Novidades

[Planeamento] Escapadinha Suíça (5 dias) - final de Março

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá pessoal,

Estou a preparar a minha próxima viagem, vai ser uma escapadinha de 5 dias e desta vez a escolha recaiu pela Suíça. Já andava nos planos à bastante tempo, mas foi sendo adiada em detrimento de outros locais e desta vez é que é. :)

Os voos estão marcados:
  • Ida: 26/03/2015 - Lisboa | Genebra - 9h00 (easyJet)
  • Volta: 30/03/2015 - Genebra | Lisboa - 21h10 (easyJet)
Optei por carro em vez de comboio e já o tenho reservado para toda a viagem; além disso, a reserva de estacionamento no aeroporto de Lisboa para o meu carro também está feita. :p

Fase seguinte, é decidir o roteiro de viagem para avançar com os hoteis; neste momento tenho algumas ideias de locais a visitar, mas nada ainda muito concreto e fechado. Tenho andado a ler a informação que temos aqui pelo Portal e tem sido uma boa ajuda.

Não tenho intenção de esquiar, apenas passeio. Tendo em conta a altura do ano em que vou, que locais aconselham de montanha? E restante país, o que não devo mesmo perder? Sugestões são muito bem vindas!
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Olá Jorge!
Dependendo um bocado do que pretender, pode ir até Lausanne que tem um centro histórico bonito e a marginal junto ao Lago Leman (Ouchy). Pode fazer de Lausanne a sua base (dormir um ou 2 noites lá) e visitar Montreux e Yverdon-les-Bains. Da última pode seguir até Interlaken (uma paragem na região de Payerne vale a pena) ou em alternativa de Genebra sair até ao Mont Blanc em França, isto para montanha. Também é possível ir de Montreux até ao Mont Blanc (na realidade é mais perto) mas parte do caminho é por uma estrada secundária que desconheço. Se for a partir de Genebra, Annecy merece uma paragem. A zona francófona da Suiça é a mais plana mas terá sempre montanhas de fundo.
Se por outro lado pretender atravessar o país, deve sempre visitar Zurique, Lucerna e para montanha Locarno, na parte italiana.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Na Suiça mesmo não indo esquiar, os Alpes merecem sempre uma visita...

Mas começando pelo principio, Genebra acho que se vê bem em um dia... Sinceramente não me cativou muito, destaco as margens do lago e o relógio de flores...

Se quer visitar a pérola dos Alpes Suiços é Zermatt, é sem dúvida a vila mais bonita onde já estive, atenção que é livre de carros, de carro tem de deixar o carro em Tasch (a 8km's de Zermatt) e apanhar o comboio... Em Zermatt só a vila vale a viagem, mas tem como pontos de interesse o Matterhorn, pode ir no teleférico até ao Klein Matterhorn onde tem um glaciar e uma gruta glaciar... E pode também subir até Gornergrat de comboio, uma linha que vai dos 1600 metros até aos 3000 metros... No caso de optar por Zermatt aconselho a compra de passe de ski, porque pode andar em qualquer meio mecânico durante o dia sem limitações... Se quiser ficar num hotel no meio da montanha, o Schwarszee Hotel é mesmo no meio da montanha na base do matterhorn, só é acessível por meio mecânico entre as 8h30 e 17h00.. À noite não dá para sair... :) ... O Hotel Tannenhof é mesmo no centro da vila, era um dos mais baratinhos da vila, já é um pouco velhinho, mas é aceitável...

Se optar por Interlaken, tem o Jungfrau, Top of the Europe, mas aí não conheço não posso opinar... Mas onde quer que vá, se pretender subir às montanhas, veja sempre o preço de uma viagem ou do ski passe e o que inlcui... Neste caso o caminho passa por Berna, pode incluir no roteiro...

Zurique, na minha opinião é uma cidade normal, acho que uma dia também é suficiente para a visitar...


St Moritz também é giro, mas acho que não vale a pena a visita dada a distância...


O roteiro será mais simples de fazer assim que tiver pelo menos definido um dos pontos que quer ver... Mas uma dica, eu deixaria Genebra para a última noite/dia...

Em relação aos alojamentos, aconselho a ver os preços das pousadas da juventude, têm excelentes condições, o pequeno almoço é bom, e algumas tem quartos duplos... www.youthhostel.ch
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Obrigado pela vossa participação.

Ando aqui às voltas com o roteiro e está difícil decidir... afinal a Suiça tem mais coisas interessantes para conhecer do que imaginava!

Quando tiver algo mais ou menos alinhavado, coloco aqui para me darem feedback. :)
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
A Suiça tem imensas coisas para ver, o problema é a escolha e os preços.

Em termos de cidades as minha favoritas são Berna, Lucerna e Zurique, mas para qualquer uma delas basta um dia, ou até menos se for só para passear um pouco e ver o principal.

Em termos de montanha a escolha ainda é maior, mesmo que não seja para esquiar, uma das hipóteses é Zermatt, como refere o Nuno, mas atenção que tens que deixar o carro estacionado em Täsch e a partir daí é comboio e mais comboio ou teleféricos, mesmo que compres o skipass não é nada barato, mas também a verdade é que se estiver bom tempo é espectacular.

Desde Interlaken podes ir até à zona do Jungfrau, dá para ir de carro até Grindelwald e as paisagens são igualmente espectaculares, se estiver bom tempo, claro, para ir a Wengen já só de comboio e o comboio do Jungfraujoch é caríssimo, nunca lá fui acima mas presumo que as vistas sejam incríveis.

estas são apenas algumas das hipóteses.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá Pedro,

Obrigado pelas dicas, ajudaram-me a consolidar as opções de roteiro. Foi bem mais difícil do que esperava definir o roteiro, mas já está feito e os hotéis marcados. Amanhã coloco aqui as opções tomadas para que possam ver e dar algum feedback. Como os hotéis já estão marcados, não existem grande margem para alterações, mas ajustes são sempre possíveis.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Ora aqui estão o roteiro completo:

ai270.photobucket.com_albums_jj106_Jorge_Goncalves_Suiacuteccedila_20Roteiro2_zpsu3lorlng.jpg


1. Geneve
2. Lausanne
3. Montreaux (dormida)
4. Gruyéres
5. Interlaken (dormida)
6. Grindelwald
7. Lucerne
8. Zurich (dormida)
9. Bern (dormida)
10. Payerne
11. Geneve

A primeira grande dificuldade foi procurar enquadrar Zermatt com Interlaken e por mais voltas que dava, não conseguia sem abdicar de outros locais que queria; depois de me convencer que não dava para ambos, tive de optar por um deles e esta foi também uma escolha difícil; acabei por optar por Interlaken/Grindelwald porque consigo fazer menos kms e acabei por conseguir incluir Berna que não estava nos planos inicialmente.

Irão ser cerca de 700kms em 5 dias completos o que me parece razoável. Os locais onde ficaremos a dormir foram pensados para permitir flexibilizar a viagem em função do tempo que quisermos estar em cada sítio, ou seja, a vila/cidade onde dormirmos pode ser vista no dia da chegada ou no outro dia de manhã, depende da hora de chegada e daquilo que quisermos ver.

Vou agora procurar aprofundar um pouco mais o que ver em cada local escolhido. Se alguém tiver alguma dica de coisas imperdiveis nos locais onde vou ou no percurso e que valha a pena fazer um pequeno desvio, estou receptivo!
 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Uma pergunta, alugaste o carro em que zona do aeroporto, francesa ou suiça?

Se alugaste na zona suiça o carro tem logo a vignette, que é o sêlo anual para andar nas autoestradas, pneus de inverno e correntes, se alugaste na zona francesa não tem nada disso.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Pedro Maia disse:
Uma pergunta, alugaste o carro em que zona do aeroporto, francesa ou suiça?

Se alugaste na zona suiça o carro tem logo a vignette, que é o sêlo anual para andar nas autoestradas, pneus de inverno e correntes, se alugaste na zona francesa não tem nada disso.
O aeroporto fica em território suiço...
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
O aeroporto fica em território suiço...
Fica, só que tem saída directa para França e tem duas zonas de aluguer de carros, uma suiça e uma francesa, na francesa é sempre mais barato mas os carros não trazem a vignette nem pneus de inverno e correntes por defeito, como acontece com os carros alugados na zona suiça.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Tinha visto durante as pesquisas que fiz, mas não sei se consigo ter tempo para ir; é um dos locais que levo em carteira para tentar ir. Obrigado pela sugestão.

Pedro Maia disse:
Uma pergunta, alugaste o carro em que zona do aeroporto, francesa ou suiça?

Se alugaste na zona suiça o carro tem logo a vignette, que é o sêlo anual para andar nas autoestradas, pneus de inverno e correntes, se alugaste na zona francesa não tem nada disso.
Não me tinha apercebido até agora dessa diferença! Estive a ver a reserva e diz que a entrega é no sector francês, logo...
É importante ter pneus de inverno e correntes tendo em conta as zonas por onde vou passar e a altura do ano? E quanto à vignette, estive a ver e parece que custa 40CHF. Sei que no percurso que testei tenho alguns percursos em autoestrada mas não tenho noção se existem alternativas válidas evitando-as... entretanto, vou pedir cotação para estes extras.
 

Pedro Maia

Membro Conhecido
A vignette vais ter que comprar a menos que encontres alteranativas à auto-estrada.

Quanto ao resto em princípio não deves ter problemas, na altura em que vais as probabilidades de nevar a sério nos vales é muito pequena e Grindelwald não é muito alto, se tiveres o azar de nevar muito nesse dia a essa altitude mais vale mudares os planos, porque também não vai dar para ver as vistas.
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Já cá estou... que maravilha! :)

Quanto ao carro, optei por manter a reserva que tinha com recolha no sector francês, pois a diferença de preço para mudar para a zona Suíça (que incluía vignette e pneus de inverno) era significativa e não compensava. Não comprei a vignette e consegui andar sempre em estradas nacionais, o que até é uma vantagem, já que apanhamos percursos com paisagens bem mais interessantes, recomendo esta opção!

Vou começar a tratar do report! ;)
 
Top