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O Pior Voo da Minha Vida (referente ao atraso do voo em Punta Cana)

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
Como alguns de vocês devem saber, há quatro dias atrás, quatro centenas de portugueses ficaram retidos no aeroporto de Punta Cana e eu fui um dos afectados. Infelizmente, o avião que me ia levar de volta a Lisboa teve uma avaria e hoje vou dar-vos a minha visão dos acontecimentos, um ponto de vista de alguém calmo que viu imensa gente a chegar quase ao limite! Se não sabem do que estou a falar, então, recomendo-vos a ler o artigo que saiu no Jornal de Notícias. Sim, fomos capa do jornal!
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Ora bem, vamos começar pelo início. Eu tinha o voo marcado para as 23h45 de Punta Cana, pelo que cheguei ao aeroporto por volta das 21h15. O aeroporto é bastante pequeno e todo o trajecto entre o despachar das malas e o embarque correu dentro do normal e foi feito às horas previstas, sendo que os problemas começaram dentro do avião. Eu não sei se têm por hábito viajar, mas, em algumas companhias, é passado um filme com as regras do avião e o que fazer em situações de emergência. Bem, digamos que o filme não chegou ao fim. As televisões foram abaixo e pouco tempo depois o comandante informou que havia um problema com a válvula do combustível e que iriam chamar um técnico para averiguar a gravidade do mesmo. O tempo foi passando, os técnicos chegaram, analisaram a situação e o comandante anunciou que se iria proceder ao desembarque, uma vez que o problema era mais grave do que pensavam. Eram aqui cerca de 01h15 da manhã (em Portugal, 06h15). Fomos, então, reencaminhados para a zona dos embarques, onde ficámos horas a fio sem nenhuma explicação. Não apareceu nenhum representante do operador (Jolidey) nem ninguém da tripulação para falar connosco. As únicas pessoas que nos tentaram ajudar eram funcionários do aeroporto que nada tinham a ver com o caso, mas que ficaram a fazer horas extra por nossa causa. E aqui, meus amigos, eu senti vergonha de estar envolvida nesta odisseia. Alguns passageiros começaram a insultar um dos funcionários, gritando e chamando os piores nomes que podem imaginar, tanto que o deixaram a chorar. Digam-me, que raio de atitude foi esta? Atacarem as únicas pessoas que nos tentaram ajudar, pessoas essas que nada tinham a ver com o voo. Este rapaz fez um turno de 24h por nossa causa!

Às 3h da manhã, foram-nos oferecidas garrafas de água e, posteriormente, dado a escolher entre um croissant e uma sandes e também que refrigerante queríamos beber. É de salientar que todas as lojas estavam fechadas e, por isso, não havia nenhum sítio onde pudéssemos comer ou até mesmo passar tempo. Entretanto, e ainda sem notícias do avião, começou-se a falar da possibilidade de irmos para um hotel até termos informações acerca do voo. Nesse momento, inúmeras pessoas revoltaram-se a dizer que queriam ir para Portugal, pois tinham coisas importantes a fazer. Eu admito, a situação do hotel também era um pouco ingrata. Supostamente, às 10h íamos saber se tínhamos voo ou não e, se a resposta fosse positiva, a descolagem ia ser feita, em princípio, 4h depois. Ainda assim, e analisando toda a situação, tinha sido a decisão mais sensata a tomar. Pouco tempo depois, foi-nos dito que o avião já estava arranjado e que nos faltava uma tripulação, tripulação essa que iria ser substituída às 05h50 e aí, sim, podíamos dar início ao nosso voo de regresso.

Chegou, então, a altura do segundo embarque e qual não foi o nosso espanto quando nos apercebemos que a tripulação era a mesma. Os ânimos exaltaram-se de tal forma que o comandante ameaçou que ia chamar a polícia. Às 06h45, o comandante anunciou que ele e o resto da tripulação não tinham autorização para voar, pois já tinham excedido o número de horas de trabalho e que a ANAC não permitia que eles fizessem horas extra. Foi-nos então proposto ficar no avião à espera de uma tripulação espanhola que tinha chegado nesse dia a Punta Cana e ainda estava no seu período obrigatório de descanso ou ir outra vez para a zona dos embarques fazer tempo enquanto essa tripulação não chegava. Nós optámos por ficar no avião juntamente com a tripulação portuguesa que nos serviu água e o pequeno-almoço e ficou connosco até à chegada da nova tripulação. Por volta das 10h da manhã, chegou então a nova tripulação e o avião levantou voo cerca de trinta minutos depois. E se pensam que ficamos por aqui, estão muito enganados! Já a mais de meio do voo, foi-nos então dada uma má notícia juntamente com toda a explicação do sucedido: basicamente, o avião teve um problema num motor, problema esse que foi remendado e, por isso, era mais seguro voar próximo da costa americana e canadiana em vez de cruzar o Atlântico, fazendo com que um trajecto de 7h passasse a 10h30. O avião não estava preparado a nível de comida para tantas horas de voo, mas, ainda assim, foi-nos servida uma refeição principal, uma sandes e líquidos sempre que solicitados. Às 20h30 de Punta Cana (01h30 de Portugal), aterrei então em Lisboa e, pronto, correu tudo bem! O voo foi super tranquilo, ainda que demorado, e tanto os funcionários do aeroporto como as duas tripulações foram simpáticas e prestáveis.

Durante estas horas vi muita gente a chegar ao limite, pessoas que tiveram quebras de tensão, ataques de pânico e faltas de ar, ambulâncias e médicos a serem chamados e nem toda a gente embarcou. Houve quem preferisse ficar em terra. Infelizmente, assisti a inúmeras faltas de respeito por parte dos passageiros não só para com os funcionários, mas também para com as outras pessoas. Acreditam que o senhor que estava atrás de mim achava super normal a criancinha dela andar aos pontapés às cadeiras da frente?! Incrível, e depois ainda teve a lata de dizer que já estava ali há imenso tempo. Pois, e nós também! Enfim...

E vocês, já passaram por alguma situação do género?
texto retirado do blog
Be Fashion: Mais Andy / Story Time - O Pior Voo da Minha Vida!
 

euzinha

Membro Ativo
Que horror... entendo perfeitamente o desespero de algumas pessoas porque com compromissos marcados e dependendo da hora de chegada é complicado, mas infelizmente a estupidez humana às vezes sobrepõe-se à razão e à ponderação que um caso destes exige... e normalmente em situações limite o pior de cada um vem ao de cima :(.
O importante é ter acabado tudo em bem e a viagem ter corrido bem.
Boas viagens :D
 
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Passei por uma experiência parecida quando regressei em Junho de 2014 do México para Lisboa pela White... Pior voo da minha vida.
Os televisores não funcionaram durante todo o voo, a tripulação era super antipática e não havia comida suficiente a bordo...
Por qualquer motivo, o nosso voo directo teve que fazer uma escala no Canadá. Só nos apercebemos quando começamos a descer e a comandante avisou que íamos fazer uma "pequena" paragem que demorou umas horas. Não obtivemos nenhuma explicação, nem pudemos sair do avião. Demorámos 15/16 horas a chegar a Lisboa!!
 
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Raquel Campos

Membro Ativo
Peço desculpa se vou ofender alguém, mas "alguns" portugueses para além de reclamarem por tudo e por nada, são mal educados. Não têm civismo nenhum.

Compreendo a situação. As crianças, a falta de comer e de descanso possa colocar muitas pessoas em desespero. Acredito que a paciência se esgota por falta de informação no local.

Tendo o voo uma avaria, não seguia viagem sem ter a certeza da segurança para voltar.
Preferia esperar do que saber que o voo ia partir apenas com um motor a funcionar... As pessoas que reclamam e querem viajar mesmo com avarias e tempestades, não têm medo?
E se acontece alguma coisa? Não é melhor esperar em segurança do que correr riscos?

Enfim...
 
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Patrícia02

Membro Conhecido
Posso até dizer que o voo de Punta Cana era o voo que após chegar a Lisboa ia levar passageiros para a Jamaica e para Samana e após novamente regresso a Lisboa voltava a partir com destino a Varadero! Todos os voos foram atrasados não em horas mas em dias. É chato, é aborrecido e é tudo e mais alguma coisa, agora não entendo o pensamento das pessoas! Em vez de reclamarem deviam de agradecer por a avaria ter sido em terra e não no ar! Se tiveram de esperar horas foi para que pudessem viajar com um mínimo de segurança! Preferiram insultar funcionários a agradecer a disponibilidade dos mesmos! Preferiam voar com a mesma tripulação e não respeitar as normas de segurança do que esperar .... Reclamam e reclamam quando deviam agradecer por estarem bem e vivos! Imprevistos acontecem aqui ou na China! Todos nós somos humanos não há super heróis nem há milagres! Se todas as viagens tivessem sido canceladas reclamavam por serem canceladas! As viagens ocorreram embora com horas de atraso reclamam na mesma! Se tivesse corrido tudo na normalidade alguém iria reclamar por qualquer coisa, disso não tenho dúvidas! Enfim o povo Português no seu melhor.
 

Veruska

Membro Ativo
Também achei exagerado sem dúvida! Viajamos muito e sempre com os meus filhos que tem 8 e 4 anos! Preferia ficar em terra com a certeza que o avião iria fazer o percurso para casa tranquilo, do que imaginar que algo pudesse acontecer no meio do Atlântico... para não falar que o aeroporto de Punta Cana agora até está muito melhor!! Antes era apenas palhotas...! Sem dúvida que deve ter sido esgotante. Mas calma... foi para vossa protecção..
 
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dias

Membro Ativo
Realmente é toda uma situação chata para todos e acredito que a falta de informação para mim seria o que mais me irritaria. No entanto a falta de civismo e respeito pelos outros não leva a nada. Acredito que nisto todos tentam resolver a situação o melhor possível, até porque estamos a falar de um avião e não é a meio de um voo que se vai resolver algo, há regras e normas a cumprir para segurança de todos ou arriscamo-nos a ficar a meio caminho e o oceano que nos divide entre a nossa casa e as férias desejadas é muito grande.

Eu próprio possivelmente viajei nesse avião quando estive em Cuba no princípio deste mês e já na altura pensei que o mesmo já está demasiado usado e cheio de alguns barulhos parasitas e algumas falhas no seu interior, pelo que por isso espero sinceramente que todas as normas de segurança estejam a ser cumpridas de forma a que o avião tenha licença e autorização de uso. Nestes casos de avaria, se tivesse de esperar horas para ter a certeza que vou voar em segurança, que remédio teria eu e seria essa a minha principal preocupação... o resto que se lixe.
 

cRaZyzMaN

Membro Conhecido
O problema - estou a basear-me no que descreve o rapaz do blog - é a companhia, avisar em pleno voo e colocar a vida das pessoas em risco. Isto comigo não iria ficar assim.
 
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carla08

Membro Conhecido
Reclamam os portugueses como reclamam os espanhóis, os ingleses, americanos e todos os outros.
Imprevistos acontecem, como é natural, mas há que ter em atenção a assistência ao cliente. Pequenas coisas fazem sempre a diferença. E o que acontece, na maioria das vezes é uma profunda indiferença e falta de respeito para quem está a usufruir de um serviço. Ser deixado à espera sem qualquer tipo de informação é chato para toda a gente, digam o que disserem.
Se há pessoas que fervem em pouca água e insultam os outros por tudo e por nada, isso é outra coisa. Mas não me digam que é exclusivo de ser português, porque isso não é verdade.
 
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Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Em vez de reclamarem deviam de agradecer por a avaria ter sido em terra e não no ar! Se tiveram de esperar horas foi para que pudessem viajar com um mínimo de segurança! Preferiram insultar funcionários a agradecer a disponibilidade dos mesmos! Preferiam voar com a mesma tripulação e não respeitar as normas de segurança do que esperar .... Reclamam e reclamam quando deviam agradecer por estarem bem e vivos!
De acordo a 100%.....
 
Muitas pessoas esquecem-se que vão viajar em aviões, e que se houver algum problema lá em cima, não podem encostar na berma da estrada e pedir um reboque... Dada a situação relatada, eu devo ser o gajo mais paciente do mundo. Posso ficar chateado com algum atraso, mesmo que seja de 3 ou 4 horas, como já me aconteceu, mas não ao ponto de ser mal educado com quem quer que seja, ou ir barafustar com a tripulação a pedir explicações que eles muitas vezes também não as sabem dar. Se de facto foi verdade (pelos vistos foi) o piloto e copiloto terem levantado voo, sabendo que o avião poderia não estar nas melhores condições, no meu ponto de vista era motivo para serem logo presos quando aterrasse o avião. A segurança dos passageiros e da tripulação deveria de se sobrepor a tudo, incluindo compromissos inadiáveis que alguns passageiros possam ter.
 
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Dfer

Membro Ativo
Recentemente, com os ventos na Madeira a dificultarem muito os voos, muitos passageiros ficaram danados por não regressarem ao continente. Eu também ficaria incomodado, mas feliz por ter os pés em terra. Eu sou da opinião de disponibilizar um avião a quem quer de lá sair, mas vai por sua conta e risco caso saiba pilotar. Ou, neste caso, podiam vir a nado.
É preciso pensar sempre na segurança! Como já foi dito, não dá para encostar o avião e verificar o que se passa.
Agora a questão de terem levantado voo mesmo sabendo que não estava tudo regularizado, aí sim...é motivo para todos se chatearem porque isso é muito grave! Mas há maneiras e maneiras, sendo que quando se parte para a agressão (neste caso verbal) é muito fácil perder a razão.
 
O problema é que na maior parte das vezes não dão informações porque também não sabem e dar informações erradas, é pior do que não dar. Se por exemplo, os assistentes disserem que o avião parte daqui a 2 horas e 15 minutos antes da hora disserem que vai haver um atraso de 10 minutos, cai logo o Carmo e a Trindade.
E concordo que a falta de paciência e educação é comum a todas as nacionalidades em situações destas, embora reconheça que o sangue latino possa ferver mais um pouco :D
 
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lfdm

Membro Conhecido
Muitas pessoas esquecem-se que vão viajar em aviões, e que se houver algum problema lá em cima, não podem encostar na berma da estrada e pedir um reboque.. Dada a situação relatada, eu devo ser o gajo mais paciente do mundo. Posso ficar chateado com algum atraso, mesmo que seja de 3 ou 4 horas, como já me aconteceu, mas não ao ponto de ser mal educado com quem quer que seja, ou ir barafustar com a tripulação a pedir explicações que eles muitas vezes também não as sabem dar. Se de facto foi verdade (pelos vistos foi) o piloto e copiloto terem levantado voo, sabendo que o avião poderia não estar nas melhores condições, no meu ponto de vista era motivo para serem logo presos quando aterrasse o avião. A segurança dos passageiros e da tripulação deveria de se sobrepor a tudo, incluindo compromissos inadiáveis que alguns passageiros possam ter.
Não me acredito que exista algum piloto que levante voo com a consciência que o avião não esteja pelo menos nas mínimas condições para aterrar em segurança. A menos que sofra de algum problema mental...
A alteração da rota pode ter vários motivos, pelo que nós, leigos na matéria, não podemos concluir que se tratava de um problema que podia fazer despenhar o avião no meio do atlântico e por isso ter de fazer outra rota mais perto de terra.
 
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carla08

Membro Conhecido
O problema é que na maior parte das vezes não dão informações porque também não sabem e dar informações erradas, é pior do que não dar. Se por exemplo, os assistentes disserem que o avião parte daqui a 2 horas e 15 minutos antes da hora disserem que vai haver um atraso de 10 minutos, cai logo o Carmo e a Trindade.
E concordo que a falta de paciência e educação é comum a todas as nacionalidades em situações destas, embora reconheça que o sangue latino possa ferver mais um pouco :D
Nem sempre é assim, às vezes não informam porque simplesmente não querem. O ano passado tive um bom atraso em Maiorca e ninguém soube pelo menos avisar os passageiros que tinham direito a uma refeição porque o atraso estendeu-se para além da hora de almoço. Partem do principio que já se deve saber? Não pode ser assim.
Chegados à cidade de escala, já com um voo perdido, não houve a sensibilidade de encaminhar os passageiros para o balcão de entendimento e averiguar prioridades para quem ainda tinha voos de ligação nesse mesmo dia. Conclusão, mais um voo perdido por se estar horas sem fim numa fila com 2 únicos funcionários a entenderem centenas de passageiros. Esta é a diferença entre fazer posterior reclamação ou não. Nem foi o atraso em si que nos deixou chateados, mas sim a maneira como fomos tratados. Quando as coisas correm bem é tudo perfeito, quando correm mal é que vemos que presta ou não um bom serviço.
Foi essa a razão porque reclamei e pedi a devida indemnização. Mesmo que não ganhe nada (nem é isso que me interessa) é que fique registado que prestaram um mau serviço.

Em relação ao sangue latino, não devemos frequentar os mesmos aeroportos, já vi situações com estrangeiros, ui ui :D
 
Não me acredito que exista algum piloto que levante voo com a consciência que o avião não esteja pelo menos nas mínimas condições para aterrar em segurança. A menos que sofra de algum problema mental...
A alteração da rota pode ter vários motivos, pelo que nós, leigos na matéria, não podemos concluir que se tratava de um problema que podia fazer despenhar o avião no meio do atlântico e por isso ter de fazer outra rota mais perto de terra.
"Já a mais de meio do voo, foi-nos então dada uma má notícia juntamente com toda a explicação do sucedido: basicamente, o avião teve um problema num motor, problema esse que foi remendado e, por isso, era mais seguro voar próximo da costa americana e canadiana em vez de cruzar o Atlântico,
Boas esta frase foi retirada da noticia .Remendado não é arranjado
 

lfdm

Membro Conhecido
Não sou piloto nem estou no ramo aeronáutico, mas para os aviões poderem cruzar o atlântico têm de obedecer a certos requisitos. Podiam estes requisitos não estarem satisfeitos, mas que em nada influenciariam a segurança do voo. Tanto que pelo que sei, o avião aterrou sem incidentes.
Conheço alguns pilotos e posso garantir que não conheço nenhum, que arriscaria fazer um voo sem as condições de mínimas de segurança estarem todas satisfeitas.
Eles zelam pela vida dos passageiros, mas também zelam pelas próprias vidas ....;)
 
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