Novidades

Precisa-se dicas recentes para MONTENEGRO

joseleiria

Membro Conhecido
Isto porque no verão passado estive também na Croácia, Bósnia e na servia e apesar de oficialmente ser necessário, não tive de mostrar, apenas o cartão de cidadão.

Por acaso reparou se alguém apenas mostrou outro cartão alem do passaporte?
 

celsanrib

Membro Novo
Não tenho a certeza a 100%... Mas penso que em Montenegro eles não facilitam muito... Tenta pesquisar na Net outras pessoas que lá tenham ido.
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Em Outubro do ano passado fiz um tour de autocarro pelos Balcãs com visitas em Montenegro, Albânia, Kosovo e Macedónia e tive sempre de mostrar passaporte.
Na Croácia, Bósnia e Sérvia idem. Como são países que não pertencem ao Espaço Schengen à partida será obrigatório passaporte.
A passagem em algumas fronteiras foi rápida, em outras demorou 30 minutos ou mais (é normal pelo que li) e nem sempre carimbaram o passaporte (não sei porquê).
Éramos um grupo de 16 de várias nacionalidades europeia/australiana/canadiana e todos levaram passaporte.
 
Última edição:

joseleiria

Membro Conhecido
Já estive a ler e a Albânia, Kosovo e Macedónia, não é preciso passaporte, basta cartão de cidadão válido (esta informação estão nos sites oficiais de Portugal - portal das comunidades), mas é claro, se mostrares o passaporte ninguém vai pedir o Cartão de cidadão
A minha dúvida é mesmo o Montenegro, mas já enviei o email para a Embaixada.
Em Agosto passado, passei por comboio e autocarro pelos países Croácia, Bósnia, Sérvia, Hungria, apenas com o cartão de cidadão...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Para entrar em Montenegro é necessário Passaporte, para Cidadãos da UE não carimbam entrada/saida em visitas de curta duração no entanto é necessário o passaporte com 6 meses de validade.
 

joseleiria

Membro Conhecido
Boas

Acabei de receber a resposta da embaixada sobre a utilização do passaporte ou cartão de cidadão para os países de montenegro Albânia Kosovo e macedónia


Exmo Senhor

José Leiria

Em referência ao seu c.e. informo que poderá viajar com cartão de cidadão válido para os países que referiu.
Torna-se no entanto do maior interesse a consulta do Portal das Comunidades, " Conselhos aos Viajantes" relativo a todos os países que deseje visitar.
Com os melhores cumprimentos,
Carlos Abrantes
Coordenador Técnico
Secção Consular
Embaixada de Portugal em Belgrado

Outra resposta oficial

Exmo Sr.,
Montenegro permite a entrada de residentes e cidadãos da UE, no seu território com cartão de cidadão desde que por um período inferior ou igual a trinta dias.
Chamamos no entanto á atenção de que o documento de viagem por excelência é, para qualquer país, o passaporte.
Apresentamos cumprimentos.
O secretariado,
Consulado Honorário de Montenegro em Portugal
 
Última edição por um moderador:

joseleiria

Membro Conhecido
Boas
Só para avisar que estou ainda em viagem mas já passei pela Roménia, Bulgária, Macedónia, Kosovo e Montenegro apenas com o cartão de cidadão...
 
Última edição por um moderador:
Top