Novidades

Para entrar Montenegro é preciso passaporte?

Tânia Matos

Membro Novo
boa noite;)
vou visitar Dubrovnik, entre outras cidades/parks na Croácia(vamos alugar carro)...e estando ali tão perto de Montenegro, queria aproveitar e fazer uma visita a Kotor...mas não tenho passaporte...acham que nos deixam passar de carro?

obrigada

TM
 

sofiaisa

Membro
CONSELHOS AOS VIAJANTES » Lista de Países » M » Montenegro






MONTENEGRO

Última actualização: 2013-02-27
Nota importante



As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes.

.





Informação Geral

o Montenegro é um Estado independente desde 3 de Junho de 2006. Anteriormente já tinha instituições, leis e regulamentos, uma moeda comum e costumes específicos, e o novo estatuto do país não alterou as condições de entrada e residência de estrangeiros. As cidades mais importantes são: Podgorica, Budva e Tivat .

Clima

O clima é mediterrânico, com invernos frios e verões frescos nas áreas elevadas. Em Podgorica registam-se os invernos mais chuvosos e verões quentes.

Língua

As línguas oficiais são o Montenegrino e o Sérvio.

Moeda local / sistema bancário

A moeda oficial da Montenegro é o Euro. Os cartões de crédito são aceites e existe uma rede ATM razoável.


Regime de entrada e estada

As autoridades exigem passaporte válido, isentando os cidadãos da União Europeia de visto para estadas inferiores a 90 dias. Deve registar-se junto da polícia local num período de 24 horas após a entrada no país.

A entrada ou saída de moeda estrangeira sem declaração, ou certificado do banco, está limitada a 2 mil Euros. Valores superiores devem ser declarados (acompanhados de certificado bancário), sob pena de apreensão à saída.


Condições de segurança

As condições de segurança são razoáveis. O Montenegro é um país razoavelmente seguro, embora se verifique alguma pequena criminalidade, pelo que deve deixar bens de valor e dinheiro no cofre do hotel e estacionar, sempre que possível, o carro em parques de estacionamento. Por precaução, é aconselhável manter uma fotocópia do seu passaporte em local diverso do habitual (ajudará no caso de perda).

Embora à priori nenhuma região seja desaconselhada, recomenda-se a adopção de um comportamento mais cauteloso nas zonas fronteiriças e isoladas.

O Montenegro está situado numa zona sísmica. O último grande sismo ocorreu em 1979, na costa do Montenegro (Kotor, Budva, Bar).

Outras informações importantes

Números telefónicos de emergência:
- Polícia: 122
- Bombeiros: 123


Transportes

Transporte aéreo

Em Montenegro existem dois aeroportos internacionais: Podgorica e de Tivat.

Transporte rodoviário

O estado da rede rodoviária terrestre principal é razoável. As condições de circulação exigem atenção particular, especialmente na condução nocturna e durante o período de Inverno. Os automóveis com matrícula estrangeira devem pagar portagens em moeda estrangeira (Euros ou Dólares americanos). A taxa de alcoolémia permitida para condutores profissionais é 0,0 gr/l e para particulares 0,5 gr/l. A carta verde é válida em Montenegro e cobre sinistros contra terceiros. Para seguros " contra todos os riscos", terá de verificar com a seguradora se cobre a República Montenegro.

Transporte ferroviário

A rede ferroviária é antiquada e lenta. Existem ligações internacionais entre Belgrado e Zagreb, Budapeste, Bucareste, Sófia e Skopje.

Transporte marítimo

As ligações marítimas entre Montenegro e Itália são asseguradas por “ferry-boat” diário.


Cuidados de saúde

Os equipamentos de saúde e serviços de emergência são de qualidade média. É aconselhável a subscrição de um seguro de saúde. Recomenda-se alguns cuidados: evitar o contacto com aves de capoeira, não comer alimentos crus ou pouco cozidos e lavar as mãos regularmente. Deve consumir água engarrafada.




Telecomunicações

Existem vários operadores de telefonia móvel (GSM) com possibilidade de “roaming”. O indicativo de Montenegro é 382.


Informações úteis

É proibido fotografar instalações militares ou consideradas de segurança.

Não existe representação diplomática portuguesa no Montenegro, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Belgrado.

Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: http://www.secomunidades.pt/

Outros contactos:
- Road estatuto: 1280;
- Taxis em Podgorica: 19700
- Aeroporto de Podgorica: 00382 2044244
- Aeroporto de Tivat: 00382 32670960;
- Montenegro Airlines: 00382 2019804.

Endereços das representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal: http://www.min-nestrangeiros.pt/mne/missoes/
 

Tânia Matos

Membro Novo
olá,
Sofia, obrigada pela resposta;)
já tinha lido essa informação, estava era na esperança de eles aceitarem o CC, como na Bosnia....
 
Top