Novidades

Primeira viagem- à Riviera Maya

Duarte Martins

Membro Novo
Olá malta. Sou novo aqui no fórum e decidi colocar este novo tópico para poder colocar as minhas dúvidas e ficar tudo agrupado em vez de estar a colocar comentários em tópicos diferentes. Se estiver a fazer alguma coisa de mal podem dar-me na cabeça :).

Então é assim...a única viagem que fiz para fora da Europa foi para Punta Cana há 10 anos atrás e por isso estou enferrujado. Por ser novato e ter receio adquiri o pacote completo numa agência de viagens (loja física), ou seja, seguro de viagem, voo ida e volta, hotel regime TI e as excursões compradas no hotel através do operador. Foi pagar e não ter trabalho nenhum praticamente hehe, sendo óbvio e estando consciente que estaria a pagar mais caro.

Desta vez, tendo eu já percorrido dezenas de tópicos neste fórum, queria fazer de maneira diferente mas segura, de maneira a poupar alguns euros.

Feita a introdução, passo a explicar:
Pretendo ir à RM em Abril de 2019. Somos um casal com um filho de 14 anos. Ainda não decidi em que Hotel ficar porque não é isso que me preocupa e cada um tem o seu gosto, sendo certo que não poderei ir para os de +18 anos.
Em relação às excursões a realizar também não tenho grande dúvida de quais irei fazer.
Onde eu necessito de ajuda é:
1 - Sem ser em loja física onde comprar a viagem com segurança (voos e hotel)?
2 - Vejo aqui pessoal a dizer que compra as excursões fora do operador a outras empresas. Nesse caso como funciona com o seguro de viagem? Isto porque quando eu tive em Punta Cana também tive oportunidade de comprar excursões fora do hotel mas fui logo avisado que se acontecesse alguma coisa o seguro não cobria. Como é que vocês fazem em relação a isso?
3 - O que levar na bagagem? Necessito de levar toalhas e adaptadores de corrente?

Desculpem o testamento, aguardo feedback vosso, obrigado
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá,
Ainda que nunca tenha ido para a RM, nas minhas viagens sem serem compradas em loja fisica, uso o booking para os hoteis e voos compro directamente nas companhias aéreas, mas para a RM não sei se será boa ideia ...
Pessoalmente não gosto dos sites/motores de busca de voo+ hotel
Em relação ao seguro faço um que cubra todo o período da viagem, actividades incluidas e nunca tive de as especificar.
Em destinos como a RM, os hoteis costumam fornececer toalhas
Já viste as ofertas dos fornecedores aqui no Portal? Podes contactá-los e pedir um orçamento especifico para o que pretendes
 

Duarte Martins

Membro Novo
Obrigado pela resposta @Leonorb . De facto ainda não consultei nenhuma agência física nem online porque primeiro queria perceber como o pessoal mais experiente nestas andanças faz. Faz-me um bocado de confusão comprar passagens num site, depois o hotel noutro, depois as excursões noutro. Depois encaixa tudo bem sem atrasos e sem confusões? E em relação aos transferes? Poupa-se assim tanto dinheiro? Era isso que eu queria saber e se sim como funciona.
 

Leonorb

Moderador
Staff
Para alguns destinos, sim...conseguimos organizar de forma a encaixar tudo. Para outros é mais arricado por causa dos voos/escalas. Os hoteis, maioritáriamente, têm transfer, mas se fores por tua conta será um transfer só para ti (ainda que na prática possa não ser) e talvez mais caro
Da minha experiencia, lugares menos populares, sim poupa-se dinheiro. Caraíbas tenho dúvidas. Já para o Sal, que até é popular, teria poupado se tivesse organizado eu para a opção de estadia que fiz
Tens sempre de simular e comparar
 

@patricia

Membro Conhecido
Olá.
Já estivemos na RM por duas vezes, viajamos com 2 crianças. Por norma, como viajamos +/- duas vezes por ano e já o fazemos para as Caraíbas há 10 anos, optamos por, de há 4 anos para cá, fazermos nós a reserva pela net. Procuro sempre os melhores preços. Já viajei pela Logitravel, Viajarcaribe, Centralvacaciones (a que mais utilizo), entre outras. O seguro já está incluído. Basicamente, quando compramos um pacote pela net voo+trans+hotel, o seguro estará sempre incluído, e a informação estará juntamente com a documentação que enviam por email, ou que descarrega da página do operador.
Se comprar à parte, o voo e o hotel, tem que ter atenção aos transferes, e ao seguro. Por norma, para fora da Europa, compro tudo junto, pois pela net, em relação à loja física e dependendo do que quero e das promoções que apanho, já poupo muito €€..
O ano passado foi a única vez que fomos para as Caraíbas (samaná) e que fiz a reserva separada, pois fomos 17 dias e queríamos ir a NY. Reservei o hotel, transferes e seguro na Logitravel e comprei os voos pela net. Ainda poupei bastante pois, 17 dias pela agência, quase que ficava pelo dobro e não dava para ir a NY.
Em relação às excursões fora dos operadores do hotel não te sei dizer ao certo, mas este ano na Jamaica, das 3 excursões que fiz pelos operadores do hotel, tivemos que assinar termos de responsabilidade pois o seguro não cobriria nada que nos acontecesse, por isso, basicamente o seguro serve se ficarmos doentes e precisarmos de cuidados médicos devido a doença. Pois, não era o caso! Duas excursões incluíam saltos de 5m/10m das cascatas para lagoas, outra era escalada também de uma cascata, se acontecesse algo nós teríamos que pagar as despesas médicas, mas correu tudo bem, posso dizer que em 10 anos nunca tive que utilizar um seguro, pode ter sido sorte ;););)
3 toalhas?? Mesmo que vá para um hotel sem que seja resort terá sempre toalhas à disposição. Adaptadores na RM também nunca precisei. Os hotéis e resorts têm algumas tomadas já preparadas para os nossos aparelhos, convém é levar os carregadores ;););)
 
Última edição por um moderador:

Duarte Martins

Membro Novo
Obrigado Titas pela ajuda.
Realmente no que tenho mais dúvidas é a parte do seguro. Então o seguro que já está incluído no operador só serve em caso de doença? Então e em caso de acidente ou furto ou roubo?
 

rum

Membro Conhecido
Olha, para a Riviera Maya, e para as Caraíbas em geral, não compensa comprar nada em separado a não ser que queiras combinar vários destinos ou umas férias alternativas de mochila às costas e fora dos resorts.

Para a tua questão nº1 @Titas2001 já te deu várias opções para comprares a viagem, sendo que o Juan (procura aqui no portal na sugestões de fornecedores) vende muito a pessoal que por aqui a anda e não me parece haver casos, ou pelo menos não me lembro casos que correram mal. É um valor seguro.

Questão 2 - A viagem já tem um seguro ao abrigo de um contrato feito pelo, no caso específico que colocas eles bem ameaçam mas pelo que sei o seguro tem de cobrir todas as situações de acidente. De qualquer forma se não estiveres seguro podes fazer um seguro extra no worldnomads por exemplo, podes também verificar, se tiveres cartões de crédito que seguros estão associados e quais as coberturas. (eu pessoalmente já fiz muitas excursões fora do operador e nunca fiz um seguro extra).

Questão 3 - Protector solar com fartura. Para qualquer resort que vás nas caraíbas não precisas de toalhas. Adaptador de corrente dá sempre jeito e não atrapalha. Em muitos resorts, há tomadas fisicamente compatíveis com as fichas dos nossos equipamentos, porém com uma voltagem diferente mas podes usar sem problema tem é um carregamento mais lento.
 
Última edição por um moderador:

José Saúde

Membro Ativo
Boa noite.
Para as Caraibas compensa comprar pacote de hotel+voo+alimentação TI que por norma também tem os transferes e o seguro tal como fez quando viajou há 10 anos. Peça orçamento a várias agências e a que lhe fizer o melhor preço será a eleita. As excursões compensa comprar fora do operador, sempre assim fiz e poupei bastante. A história do operador dizer que se acontecer algo o seguro não se responsabiliza tenho as minhas dúvidas que assim seja, se o seguro tiver cobertura para a situação em causa acho que basta acionar. Dizem isso mais para amedrontar e para que lhes comprem as excursões a eles a preços exorbitantes . Furto ou roubo duvido que o seguro cubra. O melhor mesmo é nunca precisar de acionar o seguro.
Toalhas não precisa. Adaptador levo sempre, embora costume haver pelo menos 1 tomada compatível no quarto se levar fica prevenido assim como levo uma ficha tripla para colocar à carga vários aparelhos ao mesmo tempo.
 
Última edição por um moderador:

TREPADOR

Membro Conhecido
Já foi tudo dito, reforço apenas que as excursões compensa fora do operador.
Deixo aqui uma sugestão que já utilizei, assim como muitos membros aqui do portal HOME podes encontrar uma vasta oferta e não tens de viajar num ou mais autocarros cheio de turistas e seguir no "rebanho" como mero espectador.
Mesmo que não hajam tomadas compatíveis, o que é raro, consegues usar as deles sem problema, pois o encaixe dá, apenas fica um pouco mais solto.
Aconselho apenas a levar aparelho para os mosquitos para ficar ligado no quarto, e a referida tripla ou T.
Boa viagem.
 

Armando Damiao

Membro Novo
olá
Já estivemos na RM por duas vezes, viajamos com 2 crianças, por norma como viajamos +/- duas vezes por ano e já o fazemos para as caraibas á 10 anos optamos por de á 4 anos para cá , fazermos nós a reserva pela net, procuro sempre os melhores preços, já viajei pela logitravel, viajarcaribe, centralvacaciones (a que mais utilizo),entre outras, o seguro já está incluído, basicamente quando compramos um pacote pela net voo+trans+hotel o seguro estará sempre incluído, e a informação estará juntamente com a documentação que enviam por email, ou que descarrega da pagina do operador, se comprar á parte o voo e o hotel tem que ter atenção aos transferes, e ao seguro, por norma para fora da europa compro tudo junto, pois pela net em relação á loja física e dependendo do que quero e das promoções que apanho já poupo muito €€..
O ano passado foi a única vez que fomos para as caraibas (samaná) e que fiz a reserve separada, pois fomos 17 dias e queríamos ir a NY, reservei o hotel, transferes, seguro na logitravel e comprei os voos pela net, ainda poupei bastante pois 17 dias pela agência quase que ficava pelo dobro e não dava para ir a NY.
Em relação ás excursões fora dos operadores do hotel não te sei dizer ao certo, mas este ano na Jamaica das 3 excursões que fiz pelos operadores do hotel tivemos que assinar termos de responsabilidade pois o seguro não cobriria nada que nos acontecesse, por isso, basicamente o seguro serve se ficarmos doentes e precisarmos de cuidados médicos devido a doença, pois não era o caso , duas excursões incluíam saltos de 5m/10m das cascatas para lagoas, outra era escalada tb de uma cascata, se acontecesse algo nós teríamos que pagar as despesas médicas, mas correu tudo bem, posso dizer que em 10 anos nunca tive que utilizar um seguro, pode ter sido sorte ;););)
3 toalhas ?? mesmo que vá para um hotel sem que seja resort terá sempre toalhas á disposição, adaptadores na RM tb nunca precisei os hotéis e resorts têm algumas tomadas já preparadas para os nossos aparelhos, convém é levar os carregadores ;););)

Bom dia,

Uma pergunta se me puder ajudar: na Centralvacaciones com que tempo +/- costuma comprar as suas viagens?
Compra antecipada ou espera para compra mais perto da data que pretende ir?
Obrigado
 
Última edição por um moderador:

@patricia

Membro Conhecido
Bom dia,

um pergunta se me puder ajudar .

na centralvacaciones com que tempo +/- costuma comprar as suas viagens?

compra antecipada ou espera para compra mais perto da data que pretende ir ?

obrigado
Olá,
Eu, como não tenho datas, não consigo organizar as minhas férias como a maioria das pessoas. Posso decidir hoje que tenho de partir 2ª feira e faço as pesquisas. Com exceção do ano passado, em agosto, normalmente compro entre 3 a 5 dias antes e tenho conseguido bons preços, mas para quem as tenha garantidas pode sempre ir pesquisando. Já fomos 3 ou 4 vezes pela Centralvacaciones e correu tudo bem. Esse site é muito bom e apresenta logo os preços. Por vezes, com diferenças de 2 ou 3 dias, consegue poupar alguns €€. É ver as datas que tem e os preços, se for uma semana e tiver mais de férias pode sempre poupar algum.
Uma dica, tem 3 site diferentes um é .com, o outro .PT e outro .es.
Apesar de todos pertencerem ao mesmo operador têm preços diferentes. Se quiser pode sempre comparar com a Viajarcaribe que é aqui muito falada com o Sr.Juan. Este ano, em agosto, foi a que melhor preços tinha pois tivemos oferta da criança e desconto de 50% da mais velha ;););)
Outra dica é: se coincidir com a semana da Páscoa vai ficar mais caro, como tem um adolescente, que suponho que ande na escola, as aulas acabam sempre à 6ª feira para início de ferias, tente comprar com partida na 5ª feira, pois um dia não faz diferença e consegue poupar muito ou então depois da Páscoa, mas isso aí já vai ter que faltar mais dias :rolleyes:
 
Última edição por um moderador:
Boas pessoal, aproveitando este tópico de esclarecimento de dúvidas sobre o México gostaria de pedir a vossa ajuda.

Eu no próximo dia 23 vou para o México de férias tenho praticamente tudo tratado, a minha dúvida recai sobre o valor monetário a levar euros, dólares ou pesos, trocar cá em Portugal ou lá, ou então usar o cartão para levantar lá a medida que vou precisando. Gostaria muito da vossa ajuda / experiência.

Muito obrigado
Cumprimentos
Gonçalo Guerreiro
 

José Saúde

Membro Ativo
Boa noite.
O melhor será levar euros. Pode pagar em euros ou trocar lá para pesos. Os hotéis costumam trocar mas se for a playa del Carmen consegue melhores taxas de câmbio.
 
Top