Novidades

Que objetivas levas nas tuas férias?

Snider

Membro Conhecido
No seguimento do tópico "Que máquinas levas nas tuas férias?" lembrei-me de fazer um tópico específico para as lentes das nossas companheiras. Porque preciso da vossa opinião e porque penso que é um tema tão ou mais importante que a própria câmera.

Pois é, tive um dilema há 5 anos atrás quando comprei uma máquina fotográfica. Estava indeciso entre uma câmera compacta "avançada" e uma Reflex (nada a ver).
Depois de ler muita coisa na altura, e sabendo que naquela altura não queria ter que andar a trocar de lentes constantemente numa viagem, decidi comprar uma compacta com qualidade, a Canon S100, que me cabia perfeitamente no bolso das calças. Usei esta máquina em 10 passeios ao longo deste tempo todo, até avariar.

Depois de ter "aprendido" umas coisas novas com a S100, desta vez sinto a necessidade de comprar uma máquina mais potente. Como eu quero uma coisa prática, vou optar pelas Câmeras Mirrorless. E a escolha, ao que tudo indica vai recair sobre a Sony A6000. Até aqui tudo bem. O problema chega com as lentes.
Ora, eu quero uma coisa prática, como é que isso se pode ter com a limitação das lentes?

As fotografias que eu quero fazer resumem-se a: Foto de rua (monumentos, parques, ruas, pessoas, Natureza), Foto de retrato, Paisagens, Interior de Museus e Festas de Família. Tanto em situações com pouca luz (interiores) e muita luz. Não quero andar constantemente a trocar de lentes. No máximo quero levar uma lente na máquina e outra na mochila. Quando se está de férias e a ver tanta coisa ao mesmo tempo, não acho que seja cômodo e também não é cômodo para as pessoas que vão comigo, pois elas não têm muito interesse em fotografia e não iam tolerar muito isso.
Pelas fotos que eu fiz na minha antiga máquina, notei que não usava muito o zoom. Talvez em 100 fotos tirava 10 com zoom onde era mesmo necessário. Um pormenor de uma fachada, um pormenor de uma torre/relógio. Ao usar o zoom, em qualquer máquina, a foto não sai tão bem. Menos luz, focagem mais difícil, vibrações mais susceptíveis de acontecer.

Tendo em conta o que disse estou tentado em escolher uma destas opções:
-Opção 1: Sony A6000 (apenas corpo) + Prime 35 mm f1.8 - Uma lente versátil, com um ângulo de abertura que se ajusta a praticamente todas as situações (penso eu), com um bom desempenho com pouca luz (f1.8). Com uma qualidade de imagem muito superior a qualquer lente teleobjectiva. Mas sinto que me posso vir a arrepender por não ter uma lente em que tenha amplitude para um zoom que necessite de fazer a um pormenor impossível de alcançar fisicamente. Será arriscado?
-Opção 2: Sony A6000 + Lente Kit 16-50 f3.5-f5.6 + Prime 35 mm f1.8 - Opção um pouco cara. A lente do kit é muito fraca. Não sei até que ponto de andar com uma que chegue aos 50 me possa dar grande benefício em relação ao ter só uma de 35 mm.
-Opção 3: Sony A6000 (apenas corpo) + Teleobjectiva 18-105 f4 - Opção cara. Uma lente versátil em termos de "zoom". Tanto posso tirar uma foto "perto" como posso usar a amplitude maior para ir buscar uma foto mais longe. Mas tem uma qualidade baixa na imagem, bem como possíveis problemas em situações de pouca luz.
-Opção 4: Sony A6000 (apenas corpo) + Teleobjectiva 55-210 f4.5-f6.3 + Prime 35 mm f1.8 - A opção mais cara.

Quero gastar o menos possível, mas quero tirar o melhor proveito da máquina. E para tirar o melhor proveito da máquina tenho que comprar obrigatoriamente uma Prime (fixa) - Penso eu. Ah e a câmera tem sensor cropado (APS-C), ou seja, se meter uma lente 35 mm é como se tivesse aproximadamente uma lente 35x1.5=52.5 mm, em comparação com as câmeras full-frame.

Perguntas:
1-O que escolhiam na minha situação?
2-Com que lentes é que vocês andam nas vossas férias?
3-É muito desagradável ter que andar a passear com uma mochila com lentes? Sempre com medo que nos roubem sem sabermos e sempre com medo de partir? E o cansaço?

Desculpem o testamento.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Ola,

Vou responder de tráz para a frente :)

3. Costumo usar uma mochila com a máquina e mais uma lente, não me faz muita confusão porque não é muito pesada. Em relação ao roubo quando comprei a máquina fiz um seguro de roubo válido para 5 anos, nem penso nisso :D

2. Uso uma 18-140 f/3.5-5.6 e uma 35mm f/1.8; Apesar de a 35mm ter uma qualidade muito boa acaba por não ser tão versatil, dai que 90% das fotos acabam por ser tiradas com a 18-140.

1. Das opções que colocas acho que ia para a 2ª é a mais versatil de todas. A 35 mm é muito boa mas mais limitada e vais acabar por não a usar tanto quanto uma zoom. não se trata só de fazer zoom mas muitas vezes poderes aproximar ou afastar para enquadrar melhor.

Outra coisa a ter em conta é que o 1.8 é bom para situações com pouca luminosidade mas é mais dificil de focar, se não tiveres cuidado facilmente falha o foco e lá se vai a foto...
 

Snider

Membro Conhecido
Mas para uma questão de enquadramento temos sempre a opção de nos aproximarmos ou afastarmo-nos. A não ser que tenhamos um obstáculo intransponível. Correto?
Tinha a ideia que em condições de entrada de mais luz no sensor, que a focagem era muito mais fácil.
Até que ponto é que uma lente do kit 18-50 para uma 35 pode fazer a diferença?
Outra dúvida que me surgiu, eu com uma lente prime só consigo tirar fotos com efeito bukeh (fora de foco) no fundo? É que às vezes não interessa ter o fundo sempre desfocado
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá Snider,

Sim, a questão é que as vezes é mais facil reduzir ou aumentar um pouco a distância focal do que te deslocares, e em certas situações podes mesmo não ter espaço. Para fotografar a fachada de um monumento por exemplo, os 35mm já são muito proximos.

Com a prime consegues tirar fotos sem bokeh mas tens de ajustar para uma abertura menor (f/5.6-8) isto porque se utilizares o F/1.8 muito facilmente desfocas o fundo.
 

Snider

Membro Conhecido
Obrigado @ploferreira :)

Isto é mais complicado do que parece.
Pois... Há certos monumentos que devido à envolvente era dificil tirar uma foto ao monumento todo com a que tinha. Com a de 35 mm ainda deve ser mais dificil. É que eu não tenho mesmo nenhuma experiência com uma câmera com lentes intermutáveis.
Não sei bem o que fazer. Se tivesse dinheiro para gastar à grande comprava a Sony A6000 (apenas corpo) + Prime 35 mm f1.8 + Teleobjectiva 18-105 f4
A tua máquina tem sensor APS-C?

E o resto do pessoal? Que lentes usam?
 

ploferreira

Administrador
Staff
Sim, o sensor da minha máquina também é APS-C

Eu optava pela maquina + 18-105 e talvez mais tarde lhe juntasse a 35mm.
 

Snider

Membro Conhecido
Pois... Ou então compro a máquina com a lente do kit e depois de testar, se não gostar do resultado compro um prime. Não sei :confused:
Mas quase de certeza que me vai faltar "zoom".

Imagina que estas em Londres. Estás do lado da ponte onde se encontra o parlamento (e Abadia de Westminster). E queres tirar um foto ao relógio do Big Ben. Metes a lente a 50 mm. Tiras a foto. Com que tipo de enquadramento achas que ficamos?
Pelas minhas contas, 1.5x50=75 mm. 75/30=2.5 de zoom?
 

sicpaiva

Membro Conhecido
Bom dia,

O "problema" da lente 35 mm é que numa APS-C corresponderá (dependendo da câmera) a cerca de 55 mm, o que efetivamente pode não ser suficiente em algumas situações em que não nos possamos afastar.

Não conheço a Sony, e por isso não posso falar sobre as lentes que têm, mas de uma maneira geral diria que:

- O melhor é sempre optar por uma lente zoom, pois são sempre mais versáteis. Claro que se depois pudermos complementar com uma lente fixa, é ouro sobre azul :)
- O problema das lentes zoom, são o facto de quanto mais luminosas mas caras ficam. o_O O ideal seria que a abertura da lente fosse fixa, mesmo numa lente zoom. Por exemplo um f/2.8 ou até mais baixo que isso. Mas lá está, isso encarece muito as lentes. :confused:
- Levar sempre em conta o fator de crop nas câmeras com sensor APS-C.

No meu caso, tenho uma máquina com sensor full-frame e uma lente 24-70 mm f/2.8 + 50 mm f/1.8. Digamos que não é material propriamente leve para andar de um lado para o outro. Mas depois compensa o resultado final. :D

Qualquer coisa que eu possa ajudar, é só dizer. ;)
 

Snider

Membro Conhecido
Depois de comprar a Sony a6000 com a lente do kit (16-50 mm f3.5 - 5.6) e de ir para Milão e Veneza com ela, acho que é útil deixar aqui a minha opinião.

Em primeiro lugar a máquina é muito entusiasmante. É leve, é prática, tem uma qualidade acima da média e é o futuro. Mirrorless ao poder! :D
Claro que sinto que com aquela lente não tiro o melhor proveito da máquina, mas mesmo assim tira fotos muito interessantes.
O que não gostei muito foi a estabilização da imagem durante o vídeo (a andar enquanto filmava). A qualidade do vídeo é brutal, mas a andar, apenas com estabilizador óptico deixou um pouco a desejar.

Quanto à pergunta que eu tinha colocado no tópico cheguei a várias conclusões depois desta viagem.
Tirei 419 fotos com a máquina.
41 fotos com a distância focal acima dos 16mm e as restantes 378 fotos com 16mm :eek:
Ou seja, eu só precisei de dar um avanço quando tive mesmo a necessidade de o fazer, principalmente em situações que queria fotografar particularidades nas fachadas no alto e uma ou outra paisagem mais distante de mim. Em termos práticos, eu só precisei de mais distância em 10% das situações.
Estes resultados dependem muito da perspectiva e do gosto do utilizador. Eu quando tiro uma foto gosto de a tirar conforme a minha visão naquele momento, daí usar pouco a distância focal mais alta. Os 16 mm cobrem quase toda a visão que tenho naquele momento. Se não cobrir, dou 2 ou 3 passos atrás e pronto. Também há outro problema nas lentes mais baratas, quanto maior a distância focal, menor a luz a entrar no sensor, maior o tempo de exposição, maior o ISO, maior a probabilidade de desfoque, menor a qualidade de imagem.

Depois de analisar as fotos, e de pesquisar ainda mais sobre lentes para a câmera, estou mesmo disposto a investir mais um pouco e comprar uma prime!
Estou convencido que com uma lente dessas, terei mais qualidade de imagem e vou conseguir andar praticamente todo o tempo com essa lente durante as viagens.
A lente que me despertou mais interesse foi a Sigma 30 mm f1.4. Custa 300 euros. Só que tem 2 desvantagens:
1-Então mas este gajo disse que tirou as fotos todas com 16 mm e agora vai comprar uma de 30 mm? - Perguntam vocês. Têm razão. Mas fiz o teste em casa e reparei que a diferença de 16 mm para 30 mm na minha câmera significa andar 1 metro para trás. Se eu aumentar a distância focal quase para o dobro, terei que me afastar o dobro da distância do objecto. Como o teste que fiz, foi no interior da casa e estava a 1 metro do objecto, então só deu o tal passo para trás. Logo, em outras situações terei que dar vários passos atrás...
2-A lente não tem estabilizador óptico. A câmera tambem não tem estabilizador óptico no corpo. Estou um pouco na dúvida por causa disto.

Por isso, mais 2 perguntas para o pessoal:
-É "obrigatório" ter que comprar uma lente de 30 mm com estabilizador quando a tua máquina não tem estabilizador se não usar tripé? As fotos vão sair mal por isso?
-Usam muito o efeito bokeh nas fotos durante a viagem? Será que faz sentido estar a desfocar um monumento importante e focar apenas o retrato? Ou usam este efeito para fotos mais artísticas? Eu usei este efeito poucas vezes. Mas confesso que essas fotos foram as que me entusiasmaram mais :p

Obrigado :)
 
Última edição por um moderador:
Boas, o estabilizador pode fazer a diferença entre uma boa foto e uma foto tremida, especialmente, quando a luz já começa a faltar e queremos usar aberturas mais pequenas (F8 para cima). Por norma a diferença de preço da lente com e sem IS é pouca.
Eu pessoalmente só gosto de ver bokeh, em retratos (há exceções) ou fotografia macro.
Se quisermos dar contexto ao retrato, temos de incluir elementos que rodeiam a pessoa, como por exemplo, uma paisagem, um monumento, etc..
Só um aparte, bokeh não é um efeito, é o desfoque que a lente produz quando se usa grandes aberturas (f1.2, f1.8, f2) ,e uma profundidade de campo reduzida (DOF). Por norma as lentes de melhor qualidade (leia-se caras:rolleyes:) produzem um bokeh mais bonito, característica bastante apreciada pelos fotógrafos de casamento (e não só) e na fotografia macro.
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
Olá a todos,
Como discutem sobre objectivas devem perceber de máquinas fotográficas. Queria comprar uma mas não percebo nada do assunto e quanto mais informação procuro mais baralhada fico. Será que podiam ajudar?
Queria uma mâquina fácil de utilizar, com muito bom zoom (tipo fotografar algo a grande distancia sem ficar à volta desfocado), fotografar com o fotografado em movimento, ao lusco fusco, à noite, sempre com excelente imagem, que faça video bons e com zoom... não muito pesada e que se transporte discretamente. Enfim, queria tudo e não demasiado caro. E com aquele "cartão" de armazenamento que se põe no computador....
Que podem sugerir?
 
Última edição por um moderador:
Boas, o que procura não existe, pelo menos a preços acessíveis ao comum dos mortais .
Vamos por partes, se quer uma maquina fácil de utilizar, suponho que procure uma compacta, que se arranja com boa qualidade fotográfica a partir do 300 euros, que por norma também podem ser utilizadas para filmar, mas se são boas ou não, já é fora do meu parco conhecimento.
Fotografar com pouca luz e à noite pressupõe o uso de um tripé para a foto não ficar desfocada, e se pretende fazer muita fotografia nocturna, convém ser uma maquina que lide bem com ISO mais altos (o Google ou o Bing são amigos:D) .
Para fotografar assuntos em movimento, a maquina tem de ser rápida a focar, caracteristica que por norma só se encontra nas maquinas semi profissionais com lentes a custar tanto ou mais que a máquina, embora não quer dizer que não o possa fazer numa compacta, mas vai ser mais difícil.
Tem de ter em atenção uma coisa, maquinas compactas com muito zoom, 10x,12x, nunca têm boa qualidade de imagem .
 
Última edição por um moderador:
Continuação do post de cima:
No que toca ao vídeo, convém ter cartões de grande capacidade, porque vídeo a 1080p ou até 4k de resolução, ocupa mmuiiiittto espaço.
Sugiro que dê uma vista de olhos neste site http ://www.forumfotografia.net, para ter mais umas luzes, e satisfazer duvidas que tem.
Como não mencionou quanto pretende gastar com a maquina, não dei nenhuma sugestão.
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
Obrigada.
Do que ja vi em lojas e até estou diposta a gastar, se durar o resto da vida, seria +/- 450 €.
Em relação ao zoom e movimento, é por causa de fotografar bichos... as fotos que faço agora são tipo: onde está o wally?
O video é secundario desde que razoável.
Exemplo: A Nikon A900 é boa para o que pretendo?
O zoom tira qualidade, mas fotografando perto as fotos tem qualidade, verdade? E com zoom sempre é melhor que sem para o que está distante, não é?
Que distância se alcança com qualidade num zoom 10×, por exemplo?
 
Última edição por um moderador:
Veja antes a Nikon B700 - zoom maior, bateria maior, como pretende vídeo, faz diferença. E em aspeto, é mais maquina, se é que me fiz entender .
Quanto ao zoom, todas as maquinas têm, umas mais outras menos. Evite usar os extremos que a maquina permite, por exemplo se tem um zoom de 30x use só até 25 ou 26 x, no extremo oposto, faça o mesmo .
Mas não se cinja só à Nikon ,veja também a Canon ou Fuji, que tem modelos bastante bons dentro da gama que procura .
Não sei onde pretende comprar, mas online de certeza que arranja bons preços, o que poupa dá bem para os acessórios, cartões de memória, bolsa etc.., ou comprar uma gama acima .
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
On line tenho receio... ainda vou gastar algum dinheiro e pode ser mais difícil eventual troca...
Estava a pensar em ir à Fnac, por causa do desconto em cartão
 
Última edição por um moderador:
On line tenho receio... ainda vou gastar algum dinheiro e pode ser mais difícil eventual troca...
Estava a pensar em ir à Fnac, por causa do desconto em cartão
A Amazon é de confiança, mesmo para acionar garantias. Veja o preço num lado e no outro.
Eu tenho uma Nikon D7100, e comprei online por menos 300 euros do que custava aqui em PT, cujo o preço era 1200 +\-.
Como lhe disse antes, não deixe de ver maquinas dentro da mesma gama, de outras marcas .
Se possível desloque-se à Colorfoto em Lisboa, sempre tem um aconselhamento feito por profissionais, e que a poderão ajudar melhor nas suas duvidas, e propor-lhe outras opções dentro desse preço. É que na Fnac, eles entendem tanto de fotografia como eu de física quântica, que é nada:rolleyes: .
 
Última edição por um moderador:

Leonorb

Moderador
Staff
Obrigada. Foi uma boa ajuda
Vou a essa loja ver o que me aconselham. Depois logo vejo a compra on line.
A FNAC era a do CC de Oeiras que por acaso tem um colaborador conhecedor; pelo menos todos o indicam. Tem é de ser ele...
 
Top