Novidades

Nova Iorque - Dúvida com Passaporte

Olá,

Em Janeiro vou para Nova Iorque e tenho recebido informações contraditórias em relação ao tipo de passaporte necessário para viajar.
Na TAP disseram-me que era obrigatório um passaporte electrónico. Quando me dirigi ao Governo Civil disseram-me que o passaporte que tenho à data é válido, mesmo não sendo electrónico...
Alguém sabe esclarecer-me qual das informações está correcta, please?

Liliana
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Bom dia em Março estive em NY e tambem tive essa duvida, pesquisei e pedi informações na agencia de viagens e a conclusão que cheguei é que com passaportes emitidos a partir de 04/05 pode-se entrar nos estados unidos o meu é de 2005 e não tive qualquer problema, a unica coisa que não pode falhar é o "ESTA".
 

RuiXpto

Membro Ativo
Ola,

Segundo as minhas pesquisas não é necessário o PEP (Passaporte Electronico Portugués) servindo o modelo anterior (aquele em que a foto é digitalizada assim como a assinatura). Não sei porque as agencias insistem em obrigar o PEP?

Parece é que nas formalidades aduaneiras existe separação consonante o modelo antigo e o novo, sendo mais rapidas as formalidades de quem tem o novo (informação transmitida por quem lá foi, que eu não posso confirmar por agora).

Como tenho viagem marcada para 28/12 depois posso dizer alguam coisa.

Abraço

Rui
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Em Março no aeroporto JFK não existia distinção para quem tinha ou não passaporte electronico, mas tambem esta situação pode ter sido alterada entretanto, pois por exemplo em Madrid e em Março não existia essa separação e em Setembro já existia.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas

pelo que sei, os passaportes "antigos" obrigam a um visto, o que não é necessario com os novos.

Espero ter ajudado

paulo
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Em relação a visto, os cidadãos Portugueses não necessitam de visto para visitar os Estados Unidos,mas todo e qualquer visitante precisa de preencher um formulario electronico (ESTA).Segundo a minha pesquisa este comunicado mantem-se actual. http://www.apavtnet....cular_80-06.pdf
Em relação ao (ESTA) no meu caso a agencia de viagem tratou do assunto,mas qualquer pessoa pode faze-lo atraves deste link. http://cbp.gov/xp/cg...l/id_visa/esta/ .
 
Olá a todos!

Desde já muito obrigada pela vossa ajuda!
Hoje recebi a informação oficial da embaixada americana e já agora partilho:


Os cidadãos portugueses que desejam viajar em turismo/negócios aos EUA at 90 dias e sejam portadores de um passaporte emitido a partir de 1 de Janeiro de 2001 estão em conformidade e podem viajar abrigo do programa de Isenção de Vistos desde que cumpram os seguintes os requisitos.

Os requisitos do Programa de Isenção de Visto são:

  • O passaporte deve possuir zona de leitura digital (no caso de passaportes emitidos ou renovados com data anterior a 26 de Outubro de 2005). Um passaporte de leitura digital contém duas linhas de texto com números e chavetas (
 
Olá Rui,

Já consegui uma resposta oficial (post anterior).
Mas já agora, depois diz-me se correu tudo bem com o teu passaporte. Quando voltas?
Espero que tenhas uma óptima viagem sem complicações burocraticas! :)

Beijinhos e boa viagem

Ola,

Segundo as minhas pesquisas não é necessário o PEP (Passaporte Electronico Portugués) servindo o modelo anterior (aquele em que a foto é digitalizada assim como a assinatura). Não sei porque as agencias insistem em obrigar o PEP?

Parece é que nas formalidades aduaneiras existe separação consonante o modelo antigo e o novo, sendo mais rapidas as formalidades de quem tem o novo (informação transmitida por quem lá foi, que eu não posso confirmar por agora).

Como tenho viagem marcada para 28/12 depois posso dizer alguam coisa.

Abraço

Rui
 

RuiXpto

Membro Ativo
Ola,

Volto dia 02Jan logo depois da passagem de ano.

Esperemos que maravilhado com a cidade.

Abr

Rui


Olá Rui,

Já consegui uma resposta oficial (post anterior).
Mas já agora, depois diz-me se correu tudo bem com o teu passaporte. Quando voltas?
Espero que tenhas uma óptima viagem sem complicações burocraticas! :)

Beijinhos e boa viagem
 
Top