Novidades

Que tal este roteiro?

AnaCarol_

Membro
Depois de tanto pesquisar lá consegui encontrar um sítio de férias para ir por menos de 1000€ - 2 pessoas! Não era bem o que procurava, mas penso que vai valer a pena.
Vamos à Madeira, voo easyjet e vamos ficar hospedados num hotel na zona do Lido - 6 dias/ 5 noites.

Fiz este roteiro. Será que é possível de o concretizar?

ROTEIRO


1. Funchal (1º dia) 27 julho Horário previsto para iniciar a visita: 11h00

Toda a viagem pela ilha da Madeira deve passar pela sua capital, o Funchal. Um dia chega para conhecer e experimentar o que de melhor tem o Funchal, nomeadamente o teleférico do Monte (e leva as pessoas até a parte alta da cidade em 20 minutos. Chamado de Monte, o topo possui o belíssimo Jardim Tropical Monte Palace, com plantas exóticas do mundo todo, além de azulejaria portuguesa, coleção de arte e exposição de minerais.), os carros de cesto, o mercado de lavradores, a zona histórica em torno da rua Santa Maria ou os jardins magníficos. O Funchal é o lugar ideal para começar a visitar na ilha da Madeira.

2. Ponta do Garajau (1º dia) 27 julho
É um promontório com vistas panorâmicas lindíssimas e onde a principal atração é a estátua do Cristo Rei. Junto à ponta do Garajau está a praia do Garajau que tem acesso através de um teleférico.

3. Santana (2º dia) 28 julho

As casas tradicionais de Santana são o bilhete postal da ilha e do arquipélago da Madeira. Mas desengane-se se pensa que vai encontrar uma aldeia de casinhas coloridas em Santana. Outrora as casas cobertas de colmo eram mais comuns, mas com a crescente melhoria do nível de vida, a maioria da população abandonou as casas tradicionais e vive em habitações comuns. Apesar de haver algumas casas espalhadas pela zona, especialmente nas povoações pequenas, para ver as casas tradicionais terá que se dirigir à praça municipal da cidade, onde existem seis casas, quatro das quais convertidas em lojas turísticas. As casas estão todas recuperadas e pode visitá-las por dentro. Há ainda duas que funcionam como habitação particular. Essas não são visitáveis. Se quiser ver uma destas casas tradicionais por dentro, tal como eram utilizadas, terá de ir ao Parque Temático da Madeira, em Santana, e pagar 1€/entrada. Aí uma menina explicar-lhe-á como funcionavam estas casas.

4. Costa de São Jorge (2º dia) 28

Entre Santana e São Vicente há uma estrada fenomenal, que serpenteia a parte norte da ilha, e percorre algumas das povoações mais características da Madeira, tais como São Jorge, Ribeira Funda, Arco de São Jorge, Boaventura e Ponta Delgada, e algumas das paisagens mais maravilhosas da ilha. A estrada ER101 passa por vários miradouros deslumbrantes e permite contemplar ainda o modo de vida tradicional destas populações. Aproveite para comprar aos agricultores locais os frutos tradicionais (muito mais baratos do que nos mercados do Funchal), tais como a banana-maracujá, banana-ananás, maracujá-laranja ou maracujá-limão. Para além disso, não perca a tradicional banana da Madeira que ali é tão saborosa.

5. Pico Ruivo (2º dia) 28

O Pico Ruivo é o ponto mais alto da ilha da Madeira, com 1861 m de altitude. Para ali chegar é necessário caminhar. Pode ir até à Achada do Teixeira, em Santana, e daí caminhar cerca de 1h30 (ida e volta) para chegar ao pico. Em dias de céu limpo as vistas são magníficas.

6. Pico Areeiro (2º dia) 28

O Pico Areeiro, em dias de céu limpo, é um dos lugares mais bonitos da ilha. As rochas coloridas dos picos da ilha da Madeira estendem-se no horizonte e perdem-se de vista. Este é um dos lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira. Para os mais aventureiros, há que fazer o trilho PR1 – Pico Areeiro – Pico Ruivo, mas para quem não tem tempo, ou não quer, aconselha-se que faça o início do percurso, até ao miradouro em balcão, a cerca de 1 km. Pelo caminho já irá desfrutar das vistas mais soberbas da ilha.

4. Curral das Freiras (2º dia) 28

Com pouco mais de dois mil habitantes, Curral das Freiras é uma pequena povoação no coração das montanhas da Madeira. Outrora praticamente isolada num vale fechado, apenas acessível por uma estrada vertiginosa, hoje é possível transpor um túnel e alcançar a povoação facilmente. Vale a pena sentir a claustrofobia do local, mas também contemplar a povoação de alguns dos mais belos miradouros da Madeira, como é o caso do Miradouro do Paredão e do Miradouro da Eira do Serrado. Este é um dos lugares obrigatórios a visitar na ilha da Madeira.

Ribeira Brava – 28 e 29 de Junho – grande celebração tradicional pela noite fora por ruas decoradas com flores coloridas, música ao vivo, o tradicional bailinho e barraquinhas de comida e bebida na praia. Tradicionalmente os visitantes que queiram participar no arraial têm à disposição transportes nocturnos entre o Funchal e a Ribeira Brava. Há também uma pitoresca procissão de barcos no mar e à meia-noite um espectáculo de fogo-de-artifício.

26 minutos do hotel (Lido) até Ribeira Brava

5. Câmara de Lobos (2º dia) 28

Câmara de Lobos era (e ainda é) uma povoação piscatória às portas do Funchal. Hoje tem dos melhores restaurantes da Madeira e é aqui que rumam todos aqueles que querem experimentar bom peixe e marisco. Apesar do desenvolvimento dos últimos anos, Câmara de Lobos ainda conserva alma e é uma das povoações mais tradicionais e que vale a pena visitar na ilha da Madeira. Na altura das festividades de São Pedro veste-se a preceito e fica ainda mais animada.

6. Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente (3º dia) 29 julho

São Vicente, na parte norte da ilha da Madeira, foi construída num corredor de lava, por onde o material incandescente e fluido escorria dos vulcões em erupção, em direcção ao mar. Para perceber isto e muito mais, especialmente como se formou a ilha da Madeira, vale a pena visitar o Centro de Vulcanismo de São Vicente. A visita ao centro inclui uma visita a uma exposição sobre vulcanismo no mundo, onde se contextualiza a origem vulcânica dos relevos mundiais e dos arquipélagos. Segue-se a visualização de um vídeo sobre a formação da Madeira e um outro em 3D. Depois da contextualização geológica e geomorfológica, segue-se uma visita às grutas, os túneis de lava por onde escorreu o material fluido expelido pelo vulcão e que se deslocou para o oceano. Este é um dos lugares mais fascinantes da Madeira.

(Visitar Seixal entre outros locais que surjam no caminho)

9. Piscinas naturais de Porto Moniz (3º dia) 29 julho

A Povoação de Porto Moniz cresceu à volta da ponta da ilha onde piscinas naturais, encurraladas nas rochas vulcânicas atraíam os veraneantes. Outrora completamente naturais, hoje há cada vez mais estruturas, como escadas, passadiços e várias infraestruturas de apoio aos turistas. Pode tomar banho nas piscinas naturais ou nas modernas, já arranjadas, mas a essência ainda está lá, nadar no meio das lavas solidificadas das erupções vulcânicas que formaram a ilha. Tudo com uma vista magnífica sobre o ilhéu Mole. Apesar de ser um lugar turístico, é um local a visitar na ilha da Madeira.

10. Serra do Rabaçal, Paul da Serra e Levada das 25 Fontes (4º dia) 30 julho

Depois de subir a Serra de Água, com paisagens vertiginosas, chega-se a um planalto de montanha que se estende por vários quilómetros e que constitui o Paul da Serra e, um pouco mais à frente, a Serra do Rabaçal. Um vasto campo eólico foi construído ali. Na Serra do Rabaçal há lugares magníficos para fazer caminhadas, nomeadamente na área das 25 Fontes e do Risco.

Uma das levadas mais fáceis de fazer, mais bonitas e mais curtas é a Levada dos Balcões (com apenas 1,5 km para cada lado). Para os mais bem preparados, a **Levada das 25 Fontes ( Com muitas cascatas) ou a **Levada do Caldeirão Verde** O grande trilho para conhecer a laurissilva está na levada do Caldeirão Verde. O caminho arranca na esplanada da levada, nos 990 metros de altitude do Concelho de Santana, no coração do Parque Florestal das Queimadas, onde a Casa de Abrigo das Queimadas apresenta o design tradicional das casas da zona, com telhado em colmo. A água tem uma presença constante por todo o percurso, deslizando tranquila pela levada junto ao caminho. O trilho oferece autênticas recompensas para o turista como a magnífica vista da vila de São Jorge e as montanhas agrestes e selvagens da Madeira. E, no final, o grande prémio: a beleza indescritível da cascata do Caldeirão Verde, uma imensa queda-d’água que bate numa lagoa cristalina e fresca, com uma melodia que envolve a zona e convida a um descanso sossegado e talvez a um piquenique fugaz no caminho.

15. Doca dos Cavacas (5º dia) 1

Doca do Cavacas - Pôr do sol incrível. Tinham-nos vendido “a place you must see before you die”… e de facto ninguém devia morrer sem ver aquilo!!! Ficámos por lá a beber uma sangria deliciosa e a comer uns petiscos no beach bar, com música boa e toda a gente muito simpática!! Mais conhecidas por Doca do Cavacas, este é um pequeno complexo balnear que conta com uma piscina natural de origem vulcânica e acesso direto ao mar.

Este pequeno complexo balnear situa-se entre o Lido e a Praia Formosa, e tem acesso à Promenade do Lido. Do lado oeste desta praia temos uma estimulante vista sobre o cabo mais alto da Europa (Cabo Girão) e a Praia Formosa.
Esta praia tem uma piscina vulcânica natural e acesso direto ao mar com balneários, vigilância, restaurante e bar.

(Visitar outras zonas que se encontrem no caminho)


1 de Julho - Dia da região Autónoma da Madeira de das Comunidades Madeirenses. Neste dia toda a Ilha da Madeira festeja o seu aniversário como Região Autónoma da Madeira, com muitas celebrações no Funchal e por toda a região.


15. Funchal e Santa Cruz (6º dia) ÚLTIMO DIA

(Estar no aeroporto às 19h00)


Obrigada. Beijinhos
 
  • Gostar
Reações: Sue

Bee

Membro Conhecido
Olá @AnaMMartins,

No primeiro dia, vai direto do aeroporto para o Funchal, e depois ao Cristo Rei?
Não me parece muito lógico estar a voltar para trás.
Saindo do aeroporto, fazia o Garajau e depois passa o resto do dia no Funchal
 

AnaCarol_

Membro
Olá @Bee
No primeiro dia vou do aeroporto até ao Lido (onde vou ficar hospedada). Depois pensei ir logo ao Funchal e seguir mais um bocadinho e passar no Garajau... Depois, sim, iria voltar para trás para o Hotel novamente... :S
 
Top