Novidades

O que fazer no Rio de Janeiro com pouco dinheiro

PauloBR

Membro Ativo
Olá, reproduzi abaixo um excelente artigo publicado no blog Melhores Destinos, que eu considero um dos melhores blogs de passagens áereas e de turismo no Brasil.

Achei o artigo muito interessante, tem diversas dicas do que se pode fazer no Rio de Janeiro com pouco dinheiro.

Para não ferir os direitos autorais, segue abaixo o link para o artigo publicado no Melhores Destinos:


10 coisas (quase de graça) para se fazer no Rio de Janeiro

Férias e verão chegando… o Melhores Destinos convidou a carioca e blogueira Natália do Ziga da Zuca para nos dar algumas sugestões sobre atividades ao ar livre e em conta no Rio de Janeiro. São dicas para quem está a passeio, no intervalo de uma viagem de negócios ou para os próprios cariocas, de todas as idades!

Vamos às dicas…

1 – Pedalar pela orla da Zona Sul

Na minha opinião (mega suspeita) é a melhor forma de se passear por belos cartões postais da cidade!

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Rio_de_Janeiro_Pedalar_1a.jpg


O Rio possui 19 estações de aluguel de bicicletas, distribuídas entre a Lagoa, Copacabana, Leme, Gávea, Ipanema e Leblon.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Rio_de_Janeiro_pedalar1b.jpg


Para usar é bem simples! Basta chegar na estação e ligar para o número (21) 3005-4316 no caso de uso eventual (sem cadastro – R$ 10,00), ou cadastrar-se no site e definir se quer ou não a mensalidade (R$20,00).

Para maiores informações acesse: www.mobilicidade.com.br/rio

2 – Andar no Bondinho de Santa Teresa

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Bondinho_Santa_Teresa.jpg


Apesar dos trancos que o bondinho dá, vale à pena!

Afinal, passar sobre os Arcos da Lapa é por si só um espetaculo à parte!

Quanto? R$ 0,60
Onde? Rua Senador Dantas (entre as estações Cinelândia e Carioca), na altura do número 75 siga para a rua de trás, ao lado do grande prédio da Petrobrás.

3 – Passeio de Barco da Marinha pela Baía de Guanabara

Poucos conhecem o Espaço Cultural da Marinha localizado no Centro do Rio, próximo a Praça XV.
Mas considero um espaço muito interessante, pois além de visitarmos um submarino, uma das Naus do Descobrimento e um helicóptero museu, ainda temos a oportunidade de visitar o museu do espaço.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Centro_cultutal_Marinha_rio_janeiro_3a.jpg


Quanto? Gratuito.

Outras atrações imperdíveis, acontecem a bordo de navegações da Marinha do Brasil:

Uma pela baía de Guanabara, com um guia contando a história da região, adultos e crianças adoram.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Centro_cultural_Marinha_rio_janeiro_3b.jpg


Quanto? R$ 8,00 Inteira e R$ 4,00 Meia (criança, estudante e idoso).
Horário: quinta a domingo, às 13:15 e 15:15.

A outra atração, vai até a Ilha Fiscal, onde os passageiros desembarcam e visitam a Ilha e algumas alas do Torreão, além de visitar exposições permanentes. O lugar também possui um café.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Centro_cultural_Marinha_rio_janeiro_3c.jpg


Quanto? R$ 10,00 Inteira e R$ 5,00 Meia (criança, estudante e idoso).
Horário: quinta a domingo, às 13:00, 14:30 e 16:00.

Informações:

Visitação: terça a domingo, das 12h às 17h
Endereço: Av. Alfred Agache, s/n, Centro, próximo à Praça XV
Telefones: (21) 2104-5592 / 2104-6025
Agendamentos para grupos: (21) 2104-6992/ 2104-6721 (telefones de segunda a sexta)

4 – Visitar o Mirante da Paz (no Cantagalo)

Depois da instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no Morro do Cantagalo, ficou muito tranquilo visitar o morro, e agora com a inauguração do elevador que tem acesso direto do metrô para o Mirante da Paz (nome dado pelos moradores da comunidade), está tranquilo e fácil!

De lá, podemos ver as Ilhas Cagarras, a praia de Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos e o Cristo Redentor.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Mirante_da_Paz_Rio_Janeiro.jpg


Quanto?
Onde? Acesso pela estação de metrô General Osório, saída Rua Barão da Torre, em Ipanema.

5 – Chorinho na Praça

Para fazer um programa tipicamente carioca, vá a um desses lugares em Laranjeiras:

- Rua General Glicério aos sábados.

Aqui você encontrará feira comum (frutas, verduras, etc) e de artesanato. Além da Barraca do Luizinho com caipirinhas deliciosas e a Barraca do Bigode, com pastéis de vários sabores e caldo de cana.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Chorind7beae7d32cf13955f846785bf1b7c5b.jpg


Em torno das 11hs começa o chorinho, música de muito bom gosto, arte pura!

Quanto? Gratuito.
Onde? Na rua General Glicério (transversal a rua das Laranjeiras, próximo ao número 481).

- Praça São Salvador aos domingos

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Chorind7366997187f0a70a7f8dfbe495a8a35.jpg


Aqui não há feira, apenas algumas barracas de artesanato (quinzenalmente), mas ao redor você encontrará bares e botecos, como o Bar Brasil e a Adega da Praça. Isso sem contar com a Pizzaria Zona Sul, com uma pizza deliciosa e barata. Eu costumo comprar a pizza e levar para a Praça, assim divido com os amigos e curto o chorinho!

Quanto? Gratuito.
Onde? Entre as Ruas Paissandú, Ipiranga e São Salvador, próxima ao bairro do Flamengo.

6 – Feira do Rio Antigo

Sou fã dessa feira que infelizmente só acontece no primeiro sábado do mês, porque por mim poderia acontecer semanalmente!

Lá você encontrará desde antiguidades, a artesanatos e artistas de rua. Os restaurantes costumam estar abertos e com vários pratos típicos, dentre eles a tradicional feijoada.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Feira_do_Rio_Antigo_rio_janeiro_06.jpg


Quanto? Gratuito
Onde? Rua do Lavradio, Lapa.
Informações: http://www.polonovorioantigo.com.br/

7 – Visitar o Forte de Copacabana

Se você gosta de cultura, história e um belíssimo visual, você precisa conhecer o Forte de Copacabana.

O Forte ainda possui alguns cafés, todos com vista para a orla de Copacabana, com destaque para a tradicional Confeitaria Colombo.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Forte_de_Copacabana_rio_janeiro_7.jpg


Quanto? R$4,00 (inteira) e R$ 2,00 (estudantes e idosos)
Onde? Av Atlântica, Posto 6, Copacabana .


Tel: (21)2287-3781Maiores informações, no site.

8 – Caminhar pela Pista Cláudio Coutinho

Localizada entre a costa do Pão de Açúcar e a Praia Vermelha, é o lugar ideal para refrescar a cuca e dar uma boa corridinha ou caminhada, seja pelo exercício ou apenas para curtir a brisa e o visual.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Pista_claudio_coutinho_rio_janeiro_8.jpg


Quanto? Gratuito.
Onde? À esquerda da Praia Vermelha.

9 – Visitar o Parque Lage

Localizado no Bairro Jardim Botânico, esse patrimônio tombado pelo IPHAN é rico em história e beleza natural. Dentre seus atrativos encontramos um belíssimo casarão, trilhas, parques infantis, áreas para piquenique e cavernas artificiais.

Dentro do casarão há um café, onde aos finais de semana, servem café da manhã ao redor da piscina.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Parque_Lage_rio_janeiro_09.jpg


Quanto? Gratuito.
Onde? Rua Jardim Botânico, 414.
Horário: Diariamente das 8hs às 18hs.

10 – Dar ao menos um giro pela noite na Lapa

Você gosta de samba, pagode ou funk? Nada disso? Então é aqui mesmo que você tem que vir!
A Lapa é o lugar que abriga todas as tribos no Rio, das patricinhas aos hippies. Ambiente super democrático e rico em diversidade.

awww.melhoresdestinos.com.br_wp_content_uploads_2010_12_Lapa_rio_janeiro_10.jpg


Consulte a programação no site!
 
Última edição por um moderador:

tezita

Membro
Obrigada pela partilha da informação Paulo :angry:
é sempre bom ter alguém "desse lado do atlantico" atento a estas coisas! é sempre uma mais valia!!
 

PauloBR

Membro Ativo
Obrigada pela partilha da informação Paulo :angry:
é sempre bom ter alguém "desse lado do atlantico" atento a estas coisas! é sempre uma mais valia!!

Olá Tezita, como vais? De nada, é sempre um prazer para mim contribuir com este portal que tanto me ajudou no planejamento da minha viagem a Portugal em Maio deste ano.

P.S.: um 'passarinho' me contou que a TAP tem planos concretos de iniciar voos desde Porto Alegre até Lisboa, sem troca de avião. Mal posso esperar, porque então vai ficar bem mais fácil e menos cansativo viajar para a 'terrinha'. Mas voo fácil não é tudo... há que se economizar um bom dinheiro para se gastar em Portugal...um dia eu chego lá...

Um abraço!
 

PauloBR

Membro Ativo
Fico satisfeiro de terem gostado da minha contribuição.

O Rio de Janeiro realmente é uma cidade surpreendente e faz juz ao título que lhe foi dado na famosa canção "Cidade Maravihosa".

Visitem o Rio de Janeiro, valhe muitíssimo a pena! Com a recente vitória das forças políciais contra o narco-tráfico, a cidade está mais tranquila. E na verdade sempre esteve, bastava evitar as 'zonas de perigo'. Claro que há que se cuidar no Rio de Janeiro, assim como há que se cuidar em Lisboa, em Madrid, em Londres, em Paris, etc...

Mas, deixa eu 'puxar a brasa pro meu assado'... se vierem ao Brasil, não deixem de visitar o Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina também são lugares surpreendentes.

Abraços!
 

Aprendiz Eterno

Membro Novo
Òtimasssssssss dicas Pauloooooooo ...... carioca apaixonado .... podes crer !!!!!
Adorei !
Parabéns !!!!
Sempre q lembrar de mais alguma parada ..... vai postando ;)

Concordo plenamente tb qto ao Sul ..... para mim , tirando o Rio .... o sul do Brasil é o pedacinho mais tri-legal !!!!

Nada tem a ver com nordeste .... q na minha opinião .... só para quem gosta de praia !

abraços !
 
Top