Novidades

Passaporte com validade de 1 mes

Pessoal, comprei um pacote para Punta Cana semana que vem dia 19/03, porém não me avisaram que o passaporte deveria ter 6 meses de validade, e não tenho tempo de retirar novo passaporte?

Pesquisei alguns sites dizem do passaporte com no mínimo 6 meses e outros falam somente passaporte válido.

Alguem teve experiência com passaporte assim?

Oscar Reis

Membro Conhecido
Lisandra Hardy Barros disse:
Pessoal, comprei um pacote para Punta Cana semana que vem dia 19/03, porém não me avisaram que o passaporte deveria ter 6 meses de validade, e não tenho tempo de retirar novo passaporte?

Pesquisei alguns sites dizem do passaporte com no mínimo 6 meses e outros falam somente passaporte válido.

Alguem teve experiência com passaporte assim?
A validade mínima é de 6 meses a partir da data da viagem... penso que com pedido urgente consegue-se a tempo...

Quais os prazos para entrega do passaporte electrónico português?

Serviço normal: Se cumpridos todos os requisitos legais e o deferimento para a emissão de passaporte for efectuado até às 18:00h, Cinco dias úteis;
Serviço expresso: Se cumpridos todos os requisitos legais e o deferimento para a emissão de passaporte for efectuado até às 18:00h, Dois dias úteis, após a concessão;
Serviço urgente: Se cumpridos todos os requisitos legais e o deferimento para a emissão de passaporte for efectuado até às 12:00h, o passaporte é entregue no dia seguinte em Portugal continental, no local onde foi requerido ou na residência;
Serviço urgente Aeroporto de Lisboa: Se cumpridos todos os requisitos legais e o deferimento para a emissão de passaporte for efectuado até às 12:00h, o passaporte é entregue, a partir das 16:30h, no Aeroporto de Lisboa; Se cumpridos todos os requisitos legais e o deferimento para a emissão de passaporte for efectuado após as 12:00h, o passaporte é entregue, no prazo de um dia útil, no Aeroporto de Lisboa.

Zahir

Membro Conhecido
Olá.

Como diz o Oscar com um pedido urgente consegues a tempo. Fica é um pouco mais caro mas paciência. Vale a pena:)

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Lisandra

Tens de fazer um pedido urgente. Pagas um pouco mais, mas tens o passaporte mais rápido :).
Mas ainda faltam sete dias...fica descansada, que vais a tempo de tratar disso.
Punta Cana já está à tua espera :).

Cumprimentos

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa tarde Lisandra,

A informação do Óscar está correcta, contudo penso que é uma norma para cidadãos portugueses e Penso que a Lisandra é Brasileira daí não ter a certeza se é a mesma coisa...

espero ter ajudado

paulo

roller

Membro Conhecido
Pedindo com urgência hoje, amanha pode-se levantar no aeroporto se for caso disso.

Boa viagem

emar

Membro Ativo
Olá! Em primeio lugar tem que ser cidadã Portuguesa e ser portadora de bilhete de identidade ou cartão do cidadão válido. Uma vez que vai viajar no dia 19 de Março ainda tem tempo se pedir o passaporte urgente. Existem vários prazos, conforme foi bem referido acima, nomeadamente a possibilidade de o tirar até às 11 horas e levantá-lo no dia seguinte no aeroporto. Pode solicitá-lo, dependendo do local da sua residência, ou nas Lojas do Cidadão existentes no país ou caso não tenha loja do cidadão, na Conservatória do Registo Civil da área da sua residência. Os prazos são exactamente os mesmos, independemente do local onde o solicita. Se precisar de ajuda, é só dizer.

badbones

Membro Conhecido
A loja do passaporte no aeroporto tem diversas modalidade entre as quais uma em que te dão o passaporte em 4 horas (se fores de manha). Quando maior a urgencia mais caro é.

No entanto aquela loja só atende cidadãos portugueses. Fui lá ontem e despachei-me em cerca de 15 minutos.
E teriam sido 5 se o nabo do funcionario não achasse que era mais esperto que o sistema.
Salvo erro está aberta todos os dias das 08h às 20h

ANOBRE

Membro Ativo
badbones disse:
A loja do passaporte no aeroporto tem diversas modalidade entre as quais uma em que te dão o passaporte em 4 horas (se fores de manha). Quando maior a urgencia mais caro é.

No entanto aquela loja só atende cidadãos portugueses. Fui lá ontem e despachei-me em cerca de 15 minutos.
E teriam sido 5 se o nabo do funcionario não achasse que era mais esperto que o sistema.
Salvo erro está aberta todos os dias das 08h às 20h
Olá
Se eu não estiver enganada o passaporte tirado no aeroporto só tem a validade de 6 meses e não de 5 anos como o tirado na loja do cidadão.
Badbones como esteve lá ontem a tirar um passaporte,pode confirmar se estou correta ou não?

Oscar Reis

Membro Conhecido
ANOBRE disse:
Olá
Se eu não estiver enganada o passaporte tirado no aeroporto só tem a validade de 6 meses e não de 5 anos como o tirado na loja do cidadão.
Badbones como esteve lá ontem a tirar um passaporte,pode confirmar se estou correta ou não?
O passaporte com validade de 6 meses é o temporário.
O normal pode ser levantado, a pedido, no aeroporto ou noutro local previamente pedido/acordado.

Existe sim a possibilidade de se pedir esse tal passaporte temporário no aeroporto, por causas que têm de ser bem fundamentadas.

badbones

Membro Conhecido
ANOBRE disse:
Olá
Antes era assim. Agora (é muito recente) podes tirar tambem o passaporte normal.
A loja fica ao pé dos balcões de check in 1 a 5 (lado esquerdo mal se entra nas portas das Partidas)

rum

Membro Conhecido
Se não for Portuguesa, o consulado Brasileiro certamente resolverá sem problemas. Tenho um amigo meu, que na altura morava na Holanda, e nas vesperas de viajar comigo para o México estava na mesma situação. De um dia para o Outro no Consulado Português na Holanda resolveu o problema. Julgo que no Consulado Brasileiro, cá, também resolverá o problema.

Por outro lado, tenho quase a certeza que não pode ser impedida de viajar, claro se o passaporte ainda estiver válido na data de regresso. O que pode acontecer é ocorrer um catastrofe natural, uma rebelião politica uma greve da companhia aérea ou aeroporto ou até mesmo sofrer um acidente ou ficar doente e ter ficar hospitalizada no local e se por uma razão destas ou outra que impossibilite a viagem e se o passaporte expira fora do país, fica numa situação ilegal e na impossibilidade de viajar porque não tem um documento válido.

Ângela Martins

Membro Novo
Ola eu fiz o meu passaporte e ao fim de 4 dias uteis estava pronto e não foi preciso pagar mais por isso... Fiz na Conservatória, não sei se será assim em todo o lado.

Consegui amigos, obrigada pelas dicas, já estava desistindo, falei até com o consulado do Brasil na Rep. Dominicana por email, e eles disseram que tem que ter a validade de 6 meses. Emiti o passaporte emergencial no PF, duro é ter que implorar, justificar...mas deu certo amanhã já pego o passaporte