Novidades

Passaporte ou cartão de cidadão

cvaz

Membro Novo
Olá a todos,
Em abril vou viajar até à Turquia, nomeadamente, para a região sul (Mersin).
Gostava de saber se é necessário passaporte ou basta o cartão de cidadão com o visto?
Na página do consulado diz que desde 2013 não é necessário visto para os cidadãos portugueses, no entanto, sempre que leio algum report referem-se a terem levado passaporte.
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá... Visto é necessário para os cidadãos portugueses, o passaporte pelo pesquisei não é necessário, o cartão de cidadão é suficiente, mas convém ter a certeza... eu vou levar passaporte, mas porque tenho já tirado e ainda dentro da validade, caso contrário iria com o cartão do cidadão.
 

Loulou

Membro Ativo
Olá @cvaz
Eu nunca fui a Turquia mas segundo o Portal das Comunidades Portuguesas, que pertence ao MNE:
" Documentos necessários para entrar a Turquia:
Desde 1 de março de 2013, para além do passaporte comum/normal, os cidadãos portugueses podem apresentar, alternativamente, como documento de identificação os respectivos cartões de identidade nacionais válidos (Cartão do Cidadão/BI). Não precisam pois de passaporte, para entrarem na Turquia."
"Titulares de passaportes comuns/ordinários necessitam de visto para entrar na Turquia. (Para informações sobre vistos consultar o site do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia: From Rep. of Turkey Ministry of Foreign Affairs)."
(..)
"Como obter visto?
1. Os cidadãos portugueses que pretendam viajar para a Turquia, em turismo, poderão obter os respetivos vistos através do sistema eletrónico e-Visa (www.evisa.gov.tr).
Este sistema permite a obtenção de um visto eletrónico em poucos minutos. Apenas será necessário entrar no site www.evisa.gov.tr e providenciar as informações solicitadas. Após aprovação do pedido, o respetivo pagamento deverá ser efetuado online. O e-Visa é então enviado para o endereço eletrónico do viajante. O e-Visa tem um custo de 15€. O pagamento poderá ser feito com cartões de débito ou de crédito.
Nota importante: O único site oficial para solicitar o e-Visa é: https://www.evisa.gov.tr"
 

lfdm

Membro Conhecido
Boa tarde,
Em 2016 estava com a mesma dúvida e enviei um email para a embaixada de Portugal em Ancara. A resposta foi a seguinte: "Para entrar e viajar dentro da Turquia, é necessário o cartão do cidadão ou o passaporte com um mínimo de validade de 6 meses".
Eu pessoalmente levo sempre o passaporte, mesmo onde não há necessidade dele, como por ex: Inglaterra, Turquia, etc.
Quando se viaja para fora nunca se sabe o que pode acontecer, e o passaporte, permite ter sempre uma solução para sair para outro pais em caso de emergência....
 

Bruno Coelho

Membro Novo
Só para dar o feedback a todos aqueles que me responderam, gostava de vos dizer que já regressei da Turquia, e fui só com o cartão de cidadão. Correu tudo bem!
Obrigada e boas viagens
Como já foi à Turquia com o cartão de cidadão e já entrou com o e-visa,como preencheu? na parte dos números pos apenas os números ou números e letras?
Em relação à cidade de nascimento visto que não consta no CC e diz para por exactamente como esta la, o que por? Peço desculpa por tantas perguntas
 
Última edição por um moderador:
Top