Novidades

Punta Cana / Samaná / Bayahibe

AntonyS

Membro Ativo
Olá Viajantes

A pensar nas férias deste ano, eu e a minha companheira definimos como destino a República Dominicana.
Neste momento, a dúvida está na escolha da localidade e resort.
É a nossa primeira vez neste destino, e pensámos que faria sentido "começar" por Punta Cana.
No entanto, após alguma pesquisa e "visita" por alguns report's do portal, chegámos à conclusão que talvez não seja a melhor escolha considerando que privilegiamos a qualidade da "praia" e do resort.
Nesse sentido, apelando aos conhecedores deste destino, qual a vossa opinião? Vale a pena escolher Punta Cana, em detrimento, por exemplo, de Samaná, ou mesmo Bayahibe?
Em relação a Punta Cana, qual seria a vossa escolha em termos qualidade do resort, da praia e, já agora, preço/qualidade?
Das conhecidas cadeias, falta-nos experimentar, entre outros, o grupo "Bahia Principe", pois já ficamos em resort's do grupo "RIU", "Iberostar" e "Grand Palladium".
Agradeço desde já a quem puder ajudar na nossa escolha!
 

rum

Membro Conhecido
Olha, não percebi como é que chegaram a essa conclusão visto que tanto em Punta Cana como Bayahibe ou Samaná tens resorts e praias fantásticas. Sendo que, para mim, o que os distingue é a quantidade de resorts, sendo que Punta Cana tem muito mais e torna o destino mais massificado. Samaná tem, diria eu que não conheço, um ambiente mais "selvagem" e por explorar. Quanto aos resorts, diria que qualquer um deles na Republica Dominicana são valores seguros.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Conheço as 3 zonas de que fala, e cada uma tem os seus pontos fortes.
Pessoalmente penso que o hotel escolhido e altura do ano podem influenciar a opinião de cada um sobre a zona.
Em relação a hotéis e não sabendo orçamentos, dou algumas sugestões para as 3 zonas.
Punta Cana: Barcelo Bavaro Beach ou Palace ( para mim estes ficam na melhor zona de praia de Punta Cana)
Samana: Bahia Principe el Portillo ou Cayo Levantado ( o segundo é mais caro)
Bayahibe: Iberostar Hacienda Dominicus.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Conheço as 3 zonas de que fala, e cada uma tem os seus pontos fortes.
Pessoalmente penso que o hotel escolhido e altura do ano podem influenciar a opinião de cada um sobre a zona.
Em relação a hotéis e não sabendo orçamentos, dou algumas sugestões para as 3 zonas.
Punta Cana: Barcelo Bavaro Beach ou Palace ( para mim estes ficam na melhor zona de praia de Punta Cana)
Samana: Bahia Principe el Portillo ou Cayo Levantado ( o segundo é mais caro)
Bayahibe: Iberostar Hacienda Dominicus.
Considerando uma pessoa que vá apenas uma vez, qual seria a zona que aconselham? Samaná fica no atlântico e torna mais difícil a visita á ilha de saona, sendo apenas "possivel" a partir dos outros destinos. Querendo fazer uma ou outra tour qual seria o conselho?
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Se faz questão de visitar a ilha Saona, então terá que optar por Punta Cana ou Bayahibe.
A excursão a Saona é relativamente mais barata a partir de Bayahibe.
Tem mais hotéis em Punta Cana com mais opções de escolha quer em qualidade e preço.
Outra situação que se tem colocado nos últimos anos é a questão das algas, que não tem afectado Bayahibe.
Devo voltar á Republica Dominicana este ano, e a minha escolha não irá ser feita mediante a zona mas sim a melhor relação qualidade/preço.
 

agnusporfius

Membro Conhecido
Se faz questão de visitar a ilha Saona, então terá que optar por Punta Cana ou Bayahibe.
A excursão a Saona é relativamente mais barata a partir de Bayahibe.
Tem mais hotéis em Punta Cana com mais opções de escolha quer em qualidade e preço.
Outra situação que se tem colocado nos últimos anos é a questão das algas, que não tem afectado Bayahibe.
Devo voltar á Republica Dominicana este ano, e a minha escolha não irá ser feita mediante a zona mas sim a melhor relação qualidade/preço.
Pergunto isto, pois estou a planear as minhas férias e poderá ser Jamaica, República dominicana ou Maldivas
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Se poder opte pelas Maldivas como destino de praia, ganha e de longe a todos os outros.
 

AntonyS

Membro Ativo
Antes de mais, agradeço os vossos comentários e sugestões.

O "PauloNev" tocou numa questão muito pertinente, que tem ver com as algas.
Para quem privilegia a qualidade da praia, será um ponto a ter em atenção.
Bem sei que é difícil de prever se esse "fenómeno" persiste na data das férias que marcamos. No entanto, no intuito de "diminuir" esse risco, a escolha de uma das três zonas que indiquei e, obviamente, do resort é importante.
Inicialmente, tínhamos pensado em "Samaná", mas o facto de não permitir, ou pelo menos ser mais difícil, a excursão à ilha Saona, leva-nos a colocar de parte...
Assim, relativamente a Punta Cana, apelando ao vosso "vasto" conhecimento, que resort's recomendariam, tendo em conta principalmente a localização/qualidade da praia, mas também a qualidade do serviço/preço? Tinha pensado na cadeia Barceló que indicaram, no Catalonia... Que acham? Já me falaram também muito bem do "Luxury Bahia Principe Ambar", com a nota de que o preço é um pouco mais elevado que o normal...
Em relação a "Bayahibe", já aqui vi um report do "Catalonia Royal La Romana" que é recente, e que me agradou bastante... Que acham?
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Mas vocês vão à RD por causa da Ilha Saona? :D
Se forem para Samaná encontram locais bem mais bonitos que a ilha Saona, como por exemplo a Playa Rincón....

Em relação a Bayahibe do que tenho lido a melhor zona de praia encontra em frente ao Be Live Collection Canoa e ao Catalonia Grand Dominicus.
 

rum

Membro Conhecido
Olha, no que diz respeito às algas é uma situação, digo eu, quase impossível e prever. Consegues detetar a existência delas mas temos deixar a deslocação das mesmas ao sabor das marés. Presumindo que só irás daqui a uns tempos (sabe-se lá quando), ou mesmo que vás na próxima semana, as algas serão sempre uma incógnita. O que se sabe até aqui é que Samaná tem sido poupada. As autoridades de lá preveem que vai voltar a acontecer, não se sabe a intensidade nem a localização nem as datas... por isso será sempre um tiro no escuro.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Em Bayahibe os hoteis mais bem cotados e com boas praias são o Catalonia Royal e o Iberostar.
Eu já estive no Catalonia grand dominicus, e no Be live.
O Catalonia grand Dominicus era fraquito, do Be live até gostei do hotel, mas tinha na altura muitas pedras e rochas que tornavam o entrar na agua uma pequena gincana.
 

rum

Membro Conhecido
Mas vocês vão à RD por causa da Ilha Saona? :D
Se forem para Samaná encontram locais bem mais bonitos que a ilha Saona, como por exemplo a Playa Rincón....

Em relação a Bayahibe do que tenho lido a melhor zona de praia encontra em frente ao Be Live Collection Canoa e ao Catalonia Grand Dominicus.
Nem tinha reparado neste comentário que foi feito ao mesmo tempo que o meu. Eu era para ter dito o mesmo, mas na altura não tive oportunidade e não o disse.
A ilha Saona é um local interessante e bonito, mas Samaná, e não conhecendo, pelo que leio tem o seu potencial. Não vale a pena o esforço de atravessar o território todo para ir a Saona que já é um destino de massas ou de condicionar o local de estadia quando em Samaná terás sítios tão agradáveis como Saona.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Partilho da opinião dos restantes.
Só para dar o meu exemplo, já fui 10 vezes a Republica Dominicana e só na minha penúltima ida é que finalmente fui a Saona.
Se irei repetir, não.
Se gostei, sim gostei pela animação e pelo convívio, a praia é apenas uma mais, alias gostei mais da Catalina.
 

AntonyS

Membro Ativo
"Rum", tem toda a razão, falha minha :), a data pode ser um dado importante nas opiniões, está previsto irmos em Junho/Julho de 2019.

Em relação a Saona, não conhecemos, mas até podem ter razão!
A verdade é que, muito embora não tenhamos estabelecido como "visita obrigatória", do que vamos vendo nos reports e afins, e do que vamos falando com pessoas que já visitaram, é uma excursão que valerá a pena, sendo uma das principais quando se escolhe "Punta Cana" como destino...Mas admito que poderemos estar "equivocados"!;)
 

RuiMap

Membro Ativo
Boa tarde AntonyS
Se me permite vou dar a minha opinião e falar da minha experiência pessoal.

Dependendo do que pretende:
. Punta Cana, boas praias, mas atenção ao fenómeno do “Sargaço”
Bons Hotéis, mas muito e muito "massificado"
Último ano nas Caraíbas estive no Iberostar, muito arrependido pelo motivo do "Sargaço", hotel bom, não volto mais, a não ser por valores imperdíveis
Saona valeu pelo passeio de lancha e pela praia muito boa, bonita e sem "Sargaço" pois já não podia sentir e ver algas, fui uma vez, não volto;

. Bayahibe só tive oportunidade de visitar em excursão, excelentes praias e sem “Sargaço” e com toda a certeza ótimos Hotéis pelo menos no feedback do Iberostar Hacienda Dominicus, Bayahibe e sua praia
Gostava de lá voltar e ficar alojado;

. Samaná ficou aquela sensação de pouco quando lá estive, adorei desde o Hotel Bahia Príncipe El Portillo e sua praia, a envolvência bem como os passeios.
Voltarei
 
Sargaço penso que tenha sido um fenómeno que aconteceu no ano passado, por motivos desconhecidos dos locais.. sargaço ouve no México, Punta Cana, Cuba... Quase todas as zonas das Caraíbas. Penso que este ano já não há problemas com o sargaço..
 
Última edição por um moderador:
Top