Novidades

Península de Kola

xamandasiberia

Membro Novo
UmParaíso chamado Rússia!



Paraquem pensa que a Rússia é só Moscovo, São Petersburgo e Trans-Siberiano,desengane-se! O maior país do planeta reserva um sem fim de locais virgens,verdadeiras jóias da Natureza no seu estado mais puro.

Tive a oportunidade de visitar, durante omês de Julho de 2011, a província setentrional de Murmansk, na Península deKola, perto da fronteira norueguesa, na Lapónia. A cidade do mesmo nome é umporto marítimo agradável, mesmo para padrões ocidentais eventualmente maisexigentes, com um ambiente descontraído e seguro. Todos aqueles velhos clichésde alcoolismo, violência e máfia, associados à Rússia ficam em casa. Comomáxima atracção da cidade temos o quebra-gelos atómico Lenine, primeiro do seugénero no Mundo, hoje museu digno de visita.

Mas o melhor da Lapónia russa é mesmo aNatureza!

Apraia de Teriberka é um lugar que, para um português, tem tanto de exóticoquanto de familiar! Familiar na medida em que é uma baía com uma bela praia comum extenso e branco areal… algo que podemos encontrar no nosso querido país.Exótico porque esta é a praia mais setentrional da Europa, não muito longe doPólo Norte! E a água cristalina… e fria! Com apenas zero graus, apenas dá paramolhar os pés durante alguns instantes.

As Montanhas Hibinas (Khibiny, no original)são o principal sistema montanhoso da Península de Kola, albergando o pico maisalto da região: o Yudychvumchorr, de 1201 metros. A partir do momento em que apessoa se faz ao caminho, a beleza destas paragens remotas surpreende-a como umbeijo inesperado. Tudo é tão bonito e perfeito que quase nos sentimos naobrigação de pedir desculpa à Natureza pela nossa intromissão, por podermosperturbar uma paz ininterrupta de um local que, para o bem e para o mal,permanece cortado da chamada Civilização. Picos nevados, florestas de pinheirose bétulas viçosas que nos saúdam a cada esquina, vales glaciares, rios e lagosserenos de água cristalina e fresca da qual podemos beber e na qual nos podemosbanhar. Tudo isto são as Hibinas. Mas não só: para os amantes dos animais, aquipoderão observar ursos pardos e alces bem como um sem número de aves do Árctico.E, se tiverem muita sorte, ainda poderão ver… o Yéti! É verdade, segundorelatos de alpinistas locais experientes, parece que o Homem das Neves, esseser mítico, encontrou nos recantos remotos da Federação Russa um novo lar.

A ter em conta o facto de no Verão o Solnunca se pôr… e faz bem em não o fazer: o Paraíso quer-se iluminado e bemvisível.

Háquem tenha deixado o seu coração em São Francisco. Quanto ao meu, eu já sei:deixei-o na Rússia!



JoãoRaposo​
 
Top