Novidades

Primeira viagem sozinha - Madeira

sofiaO

Membro Novo
Bom dia,
Pela primeira vez estou a pensar fazer uma viagem sozinha. Na verdade tenho algum receio em fazer isto. O que acham de o fazer para a Madeira? Seguro? Alguem que já o tenha feito, o que sugerem?
;)
 
Última edição por um moderador:

Lipe

Membro Conhecido
Para a Madeira parece-me totalmente seguro. Quais são ao certo os teus receios?
 

sofiaO

Membro Novo
É a primeira vez que vou sozinha e é sempre diferente... primeiro é mesmo o receio de estar sozinha (em termos de segurança e isso), depois e em relação a conhecer a ilha... Nao tenciono alugar carro e por isso vou precisar de outras formas de conhecer a ilha tipo excursões e assim...
 
Última edição por um moderador:

Lipe

Membro Conhecido
Em termos de segurança, estando sozinho, é sempre necessário ter todos os sentidos alerta, mas não me parece que a Madeira apresente alguma ameaça diferente do que possa, por ex, apresentar Lisboa. Obviamente, enquanto turista, há que estar atento.
Em relação à visita sem carro, não consigo ajudar muito, pois apesar de ter lá estado este mês (e ter o report a meio), aluguei carro os 4 dias.
 

AnitaF

Membro Ativo
Olá @sofiaO
Penso que a Madeira é um destino relativamente calmo e seguro e que pode perfeitamente ir sozinha sem receios, evidentemente sem nunca "baixar a guarda" e mantendo sempre os sentidos em alerta.
Relativamente ao carro das vezes que lá fui também aluguei sempre carro, o que aliás considero indispensável para conhecer a ilha e ter alguma autonomia e independência nas nossas decisões, como tal não a posso aconselhar relativamente a excursões e rede de transportes.
Já decidiu a zona/hotel? Eu tenho ficado sempre na zona do Lido, uma zona agradável e próxima de tudo.
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá :)
Sem receios!!!! Vai ser uma boa experiência.
Já que não vai alugar carro, a Madeira pode ser uma experiência um pouco limitada ao Funchal.
Porque não escolhe antes uma cidade europeia, onde pode deslocar-se facilmente a pé para ver as principais atracções, ou que possibilite utilizar o metro ou o comboio?
Seja qual for o destino, a recomendação é sempre andar atenta, não andar com jóias à vista ou outro tipo de bens que sejam apelativos, principalmente à noite- máquina fotográfica na mão também não é muito recomendável, preferivelmente ao pescoço. Mas isso serve tanto para um destino diferente como para o local onde residimos. E ter cuidado com os carteiristas! :D
No mais, é ir de espírito aberto e aproveitar. O importante é ir! ;)
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Boas. Acho que não deve ter receio, apenas alguns cuidados. Se optar pela Madeira, certamente nem precisa de adoptar nenhum tipo de comportamento.
Optando por uma cidade na Europa, talvez ter um bocado mais de cuidado, em especial à noite e em eventuais locais mais escuros.. um bocado à semelhança de Lisboa e Porto.
Apenas não deixe de viajar por ter receio de ir sozinha. Chega a um ponto em que nem nota isso.
 

sofiaO

Membro Novo
Olá @sofiaO
Penso que a Madeira é um destino relativamente calmo e seguro e que pode perfeitamente ir sozinha sem receios, evidentemente sem nunca "baixar a guarda" e mantendo sempre os sentidos em alerta.
Relativamente ao carro das vezes que lá fui também aluguei sempre carro, o que aliás considero indispensável para conhecer a ilha e ter alguma autonomia e independência nas nossas decisões, como tal não a posso aconselhar relativamente a excursões e rede de transportes.
Já decidiu a zona/hotel? Eu tenho ficado sempre na zona do Lido, uma zona agradável e próxima de tudo.
A zona exactamente ainda não escolhi. Tenho andado a ver hotéis e tenho tentado o mais próximo possível do centro. Acho que talvez seja mais fácil para ter acesso a tudo. Embora ache que sim, seria muito melhor alugar um carro. Acho que não o irei fazer e por isso numa zona central deve ser mais fácil encontrar formas de conhecer a ilha....
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Quanto à segurança, é ter a mesma do que quando estamos em Portugal continental, acrescido do facto de podermos andar com um mapa turístico na mão ou uma máquina fotográfica.
Em termos de deslocação na ilha, a maioria das atracções são a nível rural, pelo que não alugar carro é não uma, mas possivelmente duas desvantagens:
1º Os transportes não vão a todo lado;
2º Em alguns locais que poderão ir, não sei se fazem ligação a múltiplos locais, por isso terias de fazer múltiplos percursos (Funchal > Destino) e isso sairia provavelmente até mais caro e mais demorado do que alugar carro.
 
Última edição por um moderador:

RRRocha

Membro Ativo
Olá Sofia,
Estive apenas uns 4 dias na Madeira, sendo que um deles andei sozinha, não senti insegurança nenhuma nem mesmo à noite. Há muitos locais para visitar, mas conselho alugar carro não para todos os dia para pelo menos alguns dias para saíres do Funchal. Também existe o autocarro turístico que passa em alguns pontos é uma boa escolha para 1 dia, outro dia no Funchal e depois alugares carro para conhecer o resto da ilha.

Se é a tua primeira viagem sozinha aconselhava uma capital europeia pois é muito mais fácil a mobilidade dentro da cidade, Madeira não seria a minha escolha e eu já viajei algumas vezes sozinha. Hosteis são uma boa escolha quer a nível económico, localização e companhia pois é uma forma de comunicares com outras pessoas que estão como tu.

Aproveita, não tenhas receio pois até mesmo na tua cidade podes ter um azar, não é por ires sozinha que vai correr mal e vais ver eu com tu há muitas pessoas a viajar sozinhas e teres uma visão diferente e melhor das cidades pois vais estar com outro espírito.


Boa sorte.
 
Última edição por um moderador:

DanielPT

Membro
Tão seguro como a maioria das localidades em Portugal. Contudo o ideal é alugares um carro para visitares "em condições" a ilha. Não te vais arrepender... :)

Boas férias. :)
 

sofiaO

Membro Novo
Olá Sofia,
Estive apenas uns 4 dias na Madeira, sendo que um deles andei sozinha, não senti insegurança nenhuma nem mesmo à noite. Há muitos locais para visitar, mas conselho alugar carro não para todos os dia para pelo menos alguns dias para saíres do Funchal. Também existe o autocarro turístico que passa em alguns pontos é uma boa escolha para 1 dia, outro dia no Funchal e depois alugares carro para conhecer o resto da ilha.

Se é a tua primeira viagem sozinha aconselhava uma capital europeia pois é muito mais fácil a mobilidade dentro da cidade, Madeira não seria a minha escolha e eu já viajei algumas vezes sozinha. Hosteis são uma boa escolha quer a nível económico, localização e companhia pois é uma forma de comunicares com outras pessoas que estão como tu.

Aproveita, não tenhas receio pois até mesmo na tua cidade podes ter um azar, não é por ires sozinha que vai correr mal e vais ver eu com tu há muitas pessoas a viajar sozinhas e teres uma visão diferente e melhor das cidades pois vais estar com outro espírito.


Boa sorte.

Obrigada...
Sei que alugar carro seria mais fácil para visitar certas coisas mas não me sinto muito à vontade e por isso andei a ver agências com visitas aos pontos turísticos. Gostava é de saber se alguém já tinha feito algo do género para saber se realmente vale a pena... Em relação ao destino, sim, preferia uma capital europeia mas para primeira viagem achei melhor algo mais "familiar" até mesmo em termos de língua... talvez para a próxima... ;)
 
Última edição por um moderador:

Ana F.

Membro Novo
Fui pela 1ª vez à Madeira o ano passado (Maio) e as minhas expectativas foram mais que ultrapassadas. A Madeira é linda, segura e nossa!! Vale a pena ser visitada principalmente tudo o que fique fora do centro Funchal por ser mais bonito, genuíno, natural e claro económico no caso das refeições por exemplo. Aluga carro, percorre a ilha e aproveita. Se precisares de mais dicas dispõe. ;)
 
Última edição por um moderador:

SaraCu

Membro Novo
Olá estou a pensar no mesmo, afinal foste? Eu também não quería alugar carro. Tens dicas para mim?
 
Última edição por um moderador:
Top