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Orbest - alteração do voo regresso a meio da viagem

hugovzky

Membro Novo
Boa tarde,

Viajei no passado sábado para Lanzarote através da Orbest, e anteontem (2ª feira) recebi um email da agência de viagens a informar que o voo de regresso tinha sido antecipado em mais de 11 horas, o voo estava agendado para as 21:15 e alteraram-no para as 9:55. Ou seja, vou perder 1 dia de férias...

Reclamei para a agência de viagens, que por sua vez encaminhou a reclamação para o operador (Soltour) o qual respondeu que não pode fazer nada pois trata-se de um voo semanal e não têm mais nenhuma opção, nem de datas e nem de horários...
A Orbest aparentemente alegou "motivos operacionais" para esta alteração de horários, mas seja qual for o motivo acho inadmissível que tenham feito a alteração a meio da viagem.

Gostaria de saber se têm conhecimento se a companhia aérea é legalmente obrigada a dar algum tipo de indemnização neste tipo de situações?

Obrigado desde já,
Hugo
 

Pedros

Membro Ativo
Penso que essa informação teria de ser dada com 15 dias de antecedência. Mas certamente haverá alguém mais conhecedor desta matéria no portal.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa noite Hugo,

Muito honestamente não sei com que antecedência as companhias aéreas têm para informar a alteração de horário.. sei de casos que foram com 24h00 de antecedência.. contudo não me parece correcto fazê-lo durante a viagem, a menos que essa alteração seja mínima... (ok aceito as 02h00 a + ou a menos como pacificas) ..

O que deve fazer é enviar reclamação para a sua agência de viagens que por sua vez a envia para o operador e provedor do cliente...

Para mim seria justo receber 1/8 do valor que pagou...
 

Pedros

Membro Ativo
Antes da viagem qualquer alteração ao horário estipulado de saída da mesma com tão pouco tempo de aviso dá direito ao cliente de cancelar, e receber o valor total do que pagou. Enquanto esta decorre não faço ideia ao que tem direitoo_O melhor será mesmo fazer o que foi sugerido pelo Paulo Leite.
 
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yara

Membro Conhecido
Deve reclamar junto da agência a ver o que lhe respondem.
Deve ser um incómodo alterarem voos enquanto está de férias...:confused:
 

hugovzky

Membro Novo
Obrigado por todas as opiniões.

A agência viagens (Halcon) deu-me razão e diz que tenho direito a receber uma indemnização, mais que não seja o correspondente ao dia que de all inclusive que paguei e não usufruí. De qualquer modo eles apontam sempre a responsabilidade para a Soltour e dizem que unicamente podem mediar a reclamação junto deles, e a Soltour por seu lado diz que a responsabilidade é da Orbest e que eu devo reclamar com eles...

Como ninguém quer assumir nada, o meu "bate-bola" tem sido com a Halcon já que foi a eles que comprei o pacote da viagem. Pediram-me para no voo de regresso apresentar uma reclamação directamente à Orbest (a bordo ou no aeroporto) e depois então dirigir-lhes nova reclamação onde anexaria a cópia da reclamação com a Orbest.
Foi isso mesmo que fiz, quando tudo se resolver comento aqui o resultado desta confusão... :)

PS: Ahh, e as reclamações com a Orbest também é algo que raza o surreal... O regresso foi hoje e fiz a dita reclamação a bordo, mas por incrível que pareça eles não tinham sequer formulários "oficiais" de reclamação devidamente numerados e com duplicado para o cliente, tinham apenas fotocópias de um formulário sem qualquer registo numérico. Quando lhes disse que queria uma cópia disseram-me que não tinham mas que eu podia tirar uma fotografia da reclamação!
Como tal, ao chegar a Lisboa fui apresentar nova reclamação no gabinete da Portway (são quem representa a Orbest no aeroporto) e a primeira resposta deles foi a que eu já esperava: apenas prestam serviço à Orbest e não podem receber as reclamações, e nem sabem onde e como eu poderia apresentar a reclamação. Após protestar e dizer que não arredava pé sem me resolverem o assunto, parece que tudo se esclareceu para os senhores da Portway, e lá me passaram para as mãos um bloco de formulários de reclamação da Orbest (numerados e com duplicado!) para eu preencher.
Já por aqui tinha lido alguns testemunhos de situações parecidas com o par Orbest+Portway, mas é sempre interessante confirmar in loco como funcionam estas companhias...

Abraço e obrigado!
 

yara

Membro Conhecido
Quando cheguei com um atraso superior a 5h e quis reclamar no Balcão da Portway também não queriam que eu reclamasse e não tinham formulários.
Juntamo-nos lá cerca de 15 pessoas e que remédio tiveram se não ir buscá-los...

Não adiantou de muito porque o atraso foi por greve mas sempre pensei que pelo menos o dinheiro gasto em refeições viesse a ser reembolsado e não foi.
 
A nível de overbooking, cancelamentos, perda de bagagem, etc, há lugar a indemnização definidas por lei.
Esse caso de alteração de voo não acredito que não esteja abrangido pela lei, logo, é preciso que cumpram. Se fosse a TAP, eles próprios diziam que tínhamos direito a indemnização, pelo menos foi o que já aconteceu comigo num overbooking. Como é privado...tentam fugir.
 

Bárbara Amorim

Membro Novo
Boa tarde Hugo, estou neste momento a tentar resolver uma situação que também se passou semana passada em Lanzarote com a Orbest, com a diferença de que parti do Porto e o meu voo de regresso foi alterado das 10h00 de sábado para as 22h00 de sábado. Pode parecer agradável ter mais um dia no destino, mas o que é certo é que fomos avisados no dia anterior e tínhamos compromissos cá no Sábado que tivemos de cancelar em cima da hora... Para além disso, não podemos pedir um late check-out porque o hotel estava cheio e o serviço do hotel durante essas 12h "a mais" foi para esquecer. Ainda tivemos direito a um atraso de mais de 1h no aeroporto, e confusões com os lugares (que não estavam marcados). O nosso voo de regresso foi operado pela companhia Air Horizont.

No meio disto tudo soubemos que houve avisos e justificações para todos os gostos, desde pessoas que antes de embarcar à ida já sabiam da alteração do voo, até pessoas avisadas na véspera como nós e a quem foi dito que tinha sido uma avaria no avião.

Acho que o seu transtorno foi bastante pior do que o meu, mas talvez possamos partilhar algumas ideias sobre o processo de reclamação que, quer pelo seu testemunho quer pelas minhas pesquisas na Internet, me parece vai ser moroso e complicado.

Também já estive na Halcoon a tentar perceber como reclamar, não foram grande ajuda. Apenas vão reencaminhar a minha reclamação para a Operadora, no meu caso a TravelPlan. Quanto à reclamação directamente à companhia aérea também lavaram as mãos e disseram que temos de ser nós a tratar disso.
 

Pedros

Membro Ativo
Um atraso com mais de cinco horas com tão pouco tempo de aviso e confirmando-se por avaria do avião dá direito à indemnização prevista para estas situações.
 

Bárbara Amorim

Membro Novo
Estou a tratar de reclamar, a dificuldade está mesmo em perceber onde reclamar, porque pelo que pesquisei a Halcoon não é abrangida pelo Provedor do Turismo (corrijam-me se estiver errada). Mas de qualquer forma acho que vou escrever para lá, já que a Halcoon actua em Portugal.

Entretanto preenchi o formulário da Orbest Portugal e da Evelop (Empresa espanhola a que a Orbest pertence).

Obrigada pelas dicas :).
 

Pedros

Membro Ativo
Não me acredito que a Halcon não esteja abrangida pelo provedor!
É reclamar mesmo para lá (provedor)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Eu há mais de um mês reclamei para o provedor também de um atraso de voo da Orbest para Cuba e até hoje ainda não tive resposta, será normal nem responderem?
 

Pedros

Membro Ativo
Sim. Pode demorar 2 ou 3 meses pelo que tenho conhecimento.
 
Última edição por um moderador:

CristinaBF

Membro Conhecido
Ola @ploferreira
Obrigado pela resposta:)
Já vai quase 1 mês e meio e nada do provedor.
Dessa vez que recorre-te ao provedor foi boas respostas? Já foste alguma vez reembolsado?
 
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