Novidades

Noite de Natal

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Vou começar :D :D
Na minha família o prato típico sempre foi o bacalhau cozido.
Raramente falta o bolo-rei (que não aprecio), e é tradição fazer rabanadas, leite creme (que adoro :p e cuja receita já deixei neste tópico), bolinhos de bolina. Há quem faça sonhos ou filhós (mas confesso que massa frita não é muito comigo). O pão-de-ló é sempre bem vindo! :D Se aparecer um tronco de natal prometo não o deitar fora......
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
Nós nunca tivemos a tradição de comer bacalhau. Só excepcionalmente se estiver algum conviva com essa tradição e será mais um prato.
Gostamos de lombo de porco temperado com pimentão ou melhor ainda o vão (o lombo mas com os ossos) e galinha corada no forno. Este ano também vai haver polvo à lagareiro
Há sempre mousse de chocolate e alguns doces conventuais do alentejo: quijinho de ostia, lampreia de ovos mas com o corpo feito com massa de amendoa...
Os fritos são as argolas (já deixei a recceita) e sonhos
Ananás também não pode faltar nem a salada de frutas
 

susy4

Membro Conhecido
A minha tradição de Natal nem é bem na noite de consoada, mas ao almoço desse mesmo dia - o polvo é rei: arroz de polvo, polvo albardado e polvo ensalsado fazem sempre parte da ementa. Ahhhhhhhh e os bolos de bacalhau!!!!!!!
No jantar de consoada regra geral há bacalhau mas feito das mais diversas maneiras.
Docinhos não faltam: leite creme, arroz doce, pudim à abade de priscos, salada de fruta e os mais tradicionais: rabanadas, filhoses, o bolo rei...
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Olá :)
Na noite de Natal na ementa constam salgados, bacalhau assado, migas de bacalhau, bacalhau com couves (e outras tantas formas de bacalhau), polvo frito e por vezes arroz de marisco. Sobremesas é uma festa, desde arroz doce, tartes, azevias, filhoses e outros tantos típicos doces de Natal :)
 

Tinker Bell

Membro Conhecido
Desde há alguns anos que deixei de ter e tradicional noite de Natal, mas a memória que mais deixa saudades são os fritos! Filhós e sonhos... As azevias do meu Pai são mundialmente famosas. :D
Depois no dia de Natal comiamos sempre lombo no forno recheado, acompanhado com arroz de passas e pinhões e puré de maçã. Uma delícia!

Por aqui tentamos misturar as tradições norueguesas com doces de Portugal. Normalmente fazemos arroz doce, e de comida costuma ser Rybbe (carne de porco) mas este ano vamos tentar comer bacalhau. Se possível também assamos chouriço para petiscar, e bebemos vinho tinto português. :)
 

CristinaBF

Membro Conhecido
Aqui por casa a tradição na noite de Natal é bacalhau cozido e bacalhau assado no forno com broa.
Os doces são variados e todos deliciosos.
No dia de Natal é borrego ou cabrito assado no forno e a continuação dos doces do dia anterior.:)
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Bom tópico @Cristina Sousa!! :D Muito giro ver as diferentes tradições ;)

Por cá exagera-se muito na comida em qualquer das épocas festivas, mas no Natal então....
Eu exagero especialmente porque estamos poucas vezes todos juntos, ao longo do ano, e o Natal é especial, tento ir ao encontro dos gostos de todos. Oiço muitos ralhetes dos mais preocupados com os açúcares, mas não há volta a dar.

Na noite da consoada não me pode faltar a couve com bacalhau e o azeite novo, os pastéis de grão/ azevias e o bolo rei.
Mas a ementa é muito vasta. Acho que nos vingamos de um passado de muita pobreza em toda a região.

O nosso jantar de consoada começa com umas entradas: rissois e empadinhas de galinha, empadinhas de espinafres e pinhão, tudo feito cá em casa, pastéis de bacalhau, pataniscas, presunto ibérico que vem de Espanha, paio de porco preto, queijinhos alentejanos e cogumelos recheados com farinheira. Depois seguem-se as couves com bacalhau, que nem todos comem, borrego assado no forno, lombo assado no forno e temperado com pimentão de conserva, saladas, batatas fritas e assadas no forno e arroz com passas e pinhões. Por vezes também há arroz de marisco. E há sempre uma sopa.
Segue-se a salada de fruta, os doces e bolos.
Os doces e bolos que fazemos tradicionalmente e que estão sempre presentes na nossa mesa: sericá, leite creme ou farófias ( faço um ou outro), pastéis de grão, bolo de mel e noz, enxovalhada, brunhóis de abóbora (sonhos), bolo rei, filhoses, arroz doce. Depois há as sobremesas mais modernas, que também já não dispensamos, e habitualmente faço: mousse de chocolate, o cheesecake de frutos vermelhos, tarte de caramelo salgado e chocolate, tarte merengada e o Banoffee Pie.
Os vinhos são alentejanos, claro.

O almoço do dia de Natal será arroz de pato acompanhado com laranja e salada, perú assado no forno, com batatas assadas e salada, bacalhau à presidente ( um bacalhau no forno), e tudo o que ainda haja da noite anterior. Os doces e bolos igualmente.

À exceção do bolo rei, confecionamos tudo em casa, doces, bolos, assados, salgados. Se vos palpitar alguma coisa que não conheçam, digam que deixo a receita.

@susy4 , o que é polvo ensalsado?

@Cristina Sousa o que são bolos de bolina?
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
:D
Que banquete!!!!! :eek:
Ora bem. @Antonia.M.S., Bolinhos de bolina são bolinhos feitos.......com bolina :D
É uma especie de abóbora, mais pequena e mais alaranjada, que é um pouco mais adocicada que a abóbora normal. É cozida e, na prática, é como se estivesses a fazer bolo de cenoura. Leva açúcar, farinha e ovos e misturas com a bolina cozida e escorrida. Podes acrescentar pinhões ou nozes partidas e em vez de ir ao forno numa forma, fazes bolinhos com as mãos ou uma colher e fritas. Depois, opcionalmente, levam a calda das rabanadas ou são polvilhados com açúcar misturado com canela.
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Ah @Cristina Sousa então é o mesmo dos nossos brunhóis ou sonhos. Nós fazemos com um tipo de abóbora que se chama mogango. É avermelhada e mais doce. E pode ter tamanhos variados. São fritos também. Muito bom :D A minha receita é parecida com a tua. Obrigada!!
São só coisas boas no Natal ;):) o pior é o resto:p:D
Bom fim de semana!
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
@Antonia.M.S. já há alguns anos que não fazemos os bolinhos de bolina, até porque a tendência é cortar nos fritos. E confesso que, depois quando algumas destas iguarias sobram é uma seca ter de andar a comer por obrigação. De todos os doces natalícios eu gosto de rabanadas mas acabadinhas de fazer, ainda quentinhas. E do leite creme. O resto passa-me um pouco ao lado.:rolleyes:
Sou mais gulosa de outras sobremesas, tipo mousse de chocolate, baba de camelo, natas do céu, cheasecake e coisas assim.....
(Mas confessar isto numa época de tantas iguarias é heresia).....:oops::oops::oops::D
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Bem com isto tudo, já fiquei com agua na boca eheh :p
Pessoalmente não ligo muito (ou nada mesmo) ao Natal. Mas o Bacalhau costuma ser o Rei da festa e no dia 25 ou um belo arroz de marisco ou um lombo assado.
Dos doces mais típicos, sonhos, tronco e a famosa torta de laranja.
 

Antonia.M.S.

Membro Conhecido
Obrigada @susy4 , nós temos algo parecido a que chamamos salada de polvo, leva tudo isso e também alho picado, e em lugar da salsa, coentros;) . Eu adoro polvo, mas não faz parte da nossa tradição de Natal.
 

Dsanto

Membro Conhecido
Na véspera saímos um bocado do "padrão" e é Cabrito assado no forno e Leitão à bairrada. No dia é a tradicional Caldeirada (bacalhau, batata, ovos e penca, tudo cozido e regado com azeite fervido com cebola), no dia seguinte o típico "farrapo velho", a caldeirada toda misturada e requentada, mas como no meu caso por exemplo, já como a caldeirada "por favor" e não gosto mesmo do farrapo velho, as tias fazem o bom do arroz de cabidela de galo! :rolleyes:
Os doces são sempre: pudim (flã, de ovos não se gosta :eek:), leite creme com canela, sonhos, bilharacos (bolinhos de bolina fritos...), rolo de cenoura, bolo rei, bolo rei de chocolate, pão de ló, rabanadas de vinho, rabanadas de leite, tronco de natal, bolo de ananás... Assim de repente acho que é tudo. ;)
 
Última edição:
Top