Novidades

Nome e sobrenome - Air Europa

Ricardo R.

Membro Novo
Olá a todos,

Recentemente tive alguns problemas que ainda estou a tentar resolver. Fiz reserva de um combinado NY + Riveira Maya, com voo de ida Air Europa (Lisboa - Madrid - NY), American Airlines (NY - Cancun) e vinda Air Europa (Cancun - Madrid - Lisboa). A reserva foi feita online numa agência espanhola.

Ao efectuar a reserva coloquei primeiro e último nome. A título de exemplo, nome José António Dias Silva (nome fictício) e eu coloquei José Silva. Ligaram-me da agência a dizer que iria ter problemas a embarcar devido ao nome não estar conforme o passaporte, que diz:
  • nome(s) José António
  • apelido(s) Dias Silva
Da agência disseram que eu devia embarcar como José António Dias para não ter problemas no embarque. Ou seja, cancelaram a primeira reserva como José Silva e emitiram uma nova como José António Dias.

Liguei para a Air Europa para confirmar a situação e informaram-me que anteriormente é que estava bem e não teria qualquer problema, que deveria ser José Silva, porque efectivamente é esse o meu primeiro e último nome, tudo o resto seria confirmado em check-in pelo passaporte.

Voltei a contactar a agência (espanhola) a alertar para o que me haviam dito no call center da Air Europa. Disseram-me da agência que alteravam o nome para o que eu solicitasse, mas voltaram a afirmar que estava mal. Portanto, voltei a solicitar a alteração para José Silva, que é esse efectivamente o meu primeiro e último nome. Estou a aguardar entretanto esta última alteração.

Julgo haver aqui alguma confusão por parte da agência espanhola entre o primeiro e segundo apelido em formato português, já que o sistema espanhol e América latina é diferente. Será isto que está a ocorrer?

Qual a vossa opinião em relação a este caso? É a agência espanhola que tem razão (julgo que não) ou está correcta a informação dada pela Air Europa? Terei problemas a embarcar apenas com José Silva?
 

DaisyP

Membro Conhecido
Olá Ricardo, viajo sempre para fora e dentro da UE apenas com o meu primeiro e último nome e nunca tive problemas.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Penso que não exista problema, contudo se entrar em contato com air europa, por telefone ou através do Facebook eles esclarecem as suas duvidas.
Nos estados unidos eles são rigorosos com os nomes.
 

Ricardo R.

Membro Novo
É isso que vou fazer. Obrigado @PauloNev.

A agência continua-me a dizer que os dados estão correctos, devido a isso mesmo, ser entrada nos EUA e ter que estar tudo conforme o passaporte. Ora, penso eu que devia constar o Silva e não o Dias. Ou então os dois. A minha dúvida principal é se eles estão a colocar os apelidos em formato espanhol ou se é o sistema que corta o último nome devido a espaço insuficiente de caracteres (que é também uma possibilidade).
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia @Ricardo R. ,

Para os EUA é recomendado ter o nome todo, contudo a resposta da agencia tem fundamento... pois em Espanha as reservas de avião são feitas com o 1º e penúltimo nome da pessoa no caso: José Dias..

Espero ter ajudado
 

Ricardo R.

Membro Novo
Boas a todos,

Venho deixar report do desenvolvimento do meu caso, pode ser que interesse no futuro e ajude mais alguém.

O problema do nome, aconteceu com as reservas na Air Europa, mas também em voos da American Airlines. Estando longe de Portugal, prefiro ter tudo certo para não ter problemas nas alfândegas. Como disseram os colegas do fórum, o problema maior é mesmo entrar nos EUA, onde convém estar o nome completo nos bilhetes. Mas para não ter problemas a entrar no México, também decidi colocar os nomes certos nos bilhetes da American Airlines.

Tentei que fosse a agência a fazer todo este processo. Até agora, nada. Até me chegaram a pedir dinheiro (quantia até avultada) para fazer estas alterações. Decidi não pagar e ir verificar tudo aos respectivos sites das diferentes companhias. Portanto:

AIR EUROPA

- Permite alteração de nome (desde que os que actualmente constem no bilhete sejam iguais aos do passaporte). Esta alteração pode ser feita através do contact center ou nos balcões da Air Europa nos aeroportos. Pode ser feita antecipadamente ou no dia da partida. Esta alteração tem um custo de 18€ bilhete/pessoa.

AMERICAN AIRLINES

- Via telefone, alteraram-me os nomes dos bilhetes. No apoio dizem que nem sempre é possível fazer antes de 72 horas da viagem, mas forçando o sistema e sendo um supervisor a fazer, pode ser feito com bastante antecedência. Assim me fizeram. Em suma, as alterações ao nome podem ser feitas, com as mesmas regras acima citadas, sem custos.

Ou seja, exposto o meu caso, até à data, a agência nada conseguiu fazer em relação aos nomes. Consegui alterar um (voo AA) mas de qualquer das formas estou garantido que posso fazer as alterações na Air Europa mesmo tendo um custo, que é residual, tendo em conta os problemas que podem acontecer na entrada nos EUA.
 

Patricia Teles

Membro Novo
Olá a todos! Gostaria de saber se podem me ajudar na minha situação...

Comprei um bilhete para um familiar para um voo internacional pela Air Europa.
O nome dele é Paulo Luís Zilarde, sendo nome Paulo Luís e sobrenome Zilardi (como consta no passaporte).
Porém, quando comprei a passagem aérea, fiz a compra por telefone e quando recebi o e-mail para confirmar os dados passados por telefone, fiquei tão focada em ver se estavam escritos corretamente que não percebi que foi colocado na passagem como nome apenas Paulo e sobrenome Luís Zilardi.
A viagem é apenas em dezembro, alguém sabe me dizer se será possível fazer a troca do nome? Colocar o Luís como nome assim como consta no passaporte? Estou desesperada, qualquer outra passagem para a mesma data está o dobro do preço.

Obrigada a todos!!!
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia @Patricia Teles ,

Muito honestamente não vejo "problema" nenhum nesse detalhe, contudo e para ficar mais sossegada, faça uma chamada para a C. Aérea e tudo fica resolvido ;).
 

Patricia Teles

Membro Novo
Liguei para Air Europa e eles apenas disseram que não tem o que fazer porque envolve outras companhias aéreas. Estou desesperada e triste, não sei o que fazer 😩😣😭
 

JAT

Membro Ativo
Bom dia,
Já tivemos um problema semelhante, mas nos estados unidos. Felizmente, não tivemos problemas ao efetuar os check-in e/ou embarcar, mas tivemos alguns problemas ao passar na segurança do aeroporto de Boston (voo domestico Boston - Nashville). Nada que meio uma conversa e alguma compreensão de parte a parte não resolvesse.
Há companhias mais chatas do que outras e, efectivamente, no momento da reserva, normalmente, tem indicação para colocar o nome conforme está no passaporte.
A partir daí, coloco SEMPRE o nome conforme está no passaporte quando viajo para o exterior.
Também posso dizer que já tivemos Stress por metermos o nome completo. Era muito grande e não cabia, logo ficou cortado :( Enfim....

Quando fez a reserva? Tem 24 horas após receber os bilhetes para corrigir, alterar voos, modificar e até mesmo cancelar a viagem sem qualquer tipo de custo adicional. Se ainda está dentro do prazo, nao tenha problema em ligar e solicitar a alteração e assim fica mais descansada. Para efetuar alguma alteração tem de ligar para a agência onde fez a reserva. Mesmo sendo online tem sempre uma agência associada a reserva (desde que não tenha feito diretamente no site da companhia). Tem de descobrir qual a agência e ligar para o apoio.
 
Última edição:
Top