Novidades

Obter um "Certificado de Atraso de Voo"

andre.doc

Membro Ativo
Bom dia! Tenho neste momento duas reclamações em curso por atraso e cancelamento de voos.

Uma delas é contra a TAP que cancelou um voo e desde então (Abril) nunca se dignou a contactar ou a fornecer qualquer informação sobre se iam prestar algum tipo de assistência das vezes em que consegui entrar em contacto com o Serviço de Apoio ao Cliente. O episódio com a TAP adquire contornos surreais e exasperantes, é uma história longa demais para descrever aqui, e o caso está a seguir para instâncias judiciais, uma vez que a postura (ou falta dela) da companhia aérea tem sido má demais para ser verdade.

A outra reclamação é por atraso de um voo. Eu já fiz o que estipula o Regulamento (EC) 261/2004, ou seja, fiz a reclamação em primeira instância à companhia aérea. A mesma respondeu alegando que o atraso do voo se devia a condições atmosféricas adversas, logo a responsabilidade do atraso não poderia ser imputável à companhia aérea. Contudo, tenho razões suficientes para desconfiar deste argumento da companhia aérea e sei que é frequente as companhias aéreas faltarem à verdade para se esquivarem a pagar as indemnizações a que são obrigadas (tive um outro episódio com a Air Europa em que comprovei isso mesmo). Faco ao exposto, submeti nos termos do Regulamento (EC) 261/2004, o formulário "Air passenger rights EU complaint form" por carta registada com aviso de receção à ANAC. Pelos vistos, a ANAC não está a dar seguimento aos processos de reclamação que tem em mãos e não está a supervisionar a aplicação do Regulamento conforme lhe compete. Julgo que a única alternativa que tenho é seguir também com a reclamação por via judicial. Li algures que as companhias podem fornecer aos passageiros que o solicitem (não sei se voluntariamente ou se são obrigadas por alguma legislação específica) um certificado de atraso de um determinado voo. Gostava de saber se alguém já o solicitou e que tipo de informação contém? Nesse documento é referido o motivo do atraso? É possível saber de alguma fonte fidedigna o motivo de atraso/cancelamento de um voo?

É uma pena que a ANAC não consiga dar resposta aos processos que tem em mãos. Falei com um colaborador de uma das empresas que ajudam os passageiros a submeter as reclamações e pedidos de indemnização e ele disse-me que a inoperância da ANAC está a comprometer seriamente o seu negócio pois os processos de reclamação não têm qualquer tipo de seguimento e eles vão ter que deixar de aceitar mais casos enquanto a ANAC mantiver esta incapacidade... Como passageiro, esta situação não me agrada e só nos torna a todos mais vulneráveis à falta de qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas.
 

broka

Membro Conhecido
Bom dia! Tenho neste momento duas reclamações em curso por atraso e cancelamento de voos.

Uma delas é contra a TAP que cancelou um voo e desde então (Abril) nunca se dignou a contactar ou a fornecer qualquer informação sobre se iam prestar algum tipo de assistência das vezes em que consegui entrar em contacto com o Serviço de Apoio ao Cliente. O episódio com a TAP adquire contornos surreais e exasperantes, é uma história longa demais para descrever aqui, e o caso está a seguir para instâncias judiciais, uma vez que a postura (ou falta dela) da companhia aérea tem sido má demais para ser verdade.

A outra reclamação é por atraso de um voo. Eu já fiz o que estipula o Regulamento (EC) 261/2004, ou seja, fiz a reclamação em primeira instância à companhia aérea. A mesma respondeu alegando que o atraso do voo se devia a condições atmosféricas adversas, logo a responsabilidade do atraso não poderia ser imputável à companhia aérea. Contudo, tenho razões suficientes para desconfiar deste argumento da companhia aérea e sei que é frequente as companhias aéreas faltarem à verdade para se esquivarem a pagar as indemnizações a que são obrigadas (tive um outro episódio com a Air Europa em que comprovei isso mesmo). Faco ao exposto, submeti nos termos do Regulamento (EC) 261/2004, o formulário "Air passenger rights EU complaint form" por carta registada com aviso de receção à ANAC. Pelos vistos, a ANAC não está a dar seguimento aos processos de reclamação que tem em mãos e não está a supervisionar a aplicação do Regulamento conforme lhe compete. Julgo que a única alternativa que tenho é seguir também com a reclamação por via judicial. Li algures que as companhias podem fornecer aos passageiros que o solicitem (não sei se voluntariamente ou se são obrigadas por alguma legislação específica) um certificado de atraso de um determinado voo. Gostava de saber se alguém já o solicitou e que tipo de informação contém? Nesse documento é referido o motivo do atraso? É possível saber de alguma fonte fidedigna o motivo de atraso/cancelamento de um voo?

É uma pena que a ANAC não consiga dar resposta aos processos que tem em mãos. Falei com um colaborador de uma das empresas que ajudam os passageiros a submeter as reclamações e pedidos de indemnização e ele disse-me que a inoperância da ANAC está a comprometer seriamente o seu negócio pois os processos de reclamação não têm qualquer tipo de seguimento e eles vão ter que deixar de aceitar mais casos enquanto a ANAC mantiver esta incapacidade... Como passageiro, esta situação não me agrada e só nos torna a todos mais vulneráveis à falta de qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas.
Já solicitei esse certificado à SATA. No caso da SATA esse pedido é gratuito se não tiver passado mais de 2 semanas da data em que o voo foi realizado, senão cobram pelo certificado (penso que rondava os 30 - 50€). Nesse certificado referem a que horas o voo chegou ao destino. Eu peço sempre certificado no Balcão da companhia no aeroporto (no dia em que aterro ou no dia seguinte)!

Pedi compensação através do apoio a cliente da SATA (que ignoravam), pedi depois ajuda à ANAC e reclamei no site da DECO:
Reclamar de uma empresa

No caso da AirHelp, pediram-me esse certificado para avançar com processo judicial.
Voo atrasado ou cancelado? Pode ter direito a receber até 600 €.

No final não precisei ajuda da AirHelp, a SATA reembolsou-me com um voucher de 400€ em voos (invés de 250€ em dinheiro).
 

andre.doc

Membro Ativo
Já solicitei esse certificado à SATA. No caso da SATA esse pedido é gratuito se não tiver passado mais de 2 semanas da data em que o voo foi realizado, senão cobram pelo certificado (penso que rondava os 30 - 50€).
Obrigado pelo feedback! Esse certificado apenas atesta o real atraso do voo ou refere também a causa do mesmo? Se for apenas para efeitos de comprovar o atraso penso que o registo que conseguimos obter por exemplo através do site flightradar24.com, será suficiente para comprovar o atraso efetivo de um voo. Para já a companhia aérea não me respondeu ao pedido de certificado de atraso e suponho que nem vá responder...

Nesse certificado referem a que horas o voo chegou ao destino. Eu peço sempre certificado no Balcão da companhia no aeroporto (no dia em que aterro ou no dia seguinte)!
Registei a dica e farei o mesmo no futuro em caso de atraso prolongado de um voo, obrigado!
 

broka

Membro Conhecido
Obrigado pelo feedback! Esse certificado apenas atesta o real atraso do voo ou refere também a causa do mesmo? Se for apenas para efeitos de comprovar o atraso penso que o registo que conseguimos obter por exemplo através do site flightradar24.com, será suficiente para comprovar o atraso efetivo de um voo. Para já a companhia aérea não me respondeu ao pedido de certificado de atraso e suponho que nem vá responder...

Registei a dica e farei o mesmo no futuro em caso de atraso prolongado de um voo, obrigado!
Como referi, fui directamente ao balcão da SATA no Aeroporto e resolvi a situação!
O Atestado do site "flightradar" não é nenhum certificado oficial (não tem carimbo nem reconhecimento da companhia aérea). Não serve para efeitos judiciais!

O que diz no certificado / declaração da SATA:
Esta declaração tem como único propósito atestar o horário de chegada do passageiro e destina-se exclusivamente a ser entregue _________________,sua não podendo ser utilizado para quaiquer outros fins.
Nome do Passageiro ________________
Chegou a ________________
No voo ______________
Data ______________
Aeroporto_______________
Data do Certificado _____________

Também já tive um voo com atraso superior a 8h (AirEuropa) e também pedi o Certificado no Balcão da AirEuropa.

Relativamente ao motivo do atraso do voo já me chegaram por várias vezes a alegar por e-mail que foi um atraso por "condições extraordinárias" para ver se desistia de pedir o reembolso - porém quando são confrontados para referirem especificamente qual a condição extraordinária, não obtive resposta... Quando há atrasos tem que ser preenchidos relatórios pelas companhias aéreas a justificar esses atrasos!

Já recebi 2 reembolsos de 600€ (TAP e AirEuropa) e 3 reembolsos de 250€ (TAP e SATA). Mas por que insisto e não desisto! Contacto a companhia aérea, seguida da ANAC, seguida da DECO.

Em ultimo caso, podes pedir ajuda na AirHelp (cobram-te uma comissão).
 

andre.doc

Membro Ativo
Como referi, fui directamente ao balcão da SATA no Aeroporto e resolvi a situação!
O Atestado do site "flightradar" não é nenhum certificado oficial (não tem carimbo nem reconhecimento da companhia aérea). Não serve para efeitos judiciais!
Ok, obrigado, terei então que arranjar mesmo o documento...

Relativamente ao motivo do atraso do voo já me chegaram por várias vezes a alegar por e-mail que foi um atraso por "condições extraordinárias" para ver se desistia de pedir o reembolso - porém quando são confrontados para referirem especificamente qual a condição extraordinária, não obtive resposta... Quando há atrasos tem que ser preenchidos relatórios pelas companhias aéreas a justificar esses atrasos! Já recebi 2 reembolsos de 600€ (TAP e AirEuropa) e 3 reembolsos de 250€ (TAP e SATA). Mas por que insisto e não desisto! Contacto a companhia aérea, seguida da ANAC, seguida da DECO.
Eu também já recebi dois reembolsos de 600€ para cada passageiro também porque não desisti e não fiquei conformado com as justificações das companhias aéreas. No caso da Air Europa tinham alegado também condições atmosféricas adversas e afinal não era verdade.

Obrigado pelo feedback uma vez mais, estou agora mais bem informado!
 

yara

Membro Conhecido
Ok, obrigado, terei então que arranjar mesmo o documento...


Eu também já recebi dois reembolsos de 600€ para cada passageiro também porque não desisti e não fiquei conformado com as justificações das companhias aéreas. No caso da Air Europa tinham alegado também condições atmosféricas adversas e afinal não era verdade.

Obrigado pelo feedback uma vez mais, estou agora mais bem informado!
Estou numa situação semelhante com a Easyjet num voo ocorrido em Setembro.
estávamos no aeroporto a aparecer no ecrã alterações de 30 em 30 minutos até que apareceu "Voo cancelado".
Dirigimo-nos ao Balcão de Informações e deram-nos estadia num hotel perto do aeroporto com jantar nessa noite, pequeno-almoço e almoço no dia seguinte, assim como transporte aeroporto/hotel/aeroporto.
Colocaram-nos num voo do dia seguinte.
Cheguei a casa e reclamei e disseram que as razões eram condições atmosféricas no Aeroporto do Porto.
O engraçado é que nesse dia consultei o site da Ana nas partidas e partiram e chegaram vários voos Easyjet.
Já reclamei hoje a 2ª vez.
Vamos ver no que dá!
 

Paula Sá

Membro
Boa tarde, tenho uma situação semelhante Tap Porto -Lisboa voo cancelado fui reencaminahda para outro voo mas entretanto perdi a ligação em Lisboa e cheguei ao destino com 6 horas de atraso.
Como obtenho o certificado não entendi bem, terá de ser no balcão?
 
Última edição por um moderador:
Top