Novidades

Planear viagem a S.Petersburgo (Rússia)

Ramiro Costa

Membro Ativo
Já há alguns anos que a minha mulher manifesta a vontade de visitar S.Petersburgo. Este ano, porque comemoramos um aniversário especial de um já longo casamento, gostaria de concretizar este seu sonho.

Numa primeira abordagem, pensei num cruzeiro, mas, em conversa com a minha esposa, rapidamente cheguei à conclusão que ela necessita de vários dias de estadia, para assim melhor ficar a conhecer alguns museus e monumentos da cidade (ela tem formação em Arte e é muito meticulosa neste género de visitas) . Desta forma, terei que permanecer em S.Petersburgo, no mínimo, uns 3 ou 4 dias.

Ora, para planear esta viagem, venho pedir aos amigos deste Fórum que já tenham estado nesta cidade russa, o favor de me ajudarem com algumas dicas sempre importantes.

Estou a pensar em efetuar a viagem "freelancer", por conta própria, isto é, ser eu próprio a fazer as marcações (pela net) das viagens e hotel.

Alguém me pode dar uma ajuda?
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Ramiro,

São Petersburgo e Moscovo estiveram na mira para a minha lua de mel, mas com os conflitos com a vizinha Ucrânia e com uma boa oportunidade de preços de voos para a China (sonho antigo dos 2 e primeira hipótese de lua de mel), deixámos cair essa hipótese para esse efeito.
Concordo a 100% com a sua mulher. Nunca fui a nenhum cruzeiro porque o tempo de paragem para mim nunca é suficiente para conhecer um lugar.
Prepare-se para a complicada burocracia para solicitar o visto. Precisa de convite (geralmente dado pelo hotel) para entrar, depois tem de fazer um seguro especial e tem de pagar os vistos. A "brincadeira" não costuma sair a menos de 80€ e poucos euros por pessoa, isto se tratar de tudo sozinho e sem agência. Já soube os valores de cor, mas agora de repente não consigo precisar quanto custa cada coisa.
Veja os voos da Lufthansa e da Iberia. Costumam ter os melhores preços.
A nível de visitas há aqui no portal quem o possa aconselhar e bem e há alguns reports para ter umas ideias. Eu não ia perder a visita a Peterhof se estivesse por lá, nem ao Hermitage.
Na altura tinha este hotel em vista:
http://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g298507-d596740-Reviews-City_Hotel_Comfitel-St_Petersburg_Northwestern_District.html
Também tenho o contato de um apartamento no centro da cidade, dado por um conhecido que tem por lá uma amiga, mas os valores já eram mais altos - 60€/noite.
 

silvia santos

Membro Ativo
eu fiz o cruzeiro e adoreiii ,são 15 dias a conhecer um pais lindissimo
aconselho vivamente, fikamos 3 dias em s.peterburgo, eu não perdia o palacio de Tsarskoye Selo e o de Peterhof sao ambos fabulosos, o facto é que sao os dois longe de s.peterburgo.esta tudo incluido e tem-se muito tempo livre depois das visitas aos palacios
Atenção que tudo é em cirilo o que nao é facil, mas tudo é possivel
mas Russia nao é so isso e no cruzeiro pode ter uma ideia da imensidão desse pais
silvia
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Ramiro Costa!

Estive em S. Petersburgo 2 dias e foi muito pouco tempo. Não posso ajudar muito com a planificação porque fui num circuito pelo báltico, esses pormenores de reservas e visto foi a agência que tratou.
Apenas num dos dias não tivemos guia porque optamos por ir a Peterhof e a guia ia fazer a visita ao Hermitage, ao qual tivemos que abdicar porque o tempo era excasso. :(
Se a esposa tem formação em arte vai adorar S. Petersburgo. :)
Se visitarem Peterhof, o que aconselho, vai ocupar grande parte do dia escolhido. Se interessar, no meu report pode encontrar o nome das empresas que na altura (2009) faziam o transporte de hidrofoil para Peterhof e algumas dicas que podem ser úteis.
Aconselho a fazerem um mini cruzeiro pelo centro da cidade, mas convém verificar a que horas existe guia em inglês no barco.
Este tópico pode ser que ajude em relação ao visto: https://www.portaldasviagens.com/topic/17071-viagem-r%C3%BAssia-mar%C3%A7o/?hl=%2Bvisto+%2Br%C3%BAssia
Se eu puder ajudar em algo é só avisar. :)
Cumprimentos
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Muito obrigado.
Estou a juntar todas as vossas informações para, com tempo, ir planificando a visita.
À primeira vista, não me pareceu difícil ser eu a tratar de todos os pormenores da viagem, mas esta questão do "convite"(?) e do visto de entrada podem dificultar um pouco esse meu propósito. Contudo, como não sou de desistir assim à primeira dificuldade, irei "investigar" e ver se consigo, eu próprio, tratar desses assunto burocráticos.
O (mais) importante agora é a planificação da viagem. Vejo que a minha mulher está empolgada com a ideia e, portanto, não vou defraudar as suas expetativas.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Se for da zona da grande Lisboa terá mais facilidade em tratar dos assuntos sozinhos, dado que fora da embaixada em Lisboa não há outro sítio em Portugal onde o possa fazer (o que é absolutamente estúpido).
Atenção que à sexta a embaixada está fechada. É inútil ligar para lá dado que na segurança só falam russo e um inglês quase impercetível em 3/4 vocábulos. Por mail também é inútil contatar a embaixada. Tentei 2 endereços diferentes e ainda hoje não me responderam.
 

tofffes

Membro
Ramiro Costa disse:
Já há alguns anos que a minha mulher manifesta a vontade de visitar S.Petersburgo. Este ano, porque comemoramos um aniversário especial de um já longo casamento, gostaria de concretizar este seu sonho.

Numa primeira abordagem, pensei num cruzeiro, mas, em conversa com a minha esposa, rapidamente cheguei à conclusão que ela necessita de vários dias de estadia, para assim melhor ficar a conhecer alguns museus e monumentos da cidade (ela tem formação em Arte e é muito meticulosa neste género de visitas) . Desta forma, terei que permanecer em S.Petersburgo, no mínimo, uns 3 ou 4 dias.

Ora, para planear esta viagem, venho pedir aos amigos deste Fórum que já tenham estado nesta cidade russa, o favor de me ajudarem com algumas dicas sempre importantes.

Estou a pensar em efetuar a viagem "freelancer", por conta própria, isto é, ser eu próprio a fazer as marcações (pela net) das viagens e hotel.

Alguém me pode dar uma ajuda?
Boa tarde!
Estive em S. Pertersburgo, alguns dias, em 1979, não tenho fotos para colocar aqui porque nesses tempo não existiam estas máquinas modernas. Tenho fotos em papel.

Deixo aqui um link com algumas informações interessantes, que não é da minha autoria.
http://xptoviatoren.blogspot.pt/search/label/S%20Petersburgo
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Não tem sido fácil a minha tentativa de organizar uns 4 ou 5 dias de férias em S. Petersburgo, para satisfazer o desejo da minha mulher em conhecer o tesouro artístico daquela cidade.

Primeiro pensámos num cruzeiro, mas imediatamente vimos que nos daria pouquíssimo tempo para ficarmos a conhecer a cidade. Depois, tentei a viagem "individual", sem agência, indo por nossa "conta e risco". Aqui esbarrei com os formalismos burocráticos. São necessários "convites" e vistos que para quem não tem disponibilidade para deslocações e perder tardes/dias em filas... são um obstáculo difícil de vencer.

Vou agora passar para a fase de pedir cotações às agências de viagens. Não era esta a alternativa que eu pretendia - nem de certo é a mais económica - mas não estou a ver outra solução.

Nesta perspetiva, sabem dizer-me, por favor, qual será a agência que terá melhores preços para uma viagem de 4 ou 5 dias a S. Petersburgo/Rússia? O hotel que tenho em vista para hospedagem é o Domina Prestige St.Petersburg.
 
Ramiro Costa disse:
Não tem sido fácil a minha tentativa de organizar uns 4 ou 5 dias de férias em S. Petersburgo, para satisfazer o desejo da minha mulher em conhecer o tesouro artístico daquela cidade.

Primeiro pensámos num cruzeiro, mas imediatamente vimos que nos daria pouquíssimo tempo para ficarmos a conhecer a cidade. Depois, tentei a viagem "individual", sem agência, indo por nossa "conta e risco". Aqui esbarrei com os formalismos burocráticos. São necessários "convites" e vistos que para quem não tem disponibilidade para deslocações e perder tardes/dias em filas... são um obstáculo difícil de vencer.

Vou agora passar para a fase de pedir cotações às agências de viagens. Não era esta a alternativa que eu pretendia - nem de certo é a mais económica - mas não estou a ver outra solução.

Nesta perspetiva, sabem dizer-me, por favor, qual será a agência que terá melhores preços para uma viagem de 4 ou 5 dias a S. Petersburgo/Rússia? O hotel que tenho em vista para hospedagem é o Domina Prestige St.Petersburg.
Caro Ramiro,

Irei à Rússia em Agosto, e deparei-me com o mesmo problema na planificação. Porém, não é tão difícil quanto parece. O mais chato é mesmo ter de se deslocar à embaixada (se não for de Lisboa) para entregar a papelada. Ora, o melhor que posso fazer por si é indicar-lhe um link que me deu todos os passos para obtenção do visto.

http://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/16/visto-russia/

Veja, por favor, as páginas 2 e 3 desse mesmo post.
Segui tudo direitinho e o meu visto já saiu!
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Pedro Santiago disse:
Caro Ramiro,

Irei à Rússia em Agosto, e deparei-me com o mesmo problema na planificação. Porém, não é tão difícil quanto parece. O mais chato é mesmo ter de se deslocar à embaixada (se não for de Lisboa) para entregar a papelada. Ora, o melhor que posso fazer por si é indicar-lhe um link que me deu todos os passos para obtenção do visto.

http://www.joaoleitao.com/viagens/2008/04/16/visto-russia/

Veja, por favor, as páginas 2 e 3 desse mesmo post.
Segui tudo direitinho e o meu visto já saiu!
Agradeço a sua amabilidade, mas resolvi efetuar a viagem através de uma agência (a Ab..u) e eles já trataram desses aspetos burocráticos... pagando, é certo.

Agora estou mais focalizado na planificação da viagem.

Como o horário do voo da TAP é muito madrugador - chega a S. Petersburgo às 6 da manhã - isso vai-me possibilitar poupar 1 noite de hotel, o que é ótimo. Também no regresso, como é muito tardio - de madrugada - isso vai permitir-me estar mais tempo em S.Petersburgo e partir para o aeroporto apenas no final do dia/noite. Portanto, os horários - embora um pouco "violentos" para a minha idade - dão para aproveitar muito bem o tempo e evitar gastos de hotel.

Neste momento, como disse, estou então mais focalizado na preparação da viagem: o que visitar; distâncias entre o aeroporto e a cidade/hotel; a questão da moeda; etc.

Vou tentar recolher neste site a informação disponível. Entretanto, se algum dos amigos, que já tenha estado em S. Petersburgo, me puder dar uma ajuda, eu agradeço.
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Tenho já a minha viagem a S. Petersburgo praticamente delineada, viagem e hotel marcados e itinerário definido.
Tenho apenas algumas dúvidas que talvez possam esclarecer... quem lá esteve já.

1º - Qual a melhor forma de cambiar euros para rublos? Existem na cidade Caixas Multibanco onde se possa levantar dinheiro (rublos) com os nossos cartões multibanco de cá? O cambio interesse ou existe outra forma mais benéfica para obter rublos?

2º Qual a melhor forma de me deslocar na cidade e conhecer os monumentos? Como disse aqui, vou a Petersburgo mais pela minha mulher, que se interessa por história da arte. Portanto, vamos à cidade, principalmente, para visitar museus e edifício/monumentos. Aconselham-me priorizar algumas visitas ou ordená-las em função da proximidade geográfica? Como me recomendam fazer?

3º Onde fazer as refeições? Irei estar em S. Petersburgo 5 dias. Não somos esquisitos no comer, mas tal vai ser uma necessidade. Onde me recomendam efetuar as refeições? Existem restaurantes em quantidade na cidade? Come-se barato ou nem por isso? Recomendam-me alguma zona, em especial, para refeições?

Se, quem conhece S. Petersburgo, me puder dar informações, eu agradeço muito.
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Ramiro Costa, infelizmente não o posso ajudar, pois nunca lá estive. Mas sem duvida que S. Petersburgo e Moscovo um dia, vão ter a minha visita. ;)
Mas espero que lhe corra tudo bem e que faça um belo report !!
 

Ramiro Costa

Membro Ativo
Agradeço a resposta.

Continuarei a aguardar pelo feedback às minhas questões, por parte de algum amigo deste fórum que tenha estado recentemente em S.Petersburgo.
 

rum

Membro Conhecido
Ramiro Costa disse:
Tenho já a minha viagem a S. Petersburgo praticamente delineada, viagem e hotel marcados e itinerário definido.
Tenho apenas algumas dúvidas que talvez possam esclarecer... quem lá esteve já.
Ramiro, eu nunca estive lá mas tenho um amigo que viveu lá e vai lá esporadicamente... coloquei-lhe as tuas questões e deu alguma ajuda.


Ramiro Costa disse:
1º - Qual a melhor forma de cambiar euros para rublos? Existem na cidade Caixas Multibanco onde se possa levantar dinheiro (rublos) com os nossos cartões multibanco de cá? O cambio interesse ou existe outra forma mais benéfica para obter rublos?
Ele levanta sempre dinheiro nas caixas multibanco, há muitas espalhadas pela cidade. (esqueci-me de o questionar sobre as taxas...)

Ramiro Costa disse:
2º Qual a melhor forma de me deslocar na cidade e conhecer os monumentos? Como disse aqui, vou a Petersburgo mais pela minha mulher, que se interessa por história da arte. Portanto, vamos à cidade, principalmente, para visitar museus e edifício/monumentos. Aconselham-me priorizar algumas visitas ou ordená-las em função da proximidade geográfica? Como me recomendam fazer?
A melhor forma de deslocar pela cidade é de metro. Muito barato e leva-te a todo o lado. No entanto, a parte central da cidade, faz-se toda bem a pé. A ordenação depende daquilo que vocês achem prioritário ver :) Ele aconselha vivamente Petrodvorets (Peterhof)! O palácio de verão de Pedro, o Grande. Podem apanhar Hydrofoil, que os põe lá em 30 minutos, pelo rio. http://www.peterhof-express.com/

Ramiro Costa disse:
3º Onde fazer as refeições? Irei estar em S. Petersburgo 5 dias. Não somos esquisitos no comer, mas tal vai ser uma necessidade. Onde me recomendam efetuar as refeições? Existem restaurantes em quantidade na cidade? Come-se barato ou nem por isso? Recomendam-me alguma zona, em especial, para refeições?

Se, quem conhece S. Petersburgo, me puder dar informações, eu agradeço muito.
As refeições não tem nenhum sitio em especial para aconselhar. Há muitos restaurantes pela cidade mas tem que ter cuidado, senão pagam muito!
 
Top