Novidades

Programar uma semana nos Açores

Xpto83

Membro
bom dia,

tambem estou a marcar viagem para outubro para s. miguel. alguém foi observar os cetáceos? que empresa escolheram? os preços sao +/- os mesmos correcto (+/-€55/pessoa)??
reservaram com antecedencia?
Outubro já é uma má época para visitar cetáceos. Estive lá em Junho, era a época alta da coisa, mas mesmo assim resolvi não ir, isto porque, um dia tenciono ir a outras ilhas açoreanas, onde o avistamento dos cetáceos faz-se a olho nu.
 

José Paulo Silveira

Membro Ativo
Boas.

Estou a pensar ir aos Açores, em Junho, mas estou com alguma dificuldade no que fazer (apesar das inúmeras experiências que se podem ter).
As minhas dúvidas são:
- É obrigatório o aluguer de carro para andar em São Miguel?
- Se vou uma semana, que ilhas vale a pena ficar a conhecer?
- E vale a pena pernoitar em alguma?
- As ligações entre as ilhas (por mar), são acessíveis e com regularidade?
- Condições climatéricas, em Junho, costumam ser boas?

Cumprimentos
Viva,

- Se não alugar carro em São Miguel, apenas fica a conhecer Ponta Delgada, a maior cidade da Ilha (existem rent-a-car acessíveis: Auto Ramalhense, Tourilhas, Sete Lombas, Flor do Norte, Auto Cunha);
- São Miguel, São Jorge, Pico e Faial (aconselho três noites em São Miguel e quatro noites no Pico pois a partir desta Ilha existem ligações marítimas regulares para São Jorge e Faial;
- As ligações marítimas são muito acessíveis e regulares a partir de Maio e até ao final do Verão. Consulte o site da Atlanticoline para ficar com uma ideia;
- Os Açores são conhecidos pelo facto de num dia se poderem verificar as quatro estações. É provável que em sete dias apanhe algum dia com chuva. Mas pode chover de manhã e à tarde estar um dia de praia excepcional. É uma questão de sorte...

Espero ter ajudado. Qualquer coisa disponha
 

Xpto83

Membro
Viva,

- Se não alugar carro em São Miguel, apenas fica a conhecer Ponta Delgada, a maior cidade da Ilha (existem rent-a-car acessíveis: Auto Ramalhense, Tourilhas, Sete Lombas, Flor do Norte, Auto Cunha);
- São Miguel, São Jorge, Pico e Faial (aconselho três noites em São Miguel e quatro noites no Pico pois a partir desta Ilha existem ligações marítimas regulares para São Jorge e Faial;
- As ligações marítimas são muito acessíveis e regulares a partir de Maio e até ao final do Verão. Consulte o site da Atlanticoline para ficar com uma ideia;
- Os Açores são conhecidos pelo facto de num dia se poderem verificar as quatro estações. É provável que em sete dias apanhe algum dia com chuva. Mas pode chover de manhã e à tarde estar um dia de praia excepcional. É uma questão de sorte...

Espero ter ajudado. Qualquer coisa disponha
Boa tarde

Como deve ter reparado nos posts mais abaixo, já fui e já vim dos Açores.
Mas vamos por pontos:

- Apenas queria conhecer Ponta Delgada, e uma semana deu para visitar 90% das coisas;
- Ligações maritimas são regulares, mas acessíveis? Isso já meto em questão pelo que vi dos preços praticados.
- Apanhei chuva, vento, céu limpo, céu com nuvens, calor abrasador e tempo assim assim. Ainda apanhei uma itempérie, que me deu para ter medo ao andar de carro.

Mas agradeço a iniciativa, apesar de tardia.
 

Lonely Traveller

Membro Novo
Só conheço S. Miguel, mas posso-te dizer que tens obrigatoriamente que alugar carro para visitar esta ilha senão ficas limitado a Ponta Delgada.
Cumprimentos
Eu vou sempre com guias turísticos, grupos pequenos, alugando um carro não se consegue ver metade das coisas porque muitos dos sítios são remotos e a menos que se conheça alguém lá vem-se com a ideia que se viu tudo e só se viu 50 ou 60% da ilha.

Do que posso dizer:
- Vale bem a pena a visita aos Açores (São Miguel, neste caso);
- Paisagens de cortar a respiração, e que não estamos habituados no continente;
- Posso dizer que tive sorte com o tempo e a temperatura que andou a rondar os 22ºC de máxima, mas quando está céu aberto, não queiram estar ao sol, porque queima a valer;
- Hotel Arcanjo: Bem situado e com muita ajuda do Staff, mas foi uma desilusão noutros aspectos (uma reserva com 3 meses, tudo acertado, e fui atirado para um quarto no fundo do poço. Queixei-me e tudo se resolveu.
- Rent-a-Car: Simples e eficaz. Com um preço de 243€ (37,5€ x 6 com acréscimo de 18€ por irem buscar o carro fora de horas ao aeroporto) por 6 dias com franquia de 60€ (esta é dada na entrega do carro, mas foi me devolvida). Foi me dado um Opel Corsa de Abril de 2016 com 900km, e saiu da minha mão com 1600km com um só depósito. Super cordiais e sem nenhum problema apontar. Já recomendei a outras pessoas que lá estão de momento, e até se ofereceram a levar malas ao hotel, porque não cabia tudo no carro alugado (4 adultos mais 1 bébé). Recomendo a Auto Menezes.
- Restaurantes: O Galego, A Associação Agrícola, José do Rego, Estrela do Mar, Casa de Pasto o Cardoso, O Giro ficaram na memória pela bela cozinha que me fizeram chegar à mesa.
- Quanto a sítios a visitar, só não consegui apanhar o mercado de Ponta Delgada aberto, porque de resto, consegui visitar um pouco de tudo.
- Especialidades: Bolo Levedo, Ananás, Lapas Grelhadas e Estufadas, Goraz, os famosos bifes do lombo, comam e repitam :)
 
Última edição por um moderador:

JAT

Membro Ativo
- É obrigatório o aluguer de carro para andar em São Miguel?
Se quiser ver e usufruir de tudo o que a nossa ilha tem para dar, sem duvida nenhuma que sim. De outra forma, ficará muito limitado, pois os transportes públicos não são grande coisa, isso para ser bonzinho.
- Se vou uma semana, que ilhas vale a pena ficar a conhecer?
Tudo depende da forma como quer/gosta de ver/aproveitar o que São Miguel tem para dar. Facilmente, pode incluir uma ida a Santa Maria.
- E vale a pena pernoitar em alguma?
Não sei se por ligação marítima conseguirá ir e regressar a alguma ilha no mesmo dia (tendo a "base montada" em São Miguel). De avião certamente que consegue, mas valerá a pena o dinheiro da passagem?? Na minha opinião, não vale.
- As ligações entre as ilhas (por mar), são acessíveis e com regularidade?
De maio a Setembro/Outubro existem ligações marítimas regulares. Já não tenho bem a noção dos preços, mas nada que uma pesquisa em Atlanticoline não responda às suas questões/duvidas.
- Condições climatéricas, em Junho, costumam ser boas?
Nos Açores, no que diz respeito às condições climatéricas, tudo é muito relativo. É mais uma questão de sorte/azar. Tanto pode ter sorte de apanhar uma semana EXCELENTE, como pode ter azar e apanhar uma semana de tempo nublado e chuvoso.
Em relação às rent-a-cars pode tentar a sua sorte nos seguintes motores de busca:
- Autoeurope.pt
- Rentalcars.com
Ou directamente nas seguintes rent-a-cars:
- 7lombas.com
-gorentacar.pt
-Azoresholidays.pt
-Flordonorte-rentacar.com
-Tourilhasrentacar.com
Estou ao seu dispor para qualquer informação extra que necessite.
 

Filipe Rocha

Membro Ativo
Boa noite Jat, conhece alguém que alugue casa para uma semana de ferias em São Miguel.
Em Julho do próximo ano estou a planear ir juntamente com umas pessoas amigas, como somos 5 adultos e 3 crianças temos de
alugar uma casa com 3 ou 4 quartos e não sei se será fácil arranjar casa com tantos quartos pela ilha, se souber de alguma site ou
de alguém que alugue ficava agradecido.
 

Lonely Traveller

Membro Novo
Alguém aqui já considerou que os Açores tem 9 ilhas, só oiço falar em São Miguel, e já começo a ficar enjoado com tanto São Miguel, eu já estive em 6 das 9 ilhas em 4 viagens que realizei aos Açores e não acho São Miguel nada de especial.
As Flores, o Faial ou o Pico são muito mais interessantes.
Tenho dito.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Lonely Traveller , gostos não se discutem.
O facto de se falar mais de S. Miguel do que em muitas outras ilhas, certamente tem a ver com facto de para S. Miguel existirem voos directos do continente, permitindo assim passar, por exemplo, um fim de semana prolongado. Qualquer uma das ilhas que refere, e cuja beleza não ponho em causa, implicam ter de apanhar outros voos e, por conseguinte, tornar-se quase inviável visitá-las quando se tem disponível apenas 3 ou 4 dias. E, ao contrário do que refere, não falta por cá quem fale e recomende outras ilhas para além de S. Miguel...
Só um aparte: Eu já estive em S. Miguel e beleza lá não falta! Achei uma ilha muito interessante a vários níveis. Mas lá está, gostos não se discutem....
 

JAT

Membro Ativo
Boa noite Jat, conhece alguém que alugue casa para uma semana de ferias em São Miguel.
Em Julho do próximo ano estou a planear ir juntamente com umas pessoas amigas, como somos 5 adultos e 3 crianças temos de
alugar uma casa com 3 ou 4 quartos e não sei se será fácil arranjar casa com tantos quartos pela ilha, se souber de alguma site ou
de alguém que alugue ficava agradecido.
Bom dia, por acaso até conheço algumas pessoas com casas/apartamentos para alugar. Agora para alojar 8 pessoas, talvez só uma delas terá capacidade.
De qualquer maneira, envie-me uma msg com as datas, que depois envio-lhe os contatos.

Alguém aqui já considerou que os Açores tem 9 ilhas, só oiço falar em São Miguel, e já começo a ficar enjoado com tanto São Miguel, eu já estive em 6 das 9 ilhas em 4 viagens que realizei aos Açores e não acho São Miguel nada de especial.
As Flores, o Faial ou o Pico são muito mais interessantes.
Tenho dito.
Caro "Lonely Traveller", ainda bem que os gostos variam de pessoa para pessoa, senão andávamos todos de VERMELHO às bolinha amarelas LOLOLOLOL
Conheço 8 das 9 ilhas dos Açores e, muito sinceramente, Faial?? O que tem de especial no Faial? O gin do Peter? Por amor dos santos.....Mais fama que outra coisa. Quais as belezas foras do normal que possuiu? Isso para não falar no complexo de inferioridade que muitos locais nutrem. Como se costuma dizer, "a melhor paisagem que o Faial tem: é a vista para o PICO".
Em relação ao Pico, sim não é uma ilha extraordinariamente bonita, mas os locais tornam-a numa ilha extremamente acolhedora, alegre e bem disposta. Então as visitas às adegas, nosso senhor :) A subida ao cume do pico é qualquer coisa.
Sem duvida, que a ilha que se destaca da sua escolha são as Flores. Ilha excelente em todo os sentidos. Adoro-a.Está no TOP 3 das minhas preferidas dos Açores.
Mas dizer que "...não acho São Miguel nada de especial.", enfim.... Basta fazer uma pesquisa pelo INÚMEROS blogues, revistas da especialidade, ver as distinções que já recebeu, ver as belezas naturais que já ganharam prémios, ou estiveram entre os melhores do MUNDO, mas pronto é a sua opinião e temos de respeitá-la...
E atenção, apesar de natural de São Miguel, adoro (as Flores - pelas lagoas, pelo verde, pelas cascatas, pelas pessoas; Graciosa - pelo mar, as termas no carapaxo, pelas pessoas, pela lindíssima gruta do enxofre, por ser uma ilha "pequena e redonda" que rapidamente estamos no outro lado da ilha a tomar uma bela banhoca; São Jorge - as fajãs, as pessoas, o mar; Pico - as tão famosas adegas, as pessoas, o pico ali por cima, as piscinas naturais de São Roque; Santa Maria - a piscina "natural" da Maia, as pessoas, a praia formosa, a esplanada em frente a praia formosa; Terceira - pela vida noturna e pelo sangue festivo que se vive naquela ilha como não há outro igual nos Açores) e reconheço belezas e sítios mais bonitos em algumas das outras ilhas. Ao ponto de ir costumar a ir passar uma semana de férias no verão em algumas destas. Mas nenhuma outra consegue conjugar um pouco de tudo como a de São Miguel.

PS: Desculpem-me os locais de cada ilha a sinceridade, mas é o que sinto. Claro que me esqueci de enumerar todas as belezas/sitios de cada ilha tem para oferecer, mas isso foi o que me veio à memória sem recorrer ao "google it".
 
Última edição por um moderador:

Lonely Traveller

Membro Novo
@Lonely Traveller , gostos não se discutem.
O facto de se falar mais de S. Miguel do que em muitas outras ilhas, certamente tem a ver com facto de para S. Miguel existirem voos directos do continente, permitindo assim passar, por exemplo, um fim de semana prolongado. Qualquer uma das ilhas que refere, e cuja beleza não ponho em causa, implicam ter de apanhar outros voos e, por conseguinte, tornar-se quase inviável visitá-las quando se tem disponível apenas 3 ou 4 dias. E, ao contrário do que refere, não falta por cá quem fale e recomende outras ilhas para além de S. Miguel...
Só um aparte: Eu já estive em S. Miguel e beleza lá não falta! Achei uma ilha muito interessante a vários níveis. Mas lá está, gostos não se discutem....
Também existem voos directos para a Terceira e Faial e se marcados com antecedência não são caros, amanhã vou num voo da Sata para a Terceira por 82 euros, acha isso caro???
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Lonely Traveller , eu não falei em caro ou barato, deve estar confundido!
O que eu disse é que uma coisa é ter voo directo, neste caso para S. Miguel, e coisa diferente é ter de apanhar mais do que um voo, o que tem implicações ao nível do tempo da viagem e, por conseguinte, do tempo disponível nas ilhas.
Não tenho presente haver voos directos do Porto para, por exemplo, o Faial. Ou para as Flores. Ou para o Pico. Mas irei averiguar. Ou, se me puder facultar essa informação, fico agradecida. ;)
 

Lonely Traveller

Membro Novo
@Lonely Traveller , eu não falei em caro ou barato, deve estar confundido!
O que eu disse é que uma coisa é ter voo directo, neste caso para S. Miguel, e coisa diferente é ter de apanhar mais do que um voo, o que tem implicações ao nível do tempo da viagem e, por conseguinte, do tempo disponível nas ilhas.
Não tenho presente haver voos directos do Porto para, por exemplo, o Faial. Ou para as Flores. Ou para o Pico. Mas irei averiguar. Ou, se me puder facultar essa informação, fico agradecida. ;)
De Lisboa há voos directos para o Faial e para a Terceira pela SATA, mas mesmo que disponha só de 4 dias posso garantir-lhe por experiência pessoal que é mais que suficiente para visitar uma ilha da dimensão das Flores, mesmo perdendo meio dia no primeiro e no último dia, ainda dispõe de dois dias completos o que dá para visitar a ilha toda, as Flores são mesmo pequenas, para ter uma ideia, você vai do aeroporto a pé até Santa Cruz, que é a povoação maior da ilha em apenas 15 minutos... Claro que não há voos directos para as ilhas mais pequenas, aí tem que apanhar sempre um voo num avião mais pequeno, com hélice...
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Dizer que de carro não se conhece bem São Miguel e que em grupos turísticos é que é demonstra um claro desconhecimento da ilha. De resto gostos não se discutem, mas dizer que São Miguel não é nada de especial é o mesmo que dizer que não há areia no deserto.

Precisamente por haver locais remotos onde praticamente nenhum grupo ou empresa turística vão é que o carro é essencial. Já para não dizer que em muitos locais é preciso ter controlo total dos horários para se desfrutar deles, o que é impossível em qualquer grupo que seja.

Mas isto é a minha opinião, só conheço 5 das 9 ilhas e até agora, para mim, só S. Jorge se equipara a São Miguel (onde vou umas 2 a 3 vezes por ano e não conheço tudo). Sei que o grupo ocidental é brutal mas ainda não tive oportunidade de lá ir. Além de tudo isto, é um pouco irreal compara uma ilha da dimensão de São Miguel com as restantes.
 

Lonely Traveller

Membro Novo
Boas.

Estou a pensar ir aos Açores, em Junho, mas estou com alguma dificuldade no que fazer (apesar das inúmeras experiências que se podem ter).
As minhas dúvidas são:
- É obrigatório o aluguer de carro para andar em São Miguel?
- Se vou uma semana, que ilhas vale a pena ficar a conhecer?
- E vale a pena pernoitar em alguma?
- As ligações entre as ilhas (por mar), são acessíveis e com regularidade?
- Condições climatéricas, em Junho, costumam ser boas?

Cumprimentos
Nas ilhas maiores como São Miguel, Faial ou Terceira consegue fazer um tour de um dia pelo preço de aluguer de um automóvel e tem a vantagem de ir num grupo pequeno, 6 a 8 pessoas e ficar a conhecer as ilhas melhor do que se for só. Nas ilhas mais pequenas, Flores, Corvo, Graciosa aí já compensa porque para visitar estas ilhas só de táxi e fica mais caro.
Eu já estive em 6 das 9 ilhas e como infelizmente não conduzo, tenho carta mas nunca gostei de conduzir, tenho que sujeitar-me, mas nas ilhas mais pequenas compensa alugar carro.
Quanto ao tempo, os Açores não são o Continente e é provável que apanhe chuva mesmo em Junho, eu já lá estive em quase todas as épocas do ano e o tempo é instável.
Se for São Miguel a única ilha acessível por mar é Santa Maria e só no Verão. Agora é loucura pensar ir de barco até à Terceira, devem ser mais de 8 horas, embora de avião não sejam mais de 40 ou 45 minutos.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Nós temos uma empresa tours na ilha. Fica eventualmente pelo mesmo preço para uma pessoa, num carro cabem 5 pessoas. Mesmo que vá numa das empresas e tours mais baratas julgo que não arranja abaixo dos 35e por pessoa, logo se forem 5 são 175e por dia, o que dá para alugar carro uns 4 ou 5 dias, quiçá mais se for a um particular.
Agora se não conduz a história é outra.
 

JAT

Membro Ativo
Nas ilhas maiores como São Miguel, Faial ou Terceira consegue fazer um tour de um dia pelo preço de aluguer de um automóvel e tem a vantagem de ir num grupo pequeno, 6 a 8 pessoas e ficar a conhecer as ilhas melhor do que se for só......
Se for São Miguel a única ilha acessível por mar é Santa Maria e só no Verão. Agora é loucura pensar ir de barco até à Terceira, devem ser mais de 8 horas, embora de avião não sejam mais de 40 ou 45 minutos.
Se o Lonely Traveller fosse local dizia que devia estar no ramo das "tour turisticas", senão vejamos:
O preço por pessoa de um destes tour pode variar entre 30-40€ até 50-60€ por meio dia e dia completo, respectivamente. Também há agentes que alugam a viatura com condutor, para estes casos estamos a falar de +- 75€ por meio dia e 150 por dia completo. Ah!!! Não esquecendo que meio dia será 4 horas e dia completo entre as 7 e as 8 horas. Contas feitas quer seja por pessoa, quer seja o aluguer da viatura com condutor saí MUITO MAIS EM CONTA alugar uma viatura e desfrutar do que quisermos, quando quisermos e ao ritmo que nos apetecer do que estarmos subjugados à vontades dos outros.... Mas lá está, isso é a minha cabeça a pensar. Até porque todos, ou quase todos, os roteiros estão DISPONÍVEIS em qualquer quiosque (e não só) de turismo local.
Em relação ao tempo das viagens, uma rápida pesquisa no site da empresa que efectua o transporte de passageiros e viaturas (www.atlanticoline.pt/), facilmente, constatamos que uma viagem PDL-SMA leva cerca de 2,5 horas e uma viagem PDL-TER cerca de 4 horas.
 
Estou a organizar uma viagem aos Açores no início de Outubro. Vou ficar 5 noites na ilha de São Miguel e 4 noites na Terceira. Já tenho quase tudo marcado. Os preços melhores que encontrei para aluguer de carro foi no site da Ryanair para a empresa Ilha Verde, que penso ser fiável. Em relação aos hotéis marquei o Hotel Ponta Delgada, em São Miguel, e na Terceira o Hotel Marina em Angra do Heroísmo. As viagens vão ser na Ryanair para Lisboa-Ponta Delgada, Sata Ponta Delgada- Lajes, Terceira e TAP Lajes,Terceira para Lisboa. Para tudo, isto é, viagens, hotéis com pequeno almoço e aluguer de carro, nas duas ilhas, consegui um preço total de cerca de 1100,00€ para duas pessoas.
Agora estou na fase de organização dos itinerários e o que visitar e tenho algumas questões:
-Vale a pena ir ao Faial da Terra e fazer a caminhada até à Cascata do Prego?
-Para o cozido das Furnas Miroma ou Tonys?
-É possível visitar o Ilhéu de Vila Franca do Campo em Outubro?
-Onde comer lapas e cracas a preços razoáveis?
-Que fabrica de chá visitar? Gorreana ou Vale Formoso?
-Em Angra vale a pena a caminhada no Monte Brasil?
se puderem e quiserem opinar agradeço.
Esssa será, sem dúvida, a próxima viagem, já em abril! Estou a começar a montar tudo, ver preços e comparar! Inicialmente tinha pensado só em irmos a São miguel, mas acho que seria interessante aproveitar e conhecer a Terceira.
Algum conselho/sugestão?
Obrigada
 
Última edição:
Top