paguei seguro supercover e também não aconteceu nada.
Em 2017 na Sicilia aluguei pela AutoEurope com seguro supercover e vi que iam tentar vigarizar-me.
Primeiro quando cheguei aos escritórios queriam porque queriam que eu fizesse outro seguro extra de 10€/dia, quando eu dizia que já tinha feito pela Autoeurope diziam que aquilo não valia nada e que se acontecesse alguma coisa iam ficar com a minha franquia e o seguro não ia valer de nada.
Não cedi e fiquei com o seguro que tinha feito já...
Cheguei ao aeroporto para recolher o carro e disseram-me que estava no Parque no lugar X, cheguei ao carro e estava batido e com riscos...
Voltei aos escritórios para sinalizarem na folha a mossa e os riscos e a muito custo lá sinalizaram...
Sempre que alugar vou tentar que seja com a Autoeurope e com o seguro supercover porque já vi que depois no destino pedem muito mais por um seguro...
 
Última edição por um moderador:

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Há vários anos que uso a Autoeurope, sempre com seguro supercover. Até agora nunca precisei de ativá-lo, por isso, é bom saber que o feedback é positivo por parte de quem já o usou. ;)
 

roller

Membro Conhecido
Eu, em Ibiza, fiquei doente com a Goldcar... na manhã seguinte liguei para a autoeurope e eles disseram que se houvesse problemas eles resolviam. E assim foi! 15 dias depois de voltar tudo estava resolvido e solucionado! ;)
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Eu, em Ibiza, fiquei doente com a Goldcar... na manhã seguinte liguei para a autoeurope e eles disseram que se houvesse problemas eles resolviam. E assim foi! 15 dias depois de voltar tudo estava resolvido e solucionado! ;)
Bom ter feedback que resolvem!
 
Última edição por um moderador:

Bee

Membro Conhecido
O caso não se passou comigo, mas com um familiar que me pediu ajuda para fazer a reclamação.

Aluguer foi feito através da Autoeurope e a locadora era a CENTAURO (balcão aeroporto Porto)
Chegada ao balcão, toda a papelada tratada e a normal pergunta sobre a subscrição do aparelho de Via Verde. O serviço não foi contratado, pois como habitualmente, caso houvesse passagem em Portagens seriam pagas na hora, ou nos CTT, caso fossem Scuts.
Pensou esse familiar que o aparelho estaria bloqueado como acontecera já em dezenas (literalmente) de vezes em que alugou carro em Portugal.

Uns dias passados, fez uma passagem numa Scut e dirigiu-se aos CTT para pagar.
O valor não aparecia no sistema e com muito boa vontade a senhora dos CTT ligou para um departamento superior que confirmou que estava tudo pago com a Via Verde.

Na entrega do carro, apresentaram uma multa de 40€ + o valor de 1.15€ correspondente à SCUTS.
Com avião para apanhar ele barafustou mas pagou.
Posteriormente então, pediu-me ajuda e a reclamação foi enviada.

Na folha de "Condições de aluguer" que eles próprios enviam com a reserva, diz o seguinte:

"As autoridades irão verificar as matrículas de todos veículos que circulem em estradas com cobrança de portagens exclusivamente electrónica e, caso não proceda ao pagamento das respectivas portagens no prazo legal, ser-lhe-á aplicada uma coima."
O pagamento (neste caso, tentativa) foi feito dentro do prazo legal, e há comprovativo dos CTT disso mesmo.

Mais, novamente nas Condições de Aluguer, consta: “De modo a evitar a aplicação de coimas, poderá alugar o seu dispositivo Via Verde em qualquer sucursal da Centauro Rent a Car em Portugal…”
Ora, a palavra “poderá”, indica uma opção e não uma obrigação no aluguer do aparelho, a única obrigação era a de "proceder ao pagamento das respectivas portagens no prazo legal”.

Mas como se não bastasse, dizem MAIS UMA VEZ as Condições de Aluguer que eles enviaram, e que passo a citar: "Caso não contrate o dispositivo Via Verde à chegada mas se você usar portagens você terá que pagar uma taxa de € 30 por despesas de administração."

Tudo isto é contraditório. A pessoa tem a opção de alugar, ou não, o dispositivo. Se não o fizer, como eles mesmo dizem, tem de respeitar os prazos para pagamento das portagens, mas ao mesmo tempo, é penalizado pois se não alugar o aparelho tem de pagar 30€.... que afinal foram 40€.

Concluindo (que já vai longo), muito cuidado com a Centauro.
A quantidade de reclamações contra esta empresa, exatamente pelo mesmo motivo, é impressionante.
Até hoje nem sequer responderam, já lá vão 4 meses!
 

Bee

Membro Conhecido
@roller, porque estamos sempre a aprender, a reclamação apenas foi enviada para o email da Centauro, desconhecia eu a possibilidade de reclamar também junto da AutoEurope, o que, pensando bem, tem TODA a lógica, já que a reserva foi feita com eles.
E como o "não" está garantido e não temos (neste caso o meu familiar) nada a perder, ainda hoje a reclamação segue para a Autoeurope
 

yara

Membro Conhecido
Belo tópico!

Eu em Ibiza este verão também com a autoeurope e seguro super cover, fui burlado pela GOLDCAR no aeroporto e inventaram uma taxas de aeroporto que não existia, eu paguei inocentemente e a depois fiz reclamação e a autoeurope devolveu-me o dinheiro.

Reforço a minha confiança na autoeurope e recordem-se sempre que as seguras vao sempre dizer que o seguro da autoeurope nao tem validade e o deles (caríssimo) é que é bom!
Aconteceu-me uma situação idêntica em Muscat.
Aluguei carro com a AutoEurope com seguro supercover e quando entreguei o carro no aeroporto inventaram umas taxas de aeroporto e apesar de eu ter mostrado o contrato de aluguer que levava impresso, onde não eram referidas nenhumas taxas de aeroporto, não me deixaram sair de lá sem pagar, cheguei cá,fiz a reclamação à AutoEurope, foi para análise e esta semana devolveram-me o dinheiro da taxa de aeroporto pago erradamente.

Também reforço a minha confiança na AutoEurope e recomendo sempre o seguro supercover... :)
 
Top