Novidades

Polónia - Cracóvia

Olá caros viajantes :)

Regressei ontem de Londres e estou já a pensar na próxima viagem, que à partida será Cracóvia :D
Será uma viagem curta, ida à sexta-feira e volta à segunda-feira ou ida à segunda-feira e volta à sexta-feira, pois são as opções de vôo que temos. Ainda estamos a decidir as datas, e nesta questão gostaria que me ajudassem, terá de ser entre Janeiro e meados de Março, qual acham ser a melhor altura? O Inverno passa-se muito mal?
Vamos tirar 1 dia para visitar Auschwitz, pelo que pesquisei a entrada é gratuita e só é preciso pagar o guia, que são cerca de 5€, no entanto é fácil chegar lá por nossa conta? Estive a ver transportes e alguns demoram 3h, mas outros 1h30, penso que deve depender dos horários e paragens dos autocarros. É melhor reservar com uma agência?
O que não podemos mesmo perder, tendo em conta que teremos no máximo 2 dias completos para Cracóvia? (em principio não iremos às minas de sal, a não ser que seja possível fazê-lo no mesmo dia de Auschwitz)

Já agora, qual a melhor zona para ficarmos alojados e principalmente, comer bem :D
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Olá caros viajantes :)

Regressei ontem de Londres e estou já a pensar na próxima viagem, que à partida será Cracóvia :D
Será uma viagem curta, ida à sexta-feira e volta à segunda-feira ou ida à segunda-feira e volta à sexta-feira, pois são as opções de vôo que temos. Ainda estamos a decidir as datas, e nesta questão gostaria que me ajudassem, terá de ser entre Janeiro e meados de Março, qual acham ser a melhor altura? O Inverno passa-se muito mal?
Vamos tirar 1 dia para visitar Auschwitz, pelo que pesquisei a entrada é gratuita e só é preciso pagar o guia, que são cerca de 5€, no entanto é fácil chegar lá por nossa conta? Estive a ver transportes e alguns demoram 3h, mas outros 1h30, penso que deve depender dos horários e paragens dos autocarros. É melhor reservar com uma agência?
O que não podemos mesmo perder, tendo em conta que teremos no máximo 2 dias completos para Cracóvia? (em principio não iremos às minas de sal, a não ser que seja possível fazê-lo no mesmo dia de Auschwitz)

Já agora, qual a melhor zona para ficarmos alojados e principalmente, comer bem :D
Olá,
conheço bem esse frenesim de "mal chegar de uma e já se estar a meter noutra viagem" ;)
Eu optaria por meados de março, janeiro e fevereiro são ainda mais frios, então acho que março oferece temperaturas mais agradáveis... Estive lá em Abril, era frio mas andava-se bem, mas imagino que muito mais frio já não consiga ser tão agradável, mas não posso afirmar por experiência...
Eu visitei Auschwitz numa excursão, saí de Cracóvia cedo (perto das 07:30) e regressei em torno das 15h e acabei por também não ir à minas de sal. Teria que ser noutro dia de facto, a menos que alugue carro e faça o caminho direto dos campo para lá... mas não faço ideia a distância.
O que achei mesmo mais imperdível foram os campos de concentração, depois gostei mesmo muito de passear a cidade, a praça do mercado... Fui à fábrica de Schindler e é um museu de um acervo realmente de nos deixar boquiabertos, no entanto não achei particularmente tocante. Acho que Cracóvia oferece mais coisas a céu aberto: praças como a do gueto com uma conotação tão própria. Lembro-me de não ter conseguido ver o Castelo de Wawel que queria muito, por ser domingo de páscoa, mas arrisco a dizer que será das coisas obrigatórias! Acho que vai adorar Cracóvia, é uma cidade pequena, antiga com ruelas tão características... só de comentar já me dá saudades! ;)
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá :)
A melhor zona para ficar alojado é certamente ao redor da praça - é a maior praça do mercado da Europa.
Eu fiz os campos de concentração e as minas de sal no mesmo dia, com uma agência local. Foram impecáveis pois chegamos a Cracóvia já tarde, vindos dos campos, mas pararam numa pracinha para comprarmos algo para comer, e foi o tempo de escolher, pagar e fomos a comer dentro do mini bus, a caminho das minas. Atrasamos cerca de 1h a entrada nas minas, conseguimos guia em espanhol e recordo que saímos de lá já perto das 20h, era noite quando regressamos à cidade.
 

tig21

Membro Ativo
Olá caros viajantes :)

Regressei ontem de Londres e estou já a pensar na próxima viagem, que à partida será Cracóvia :D
Será uma viagem curta, ida à sexta-feira e volta à segunda-feira ou ida à segunda-feira e volta à sexta-feira, pois são as opções de vôo que temos. Ainda estamos a decidir as datas, e nesta questão gostaria que me ajudassem, terá de ser entre Janeiro e meados de Março, qual acham ser a melhor altura? O Inverno passa-se muito mal?
Vamos tirar 1 dia para visitar Auschwitz, pelo que pesquisei a entrada é gratuita e só é preciso pagar o guia, que são cerca de 5€, no entanto é fácil chegar lá por nossa conta? Estive a ver transportes e alguns demoram 3h, mas outros 1h30, penso que deve depender dos horários e paragens dos autocarros. É melhor reservar com uma agência?
O que não podemos mesmo perder, tendo em conta que teremos no máximo 2 dias completos para Cracóvia? (em principio não iremos às minas de sal, a não ser que seja possível fazê-lo no mesmo dia de Auschwitz)

Já agora, qual a melhor zona para ficarmos alojados e principalmente, comer bem :D
Olá @Milene Esteves da Fonseca
dá uma olhadela no meu report: [Report] Polónia: Katowice+Cracóvia+Varsóvia
já tem algum tempo mas encontrarás info útil,
entre Janeiro e Março fará com certeza um friozinho :)
quando visitei Auschwitz pagei entrada, na altura só não se pagava antes das 10:00 da manhã e iam sem guia o que desanconselho totalmente, ir com guia é excelente. Eu fui por minha conta mas fui des de Katowice de autocarro, em qualquer estação de comboios/autocarros deverás encontrar autocarro para lá, eu vim de autocarro de Auschwitz para Cracóvia foi só esperar por ele num parque junto à entrada que nos foi indicado pelo guia.
As minas de sal são lindas, caso consiga ir aconselho. Fiz por agência desde Cracóvia e paguei cerca de 25€ que ficam a cerca de 50km do centro salvo erro, não acho caro, se conseguir combinar assim duas saídas no mesmo dia, será cansativo com certeza mas será um dia em cheio :)

Boas viagens
 
Última edição por um moderador:

yara

Membro Conhecido
Olá, @Milene Esteves da Fonseca
Por acaso acabei o meu report ontem, pode ser que ajude...
[Report] Cracóvia, Wroclaw e Varsóvia: Maio 2017
Janeiro, Fevereiro deve ser muito frio, Março já deve ser mais suportável... ;)
Nós alugamos carro porque estávamos num grupo e fomos a Auchwitz e às Minas de Sal.
A Auchwitz também recomendo vivamente ir com guia, as explicações são fundamentais, nós marcamos em espanhol.
As Minas de Sal ficam a cerca de 14kms do centro de Cracóvia, fomos logo de manhã e mesmo com trânsito demoramos menos de 30 minutos.
 

sonia

Membro
Olá
Em setembro estive em Cracóvia. A temperatura ainda estava amena. Penso que em março será melhor, uma vez que visitar a cidade e os campos com menos frio deve ser mais agradável.
Na cidade os locais de interesse estão próximos uns dos outros, a fábrica de Schindler e a praça dos Heróis do Gueto é que estão um pouco mais afastadas. Eu aconselho a ficar num hotel perto da Stare Miasto, como tem poucos dias, escusa de andar a perder tempo em transportes. Se não quiser grandes luxos acho que o hotel IBIS é uma boa opção, é perto da Stare Miasto e da Galeria Krakowska (do grupo Jerónimo Martins).
Eu fiz os campos e as minas em dias diferentes, mas há a opção de fazer as duas visitas num dia. Ir com excursão organizada de Cracóvia é mais caro, mas muito mais cómodo. Eu comprei na agência Cracow City Tours com guia em espanhol, não tenho nada a apontar, correu muito bem, muito pontuais e tivemos direito a 2 almoços grátis. Gastei 35€ em cada uma das excursões. No bairro judeu vi excursões mais baratas, no entanto não sei se há disponibilidade de um dia para o outro...Eu comprei na net com algumas semanas de antecedência. O tempo de viagem para os campos e mina depende da hora da partida/chegada. No meu caso, a ida para os campos foi às 7.15h, apanhamos pouco trânsito e por volta das 8:30h já lá estavamos, o regresso demorou mais porque apanhamos trânsito. Para as minas, fomos às 15:45h e demorou +/- 45m, a vinda foi mais demorada porque estava muito trânsito. Penso que não há autoestradas.
Achei a rede de transportes um pouco confusa, mas só a usei quando fui para a zona do bairro judeu, fábrica Schindler e a praça Heróis do Gueto.
O castelo Wavel é muito bonito, vale a pena a visita.
Na Stare Miasto e arredores, tem o Barbican, rua Floriansky, Plac Matejki, basilica Santa Maria, praça central Rynek Glówni, torre da Câmara, Glowa (a cabeça), praça Szczepanski, e muitas igrejas...Cracóvia tem muitas igrejas. Se gostar de caminhar, aconselho a visita a pé. Num dia consegue visitar estes monumentos e se optar por não visitar o castelo Wavel por dentro, pode inclui-lo neste roteiro de um dia.
Boas viagens
Sónia
 
Top