Novidades

Que moeda levar/utilizar em Cuba/Varadero? Cup’s ou Cuc’s?

TREPADOR

Membro Conhecido
Uma vez que nos hotéis fazem o cambio, podemos ir trocando o dinheiro a medida das nossas necessidades, nem que o faças todos os dias, logo não há stress em procurar cadecas ou trocar muito de uma vez sob pena de depois não o gastares.
 

Xaninha

Membro
Boa noite.
Levem euros e troquem à medida que precisem (nos hotéis) ....o câmbio 1 EUR = 1,16810 CUC.
E depois no aeroporto para trocar para euro
1 CUC = 0,856092 EUR
 
Última edição por um moderador:

kareca

Membro Ativo
O comment a seguir


I just got back from Cuba and yes, Revolut card works with ATMs.
It didn’t work at the beginning, but it turned out I blocked magnetic stripe, and it seems ATMs were using it to read it. Because I had no internet connection I had no idea why my withdrawals were rejected, I learned that some time later when I was got notifications about those failed transactions. I turned on magnetic stripe in the app and then it went smoothly.


As @wrosales82 mentioned, there will be a 3% commision during the withdrawal, but there is also an extra fee in the Revolut app (around standard 2%) after you go over the monthly limit (see FAQ).


I will provide all the details for the full image: I am from Poland so my primary currency is PLN. Before coming to Cuba I exchanged some cash to EUR and later I was also using Cadecas. Exchange rate was 4.19 (spread was 0.01, so it was a good rate) for EUR/PLN.
All Cadecas I have seen had exchange rate very close to 1.20 for EUR/CUC at the time I was there.
So my final exchange rate CUC/PLN with Cadeca was 4.19 / 1.20 ~= 3.49


My example withdrawal from ATM was:
First withdrawal 100 CUC (103$ charged), exchange rate PLN/CUC 0,2937, extra fee 0 PLN. Effective 350,70 / 100 = 3,51
After I passed free 800 PLN exchange limit, I was hit by extra 2% fee from Revolut:
200 CUC (206$ charged), exhchange rate PLN/CUC 0,2932, extra fee 14,05 PLN. This gives me effective 716,43/200 = 3,58


So in general I was paying more for exchange with (could be even a little less with cash if I was getting paid in EUR), but at the same time it was easier to get the money from the ATMs (when it was online, or didn’t have some other problem), because there was always a line to Cadecas.


Imo Revolut was great as a backup plan when we ran out from EUR. If it didn’t work I would get even worse exchange rate from my standard debit card (got 3,63 when I paid in a restaurant), and I can just top it up when needed in Etecsa.


Extra tip: restaurant where I paid with a different card was adding extra fee when paying with card. Cash - 82.80 CUC, card 89.45 CUC. Not sure if it is the same in all of them.
 

Rosario

Membro Conhecido
Já em contagem decrescente para a nossa partida, e consciente que temos de levar euros e trocar para CUC, resta a duvida, e depois de ler imenso sobre o assunto, trocar e onde é mais rentável? Cadeca ou Hotel? Já li que no hotel é mais caro que nas Cadecas, mas também já tinha lido num site (que estou farta de procurar) que o preço da cadeca e hotel é igual, apenas a taxa de cambio praticada pelo banco é melhor. No entanto, e porque já passaram 9 anos desde a nossa ida a Cuba, se bem me lembro, a taxa de cambio de cada cadeca era diferente e que variava igualmente em relação ao hotel, sendo neste ultimo menos favorável para nós.
Será que alguém me pode ajudar? e o site a que me refiro, será que têm ideia de qual é?
Obrigada pela vossa ajuda.:)
 

Pena

Membro Ativo
Em julho passado troquei sempre no hotel, pequenas quantias e dessa forma evitei de ficar com Cuc's ou ter de gastar porque antecipadamente os tinha trocado. Levem euros e troquem à medida que precisem caso contrário o que se ganha com pequenas diferenças de taxas desaparece sem darmos por isso.
 
Última edição por um moderador:

Rui Macedo

Membro Novo
Já em contagem decrescente para a nossa partida, e consciente que temos de levar euros e trocar para CUC, resta a duvida, e depois de ler imenso sobre o assunto, trocar e onde é mais rentável? Cadeca ou Hotel? Já li que no hotel é mais caro que nas Cadecas, mas também já tinha lido num site (que estou farta de procurar) que o preço da cadeca e hotel é igual, apenas a taxa de cambio praticada pelo banco é melhor. No entanto, e porque já passaram 9 anos desde a nossa ida a Cuba, se bem me lembro, a taxa de cambio de cada cadeca era diferente e que variava igualmente em relação ao hotel, sendo neste ultimo menos favorável para nós.
Será que alguém me pode ajudar? e o site a que me refiro, será que têm ideia de qual é?
Obrigada pela vossa ajuda.:)
Boa tarde..
Se trocar no hotel o câmbio é de 1 por 1 mais ou menos.
Nas cadecas tem sempre melhor taxa de câmbio.
 

Rosario

Membro Conhecido
Boa tarde,

Alguém sabe se há caixa ATM para levantar CUC's no aeroporto de Havana?

Obrigado.
Boa tarde
Não lhe sei dizer se no aeroporto tem ATM, mas atenção caso levante dinheiro em ATM irá pagar comissão por levantamento no estrangeiro.
Pode é levar euros e á chegada, à saída do aeroporto do lado esquerdo existe uma cadeca, onde pode cambiar o dinheiro e consegue uma taxa muito melhor que fazer o cambio no hotel.
Boas férias
 
Top