Novidades

O que estás a Ler?

Flecha

Membro Conhecido
"O aviador" do cmdt José Correia Guedes

sinopse :

"Ser comissário de bordo não é fácil, mas comandante de aviões comerciais ainda menos. José Correia Guedes passou metade da sua vida a pilotar aviões. E aconteceu-lhe um pouco de tudo. À cabeça dos infortúnios, viu o avião que co-pilotava ser sequestrado - estávamos em 1980, Sá Carneiro era o então primeiro-ministro e a RTP o único canal de televisão.

Houve outros problemas, claro. Aterradores para quem viaja de avião, mas quase corriqueiros para quem os pilota - desde o trem de aterragem encravado até "passageiros" clandestinos, passando por… partos improvisados a dez mil metros de altitude. E houve momentos gloriosos. Como o primeiro e único desfile de moda feito em pleno ar. Ou o voo dos campeões, que trouxe para Portugal um Mourinho vitorioso, com a taça da Liga dos Campões debaixo do braço.

O autor recorda-nos as suas muitas aventuras, que começaram nos tempos (ainda) dourados da aviação comercial, quando voar era um luxo, e Nova Iorque quase tão remota como a Lua. De então para cá houve o atentado às Torres Gémeas, nasceram as lowcost, o mundo ficou mais pequeno - e as ex-colónias, para onde o Comandante tantas vezes voou, ficaram estranhamente mais longe, ou pelo menos na memória.

Em O Aviador redescobrimos um Portugal em mudança, nas histórias ora divertidas, ora nostálgicas, de quem viu o nosso País lá de cima. E é um mundo à parte, onde o medo de voar ainda afecta muita gente. Este livro passa também por aí, mostrar aos leitores que não há nada a temer: o comandante tem tudo sob controlo."
 

ploferreira

Administrador
Staff
@Flecha, esse está na lista, sigo a página de Facebook to comandante José Correia Guedes e tem sempre estórias interessantes, deve ser um livro para ler de "uma assentada" :)
 

ploferreira

Administrador
Staff
De volta a este, já tinha começado há uns bons meses depois ficou parado, a ver se é desta que o acabo :)

41EATHVLJRL._SX324_BO1,204,203,200_.jpg
 

Flecha

Membro Conhecido
Sabes que fiquei desiludido?
Algumas das historias do livro, já tinha lido no facebook.... achei que ia ter coisas ainda não publicadas...histórias novas...
 

ploferreira

Administrador
Staff
@Flecha, é verdade - também reparei nisso, sendo seguidor da página de facebook dele, reconheci pelo menos 3 estórias.

Creio que o Facebook terá sido o ponto de partida para o Livro, e obviamente aproveitou conteúdo por lá publicado.

Acho que o único defeito que posso apontar é ser demasiado pequeno, estou certo que o Comandante teria mais para contar, a ver se lança um 2ª livro. De resto apresenta uma escrita clara que vai cativando qualquer leitor que goste de aviões e viagens.
 
Top