Novidades

Questão sobre medicamentos - Punta Cana -HIV

Cris Jorge

Membro Novo
Olá a todos,

Não sei se alguém tem experiência nesta situação, mas em Outubro irei viajar para a dizem maravilhosa Punta Cana, e como nunca sai da Europa tenho algumas dúvidas.
Alguém sabe se existe alguma restrição em levar medicamentos para o HIV para Punta Cana na Bagagem de mão? Serão apenas para cerca de 7 dias, embora leve sempre para mais 2 ou 3 dias.
Não os queria levar na bagagem de porão porque tenho medo que a bagagem seja extraviada (vou na ORBEST).
Esta questão é mais, porque, embora a Republica Dominica não proíba a entrada de pessoas HIV positivas, têm algumas limitações, e por isso, queria levar os medicamentos na bagagem de mão, mas, que quando chegasse ao aeroporto de Punta Cana não fossem implicar com eles.
Nas minhas muitas viagens pela Europa, como são para 3 ou 4 dias, levo os medicamentos numa caixinha de farmácia, dá cerca de 3 comprimidos por dia.

Alguem tem experiencia com esta situação em Punta Cana? E desculpem, se este não for o melhor espaço para esta questão :x

Obrigado a todos que puderem ajudar.

Cris Jorge.
 

Cris Jorge

Membro Novo
Tentou contactar a embaixada da RD para obter informações? http://www.embajadadominicana.pt/contactos-da-embaixada-da-republica-dominicana

Há países e medicamentos, em que convém ter uma prescrição médica passada em inglês, para poder entrar com eles sem problemas, mas em relação a portadores de HIV, nem sabia que havia restrições :eek:

Olá Lady_R, sim já entrei em contacto com a Embaixa da RD aqui em Portugal, e pelo que me foi dito, até eles têm algumas dúvidas,mas embora pensem que não haja qualquer problema.

Infelizmente existem alguns países que não permitem a entrada de pessoas HIV Positivos, existe um site que ajuda a consultar essas restrições, HIVTravel - Home

Para RD o que percebo no site é que apenas impedem de entrar no Pais para estadias superiores a 90 dias, pese embora seja muito limitada a informação: HIVTravel - Regulations on Entry, Stay and Residence for PLHIV (aqui neste link)

Para o México por exemplo, não existe nenhum tipo de restrição, mas, só me lembrei deste pormenor depois de efetuar a reserva, porque se não, seria o México o destino escolhido.
 

Titos

Membro Conhecido
Sem conseguir responder à tua dúvida em concreto, penso que não terás nenhum problema, pois das 7 vezes que estive na RD nunca tive de declarar, nem fui questionado, sobre a medicação que levava. Pelo que, independentemente do tipo de medicamentos, penso que não vais ter problemas.
De qualquer forma, para ficares mais tranquila, podes levar os medicamentos na bagagem de porão e em duplicado na bagagem de mão. A probabilidade de te perderem a mala é pequena e a probabilidade de não te deixarem entrar com os medicamentos na bagagem de mão também. Assim, combinando as duas probabilidades, penso que estás garantida.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
Eu quando viajo com medicamentos levo só os blisteres e incluo o já usado, para que não fique a dúvida se serão para consumo ou venda. Nunca tive problemas
 

RitaF

Membro Ativo
Olá
Em setembro do ano passado levei os medicamentos básicos na mala de mão. Ninguém questionou nada! Penso que só iria chamar a atenção com uma grande quantidade! De qualquer forma levar medicamentos extra no porao é uma boa dica! Leve também a prescrição médica como sos!
 

Cris Jorge

Membro Novo
A minha família vai comigo e eles são todos HIV Negativos incluindo a minha namorada. E não queria estragar as férias com esta situação. Mas pelo que vi não deverá haver problema. Aqui em Lisboa no controlo não há problema nenhum. Digam me só uma coisa na DR quando aterrando as nossas bagagens de mão passam pelo Raio X? Ou só passam aqui em Lisboa? Se for só aqui em Lisboa não há problema nenhum. E na vinda de lá para cá já posso meter os medicamentos todos no porão.
 
Última edição por um moderador:

RitaF

Membro Ativo
À chegada na RD não tive qualquer controlo da bagagem de mão! Aliás mesmo na situação do "visto" percebi que nem olharam para a foto do passaporte, foi mesmo dar a notinha em troca do carimbo! Os assistentes fazem aquilo a uma velocidade doida, em que só ouvimos "próximo...próximo"!!! No regresso, não me recordo sequer de abrir a bagagem de mão para retirar os saquinhos individuais (aqueles que contém os liquídos). Fiquei chocada ao ler o seu tópico sobre o impedimento de alguns países na entrada de pessoas HIV positivas. Em pleno século XXI com tanta informação disponível sobre o tema... enfim! Nem é merecedor de comentários! Quero acreditar que isto só acontece em países de 3ºmundo, onde o acesso à educação/informação é restrito. Descontraia e usufrua da sua viagem :)
 

sandra Cortez

Membro Ativo
Bom dia!
Estive em Julho em Punta Cana e levava medicamentos na bagagem de mão e à chegada (Punta Cana) não passamos em nenhum controlo.
Na vinda é que passamos no controlo e, por sinal eu levava imensos medicamentos na bagagem de mão porque os meus filhos ficaram doentes, incluindo 3 frascos de xarope já abertos e ninguém viu nada...
A minha mãe tem uma prótese no joelho que apita sempre e lá na Republica nada...
Penso que não se deve preocupar.
Boa viagem.
 

LELO

Membro Novo
Olá a todos,

Não sei se alguém tem experiência nesta situação, mas em Outubro irei viajar para a dizem maravilhosa Punta Cana, e como nunca sai da Europa tenho algumas dúvidas.
Alguém sabe se existe alguma restrição em levar medicamentos para o HIV para Punta Cana na Bagagem de mão? Serão apenas para cerca de 7 dias, embora leve sempre para mais 2 ou 3 dias.
Não os queria levar na bagagem de porão porque tenho medo que a bagagem seja extraviada (vou na ORBEST).
Esta questão é mais, porque, embora a Republica Dominica não proíba a entrada de pessoas HIV positivas, têm algumas limitações, e por isso, queria levar os medicamentos na bagagem de mão, mas, que quando chegasse ao aeroporto de Punta Cana não fossem implicar com eles.
Nas minhas muitas viagens pela Europa, como são para 3 ou 4 dias, levo os medicamentos numa caixinha de farmácia, dá cerca de 3 comprimidos por dia.

Alguem tem experiencia com esta situação em Punta Cana? E desculpem, se este não for o melhor espaço para esta questão :x

Obrigado a todos que puderem ajudar.

Cris Jorge.
Você conseguiu entrar?
 

LELO

Membro Novo
Que ótimo! Estou com viagem marcada e, estava preocupado em entrar com os medicamentos. Alguma dica?
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá. À partida não haverá problema se for uma quantidade que se perceba que é para consumo próprio.
Das vezes que tive de viajar com medicação, levei apenas os blisteres necessários e incluí um já incertado para que se perceba bem que é para uso próprio. É importante levar a bula do medicamento, just in case
No caso de psicotrópicos convém levar a receita médica.
 
Top