Novidades

O fim do Roaming na EU!!!

ploferreira

Administrador
Staff
Será mesmo?

"É por isso que vai haver uma salvaguarda para uma utilização responsável. Assim que é atingido o limite enquanto está no estrangeiro, uma pequena taxa básica pode ser cobrada. Isto vai ser muito mais baixo do que os atuais limites (os preços máximos que os operadores podem cobrar pelas taxas de roaming na União Europeia) e é muito provável que venha a descer ainda mais. A Comissão recebeu instruções para definir os detalhes do limite de utilização responsável", pode ler-se no documento."

Vamos lá ver o que estes senhores ententem por "Salvaguarda de utilização Responsável"...
 

roller

Membro Conhecido
é como nas chamadas ilimatadas dos operadores nacionais tens sempre um limite como é lógico... mas a ver o que vem de la em concreto...
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Apesar de hoje em dia as chamadas já não serem nenhuma fortuna em roaming na maioria dos países da UE, é uma óptima noticia, só tenha pena que o prazo tenha sido adiado quase 2 anos, que supostamente isso iria acontecer a partir do final deste ano...

Mas como tudo tem prós e contras, usar mais o smartphone poderá ser sinal de desfrutar menos dos locais sobretudo devido ao "necessidade" que vivemos de estar ligados à internet que também terá a vantagem de pode usar algumas aplicações úteis, pesquisar na hora, etc...
 

ploferreira

Administrador
Staff
Sem dúvida que o Roaming de dados será. A grande mais valia, até porque o valor das chamadas já é bastante acessível (se comparado com valores de há 7-8 anos atrás)

A título de exemplo nas últimas férias tive de ligar os dados para aceder ao google maps pois não estava a conseguir encontrar o hotel em Florença e em menos de 10 minutos gastei 10€ por dados em Roaming sem contar com o que já pago normalmente pelo pacote de dados!
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Algumas operadores já oferecem pacotes de dados na UE a preços minimamente, no caso da MEO o acesso diário tem um custo de 3€ por 30MB... É verdade que é pouquinho tráfego, mas para desenrascar já serve...
 

LEODAN

Membro Ativo
Recebi esta mensagem da vodafone

A partir de 15jun o serviço Easy Roaming será descontinuado. Na UE, os min/SMS em roaming serão taxados de acordo com o seu tarifário para outras redes nacionais e os dados serão taxados de acordo com as condições do seu tarifário em Portugal. +info http://vfpt.pt/erd

Sabem mais informações ?
Estando na Europa podemos efetuar e receber chamadas para Portugal, ou para toda a Europa?
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Na minha rede, que não é portuguesa, já há uns anos temos o roaming abolido. Sempre que viajo na Europa tenho o tarifário igual, e os meus queridos dados móveis, o que faz toda a diferença!
É um belo upgrade ... :) Especialmente para me orientar ou usar o TripAdvisor. :D
 

ploferreira

Administrador
Staff
Finalmente, parece que é desta, o Roaming na Europa termina daqui a 3 dias :)

Depois de dez anos de negociações, o fim do 'roaming' na União Europeia torna-se uma realidade. Saiba o que está em causa.

O fim do ‘roaming’ na União Europeia, anunciado em 28 de maio de 2006, torna-se uma realidade na quinta-feira, depois de 10 anos de negociações e de inúmeros avanços e recuos.

O acordo para o fim das taxas de ‘roaming’ foi alcançado em 1 de fevereiro entre o Conselho da União Europeia, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu e permitirá que os cidadãos que visitem outro país da União Europeia (UE) deixem de estar sujeitos a tarifários mais caros do que os pagos quando comunicam através do telemóvel no seu país.

Eis algumas perguntas e respostas sobre o ‘roaming’ e a sua extinção:

O que é o ‘roaming’ internacional?
O ‘roaming’ é o serviço pago, prestado pelos operadores de telecomunicações, que permite utilizar os equipamentos móveis no estrangeiro para realizar e receber chamadas de voz, enviar e receber mensagens de texto (SMS) e multimédia (MMS), utilizar a Internet e aceder ao ‘voice mail’.

Os preços das comunicações realizadas ou recebidas em ‘roaming’ têm sido habitualmente mais elevados do que em território nacional, porque o operador estrangeiro cobra uma determinada quantia ao operador nacional pela utilização da rede.

Parlamento Europeu aprova últimas regras para abolir roaming

No entanto, tem-se registado uma tendência para a descida dos preços das comunicações em ‘roaming’, sobretudo na UE, em resultado de disposições comunitárias, e em 01 de fevereiro, a UE chegou a um acordo sobre o fim das tarifas ‘roaming’ a partir de quinta-feira.

O fim do ‘roaming’ está previsto para quando?
O fim do ‘roaming’ entra em vigor na quinta-feira.

O que significa a abolição das tarifas de ‘roaming’?
Significa que quando os cidadãos viajarem para outro país da UE deixarão de estar sujeitos a tarifários mais caros do que os pagos quando comunicam através do telemóvel em Portugal.

As comunicações feitas noutro país da UE serão cobertas pelo pacote nacional.

É necessário fazer alguma configuração nos telemóveis?
Não. Os operadores deixarão automaticamente de aplicar a taxa de ‘roaming’.

Os operadores devem, no entanto, informar os clientes sobre o fim das tarifas de ‘roaming’ e de que forma os seus tarifários específicos serão afetados. Para tal, os operadores entrarão em contacto com os clientes antes de quinta-feira e perguntarão se estes desejam manter a tarifa de ‘roaming’ específica, caso a tenham.

Os clientes que tenham contratado anteriormente tarifários com uma determinada tarifa de ‘roaming’ (por exemplo, com um determinado ‘plafond’ de comunicações em ‘roaming’ incluídas ou com uma tarifa diária para comunicações em ‘roaming’ entre países do Espaço Económico Europeu) devem estar atentos às alterações que sejam introduzidas no tarifário contratado, as quais lhes devem ser previamente comunicadas pelo seu operador, com a antecedência contratualmente estabelecida.

Quando os clientes atravessarem uma fronteira da UE após quinta-feira, continuarão, contudo, a receber uma SMS (mensagem escrita recebida no telemóvel) a informar de que estão em ‘roaming’.

Em que países se aplica o fim do ‘roaming’?
A partir de quinta-feira, nos 28 países da UE : Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Na Islândia, Liechtenstein e Noruega será introduzido “pouco depois” de quinta-feira, segundo a Comissão Europeia.

Como é que os operadores vão operacionalizar o fim do ‘roaming’?
A partir de quinta-feira, os operadores devem automaticamente aplicar a cada cliente de ‘roaming’ preços conformes com as novas regras fixadas no Regulamento do ‘Roaming’. Segundo estas regras, o preço das comunicações em ‘roaming’ entre países do Espaço Económico Europeu (União Europeia, Islândia, Noruega e Liechtenstein) não pode ser superior ao preço que o cliente paga para outras redes no território nacional.

Contudo, em determinadas situações legalmente previstas, os operadores poderão estabelecer, nos tarifários, limites de utilização responsável para o serviço de dados em ‘roaming’ entre países do Espaço Económico Europeu, os quais, uma vez ultrapassados, poderão dar lugar à aplicação de uma sobretaxa, em adição ao preço doméstico do serviço de dados.

O acordo alcançado para o fim do ‘roaming’ prevê um preço máximo a retalho — que os operadores podem cobrar uns aos outros pelo ‘roaming’ — de 0,032 euros por minuto (em vez dos atuais 0,05 euros) para as chamadas de voz em ‘roaming’ e de 0,01 euros (menos um cêntimo) para as mensagens escritas (SMS).

No que respeita ao uso de dados móveis está prevista uma redução progressiva dos atuais 50 euros por ‘gigabyte’ para os 7,7 euros por ‘gigabyte’ a partir de quinta-feira, para seis euros a partir de 01 de janeiro de 2018, 4,5 euros em 2019, 3,5 euros em 2020, três euros em 2021 e 2,5 euros em 2022.
Taxas de roaming terminam na quinta-feira. O que muda?
 
Top