Novidades

Pão naan de alho

Mel C

Membro Conhecido
IMG_2208 (1).jpg


Para 4 pães:
- Três quartos de uma colher de sopa de fermento de padeiro (eu vejo +- a olho)
- 1 colher de sopa de açúcar amarelo
- 30 ml de água morna
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- sal a gosto
- 90 ml de leite gordo
- 120g de iogurte grego
- 240g de farinha sem fermento + farinha sem fermento para polvinhar a mesa de amassar
- azeite a gosto (a receita original leva manteiga clarificada mas eu uso azeite)
- 1 dente de alho picado por cada pão
- salsa ou coentros (pertence salsa mas eu prefiro coentros)

1. Numa tigela pequena juntar o fermento de padeiro, o açúcar e a água morna. Misturar e deixar repousar 10 minutos.
2. Juntar os 240g de farinha, o fermento em pó e o sal, misturar. Juntar o leite, o iogurte e a mistura com o fermento em pó e o açúcar. Mexer até formar uma massa peganhenta. Cobrir com película aderente. Se estiverem com pressa, deixem levedar 1 hora num sítio quente. Se não, deixem no frigorífico durante a noite (é o ideal).
3. Deitar farinha na superfície onde vão amassar a massa. Formar uma bola e amassar um pouco. Dividir um 4 porções, amassar e estender cada porção numa forma oval. Também podem congelar as porções de massa para fazer noutro dia.
4. Para o naan ficar com aquele ar chamuscado tem de ser frito num tandoor (dizem que também resulta cozinhá-lo directamente no bico do fogão mas nunca experimentei). Eu faço o meu numa frigideira antiaderente por isso fica mais acastanhado. Pincelo cada lado com azeite e deixo fritar até ficar acastanhado e com aquelas bolhas.
5. Refogar o alho picado e picar os coentros, colocar por cima e servir.

Bom apetite!
 
Top