Olá!
Já estive nos dois locais a que te referes.
A R. Dominicana é o paraíso, prais de areia branca e coqueiros. Em termos de beleza natural, é sém dúvida a melhor! Quanto a excursões, só fui à ilha Saona e gostei, mas também não tem nada de muito diferente.
Quanto ao serviço eles são profissionais e despachados.
A Jamaica (fui em 2007), desiludiu-me um pouco. Acho que criei demasiadas expectativas, tava à espera de algo diferente...
Em termos de praia é excelente, sem dúvida! Apanhei água mais quente que na rep. dominicana.
Realativamente às excursões...enfim... eles têm de ganhar dinheiro...
As cataratas não são nada de especial, damos todos as mãos, o guia vai à frente e começamos a subir (sem segurança nenhuma), eles vão lá à frente e nem se preocupam se as pessoas conseguem subir ou não... De vez em quando ouvimos um estrondo e percebemos que alguem caiu... Como povo, odiei... Só são simpáticos quando querem gorjeta e justificam sempre as demoras e falta de profissionalismo com um "no problem" .
Resumindo, se queres boa praia qualquer um dos destinos é excelente! Se queres algo mais, é complicado... eu prefiro cuba e méxico!
Mas adorei conhecer os dois, vale sempre a pena, nem que seja pela praia!
Vai para onde encontres melhores preços (deve ser a Republica) e dp experiementa o outro!
Boas viagens!