Novidades

O que é que podemos levar para Cuba?

kaumberg

Membro Novo
Olá a todos!;)

Sou nova por estas bandas e muito mais por viagens ao estrangeiro de avião...:sPois é, e assim na loucura eu e o meu namorado decidimos ir na nossa primeira viagem juntos para Cuba, mais propriamente para Varadero...:eek:
Eu sei, porque já li todos os vossos reports e o que se diz nos foruns, que Cuba é daqueles destinos que não há bons hotéis, que as praias são melhores na RD e etc etc!!:huh:
Mas como sempre sonhei com Cuba vamos e agora não há nada a fazer, já temos hotel Blau Varadero Hotel e vamos dia 11 de Setembro!!!;)
Mas o que eu queria mesmo saber, é o que é que vocês acham que os Cubanos apreciam mais, tipo canetas, maquilhagens e essas coisas... E principalmente o que eles PRECISAM mais, se realmente podemos ir às escolas oferecer objectos e essas coisas...:pJá que vamos passear, não custa nada ajudar!!!!;)

Bem por agora é tudo espero que vocês tenham muitas respostas...;);)

Beijinhos

Vanessa
 

jfreitas

Membro Conhecido
Olá

Não te quero desanimar mas estás a partir do principio errado sobre Cuba...

Cuba é um país pobre como todos os paises caribenhos, mas não é nem de longe nem de perto o mais pobre, pelo menos não tem niveis de miséria como a maior parte dos paises caribenhos.

Por outro lado, se vais para Varadero, vais para uma zona onde se vive do turismo e para o turismo, exclusivamente. Isto significa que os niveis de vida são superiores ao resto da ilha. As artimanhas para "enganar" o turista também são mais refinadas.

Não vás a pensar que todos são miseráveis, quem trabalha no turismo é altamente priviligiado. Vais ouvir histórias de miséria porque é a melhor maneira de "sacar" uns dolars.

Se queres ajudar, faz o mesmo que eu, deixa ficar t-shirts e o que não precisares, todos os medicamentos que levares, enfim, o que não te faça falta no regresso. Dá tudo aos jardineiros e a todos os que encontres que não lidam directamente com o turista. Esses são os mais necessitados porque só vêem passar as gorjetas.

Levar coisas para oferecerer nas escolas não faz qualquer sentido. Cuba têm uma taxa de analfabetismo inferior a Portugal. Qualquer Cubano tem acesso gratuito ao ensino e as necessidades básicas garantidas.

O que lhe faz falta são os produtos, que por causa do embargo americano, chegam à ilha a preços muito inflacionados (medicamentos e roupa, por exemplo) Esses se puderes deixar são uteis.

Por último, não os trates como se passassem fome. Detestam isso! quem te disser que precisa de leite para os filhos ou coisa do género está-te a cantar a canção do bandido. Lá, como em todo o lado, tens oportunistas!

Goza as férias e tenta passsar um dia ou dois em Havana porque aí podes ficar com um "cheirinho" de Cuba como ela é.
 

kaumberg

Membro Novo
Olá!!

Muito obrigada pelas dicas e peço desculpa se disse disparate mas tal como referi nunca fui a nenhum país desses...:blush:Mas de qualquer forma sempre há qualquer coisita que se possa deixar e já é bom!!!!:huh:

Bjs

Vanessa:D
 

jfreitas

Membro Conhecido
kaumberg disse:
Olá!!

Muito obrigada pelas dicas e peço desculpa se disse disparate mas tal como referi nunca fui a nenhum país desses...:blush:Mas de qualquer forma sempre há qualquer coisita que se possa deixar e já é bom!!!!:huh:

Bjs

Vanessa:D
Nem por sombras pretendi (nem pretendo dzer que disseste algum disparate) nada disso.

As tuas dúvidas são iguais às de toda a gente que vai para Cuba. Nada de disparates mas sim uma ideia pré-concebida que nos atinge a todos.

Estive na RD o ano passado e garanto-te que vi muito mais miséria do que em Cuba. Incomparávelmente mais. Basta atravessar a RD de um lado ao outro para saber o que é a Rd para além dos resorts e zonas turísticas. O mesmo fiz em Cuba.

O que queria era tentar explicar qual a melhor forma de ajudar. Acredita que pode ser ofensivo entrar numa escola e oferecer lápis, por exemplo.

Vou-te contar duas situações que se passaram comigo, como exemplo.

No hotel nacional, uma noite estavam 4/5 universitários cubanos no jardim e eu estava sentado perto... chegaram duas francesas (penso que eram) e foram-lhes perguntar se tinham fome que elas iam buscar comida...

Disseram que não e vieram-me perguntar se tinham cara de esfomeados. Acabei por ficar horas a falar com eles e vi bem o que sentiram... percebi claramente como ficaram ofendidos e como era uma situação vulgar.


Outra situação em sentido oposto..

A passear por havana acabamos por andar um tempo com um desses paraquedistas que não descolam... depois de muita conversa de festas e bons restaurantes que aconselhava até acabámos por almoçar num sitio que recomendou (e bem por acaso)

No fim do almoço lá se esticou e pediu ao meu colega (porque viu que eu estava de pé atrás) se o ajudava a comprar uma lata de leite para a filha. Eu intervi e perguntei-lhe porquê se o estado lhe dava leite... enrrolou até mais não, mas conseguiu convencer o meu colega... foram ao guiché de uma loja e pediu uma lata de leite. pegou nela e foi-se embora tipo foguete... o meu colega pagou 50 euros por uma lata de leite e não tenho dúvidas que a lata de leite mais tarde voltou à loja para mais uma pescaria.

Fui claro no que expliquei? era aqui que queria chegar...

Deixei todas as t-shirts, óculos de mergulho, sandálias de praia, medicamentos, etc.

Mas deixei a quem não recebe gorgetas, aos jardineiros, ao pessoal das obras, da limpeza, etc. Não imaginas a alegria deles porque não é hábito receberem nada.
 

kaumberg

Membro Novo
Ok...:DMuito muito obrigada por essas dicas, foram excelentes e ainda fico com mais vontade por partir logo!!!!;)É muito bom conhecer experiências de quem é mais experiente...:huh:

Mais uma vez obrigada!!

**

Vanessa
 

klaudete

Membro
Olá!

No que diz respeito à minha experiência de viagem a Varadero com ida a Havana por um dia, não podia estar mais de acordo com o jfreitas.

Em Varadero não senti muito essa "pobreza" dada a evolução do turismo nesta zona, no entanto, em Havana, junto ao Capitólio, um lugar de paragem obrigatória, há sempre imensos pedintes que choram e imploram por QUALQUER coisa! Ao ponto de te pedirem a roupa do corpo! Ou questionarem o nome do teu hotel porque dizem que vão lá mais tarde buscar o que tiveres para oferecer! Enfim... Situações quase normais em qualquer grande cidade, até em europeias...

No meu caso, não ia munida de grande coisa, optei mesmo só por deixar no quarto o que me sobrou de produtos de higiene e ofereci a alguns empregados coisas como canetas, porta-chaves, lembranças :huh:

Boa viagem!
 

jafonso

Membro Ativo
Ola Kaumberg

Achei interessante a forma como entras-te a falar de Cuba.Estive lá 15 dias de 26 de Junho a 10 de Julho ....

Cuba miserável????Somos nós em Portugal mais miseraveis que os Cubanos eaquele povo .

Cuba ?Só para quem lá esteve o pode julgar.E quem lá vai só vai 7 dias ou 14 como eu.

Adiante,

Cuba tem EXCELENTES Hoteis.

Paradisus Varadero / Iberostar Varadero (onde estive 7 noites) e depois tem mais alguns muito mas muito simpacticos :Iberostar Taino(estive 7noites)e o Blau Varadero, onde vais ficar.


á frente do Blau,tem uma Praia fantastica e pelo que ouvi dizer tem um serviço hoteleiro muito bom.

Vai a Habana e comprova com os teus olhos se a miséria de que alguns experts falam é verdadeira ou não.

Conhecer o Porto antigo e o Porto novo...?Habana é Igual

Cuba é Cuba e depois têm esses lindos Cayos .....

Boa Viagem e vais Amar!
 

jafonso

Membro Ativo
Pedir objectos,roupa ,produtos de higiene e caça á gorjeta , é realmente o pão nosso de cada dia.

é assim Na Tunisia,RD ,Mexico(nem tanto) e Cuba.

Eles vivem do Turismo mas tem lá tudo.Fabricam tudo.Tem grande medecina e tem o Petroleo , que tanto deve incomodar os US....

Eles vivem assim mas são felizes com o que tem.Não tem luxos,pois o Governo controla tudo e retira uma grande fatia do Ordenado deles.

Mas é um Pais FASCINANTE e uma Cultura Rica.

Voltava já hoje para lá!!
 

kaumberg

Membro Novo
Hummm...Esta sim é uma mensagem inspiradora...:DObrigada por me descansares em relação ao hotel e ao facto de ter uma boa praia!!!=)

Quanto mais vos ouço falar de Cuba mais vontade tenho que dia 11 chegue depressa...:p

E sobre a questão de prendas e essas coisas todos vocês já me tiraram a ideia, e ainda bem que assim é!!!!!:p É por isso que acho que estes foruns são realmente muito bons para ensinar as pessoas como eu que não fazem idéia de como os países são na realidade!:p

E como a mim me soube bem conhecer as vossas experiências prometo um report quando eu voltar...:p

Mais uma vez o meu MUITO obrigada a todos...

Bjs
 

jfreitas

Membro Conhecido
jafonso disse:
Ola Kaumberg

Achei interessante a forma como entras-te a falar de Cuba. Estive lá 15 dias de 26 de Junho a 10 de Julho ....

Cuba miserável????Somos nós em Portugal mais miseraveis que os Cubanos e aquele povo .

Cuba ?Só para quem lá esteve o pode julgar.E quem lá vai só vai 7 dias ou 14 como eu.

Adiante,

Cuba tem EXCELENTES Hoteis.

Paradisus Varadero / Iberostar Varadero (onde estive 7 noites) e depois tem mais alguns muito mas muito simpacticos :Iberostar Taino(estive 7noites)e o Blau Varadero, onde vais ficar.


á frente do Blau,tem uma Praia fantastica e pelo que ouvi dizer tem um serviço hoteleiro muito bom.

Vai a Habana e comprova com os teus olhos se a miséria de que alguns experts falam é verdadeira ou não.

Conhecer o Porto antigo e o Porto novo...? Habana é Igual

Cuba é Cuba e depois têm esses lindos Cayos .....

Boa Viagem e vais Amar!


E esse report não vem??? :p:D

Quanto à questão do miserável... temos de reconhecer que é uma visão "standard" de Cuba. Só pode ser corrigida com muita pesquisa e com a possibilidade de ver Cuba na 1ª pessoa... Muitos anos de informação deformada moldam a ideia e os conceitos que se tem do país...

Nada como uns dias a passear por Cuba para compreender e gostar de Cuba e do povo cubano.
 

jafonso

Membro Ativo
jfreitas disse:
E esse report não vem??? :p:p

Quanto à questão do miserável... temos de reconhecer que é uma visão "standard" de Cuba. Só pode ser corrigida com muita pesquisa e com a possibilidade de ver Cuba na 1ª pessoa... Muitos anos de informação deformada moldam a ideia e os conceitos que se tem do país...

Nada como uns dias a passear por Cuba para compreender e gostar de Cuba e do povo cubano.
---------------------------------

lololol

Report ??? Não tenho tido tempo jfreitas

E também não sei como colocar as fotos. Se me puderes dar uma ajuda quanto ás fotos, prometo fazer um reportezito.

Quanto ás gorjetas...
Só se deve dar gorjetas em ultima necessidade OU VONTADE NOSSA. Dei 5 cuc a um menino que trazia vestido uma camisola da selecção de Portugal....Arrepiante! São um povo que vive da gorjeta. Podes encontrar no hotel, à frente da comida que vais buscar ou no bar, copos para colocares lá a nota cubana...CUC.

Não tires fotos com umas meninas, mulher do charuto ou o homem do charuto em habana. Tira fotos a essas personagens disfarçadamente. Se não pedem-te 5 Cuc.

Aos carros, aos taxistas com os carros imperdiveis podes tirar fotos à vontade. Até sentares-te lá dentro eles deixam.

Cuba.....Varadero....Habana.....Cayo....Fidel e Che Guevara!!!! Conjugação PERFEITA!!!
 

gilmalveira

Membro
Podes levar uns termometros e pensos rápidos, estou como diz o o JFreitas eles não tem nivei de pobreza, tem falta de algumas coisas!!!!tudo o que nos pediram em escolas foi termometros e pensos rápidos...por isso se puderem levem termometros, a mim chocou-me o convivio com alguns, nada me pediam só isso......pode ser artimanha mas será'?voltarei lá no proximo ano e levarei bastantes, são coisas básicas e para nós nada valem....boa viagem para voçês e vão adorar de certeza, convivam com o povo local não tem qualquer perigo
 

lcardoso

Membro Conhecido
E estranha a ideia que as pessoas teem de CUBA , lembrem-se que la ninguem anda descalço embora todos clacem o mesmo tipo de calçado , ( nao sei se me faço entender).
De resto a Madre Teresa de Calcuta dava assistencia era na INDIA......

Bons passeios
 

lcardoso

Membro Conhecido
Pedir objectos,roupa ,produtos de higiene e caça á gorjeta , é realmente o pão nosso de cada dia.

é assim Na Tunisia,RD ,Mexico(nem tanto) e Cuba.

Eles vivem do Turismo mas tem lá tudo.Fabricam tudo.Tem grande medecina e tem o Petroleo , que tanto deve incomodar os US....

Eles vivem assim mas são felizes com o que tem.Não tem luxos,pois o Governo controla tudo e retira uma grande fatia do Ordenado deles.

Mas é um Pais FASCINANTE e uma Cultura Rica.

Voltava já hoje para lá!!
Nao resisto a responder embora tardiamente!

Pedir objectos na TUNISIA? na DOMINICANA?? estranho!! fizeram-se mais a gorjeta no Mexico que nos outros paises atras mencionados.

bons passeios
 

Diogo Pinho

Membro Novo
Boa tardes.

Adorei vir aqui ler o que cada um que já lá foi trouxe como experiência ... eu vou a cuba não como turista mas como trabalho durante 4 semanas agora em Fevereiro. Vou ficar em CIEGO MONTERO não é turístico mas lá perto tenho TRINDAD e CAYO COCO para visitar.

Bem assim que regressar darei mais noticias de como foi a visita não como turista.

Cumprimentos
 
Top