Novidades

Problemas com Seguro: já alguém teve?

Fernando Coelho

Membro Novo
Meus Caros

Preciso da ajuda dos mais experientes.

No mês passado visitei Samaná com a minha família e tive um problema sério com o seguro. Após o regresso fiz uma exposição á agência de viagens, que encaminhou a reclamação para o seguro.

Alguém me sabe dizer se há um prazo limite para uma resposta? Devo reclamar directamente com o operador?

Além de ter perdido efetivamente 2 dias de férias, gastei uma fortuna em chamadas telefónicas, tive de pagar táxi para ir a uma clínica fora do hotel (apesar do seguro garantir que o médico desloca-se ao hotel nestas circunstâncias), e antes de fazer um relatório detalhado da situação para alertar futuras situações, gostaria de dar ao operador o direito à resposta e também a reembolsar-me de todos os prejuízos que sofri...

Já aconteceu a alguém? Podem-me elucidar quer do procedimento quer atá dos meus direitos nestas situações?

Obrigado.

Última edição por um moderador:
Presumo que o operador seja a Soltour.
Frequentemente ocorrem casos com este operador sobretudo por deficiente informação por parte dos seus guias
Normalmente os seguros devem ser "acionados" ligando para um número de telefone que é facultado pelo operador e que consta da apólice de seguro.
Depois de contactado esse número a seguradora aciona os meios de socorro necessários ou através do envio de um médico ao seu quarto de hotel ou providenciando transporte que o levará a uma clínica ou hospital com o qual a seguradora tenha protocolo.
Geralmente quando as coisas são feitas desta forma corre tudo normal e a seguradora paga todos os custos - nalguns casos há franquias.
Não percebi pela sua informação se procedeu desta forma ou não.
Há uns anos fui mal informado pelo guia da Soltour que referiu que não era preciso acionar o seguro, bastando ir ao médico e guardar os comprovativos das despesas que a seguradora procedia ao reembolso das mesmas.
Estranhei este procedimento por não ser habitual mas deduzi que neste país funcionasse de forma diferente. Tive necessidade de recorrer a um médico para a minha filha e procedi desta forma.
Quando regressei solicitei o reembolso das despesas à companhia de seguros mas esta recusou-se a efectuar o pagamento das mesmas.
Efectuei o Operador/Soltour mas este também não assumiu as despesas que tive e muito menos a informação errada do seu guia. Aliás nem se preocupou com o assunto, nem fez qualquer démarche junto da companhia de seguros.
Não lhe sei responder se existe algum prazo para lhe darem resposta à reclamação apresentada.
Normalmente quando pretende reclamar a reclamação é apresentada junto da agência de viagens onde adquiriu a mesma, que, foi o que fez, e a agência encaminha a mesma para o operador.
Se acionou o seguro de forma correta penso que deveria apresentar reclamação directamente na companhia de seguros e caso não funcionasse através do Instituto de seguros de Portugal através do seguinte link Portal do Cidadão.

Última edição por um moderador:

rosinha

Membro Ativo
Boa tarde
Há alguns anos em punta cana o meu filho teve um problema e foi diretamente ao médico que tinha um gabinete no hotel. Pagou, bastante por sinal, como não melhorou, foi à recepção e aí disseram que ele deveria ter contatado a mesma que eles teriam enviado o médico ao quarto, o que aconteceu passado uns minutos, e não pagou nada. Quando chegou a portugal contactou a agência, que pediu o comprovativo da despesa e passado algum tempo creditaram-lhe o dinheiro.