Novidades

Quais os vossos critérios na(s) escolha(s) do(s) destino(s)?

RicardoGil

Membro Conhecido
Olá a todos :)

Algo que gostaria de partilhar, e questionar aos utilizadores, prende-se com o que nos leva a escolher determinado destino (país, região) em detrimento de outro. Por outras palavras, quais as vossas preferências (Circuitos, Cruzeiros, Praias, Aventura, Cultura, etc etc etc)?

Falando por mim, julgo que tenho um gosto muito eclético. Ou seja, gosto é de viajar e conhecer locais novos :D No seguimento, é raro repetir destinos (Espanha acaba por ser uma excepção) porque gosto sempre de procurar novidade: gentes, paisagens, experiências.

Por exemplo: gostei muito da Ilha do Sal (não me importava de lá voltar), mas preferi no ano a seguir visitar o México. Por sua vez, também adorei a Riviera Maia mas o meu desejo é no sentido de conhecer algo diferente. E assim sucessivamente.

Bem sei que por aqui há imensos "adeptos" das Caraíbas (basta ver o número de tópicos) e não é difícil entender porquê. No entanto, mesmo quando repetem o país, costumam variar o hotel e/ou resort? Partilhem os vossos gostos.

No futuro (breve, espero :cool:) pretendo conhecer uma realidade diferente: gostava de conhecer um país frio, com beleza natural, entre outros atributos. A novidade é o que me move. A diversidade cultural. O vivenciar de novas experiências, sensações.

E vocês? Qual o destino que mais gostaram até hoje e qual sonham conhecer?
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Olá!

Muito sinceramente... E isto irá soar estranho... O que me move são "feelings". A vida é por fases, e em determinadas fases sinto-me puxada para coisas diferentes, muitas vezes vem por "cliques".

Passando a explicar: tenho certos destinos que quero conhecer, uma lista na cabeça, mas quando tenho que fazer escolhas vou para o que aquele momento da minha vida puxa. Posso estar num dia em que me apeteça mais um citybreak, espreito promoções nesse sentido, e normalmente marco por impulso.
Na maior parte das vezes que marco uma viagem, faço-o porque "sinto que está na altura de ir ali". :rolleyes: E se o orçamento o permitir, melhor! Exemplo: este ano senti que tinha que ir à Escócia, que não queria passar mais um ano sem a conhecer. :D Quando passei à acção de marcar a viagem, tive que fazer voltas e reviravoltas para encaixar no orçamento/tempo disponível, mas fui.

Claro que eventualmente irei evoluír para viagens que exigem mais planeamento e marcações com antecedência, viagens mais longas, e esta situação pode alterar-se... Mas acho que o "feeling" vai sempre ser o factor mais importante para mim. ;) É como decidir que livro ler a seguir.

Repetir destinos não me parece, por enquanto, muito menos destinos de praia. Há demasiado mundo para ver. Abro a excepção para a Escócia e Hamburgo, por razões pessoais.
No entanto nunca se sabe o que a vida reserva!

Ultimamente, o destino que mais me puxa é a Noruega. Natureza e caminhadas, conhecer mais...
E talvez as Maldivas, embora isso seja influência do trabalho de moderadora e de ver reports. :D:D

Espero ter respondido à tua questão. ;)
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olha Ricardo,

Para mim é simples... tento fazer 2 vezes por ano férias...

Como decido as férias?? simples... 1º factor €€€€ ... o que ficar mais em conta é onde vou...
De verão férias de praia e aí por norma o que arranjo de mais barato é Cuba.. por isso repito e sempre que possível para o mesmo hotel...
De Inverno... tento conhecer a Europa... Como ainda conheço pouco... tento mais uma vez ir para o mais barato...
Claro que há sonhos.... aos poucos vão-se concretizando.. mas ainda faltam alguns .... Maldivas, Tailândia, Praga... são 3 deles... :D

Lamento não ter começado + cedo a visitar a Europa ... de resto... bastante feliz com o que conheço

Este ano... ainda não marquei férias nem sei onde vou parar... sendo provável repetir um destino... :D

O que mais gostei até agora é difícil de dizer... pois todos eles são únicos e sempre com o seu encanto...
 

Snider

Membro Conhecido
Eu só conheço a Europa. Os países mais próximos de Portugal. Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Itália, Alemanha e vou daqui a nada à Escócia.
Como podem ver, sou mais adepto de viagens de cultura e city breaks. E sempre que posso junto a Natureza a essas cidades.
Por ano, em média, faço 2 viagens ao estrangeiro e 1 por Portugal. Também sou daqueles que não gosta de repetir lugares, apesar de não me importar nada de voltar a Londres, Barcelona e Paris :cool:
Tenho andado por aqui perto porque os preços são muito mais convidativos. Mas muito mais! Em termos de investimento, hoje em dia, viajar na Europa é como comprar um telemóvel. Tenho deixado os locais mais caros para frente por ainda não ter muito dinheiro acumulado e por acreditar a 100% que as viagens low cost daqui a uns 10 anos vão chegar a sério a continentes como a América do Norte, Sul e Ásia. Como aliás se tem vindo a anunciar por aí.
Quando marco uma viagem o factor mais importante é o preço do voo e consequentemente os preços/disponibilidade dos hotéis para as datas dos voos.
Mas nem sempre são esses os factores mais importantes. Por exemplo, já cheguei a não viajar por achar que não seria um local interessante para mim (Liverpool).
Ultimamente, só não tenho viajado mais porque não tenho tido companhia. O início no mercado de trabalho tem destas coisas :(
Comecei a viajar há 6 anos (2011) e espero poder continuar a viajar! :D
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá,
As minhas escolhas começam pelo interesse no lugar de destino, a seguir vem o preço e depois a oportunidade. Nem sempre o período possível de férias é o mais adequado ao destino (clima, por exemplo)
Também há a conjugação de viagem de trabalho com férias, como aconteceu agora em Junho.
Normalmente não revisito locais que já conheço, com excepção de Espanha, porque há muito para ver e limitações financeiras. Mas gostava de voltar a Cuba. Estive lá há muiitooos anos.
Desde 2015 que tenho a Islândia como destino mas ainda não consegui ir. Talvez na próxima Primavera...
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Até este ano tentava fazer férias 2x por ano, a motivação era quase sempre ter sol, calor, praia e água quentinha, se possível com snorkeling e a bom preço.
Depois de ter "descoberto" a Ásia, outra das motivações é conhecer novos locais (ilhas), que juntem os factores acima referidos.
Basicamente era isto que me movia, bons preços e boa praia.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá,

Tal como já aqui foi dito os critérios dependem de vários fatores que possam ocorrer no momento, tais como: dinheiro, mês de viagem e dias de férias, companhia, etc. Pelo menos para mim tem sido assim :) Todos nós temos a nossa lista de locais a conhecer mas que por vezes por algum desses ou outros fatores, acaba-se por mudar o destino, coisa que já me aconteceu mais que uma vez, mas que felizmente sempre correu bem :D

Pessoalmente não posso falar muito, pois ainda conheço muito pouca coisa, algo que espero que mude a partir do próximo ano e que tenha a possibilidade de fazer duas aventuras por ano ;) Até à data e da minha pequena lista, não repeti destinos (excepção em Portugal) pois como dizem, existe muito mundo para ser conhecido, se bem que a vontade de voltar a todos os locais onde já estive nunca será descartada :D

Sobre novas experiências: gostava de experimentar um cruzeiro, fazer umas férias de neve e um Safari, para fugir um pouco ao que tenho feito até à data, mas para já, não tenho previsão de isso acontecer, mas nunca se sabe o amanhã :) Aliás, eu ano após ano, tenho sempre o mesmo problema quando chega Nov/Dez, pois na empresa onde estou é necessário marcar as férias do próximo ano até ao fim do mesmo, pelo que depois é complicado se quiser alterar, influenciando assim os destinos que escolho. Neste caso é mais fácil quem trabalha por contra própria ou que tenha flexibilidade em mudar as datas, pois conseguem além de apanharem aquelas promoções malucas em voos, tem mais escolha nos destinos.

Sobre destinos que gostava de conhecer, é complicado colocar aqui a lista inteira, mas os que estão mais para o topo são: Austrália, Hawaii, Bora Bora e Maldivas :)
 

RicardoGil

Membro Conhecido
O tópico está a ter movimento... excelente! Like :)

@Maria B.
Percebo bem o que dizes. A vida é "fluida", ou seja, os nossos gostos e preferências vão-se apurando (ou ganhamos novos) e somos influenciados por factores externos, seja através de publicidade, conversas de amigos/familiares e, até, tópicos no Portal das Viagens (as Maldivas já começam a fazer comichão, não é?) :D
Portanto, mesmo que tenha o intuito de conhecer certo destino, pode acontecer que uma das situações acima referidas despolete a vontade para outro local ou região. Depois, é tudo uma questão de oportunidade baseada em orçamento, disponibilidade, entre outras condições.
Para terminar, olha que praia também faz parte do "mundo para ver", embora tenha percebido o que querias dizes. Mas, mesmo num destino paradisíaco é possível quebrar o "papo para o ar" com uma excursão de âmbito cultural (por exemplo).

@Paulo Leite
Obrigado pela resposta. Uma coisa é verdade: não é fácil escolher qual o sítio que mais gostámos pois todos têm as suas particularidades. Por vezes, até são os momentos (e as pessoas) que fazem pender os pratos da balança e não tanto o local em si.

@Snider
Até há bem pouco tempo também só conhecia países europeus (com excepção da República Dominica, na viagem de finalistas). Tudo o que escreveste faz sentido e julgo que são "regras" que todos nós seguimos: preço, disponibilidade, entre outros.
Eu também gosto do espírito associado ao city break, mas deixo uma sugestão: se pudesses prescindir de uma viagem, de forma a acumular para outra, que destino (mais exótico, longo curso) escolherias? Por vezes, acho interessante tomarmos contacto com o chamado "choque cultural" - adorava conhecer o Sudeste Asiático.

@Leonorb
Resumiste o principal de maneira impecável. E, também já comecei a "olhar" para a Islândia com, cada vez mais, interesse...

@PauloNev
Obrigado pela contribuição. Já agora, quando falamos em sol, praia e água quentinha, há vários destinos que nos vêm à cabeça. Depois da "descoberta" da Ásia, o que mais te cativou e quais as vantagens/desvantagens em relação a outros locais (Caraíbas, por exemplo)?

@Ricardo_7
Revejo-me muito no que escreveste. Principalmente na parte de existir muito mundo para ser conhecido e na vontade de diversificar o tipo de viagem. Por exemplo, por vontade da minha cara metade o destino escolhido passaria sempre por praia e água quente, com um tour pelo meio. Eu sou mais interessado pela novidade.
A tua aventura por Marrocos é algo que espelha bem o que disseste: algo, eventualmente, diferente do habitual. O difícil é encontrar boas oportunidades (€'s) e disponibilidade para laurear a pevide. Até lá, é ir sonhando e fazer projectos de viagem.
 

isa99

Membro Ativo
Olá!
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Até 2014 as minhas viagens e o meu gosto pessoal caía nas viagens culturais, mais concretamente city breaks. Adoro conhecer novos locais, ver o que só conheço de tv ou fotos... sair deste quotidiano e deambular pelas cidades.
Até ir às Caraíbas e Maldivas... Até começar nas caminhadas e ter mais contacto com a beleza natural!
Agora tento fazer mistos. City break + praia/natureza. Se conseguir 2 viagens por ano é óptimo. E no meio muitas caminhadas, saídas de 1 dia ou fdsemana por terras lusas ou espanholas...

Os meus condicionalismos são poucos a nível de marcação de férias, a cara metade é que é diferente. E agora, com o nascimento do pimpolho temos alguns condicionalismos (temos que desligar o complicómetro)

Os destinos escolhidos tento que sejam locais da minha lista de sitios que quero visitar. Não gosto de repetir mas há locais que, 10 ou 15 anos depois já fazem sentido revisitar.
Sou capaz de programar bastante as city breaks... Estou limitada, claro, ao orçamento disponível mas tento traçar o tipo de férias que quero fazer e tentar que o orçamento não descarrile.

Sonho várias vezes que me sai o euromilhoes e os paises que iria visitar se o céu fosse o limite..... :)
 

carla08

Membro Conhecido
Eu posso dizer que deixei de ser "arrogante" com os destinos, ou seja, para mim, actualmente, qualquer destino tem o seu potencial. A únicas condicionantes são mesmo o tempo e os €. Nestes dois últimos anos viajei para destinos que antigamente torcia o nariz: Era impensável imaginar-me em Maiorca ou em Tenerife! No entanto foram duas viagens que simplesmente adorei e consegui extrair o máximo de experiências positivas. Voltava sem hesitar. Já não me incomodo de repetir destinos. Há sempre alguma coisa que fica por ver. Em 10 anos que somo de viagens não me arrependo de nenhuma, e posso dizer que fui tão feliz na Tailândia, como na Madeira ou em Tenerife :)
 

Leonorb

Moderador
Staff
Pois é, mudam os tempos e as vontades. Até há uns anos atrás estava muito disponivel para maiores aventuras. Agora já penso na segurança e na saúde. Também penso mais em conhecer quem vive melhor que eu e não pior, isto é, paises onde há muita pobreza já não me atraem tanto apesar da sua beleza...

@RicardoGil
Sim a Islãndia está mesmo na calha. Gostave de ir am Abril. É certo que o tempo ainda limita mas por outro lado não há aquela enchente de turistas e os preços são bem mais baixos. E também ainda há a possibilidade de ver a aurora boreal.
Já tenho tudo planeado, só falta ir
 
Última edição por um moderador:

CristinaBF

Membro Conhecido
Olá

Eu sempre gostei muito de viajar, mas houve prioridades (casa/família/trabalho), agora ultimamente já com alguma estabilidade, tento fazer 2 viagens por ano, haja €€€ saúde e trabalho.

Uma na primavera city breaks com casal amigo, e outra no verão praia e descanso em família, o meu ideal e o objetivo é fazer assim todos os anos, e tentar convencer o marido a viajar (não gosta nada, mesmo nada de andar de avião:rolleyes: faz um sacrifício enorme e agora a filha também esta a ficar assim :()

A escolha de destino:
Em relação ás Cidades é uma questão de gosto e principalmente €€€ e o preço de voo, por exemplo quero muito conhecer Praga, mas tem sido adiada pelo os valores dos voos serem altos.
Ás férias de verão, adoro as Caraíbas, os €€€ é factor importante na escolha, e mais com crianças, também tento não repetir hotéis, mas gostava de conhecer outro tipo de destinos, pois o mundo é muito grande, mas depois tem a situação das horas de voo o_O

O meu maior sonho de viagem é ás Maldivas :rolleyes: e já tem ano marcado como objectivo que quero muito concretizar, em 2020 com o aniversario de 20 anos de casamento :D
 

RicardoGil

Membro Conhecido
@CristinaBF
Não pude deixar de reparar na última frase... é que em 2020 terei o aniversário de 15 anos de casamento e o destino Maldivas já foi, igualmente, comentado. Espero que possamos cumprir esse nosso sonho de viagem :)
 

Snider

Membro Conhecido
@RicardoGil , aquilo que pensei logo quando li a tua pergunta foi..... na Tailândia :D
Este paradigma está quase a mudar. Assim de cabeça, só me faltam umas 8 viagens na Europa que eu considero imprescindíveis. Mas não as quero fazer seguidas. Vamos ver o que vai surgir :confused:
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
@RicardoGil , o que mais me cativa na Ásia é a quantidade de ilhas com praias fantásticas, com snorkeling brutal, e o melhor hotéis e comida a preços bem interessantes.
Talvez a única desvantagem se é que se pode chamar assim é o facto de por norma estes destinos terem hotéis mais pequenos sem todas as aquelas infraestruturas dos hotéis das caraíbas, e por norma sem o TI.
Por agora vou fazer uma pausa nessa "descoberta" da Ásia, pois tenho uma filha recém nascida e pensamos que por vários motivos, é melhor deixar essas viagens para quando ela for maiorzita.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Em relação ao tema, a minha escolha de destinos vai variando, a regra é não ir para resorts TI, cruzeiros, evitar excursões a menos que seja inevitável, é impossível escapar por completo aos lugares mais visitados mas às vezes consegue-se, daqui por uma semana e meia vou para um sítio pouco conhecido South African National Parks - SANParks - Official Website - Accommodation, Activities, Prices, Reservations, com animais e em regime de self-drive, tanto pode correr bem como nem por isso dependendo dos animais que conseguirmos ver, uma coisa é certa, deve ser o lugar mais remoto em que já estive.

No inverno tem sempre que haver alguma ida à neve, de preferência à Austria e se possível para estâncias pouco massificadas, o que não é fácil.

A Ásia tem lugares incríveis e tem a vantagem de ser, em geral, muito seguro.

Em contraste um dos melhores países do mundo para viajar e com uma diversidade que provavelmente mais nenhum deve ter são os Estados Unidos, só que convém deixar o dólar baixar, agora anda caro.

Se tivesse que escolher um único destino como o que gostei mais tinha que ser o Pantanal, apesar de ter a sorte de já ter estado em vários lugares incríveis.

Em primeiro lugar da minha "wish list" está a Namíbia, mas com facilidade arranjo outras boas idéias.

Onde não volto de maneira nenhuma, porque foi o sítio de que menos gostei de todos onde estive, é a Cabo Verde (Sal).
 

Snider

Membro Conhecido
@Pedro Maia , já agora porque razão não voltas a Cabo Verde (sal)? É um local que toda a gente fala...
PS: Nunca estive lá. Era interessante saber a tua razão para ficar a conhecer melhor esse sítio.
 
Top