Novidades

Primeira Viagem ao México

TAndrade

Membro Novo
Boa tarde,

Antes de mais queria agradecer a todos os membros do Fórum. Graças a vocês, vossos reports, feedbacks, conselhos irei fazer a minha primeira viagem à RM em Setembro 2018, viagem comprada do Sr.Juan.
Irei ficar no CP Maroma e tenho quaaaaase todas as minhas questões respondidas só a analisar aqui o fórum.
No entanto tem algumas que não encontrei bem a resposta e queria a vossa opinião.
1. Será melhor levar euros e trocar por pesos, ou fazer levantamento em MB (por exemplo para um total de 300€ a gastar lá, excetuando as excursões que já vão estar pagas à RimainTours)?
2. Em relação ao transfer, um colega meu foi a PCana e ficou meio aflito no transfer do aeroporto para o Hotel porque não havia ninguem à espera, depois foi aconselhado a ir para um local que alguém o viria buscar. Na RM, através de pack comprado ao Sr. Juan, como se processa o transfer do aeroporto para o Hotel? Tem alguém à espera com o nosso nome/hotel?
3. Estou a pensar dar um pulo à Playa del Carmen, para ver a Quinta Avenida, numa manhã para dar uma olhadela, o método de transporte será sem dúvida o taxi. Tendo em conta que é uma viagem de 7 noites, 3 dias "ocupados" com excursões, vale a pena ir à Quinta Avenida "picar o ponto" ou nem por isso? O objectivo da viagem é descansar, aproveitar o clima tropical, tirar umas fotos e conhecer um pouco da cultura Maia.
4. Algum conselho a quem viaja ao México pela primeira vez a nível de poupanças, conselhos úteis (para além do óbvio repelente, hehe).?

Obrigado pela atenção dispensada e mais uma vez obrigado pela ajuda prestada neste Fórum.
PS: Sou da ilha da Madeira, se tiverem alguma questão sobre a ilha basta enviarem-me mensagem (sei que não é o local indicado para esta informação, mas já fica a dica).
 
Última edição por um moderador:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Olá @TAndrade
Em relação ao dinheiro que deve levar tudo depende do que quer gastar! Relembro que as taxas de saída são pagas em pesos ou euros, e andam na casa dos 1200pesos ou 60€ por pessoa. Por isso convém levar a contar com isso!
Eu levei o cartão Revolut (levámos 2), e levantámos dinheiro à medida que íamos precisando.

Sobre os transfer vá descansado que alguém da operadora estará lá à espera (seja Soltour, Jolidey), que depois lhe indicará qual o número de autocarro que deve apanhar em direcção ao CPM.

Já sobre a Playa Del Carmen ainda não foi este ano que fui, por isso não sou a pessoa mais indicada para lhe dizer se vale ou não a pena.. No entanto penso que valerá dar lá um salto num final de tarde :) Por exemplo se for a Chinchén Itza compre por lá as lembranças pois vai conseguir preços melhores (regateie)!! ;)
 

rum

Membro Conhecido
Antes de mais, bem vindo ao forum.

1- A questão de trocar o dinheiro ou levantar é sempre um tema de grande discussão. A maneira mais barata é trocar o dinheiro em Playa del Carmen, mas se fores lá só para isso não compensa o que gastas em taxi. Se trocares no hotel a taxa é sempre mais alta. Eu pessoalmente costumo usar o MB mas pode não ser a forma mais barata, tens de saber junto do teu banco o valor das taxas que são cobradas para cada levantamento. Se já levas as excursões pagas parece-me que 300€ pode ser demasiado...

2- Essa situação do teu colega não é normal. Compras uma viagens numa agência qualquer na condição de TI e no local o operador estará à tua espera para te levar ao hotel.

3- Eu diria para ires a Playa del Carmen ao fim do dia e até jantares an 5ª avenida, há muitos e bons restaurantes. Se estás no Catalonia Maroma a melhor opção é taxi, embora muito mais barato sejam os colectivos que circulam na carretera federal, mas como o CPM fica longe da carretera e os táxis não vão querer levar-te da porta do hotel até lá, o táxi é a opção.

4- Único conselho que posso dar é cuidado com o sol, de resto boas férias.
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
1. Será melhor levar euros e trocar por pesos, ou fazer levantamento em MB (por exemplo para um total de 300€ a gastar lá, excetuando as excursões que já vão estar pagas à RimainTours)?
Eu costumo levar já de cá os pesos mexicanos, o hotel fica longe da praia del carmen e não me compensa la ir fazer isso

2. Em relação ao transfer, um colega meu foi a PCana e ficou meio aflito no transfer do aeroporto para o Hotel porque não havia ninguem à espera, depois foi aconselhado a ir para um local que alguém o viria buscar. Na RM, através de pack comprado ao Sr. Juan, como se processa o transfer do aeroporto para o Hotel? Tem alguém à espera com o nosso nome/hotel?
Nunca tal me aconteceu, já viajei pelas 2 principais (Soltour, Jolidey) e tive sempre pessoal com as placas na mão a nossa espera...

3. Estou a pensar dar um pulo à Playa del Carmen, para ver a Quinta Avenida, numa manhã para dar uma olhadela, o método de transporte será sem dúvida o taxi. Tendo em conta que é uma viagem de 7 noites, 3 dias "ocupados" com excursões, vale a pena ir à Quinta Avenida "picar o ponto" ou nem por isso? O objectivo da viagem é descansar, aproveitar o clima tropical, tirar umas fotos e conhecer um pouco da cultura Maia.
Aqui não opino pois das 2 vezes que fui ao mexico não fui a praia del carmen
Penso que na recepção do hotel eles chamem os táxis, pelo menos onde estive faziam isso e davam logo valores


4. Algum conselho a quem viaja ao México pela primeira vez a nível de poupanças, conselhos úteis (para além do óbvio repelente, hehe).?
Regatear sempre preços, se vais fazer excursões com a Rimain vais em boas mãos e nessas excursões compras os souvenirs
Não te esqueças de 60/65 euros de taxas a saída, não percas os papeis que te dão no avião (já agora leva uma caneta pra preencheres a papelada)
De resto, come, bebe, apanha bastante sol e diverte-te muito!! Para mim o México estará sempre no nosso coração, já la fui 2 vezes e voltarei um dia de certeza!
 

TAndrade

Membro Novo
Outra questão que se prende com os gastos são a nível das gorjetas que ainda estou um pouco á nora.
Não faço ideia de quanto dar de gorjeta:
- Às refeições;
- Tranferes;
- Bar piscina/praia;
- Limpeza de quarto (foi-me dito por um amigo, que esteve em 2016, no mesmo hotel, que se tiver algum objecto ou dinheiro à vista, não fazem limpeza do quarto), como é que é dada a gorjeta pela limpeza de quarto?
Alguém tem uma estimativa de quanto gastou com gorjetas em 7 noites?

Não te esqueças de 60/65 euros de taxas a saída, não percas os papeis que te dão no avião (já agora leva uma caneta pra preencheres a papelada)
Que papeis são esses exactamente? São preenchidos e entregues onde?
 
Última edição por um moderador:

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Não é necessário dar gorjetas em nenhuma situação.
Apenas dá onde e a quem quiser, se pretender dar essa gratificação vai em consonância, com a sua carteira.
Pessoalmente raramente dou gorjetas, e isso vai depender da sua carteira e do seu grau de satisfação. (Os Americanos por exemplo são capazes de dar 1 dólar cada vez que pedem uma bebida num bar, e já vi darem 5 e 10 dólares).
De relembrar que nestes destinos normalmente existe alguma dificuldade em trocarem moedas de euro, por isso é melhor dar as gorjetas em pesos.
 

rum

Membro Conhecido
Quanto às gorjetas a minha experiência no México, e dentro dos hotéis, é zero gorjeta. E eu não sou um mão de vaca, mas dentro do hotel não vais andar com dinheiro logo por aí isso deixa de ser um problema e nem te vais sentir pressionado para tal. É óbvio que eles agradecem as gorjetas, até porque porque no México há muita gente que não tem salário e vivem só das gratificações mas este já não é uma situação das grandes cadeias hoteleiras.

Os "papeis" que te vão dar no avião é a forma migratória tens de preencher guardar e devolver no momento da saída do hotel.
 

TAndrade

Membro Novo
Tinha uma ideia diferente, pensei que era quase como nos EUA e a sua política de gorjeta obrigatória.
Muito obrigado pelas respostas. Agora é meter uma velinha para a previsão do tempo melhorar um pouco a ver se apanho uns dias de ceu aberto.

Alguém já levou drone para a RM?
Eu queria levar, não para utilizar intensamente, apenas para uma imagem ou outra da praia do hotel a baixa altitude.
 

rum

Membro Conhecido
Acho que podes levar o drone sem problema. Mas levar um drone só para uma ou outra imagem é muito foleiro.... leva isso e faz muitas imagens e partilha aqui com a malta. :D

Já agora, não sei se estás ao corrente do problema das algas. Mas passa por este tópico para te inteirares da situação e baixares um bocado as expetativas. ALGAS - Que fenómeno é este? As coisas não estão fáceis por lá mas há uns dias melhores que outros.
 

TAndrade

Membro Novo
Acho que podes levar o drone sem problema. Mas levar um drone para uma ou outra imagem é muito foleiro.... leva isso e faz muitas imagens e partilha aqui com a malta. :D
Lá apetecer apetece!!!! Mas já confirmei com o Sr. Ricardo da Rimain e, não posso levar para nenhuma zona arqueológica. As filmagens dessas zonas serão mesmo de smartphone. Da praia sim, vou fazer umas filmagens. É sempre preciso "apalpar" a zona primeiro a ver se não está muita gente "sensível". E, como também não quero faltar ao respeito à privacidade de ninguém, vai ser sempre muito ponderada a utilização de drone.
 

Lady_R

Membro Conhecido
B
1. Será melhor levar euros e trocar por pesos, ou fazer levantamento em MB (por exemplo para um total de 300€ a gastar lá, excetuando as excursões que já vão estar pagas à RimainTours)?
2. Em relação ao transfer, um colega meu foi a PCana e ficou meio aflito no transfer do aeroporto para o Hotel porque não havia ninguem à espera, depois foi aconselhado a ir para um local que alguém o viria buscar. Na RM, através de pack comprado ao Sr. Juan, como se processa o transfer do aeroporto para o Hotel? Tem alguém à espera com o nosso nome/hotel?
(...)
4. Algum conselho a quem viaja ao México pela primeira vez a nível de poupanças, conselhos úteis (para além do óbvio repelente, hehe).?
1. Arranje um cartão sem taxas, tipo Revolut, e levante no MB (atenção que só não cobra taxas nos dias úteis e até 200€/mês, na versão free), ou leve euros e troque lá.
2. Tem alguém à sua espera com o nome do operador turístico pelo qual viaja (pode verificar qual é na documentação enviada pela agência)
3. Repelente, creme para queimaduras e picadas de insectos, imodium, um antibiótico de largo espectro, ibuprofeno ou paracetamol... Mais vale prevenir.
 
Última edição:

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
Tinha uma ideia diferente, pensei que era quase como nos EUA e a sua política de gorjeta obrigatória.
Muito obrigado pelas respostas. Agora é meter uma velinha para a previsão do tempo melhorar um pouco a ver se apanho uns dias de ceu aberto.

Alguém já levou drone para a RM?
Eu queria levar, não para utilizar intensamente, apenas para uma imagem ou outra da praia do hotel a baixa altitude.
Em relação às gorjetas já te disseram...
Papéis no avião idem...
Drone escusas de levar, não é proibido mas por política dos hotéis não deixam levantar muitos metros nem andar com ele no resort, nós levámos e não conseguimos utilizar pois o máximo que sobe é pouco mais que a altura das palmeiras, as cadeias hoteleiras fizeram um bloqueio. Fui a recepção tentar perceber e fui informada.
Na véspera de vir como tivemos que gastar baterias do drone foi um “filme” vieram vários funcionários logo chamar a atenção, cada um que vinha tínhamos de explicar que as baterias no avião tinham de ir descarregadas...
Nas excursões idem, não podes utilizar, zonas arqueológicas é proibido.
Basicamente foi GoPro, máquina fotográfica e telemovel
 
Última edição:

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
No catalonia playa maroma vi usarem drones sem stress.
Nada como enviar um e-mail ao hotel e perguntar. ;)

Caso haja problema têm sempre o nascer do sol que não andam por lá funcionários :D
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
No catalonia playa maroma vi usarem drones sem stress.
Nada como enviar um e-mail ao hotel e perguntar. ;)

Caso haja problema têm sempre o nascer do sol que não andam por lá funcionários :D
O nosso não sei se por ser um bocadinho grande e estar ligado em "rede" (não sei se é bem assim que se diz) estava bloqueada a opção de levantar voo a partir de uns metros de altura... ordens do hotel, privacidade violada dos hospedes...
 

TAndrade

Membro Novo
Obrigado pelas dicas. Vou enviar um email ao hotel só para esclarecer.

PS:No México são tão agressivos com as lenga-lengas de time-share como em Punta Cana? Alguém que já tenha ficado no CPMaroma tem experiência sobre as "convocatórias" para time-share?
 

Luixito

Membro Conhecido
@TAndrade , tenho a certeza que vocês vão gostar do México por isso aproveitem. Já lá fui muitas vezes e se pudesse ia já outra vez.

Vou tentar ajudar a esclarecer aqui a questão dos papéis/taxas porque acho que ficou confusa. Então é assim, no avião vão dar uns papéis para preencher e entregar aos polícias da imigração. Um desses papeis tem uma parte destacável, que o polícia vai carimbar e tens de guardar religiosamente até ao final das férias! Esse papel vai será devolvido depois no aeroporto quando regressarem e fizerem o check-in. É o papel que sinaliza o visto que vos foi dado para estarem no país em conjunto com o carimbo no passaporte. Se perderem esse papel terão que tirar um novo no momento do check-in para o vôo de regresso e este duplicado terá um custo que ronda os 40/45 $.

Outra coisa são as taxas turísticas. O Distrito de Yucatan/Cancun cobra uma taxa turística a todas as pessoas (tal como hoje em dia há no Porto e em Lisboa), independentemente do número de noites que ficam. Esse valor tem que ser pago em dinheiro e pode ser pago em € ou pesos. Compensa sempre pagar esse montante em Pesos, mas só se entretanto durante as férias levantaram pesos para alguma coisa. Levantar só para pagar essa taxa não vale a pena!

Quanto às gorjetas não se preocupem, não é obrigatório. Eu já dei algumas vezes, mas porque tinha dolares comigo. Quando dava, dava sempre uma nota de 1$.

Eu sinceramente, acho que não vale a pena deslocarem-se do hotel para a Quinta Avenida só por isso. Ainda fica longe do hotel e não tem assim tanta coisa interessante!

Uma coisa que vos aconselhava é a irem uma noite ao Coco Bongo. Se o fizerem já ficam com uma vista de olhos de como é Playa del Carmen. Não percam horas de praia e sol para irem a Playa del Carmen! :)

No Catalonia não chateiam nada quanto aos Time-sharing! Também têm lá um balcãozinho mas não são chatos. Ou então sou eu que tenho cara de pobre e não querem nada comigo, porque em Punta Cana também não me chatearam muito :)
 

TAndrade

Membro Novo
Obrigadão pelo feedback.

Assim já fico com uma ideia mais generalizada, normalmente quando viajo gosto de ter todas as situações controladas. Vou ter cuidado então com esses papeis.
 

José Paulo Silveira

Membro Ativo
Olá, basicamente está tudo dito. Sou dos Açores e no ano passado fiquei no Riu Lupita, Playa del Carmen. Em relação à 5.ª Avenida é interessante ir, consegue comprar roupa de marca original (não é candonga), a preços acessíveis. Exemplo: um polo para minha filha de 16 anos na altura que em Portugal custa cerca de € 100,00, lá custou € 15,00...
Bem como uma série de outras lembranças a preços acessíveis.
Não levei pesos, mas se for a Chinchén Itza, convém levar pesos pois os vendedores lá fazem um câmbio meio manhoso. É o local perfeito para comprar coisas boas a bons preços sem dúvida. No ano passado fui com o Espinoza. Top.
Mas tu é que sabes.
Este anos Republica Dominicana, 7/09 comprado ao Juan, hotel Riu Bambu, e excursões compradas à Rimain Tours.

Diverte-te
 
Top